winteriscoming
Banido
Eu não quero no sentido de exigir, nem me considero ninguém para o fazer.
E se acho que é preguiça, que queres que te diga...
Pior é ser chamado de hipócrita, lunático, traumatizado, tudo porque faço aquilo que eu considero um ninharia de aquilo que acho ser ingenuamente uma "boa acção".
Segundo o meu aparentemente mirabolante ponto de vista, ao arrumares o tabuleiros favoreces duas entidades:
1. O shopping que poupa fortunas em staff e mão de obra, que eles aparentemente não fazem mais nada.
Ok, percebo este ponto de vista, mas já disse que não é por isso que o faço.
2. Os restantes comensais, que caso o staff seja curto, não têm que levar com os meus restos nem esperar para poderem sentar-se.
É este o bem comum, é por isto. só, apenas.
Toda a argumentação contra o arrumar se baseia única e exclusivamente na entidade 1.
Ora a entidade 2, tal como eu, não tem a culpa da terrível entidade 1, se eu posso minorar o tempo de espera (mesmo não sendo minha culpa/responsabilidade, não o faço para desculpar o quão errada a entidade 1 está, mas sim para que a 2 não sofra essas consequências.
Não me quero armar em "moralista" apenas acho que é uma coisa tão mínima e que não demora mais que 20 segundos, que não arrumar parece mais embirração que outra coisa.
Não é por eu não ter a culpa de algo ou não ser algo que seja minha obrigação que deixo de o fazer, nem é pela culpa ser do "grande capital" que isso tem mais peso.
Só penso no 2, chamem-me tanso, carneiro o que quiserem.
Mas coloquem-se um minuto na pele do gajo que está a salivar para o seu tabuleiro há 5 minutos à procura de mesa, e levanta-se alguém , e deixam lá tudo...
Preferem esperar mais 5/10 minutos tempo até que venha alguém limpar, ou que alguém tome a iniciativa e fique logo com a mesa?
Custava muito levantar para que o gajo se sentasse?
O que me adianta pensar na entidade 1 e responsabilidade de limpar nessa altura? Zero, quero é sentar-me.
E nem comecem a falar dos chicos espertos que "reservam" mesa nessas áreas quando aquilo está ao barrote ocupando a mesa o dobro do tempo do necessário.
Se eu ficasse incomodado porque tenho que esperar que o staff venha limpar a mesa, não punha lá os pés. Nem no shopping, nem num qualquer restaurante tradicional.