hoffmannslr
New member
A parte do tabuleiro fez-me lembrar a historia da borboleta/ butterfly
não me pagam para isso, não me multam, arrume quem lucra e limpe a mesa
só mesmo se não existirem mesas livres, acho muita falta de higiene
é uma ideia muito conveniente para os centros comerciais mas pouco lógica
agora é civismo deixar uma mesa suja para quem vier atrás?
Obviamente que nao. Civismo é seguir as regras de utilizacao de um local público. Se te pedem para arrumar o tabuleiro segues a regra.
E onde é que num shopping, num McDonald's, etc está escrito que o serviço implica que o cliente arrume o tabuleiro???
E onde é que num shopping, num McDonald's, etc está escrito que o serviço implica que o cliente arrume o tabuleiro???
não me pagam para isso, não me multam, arrume quem lucra e limpe a mesa
só mesmo se não existirem mesas livres, acho muita falta de higiene
é uma ideia muito conveniente para os centros comerciais mas pouco lógica
agora é civismo deixar uma mesa suja para quem vier atrás?
Olha, estás a falar para alguém tu família?em tua casa, deves ter mordomo de certeza, enfim, nem vale apena perder tempo com gente desta...
continua com essa linha de pensamento que vais longe...
para os do contra que pensam que arrumar um simples tabuleiro dá trabalho entre outras situações já referidas, isso tem nome, chama-se preguiça pura e dura...
não é desculpa de ter de haver um funcionário para servir de mordomia a vossas excelências, simplesmente se sabem sujar, também sabem limpar para quem vier a seguir, é uma questão de civismo para com os outros...
também devem mandar o lixo para o chão pois há de aparecer alguém para limpar, por favor...
se isto é assim na rua, imagine-se em casa...
Olha, estás a falar para alguém tu família?
Quando começam a misturar conceitos já se percebeu que não será fácil que entendam.
Quando vais a um restaurante fazes um contrato de prestação de serviços e venda de produtos. Em nenhum restaurante ou shopping está contratualizado que o cliente arruma a mesa. Se o queres fazer é opção tua, não podes é criticar quem não o faz. Também o podes fazer num restaurante tradicional, no final da refeição Arrumas tudo e levas à copa, vais ver que praticamente ninguém te impedirá de o fazer, porque não o fazes!
Quando se fala de civismo, não tem nada a ver com transacções comerciais de serviços e produtos. Ninguém no seu perfeito juízo, ou com o mínimo de civismo, chegará a um parque de merendas público, come e no final deixa os pratos de plástico sujos em cima das mesas.... Estas a ver a diferença!!!
Na via pública, há até legislação, estás a ver a diferença!
Em casa, vale as regras de quem lá vive, arrumar ou empilhar a loiça, tas a ver a diferença!
Num shopping ou do género, se as pessoas arrumarem os tabuleiros só acontece uma coisa, menos funcionários a executar essa tarefa, apenas e só, o teu ato se pseudo civismo apenas serviu para gerar mais lucro ao shopping ou restaurante, mais nada.
Se num shopping há mesas cheias de tabuleiros e sujas com clientes à espera de mesa só significa que esse estabelecimento está a prestar um mau serviço ao cliente, mais nada. Se estiveres numa situação destas provavelmente dirás que as pessoas não foram cívicas quando na verdade te estão a prestar um serviço mau.
Semore que está discussão está na baila, em qualquer lado, há sempre quem misture os alhos com os bugalhos do lixo no chão ou o que fazem em sua casa.
