Loja Amazon sem funcionários

Repara na diferença, a hipocrisia do ato vs o civismo das pessoas em geral como falava o germânico.

Estás a ver a diferença?
Nunca disse que és hipócrita em tudo o que fazes na vida.

ele disse que era um exemplo da questão do civismo, não disse que era em tudo na vida [:p]

Sou semi hipócrita, não é em tudo mas é nalgumas coisas?

P.S.
É bem mais grave para mim ser chamado de hipócrita (parcial) do que alguém tirar conclusões sobre o civismo com base no que ele acha que se deve fazer...

Tu achas que os "picos" não tem solução por parte do shoping e que tem que ser os clientes a garantir o serviço nessas horas, se calhar não és contra a gestão eficiente e adequada só não percebes o que é essa gestão adequada, ou então estás a ver da perceptiva do Shoping que quanto menos gastar melhor...

Continuas a inferir coisas que eu não disse.
Eu disse que os picos não têm solução? Ou que é responsabilidade dos clientes?

Não percebes mesmo...

Eu disse que em altura de picos vejo tabuleiros nas mesas. Obviamente que algo está mal.
Perante isto posso arrumar o tabuleiro, ou contribuir para o problema...

Não é da minha responsabilidade resolver como é óbvio, mas perco alguma coisa com isso?

Os sitios que frequento que são poucos, funcionam bem a esse nível e alias o que frequento mais é numa zona que tem praia e no verão há mais gente lá a almoçar e eles colocam mais gente a fazer esse serviço.
Eu também, alguns há onde vou para me levantar e já lá vem a senhora para recolher. Ok tudo certo.
Os outros é que estão mal, sim.

Não coloco isso em causa meu caro. Mas não perco a razão por arrumar um tabuleiro.
Já disse N vezes, tou-me a borrifar para o shopping, só penso nos outros que vêm comer a seguir. (que nunca referes)

Se passarem a não funcionar bem eu deixo de lá ir como a maior parte das pessoas, como já deixei de ir a restaurantes porque a qualidade baixou, é normal, depois os donos desses estabelecimentos agem como entenderem, não é nenhum drama, o que não faltam são sítios que fecham por terem má gestão, sem que os clientes tenham para lá ido trabalhar de borla para os ajudar.

E quem te diz que não evito?
A minha questão é só uma, e se lá for, faz algum mal eu arrumar o tabuleiro? É assim uma afronta tão grande?

Não podes não ter responsabilidade e arrumar? Não podes pensar em terceiros antes de pensares em quem é a culpa.
Eu quando vou almoçar ao shopping regra geral deixo o orgulho em casa.

Continuas a inferir coisas que eu não disse.
Eu disse que os picos não têm solução? Ou que é responsabilidade dos clientes?

Não percebes mesmo...

Eu disse que em altura de picos vejo tabuleiros nas mesas. Obviamente que algo está mal.
Perante isto posso arrumar o tabuleiro, ou contribuir para o problema...

Não é da minha responsabilidade resolver como é óbvio, mas perco alguma coisa com isso?

Já não peceber que:

1. o problema dos tabuleiros das mesas é um problema de picos, de maior afluência, razão pela qual o staff não chega naquelas alturas para manter as mesas livres de tabuleiros...

2. Os gerentes não vão metes mais gente só para fazer frente a esses picos,

3. Se essa premissa fosse verdade nunca haveria tempo de espera por estarem mesas com tabuleiros sujos, o que não acontece.

Eu também, alguns há onde vou para me levantar e já lá vem a senhora para recolher. Ok tudo certo.
Os outros é que estão mal, sim.

Não coloco isso em causa meu caro. Mas não perco a razão por arrumar um tabuleiro.
Já disse N vezes, tou-me a borrifar para o shopping, só penso nos outros que vêm comer a seguir. (que nunca referes)

Eu o que refiro é que os shopings devem garantir que o serviço é feito, não é preciso dizer mais nada sobre os outros.

E quem te diz que não evito?
A minha questão é só uma, e se lá for, faz algum mal eu arrumar o tabuleiro? É assim uma afronta tão grande?

Não podes não ter responsabilidade e arrumar? Não podes pensar em terceiros antes de pensares em quem é a culpa.
Eu quando vou almoçar ao shopping regra geral deixo o orgulho em casa.

Ninguem me diz eu estava a referir o que eu fazia...

