Loucuras na AE

E a outra pessoa, n teria a faixa livre da esquerda? Sendo assim axo q foi o caso de fúria da comercial, o q já é mais raro ver, mas ainda acontece lol.

Quanto ao outro tópico, n tem nada a ver, o q tem a ver é de 1 multa injusta, pq ultrupassagem é qdo se muda de faixa passa-se o/s veiculo/s em questão, e volta-se pra faixa em q se encontrava inicalmente. Naquele caso ele passou o veiculo pela drta, pois este ia a infringir o CE e ainda iria ser mais perigoso mudar passar pra 2 faixas mais à esq pra andar outra vez mais 2 faixas pra drta.

E já é uma infracção jeitosa.[:D]

Aliás, acho que se fosses apanhado a 200 km/h na faixa da direita ou da esquerda, pagavas o mesmo... Pelo menos, acho que a polícia ia ignorar o facto de não andares na faixa mais à direita.[:cool:]

Claro que sim, apenas queria rebater a afirmação do user que disse que as altas velocidades eram exclusivas para a fila da esquerda.[;)]

Vinha hoje descansadinho para o meu emprego e na entrada da A5 em queijas no sentido Lisboa meto-me à direita mas como ia um camião com gravilha e antes que levasse com uma pedra no vidro, olhei para o espelho e vinha na faixa do meio lá MUITO atrás (quase nem o via no espelho) uma carrinha comercial tipo Kangoo.

Esquece a desculpa do camião. Devias ter deixado passar o Kangoo acelerado que até tempo teve para te passar pela direita.
Nâo há mal nenhum em não termos pressa, muito antes pelo contrário. ...mas há muito mal em forçarmos os outros a alterar a sua velocidade ou trajectória devido à nossa atitude ao volante.

Michael

Se o problema era a gravilha que podia cair do camião, nada melhor como guardar uma ainda maior distância de segurança para o veiculo pesado, deixar passar a Kangoo e só depois efectuar a ultrapassagem com toda a segurança.

Se o problema era a gravilha que podia cair do camião, nada melhor como guardar uma ainda maior distância de segurança para o veiculo pesado, deixar passar a Kangoo e só depois efectuar a ultrapassagem com toda a segurança.
Desculpem lá... mas se a AE tem 3 faixas, são para se usar. Se o utilizador ia correctamente na faixa da direita e aparece um camião a largar gravilha, se não havia ninguém em cima dele na faixa do meio, acho que fez bem em passar para a do meio e a kangoo ultrapassava pela esquerda.
Da situação que coloquei, haveria alguma contra-ordenação?

Agora, a diferença é que a kangoo nem percebeu que ele tinha passado para a faixa do meio por causa da gravilha e se armou em palerma. Podia bem tê-lo passado pela esquerda, mas preferiu mostrar-lhe que ainda havia muita estrada pela direita e meteu-se na gravilha. Não foi das atitudes mais inteligentes...

Se a AE tivesse 2 faixas, compreendia-vos. Se o user se tivesse atirado para cima da kangoo, compreendia-vos. Nesta situação, não. Ele fez a ultrapassagem correctamente, e não há nada no CE que diga que temos de esperar até estar em cima da viatura para a ultrapassar.

Desculpem lá... mas se a AE tem 3 faixas, são para se usar. Se o utilizador ia correctamente na faixa da direita e aparece um camião a largar gravilha, se não havia ninguém em cima dele na faixa do meio, acho que fez bem em passar para a do meio e a kangoo ultrapassava pela esquerda.
Da situação que coloquei, haveria alguma contra-ordenação?

A AE até podia ter 10 vias, não é relevante.
Antes de trocarmos de via, temos que ter em consideração os veículos que lá circulam.
Ninguém tem prioridade sobre ninguém ao trocar de via.
Até podiam existir 8 vias mais à esquerda, não é isso que nos dá o direito de interferir com quem circula na sua via.

Aqui é dito que o sujeito identificado por Kangoo vinha longe, mas o comportamento descrito, leva-nos a uma de duas conclusões:

- O Kangoo não batia bem da bola e apeteceu-lhe chatear alguém.
- O diferencial de velocidade mostrou que afinal até não vinha longe e obrigou o Kangoo a travar ou/e mudar de via.

Michael

A AE até podia ter 10 vias, não é relevante.
Antes de trocarmos de via, temos que ter em consideração os veículos que lá circulam.
Ninguém tem prioridade sobre ninguém ao trocar de via.
Até podiam existir 8 vias mais à esquerda, não é isso que nos dá o direito de interferir com quem circula na sua via.

Aqui é dito que o sujeito identificado por Kangoo vinha longe, mas o comportamento descrito, leva-nos a uma de duas conclusões:

- O Kangoo não batia bem da bola e apeteceu-lhe chatear alguém.
- O diferencial de velocidade mostrou que afinal até não vinha longe e obrigou o Kangoo a travar ou/e mudar de via.

Michael
Ninguém disse que ele tinha de travar... aliás, pela descrição, até acelerou para se colar à traseira...
E não digo que tem prioridade, apenas que tem o direito de ultrapassar, se não se mandar para cima de quem está na via. Afinal de contas, para que é que existem as 3 vias, não é precisamente para quem venha mais depressa poder ultrapassar quem está na faixa do meio (que tb deverá estar a ultrapassar alguém)?

