Loja Amazon sem funcionários

Nas lojas da Amazon tambem, portanto, é a mesma coisa certo?

Se te preocupas muito com os trabalhadores, nao podes de todo, enviar emails, comprar carros, telemoveis, tudo o que seja electronica, so compras produtos nacionais logo coca-colas etc estao fora de cena.... certo?

Mesmo assim, só o que é fabricado à mão.

Tudo que é feito em multinacionais que investiram em maquinaria e reduziram postos de trabalho não entra lá em casa... o que não deixa muita margem de manobra...

Vê lá tu que até a batata é apanhada com uma máquina, quando há 50 anos dava emprego a tanta gente! O arroz também. Sobra a massa, mas essa já está bem industrializada...

Tem toda a razão no que diz. Se sairem destas lojas de conveniência com o desemprego que está nunca mais arranjam trabalho na vida , logo o resultado do progresso tecnológico "self-service" resultou nisto tudo.Vejam as estações como estão sem ninguém a atender

Caixas self-service precisam de funcionarios:

- caso haja um problema no momento, tenhas resoluçao.
- manutençao das maquinas (tirar o dinheiro, contar o mesmo etc)
- alguem que as fabrique
- alguem que as distribuia
- alguem que as monte
- alguem que as programe
- alguem que faça a manutençao delas (actualizaçao de software, caso de supermercados de balanças, caso haja um erro, algo se avarie).

Portanto, quantos funcionarios perdeste por uma caixa self-service, e quantos ganhaste?

aqui concordo com o winter,
deixar lá o tabuleiro aumenta as hipoteses de algum empregado limpar a mesa
é uma questão de higiene

só se coloca a questão do civismo se estiverem todas as mesas ocupadas e mesmo assim
essa questão do civismo parece-me apenas uma propaganda bem elaborada pelos donos dos centros comerciais que convenceram os clientes que é uma questão de civismo o cliente fazer esse serviço, assim poupam o dinheiro do salário do empregado que o faria

e essa poupança resulta numa falta de higiene desses espaços, por isso evito lá comer

Sim, porque quem trata dos tabuleiros, o seu trabalho é somente levar tabuleiros [:D]

Isto nao sei, ou o pessoal é muito brincalhao ou simplesmente nao saem de casa para verem as coisas com olhos de gente, mas dou-te uma dica, quem trata dos tabuleiros é emprego da empresa de limpeza, o sitio para onde vai é rotativo e nao taxativo. Chegas la?

Olha, estás a falar para alguém tu família?

Quando começam a misturar conceitos já se percebeu que não será fácil que entendam.

Quando vais a um restaurante fazes um contrato de prestação de serviços e venda de produtos. Em nenhum restaurante ou shopping está contratualizado que o cliente arruma a mesa. Se o queres fazer é opção tua, não podes é criticar quem não o faz. Também o podes fazer num restaurante tradicional, no final da refeição Arrumas tudo e levas à copa, vais ver que praticamente ninguém te impedirá de o fazer, porque não o fazes!
Quando se fala de civismo, não tem nada a ver com transacções comerciais de serviços e produtos. Ninguém no seu perfeito juízo, ou com o mínimo de civismo, chegará a um parque de merendas público, come e no final deixa os pratos de plástico sujos em cima das mesas.... Estas a ver a diferença!!!
Na via pública, há até legislação, estás a ver a diferença!
Em casa, vale as regras de quem lá vive, arrumar ou empilhar a loiça, tas a ver a diferença!

Num shopping ou do género, se as pessoas arrumarem os tabuleiros só acontece uma coisa, menos funcionários a executar essa tarefa, apenas e só, o teu ato se pseudo civismo apenas serviu para gerar mais lucro ao shopping ou restaurante, mais nada.
Se num shopping há mesas cheias de tabuleiros e sujas com clientes à espera de mesa só significa que esse estabelecimento está a prestar um mau serviço ao cliente, mais nada. Se estiveres numa situação destas provavelmente dirás que as pessoas não foram cívicas quando na verdade te estão a prestar um serviço mau.
Semore que está discussão está na baila, em qualquer lado, há sempre quem misture os alhos com os bugalhos do lixo no chão ou o que fazem em sua casa.

Falso.