Eu faço o que me pagam para fazer ou o que acho que devo fazer, o que não é o caso. É simples

Quando a felicidade dos terceiros é obter mais lucros não contratando pessoal para assegurar o serviço, sou penso muito na felicidade deles.

Bom para ti, já agora tenho uma lenha aqui em casa para arrumar queres deixar o teu orgulho de lado pensar na minha felicidade e vir arrumar a lenha sff? eu também mereço ser feliz.

Eu o que refiro é que os shopings devem garantir que o serviço é feito, não é preciso dizer mais nada sobre os outros.

Ninguem me diz eu estava a referir o que eu fazia...

Eu faço o que me pagam para fazer ou o que acho que devo fazer, o que não é o caso. É simples

Quando a felicidade dos terceiros é obter mais lucros não contratando pessoal para assegurar o serviço, sou penso muito na felicidade deles.

Bom para ti, já agora tenho uma lenha aqui em casa para arrumar queres deixar o teu orgulho de lado pensar na minha felicidade e vir arrumar a lenha sff? eu também mereço ser feliz.

Para variar não percebeste...
Os terceiros são os outros clientes da área de restauração meu caro.

Já disse que me estou a borrifar para o shopping.

Tu fechas-te no orgulho de dizer a culpa é do shopping, não me pagam etc.
Eu tento minorar o problema, não pelo shopping, mas por cortesia dos outros "eus" que também não têm culpa.

Equiparas levar um tabuleiro (que já transportaste antes cheio de comida para a dita mesa) para um carrinho que regra geral nem implica desvio, com o acartar de lenha.
eish...

Para variar não percebeste...
Os terceiros são os outros clientes da área de restauração meu caro.

Já disse que me estou a borrifar para o shopping.

Tu fechas-te no orgulho de dizer a culpa é do shopping, não me pagam etc.
Eu tento minorar o problema, não pelo shopping, mas por cortesia dos outros "eus" que também não têm culpa.

Equiparas levar um tabuleiro (que já transportaste antes cheio de comida para a dita mesa) para um carrinho que regra geral nem implica desvio, com o acartar de lenha.
eish...

Fica o desenho então. Para ti esses são os terceiros, para mim os terceiros que ajudas são os donos do shoping é simples...

Não parece que te borrifes, porque alem de fazeres questão de lhe minorares o problema ainda queres que toda a gente o faça..

Mas qual orgulho que argumento mais ridiculo mas é a unica coisa que consegues dizer [:D]

Eu não equiparei nada, nem sequer falei em "acartar" de lenha, falei só em arrumar, mas pronto já vi que não tens o civismo suficiente para me vires arrumar a lenha, deve ser por causa do teu orgulho certamente.

Fica o desenho então. Para ti esses são os terceiros, para mim os terceiros que ajudas são os donos do shoping é simples...

Não parece que te borrifes, porque alem de fazeres questão de lhe minorares o problema ainda queres que toda a gente o faça..

Mas qual orgulho que argumento mais ridiculo mas é a unica coisa que consegues dizer [:D]

Eu não equiparei nada, nem sequer falei em "acartar" de lenha, falei só em arrumar, mas pronto já vi que não tens o civismo suficiente para me vires arrumar a lenha, deve ser por causa do teu orgulho certamente.

Para ti arrumar os tabuleiros só ajuda os donos do shopping.
E não ajuda os restantes utilizadores da restauração, o que é falso.

Toda a tua premissa de argumentação contra mim baseia-se nesta falácia...

O bem comum dos restantes utilizadores da restauração para mim sobrepõe-se à eventual vantagem que eu possa trazer por acréscimo aos "chulos" do shopping.
A argumentação contra o arrumar simplesmente não aceita isto, ou ignora este facto.

Queres mesmo comparar o incómodo de arrumar lenha vs arrumar um tabuleiro, logo aqui se vê a seriedade dos teus argumentos.

Nem toda a gente tem tanto tempo livre para passar os dias a discutir sobre arrumações de tabuleiros e depois arrumar os tabuleiros propriamente ditos nos centros comerciais.[:blush:]

E a felicidade da pessoa que iria sair do desemprego para trabalhar nos picos do shopping, ninguém pensa?

Não, só tu tens esse tipo de consciência social.

Se nos picos já estão os mesas cheias de tabuleiros, se os shoppings só pensam no lucro, só tu achas ingénuamente que vão contratar mais gente por não arrumares.