Voltou a discussão dos tabuleiros. Há novidades desde 2016?
http://forum.autohoje.com/off-topic/146448-arrumar-ou-nao-o-tabuleiro-uma-questao-existencial.html
digas o que disseres não tens como contra argumentar, as tuas ideias que são completamente erradas, por isso és contra tudo o que requer dar trabalho e evolução...
e a história de menos funcionários já disse não é desculpa, é preguiça...
por isso:[]
![]()
Quem não arruma tabuleiros com base em "depois há menos empregados" / "não me pagam para isso"
Pela mesma lógica
1. Nunca ouviu um "obrigado" de quem lá trabalha a arrumar
2. Deita papéis para o chão para os homens da limpeza urbana trabalharem
3. Acha que facilitar o trabalho de alguém é prejudica-lo
4. Acha que está a fazer um favor ao dar um emprego ,que o próprio não gostaria de fazer, a outro.
E por fim, Sim é falta de civismo, e de atenção para com os outros, pois ninguém gosta não ter onde se sentar para comer, enquanto a comida lhe arrefece nas mãos por causa de alguém que não teve a decência de arrumar com base em duas premissas erradas.
Repito, se não sabem ou querem respeitar as convenções sociais de boa educação destes espaços de restauração, não lá comam. É simples.
Eu acho engraçado o medo de que todos vamos ficar desempregados, como os robots a ficarem com o trabalho todo, medo este que vem desde a revolução industrial e nunca se viveu tão bem...
Façam um pensamento simples, se apenas 1% da população mundial tiver emprego, a elite por assim dizer, a quem vão vender o que produzem? e se tivermos em conta que os robots, não dormem, nem sequer fazem pausas para um cigarinho, estamos a falar de uma produção gigantesca, que vai ficar nos armazens porque os outros 99% da população está sem dinheiro porque não tem trabalho..
E um extremo, mas é este o medo que as pessoas utilizam para esconder outros medos, mas para este problema a sociedade tem de procurar uma solução ou vai colapsar, poderá ser o RBI ou outro instrumento.
O medo que as pessoas escondem é o da mudança, mesmo que as pessoas estejam num chamado "Dead end job", a maior parte esta acomodada, não quer mudar, está "satisfeita" com a situação pois mesmo que critique não quer dar os passos necessários, tem de ser alguém a dar por elas. Como EXIGE o BossAC numa canção dele "Alguem me dê um emprego, bom, já", ou seja em de ser alguem, para eles não se cansar, não pode ser um emprego qualqer, e tem ser agora neste momento...
Mais atrás falavam do despedimento dos portageiros, eu lembro-me em França, que a muitos anos que não existem, estão maquinas com um cesto para onde se manda as moedas, não é preciso inventar um sistema XPTO, por vezes coisas simples podem tornar um trabalho desnecessário, agora isso não implica que o sistema funcione sozinho, tem de existir quem vá retirar o dinheiro as maquinas, que faça manutenção e que as repare, o problema e que são funções que exigem mais que passar um ticket na maquina, ou o código de barras...
a uns anos, na altura que Angola estava a levar muito pessoal do ramo da construção, tive uma conversa interessante com um canalizador devido a formação que as empresas devem dar a conversa foi mais ou menos a seguinte:
Canalizador - Não tem jeito nenhum, nos fazemos instalações de gás e o patrão não nos quer pagar a formação, é o irmão que passa os certificados.
Eu - Estás-te a queixar em caso de problema quem é responsabilizado é o irmão, tu estás safo.
Canalizador - A formação é barata são apenas 500€, e se tivesse a formação o meu pai já me tinha arranjado emprego em Angola a ganhar 2.000€....
Num restaurante tradicional também podes facilitar o trabalho ao empregado, levantado a mesa, porque não o fazes?
Valha me nossa senhora da distorção.Edit, o ponto 4. Se estas a pessoas de ***** com empregos de ***** não são dignas de ter um emprego, pensem nas pessoas que trabalham nas empresas de limpeza que prestam estes serviços, o diretor, a contabilista, o gestor de qualidade, o responsável de sector, etc, estes já são dignos de trabalhar e estes também perdem o emprego com o vosso pseudo altruísmo...
Tens alguma lógica, mas também podes supor que em vez de 1% ter emprego, será 50%, sendo que metade viverá muito bem e os restantes viverão muito mal.
Agora a discussão é mais abrangente, diz respeito ao tipo de sociedade é que queremos ter.
Ê pá mas não há uma alma que entenda do que se trata!!!!
Nos ctt ainda tens lá a pessoa a atender... Não é um computador.... Até um dia.