Obviamente que nao. Civismo é seguir as regras de utilizacao de um local público. Se te pedem para arrumar o tabuleiro segues a regra.

um centro comercial é tão publico como uma loja qualquer, tem dono, tendo dono não é bem um espaço publico como o é um jardim municipal, um parque de merendas, mas um shopping é um espaço da responsabilidade do dono desse shopping, é privado, embora atenda publico
de qualquer forma é muito raro lá comer e nas raras ocasiões em que o faço não costumo ir para as praças de restauração, mas sim para os espaços particulares de algum dos restaurantes

e não é uma questão de preguiça, é mesmo higiene, parece-me que depois de cada refeição a mesa devia ser limpa e retirando o tabuleiro não é limpa
se vir que há gente há espera, arrumo, se vir várias mesas livres deixo por lá

Mesmo assim, só o que é fabricado à mão.

Tudo que é feito em multinacionais que investiram em maquinaria e reduziram postos de trabalho não entra lá em casa... o que não deixa muita margem de manobra...

Vê lá tu que até a batata é apanhada com uma máquina, quando há 50 anos dava emprego a tanta gente! O arroz também. Sobra a massa, mas essa já está bem industrializada...

É giro na net hoje em dia dar um ar de superioridade, quando no fundo, se é hipocrita.

Preocupam-se muito com os funcionarios ao mesmo tempo que estao a usar um telemovel que foi fabrico em grande parte por uma maquina e podia ser montado por varios humanos. Oh well...

Mais um tópico daqueles para os anti evolução tecnológica, e que tem aversão à mudança andarem aqui com com as suas pseudo teorias, de que em certas funções hoje em dia no futuro tem os dias contados, se bem que para certas coisas banais ainda se vanglorizam que não fazem porque tira empregos, isso chamo preguiça nada mais...

De resto não há muito mais a dizer pois os restantes participantes do tópico já se encarregaram de por os pontos nos iiiis no pessoal do contra...

Fiquem bem...

um centro comercial é tão publico como uma loja qualquer, tem dono, tendo dono não é bem um espaço publico como o é um jardim municipal, um parque de merendas, mas um shopping é um espaço da responsabilidade do dono desse shopping, é privado, embora atenda publico
de qualquer forma é muito raro lá comer e nas raras ocasiões em que o faço não costumo ir para as praças de restauração, mas sim para os espaços particulares de algum dos restaurantes

e não é uma questão de preguiça, é mesmo higiene, parece-me que depois de cada refeição a mesa devia ser limpa e retirando o tabuleiro não é limpa

Portanto na tua lógica...

É mais eficaz ter empregados a recolher tabuleiros (prioritário porque os cliente precisam de mesas) e depois a limpar a mesa.
Do que
Empregados que só limpam mesas (como fazem no MacDonalds), porque não precisam de recolher tabuleiros.

Faz sentido [:D]

NET: temos de deixar os tabuleiros na mesa para não se perder empregados (o que é falso que isso aconteça...).

Vida real: filho da p*** deixou o tabuleiro na mesa e agora onde meto o meu big Mac? Onde anda o ca**** do gajos das limpezas? Quero comer f****-se. Que pouca vergonha... Isto é inadmissível.

Oh well...

Porque num restaurante tradicional não me pedem para o fazer, é que está aí uma avaria.

Mas facilito de outras maneiras, se vejo que o serviço aperta, vou ao balcão beber o café, ou pago na caixa.
Não tenho que o fazer, mas faço-o, porque não me custa nada, facilita o trabalho e é mais rápido o serviço para os outros clientes.

Valha me nossa senhora da distorção.

(Ai que eu dividi o teu quote... que ultraje)

Eu que facilito quem tem um emprego de **** é que estou mal... fantástico.
O shoppings têm sempre que ter equipas de limpeza, não vão acabar. Apenas facilito o seu trabalho e ajudo a que na hora de ponta haja mais mesas livres.

Não coloques o tabuleiro então, (e eu é que sou comodista) eu cá acho que continua a ser uma atitude pouco cívica, atrás de um escudo de demagogia básica.

Repito, deitas papéis para o chão para haver mais equipas de limpeza urbana, é que a linha de raciocínio é exactamente a mesma.

No shopping não te pedem para arrumar o tabuleiro.
Se todos arrumarem o tabuleiro a equipa de limpezas do shopping reduz uns 80% (empregos de ***** feito por pessoas de *****) logo, as pessoas que têm bons empregos no escritório da empresa de Limpeza também reduzem. Dessas já tens pena? Já merecem o emprego?
Repito, deitar papeis ao chão para além de falta de civismo proibido e ao contrário do McDonald's onde pagas pelo serviço a rua é de todos! É como o parque de merendas amigo! Tas a ver a diferença!

Porque razão já se fala de um rendimento garantido para todos os cidadãos, tenham ou não emprego?