Olha aproveita manda umas batatitas para o chão, suja o WC, atira papéis para o chão, menos desemprego ainda. [:D]

Nem toda a gente tem tanto tempo livre para passar os dias a discutir sobre arrumações de tabuleiros e depois arrumar os tabuleiros propriamente ditos nos centros comerciais.[:blush:]

Verdade, estou só a tentar atingir os 20.000 posts [:p]

Abriu uma loja de conveniência que não tem Funcionários, ou terá muito poucos, apenas para abastecer as prateleiras.
Eu fico com um misto de emoções sobre isto, eu sei que é sinal dos tempos e que a tecnologia assim o permite, MAS, é isto que queremos?

Enquanto sociedade temos uma palavra a dizer e uma ação a tomar.
Eu pessoalmente recuso-me a comprar numa loja destas, quando cá chegarem.
Para já, recuso-me a usar as caixas self service das grandes superfícies, uso maioritariamente combustível com colaboradore a abastecer, recuso-me a arrumar um tabuleiro nos shopping e restaurantes self service e já vi esta atitude valer empregos num restaurante de uma grande loja.
Só não consigo deixar de usar a via verde... Mas já estive mais longe..
Muitos irão dizer que são empregos sem futuro, eu direi que é a desumanização em curso e que nem todos podemos ser doutores, todos nós podemos fazer alguma coisa para travar isto, se quisermos.
Enquanto isso, parece-me que é um grande golp de marketing e que aquelas pessoas que ali compram se acham supercool.
Quantos mais empregos houver numa sociedade, mesmo pouco qualificados, mais saudável essa sociedade será.
Concordo contigo.

Devido ao curso em que estou é um tema que me tem interessado.

Acho que vem aí o fim de muito trabalho que não será substituido (mesmo qualificado) e isso trará problemas/alterações sociais.

A questão é que parece ser um futuro distante, mas não é, para além de que, os problemas serão sentidos antes com as empresas a substituirem as pessoas gradualmente.

A pergunta é; como vão as pessoas ganhar dinheiro? Ficam apenas uns a trabalhar e os outros não e recebem na mesma?

Vamos ver.

Last edited:
Concordo contigo.

Devido ao curso em que estou é um tema que me tem interessado.

Acho que vem aí o fim de muito trabalho que não será substituido (mesmo qualificado) e isso trará problemas/alterações sociais.

A questão é que parece ser um futuro distante, mas não é, para além de que, os problemas serão sentidos antes com as empresas a substituirem as pessoas gradualmente.

A pergunta é; como vão as pessoas ganhar dinheiro? Ficam apenas uns a trabalhar e os outros não e recebem na mesma?

Vamos ver.

Isso é ver parte do problema, quem faz os componentes de todas as máquinas necessárias para essa tão temida automatização?
Temos visto mais desta automatização ultimamente, mas que sempre existiu se analisarmos bem.

É a Ásia que faz quase tudo, é a Ásia e a China em particular que indirectamente nos tiram esses trabalhos quando compramos uma máquina que substitui pessoas.
Pois essa máquina até pode ser montada e programada e mantida cá (que gera trabalhos) mas e o resto? o sector primário que extraiu os materiais e emprega muito mais gente, todas as indústrias de componentes electrónicos? Metalúrgicas e maquinaria etc etc etc

Portanto o problema para mim é bem mais que essa temida substituição de trabalhos, mas sim a dinâmica económica que isso significa.
Daí a importância de comprarmos produtos nacionais.

Não, só tu tens esse tipo de consciência social.

Se nos picos já estão os mesas cheias de tabuleiros, se os shoppings só pensam no lucro, só tu achas ingénuamente que vão contratar mais gente por não arrumares.

Olha aproveita manda umas batatitas para o chão, suja o WC, atira papéis para o chão, menos desemprego ainda. [:D]

Já te disse que essa argumentação de atirar lixo para o chão não cola.

Mas ainda não largaram os tabuleiros? [:D]

Chiça, eu como e bazo logo, quero lá saber dos tabuleiros...[:D]

Curiosamente o servico de limpeza deve ser daqueles mais difíceis de automatizar (dentro dos trabalhos indiferenciados).

ponto de situação do topico:

tema do topico, " lojas da Amazon sem funcionários..."

tema debatido até agora, " deixar ou não tabuleiros da comida nas mesas dos shoppings..."

tudo haver sem duvida nenhuma...[:D]

Back