Porque com a automação, cada vez maior, na economia (quer seja no sector primário, secundário ou terciário) e consequente desaparecimento de empregos, alguns dos mais ricos e vários Estados compreendem que para evitarem ir parar ao cadafalso numa revolução ou para evitar a desintegração anárquica do Estado, tem que se começar a planear um meio de sustentar - e manter calmos e entretidos - vastas camadas da população que não vão encontrar um emprego.

É um espaco aberto ao público. De qualquer maneira nao vais atirar lixo para o chao quando estás num espaco comercial só porque achas que o dono devia contratar alguém para andar a limpar o chao.

Sim eu foi ao extremo, mas mesmo que 50%, será que estes 50% serão suficientes para absorver a produção toda?? tenho duvidas, e as próximas décadas serão interessantes/complicadas neste situação, ainda mais se metermos no meio a questão da sustentabilidade/ambiente, vai ser muito complicado encontrar o ponto de equilíbrio.

Ora cá está, haja alguém que olhe o problema, Se continuarmos a olhar para o nosso umbigo e achar graça a tudo o que nos enfiam pela guela abaixo sem usar 2 neurónios para pensar, esse equilíbrio nunca será encontrado.

Last edited:
Portanto na tua lógica...

É mais eficaz ter empregados a recolher tabuleiros (prioritário porque os cliente precisam de mesas) e depois a limpar a mesa.
Do que
Empregados que só limpam mesas (como fazem no MacDonalds), porque não precisam de recolher tabuleiros.

Faz sentido [:D]

Sim, porque num McDonald's ou num shopping, quando está com muita gente a pessoas levantam o tabuleiro e quem está à espera aguarda pacientemente de tabuleiro na mão que o pessoal da limpeza Venha higienizar mesa.
O shopping não é a rua pública nem o parque de merendas, tem dono que cobra rendas e a quem compete gerir os espaços de mesas. Se gostam de ser mal atendidos força.

Porque razão já se fala de um rendimento garantido para todos os cidadãos, tenham ou não emprego?

Porque com a automação, cada vez maior, na economia (quer seja no sector primário, secundário ou terciário) e consequente desaparecimento de empregos, alguns dos mais ricos e vários Estados compreendem que para evitarem ir parar ao cadafalso numa revolução ou para evitar a desintegração anárquica do Estado, tem que se começar a planear um meio de sustentar - e manter calmos e entretidos - vastas camadas da população que não vão encontrar um emprego.

E essa é o tipo de sociedade que queremos? Metade da população a viver de um subsídio?

Não concordo com a posição do autor do tópico. Considero uma perspectiva imobilista e conservadora.

Os funcionários excedentários acabam por ser absorvidos pelo mercado de trabalho na mesma área ou noutra ou, no limite, em novas funções que antes não existiam.

Contudo, quase sempre são os postos de trabalho menos diferenciados que são extintos pela tecnologia e cabe ao Estado ou instituições da sociedade proteger estas pessoas até que se diferenciem noutra área ou arranjem um novo emprego.

No shopping não te pedem para arrumar o tabuleiro.
Se todos arrumarem o tabuleiro a equipa de limpezas do shopping reduz uns 80% (empregos de ***** feito por pessoas de *****) logo, as pessoas que têm bons empregos no escritório da empresa de Limpeza também reduzem. Dessas já tens pena? Já merecem o emprego?
Repito, deitar papeis ao chão para além de falta de civismo proibido e ao contrário do McDonald's onde pagas pelo serviço a rua é de todos! É como o parque de merendas amigo! Tas a ver a diferença!
Reduz 80%? Não tens noção do que falas.

Até digo mais, se TODOS arrumarem o tabuleiro, a equipa de limpeza reduz 0%.

E essa é o tipo de sociedade que queremos? Metade da população a viver de um subsídio?

Não.

Mas poderá ser um passo necessário para evitar rupturas políticas, económicas e sociais, numa escala semelhante, ou maior, do que aquilo que se assistiu historicamente por razões semelhantes: a maioria da população com graves dificuldades para garantir uma subsistência condigna.

Claro que um rendimento mínimo para todos, que garanta um nível de vida digno, ao mesmo tempo que se investe na educação artística, científica e humanística das pessoas, talvez (talvez...) dê um impulso inestimável no desenvolvimento da Humanidade e na perspectiva que temos sobre as nossas responsabilidades e atitudes no Mundo.

A questão do tabuleiro é uma questão que nada tem que ver com revolução tecnológica. Eu não arrumo porque não acho que o tenha que fazer como tambem não levanto a mesa num outro qualquer restaurante, e como normalmente não levo a chávena de café ao balcão no final de o tomar.

Back