Conheço a A5, e se bem me lembro...tem 3 faixas nessa zona!!!

Logo, pelo relatado, se tem 3 faixas, e se a ultrapassagem foi feita com segurança, então sobra uma faixa para ultrapassagem!

Logo, onde está a ciência da questão?!|?

Quando sou eu que ultrapasso e obrigo 1 gajo a abrandar, ai admito que tenho culpa e costumo pedir desculpa (com um gesto ou 4 piscas, pexemplo).

Mas

Abstenho-me.

Sou daqueles que não gosto que me obriguem a travar em AE, para fazerem uma ultrapassagemzinha em que podiam: ou acelerar um pouco mais ou esperar um pouco mais.

Eu sei que, muitas vezes, isso acontece porque venho em excesso de velocidade, mas, que eu saiba, e, como diz o ditado:
Two Wrongs don´t make it right!!

Abstenho-me.

Sou daqueles que não gosto que me obriguem a travar em AE, para fazerem uma ultrapassagemzinha em que podiam: ou acelerar um pouco mais ou esperar um pouco mais.

Eu sei que, muitas vezes, isso acontece porque venho em excesso de velocidade, mas, que eu saiba, e, como diz o ditado:
Two Wrongs don´t make it right!!

Se calhar tb é melhor abster-me... pelo menos até que me expliquem qual é o drama do user ter iniciado a ultrapassagem se haviam 3 faixas e a iniciou com espaço mais que suficiente para que o outro o pudesse ver e ultrapassar e, quiçá, fumar uma cigarrilha no entretanto...

Não sabes, nem eu, se vinha alguem na faixa da esquerda, na realidade se houve assim tanto tempo ou não, quanto tempo o user demorou a mudar de faixa, etc..

Esse tipo de situação são muito complicados da avaliar...

cada um, no seu consciente, deve ver se erra e onde é que erra.
Eu tenho noção que não sou um condutor exemplar, mas, diga-se, em abono da verdade, que não conheço nenhum que o seja mais que eu...

Não sabes, nem eu, se vinha alguem na faixa da esquerda, na realidade se houve assim tanto tempo ou não, quanto tempo o user demorou a mudar de faixa, etc..
Pois não, e à falta de mais informação, podemos apenas "jogar" com a que temos. Já nem digo que de facto o da kangoo tivesse acelerado, mas se não partirmos do princípio que o user está a mentir, pelo relato dele de facto a viatura tinha tempo mais que suficiente.

O meu único ponto, nesta questão, prende-se com o facto de o pessoal começar a dizer "ah, n tinhas nada que mudar de faixa e obrigar o outro a abrandar ou mudar de faixa"... mas afinal a terceira faixa está lá para enfeitar?

Qual destas situações parece mais lógica?
1 - o user abrandar para deixar o kangoo passar e depois passar ele
2 - o user meter-se na gravilha para dar tempo ao kangoo de passar e depois passar ele
3 - o user passar para a faixa do meio e o kangoo passar para a faixa da esquerda

A mim, parece-me a terceira, afinal de contas é para isso que existe a faixa...

:confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused:

Qual é o artigo do CE que diz isso????? :sh)

Indirectamente, na minha opinião evidentemente, e eu também não posso falar muito pois ainda tenho 13 anos, por conseguinte não possuo carta de condução, o user tem razão.

Se o limite de velocidade em AE são 120km/h, teoricamente falando e partindo do príncipio de que todos os veículos deveriam circular a essa velocidade, quem for a 140/150km/h é como que se fosse a ultrapassar e provavelmente até o ia a fazer. Por isso, não há nenhuma lei que o diga nem nenhum artigo, mas indirectamente é assim que as coisas se passam.

Cumps

2 - o user meter-se na gravilha para dar tempo ao kangoo de passar e depois passar ele
3 - o user passar para a faixa do meio e o kangoo passar para a faixa da esquerda

A opção 1 e 2 são correctas.
A opção 3 não é.
Esta úlfima fomenta episódios como este que é relatado neste tópico. Basta apanhar alguém mal disposto como foi o caso.

É irrelevante se quem lá vem tem ou não vias livres à sua esquerda. Nâo devemos forçar outros condutores a fazer escolhas. A nossa liberdade termina quando interfere com a dos outros, como é o caso da 3a opção.

Ainda hoje, fiz isso mesmo a um sujeito que entrou na 2a. circular. Podia ter entrado para a via da direita (no caso, a 4a.), mas este achou por bem passar pela 4a via e entrar directamente para a 3a. onde eu circulava descansado da vida.
Encostei à direita para a 4a. via, passei-o facilmente pela diferença de velocidade (sem acelerações nem buzinadelas) e 200m mais à frente, regressei à 3a. via porque a 4a. ia acabar numa saída que não era a minha.
Duvido que ele tivesse aprendido alguma coisa, pois a minha manobra demonstrou-lhe como ele próprio teria mais que tempo para entrar calmamente para a 4a. via e, depois de eu passar, mudar então para a 3a.

...Mas a atitude é típica de quem olha para o espelho e pensa "ele que espere" ...portanto não se trata de ensinar nada a ninguém. É uma questão de educação e civismo e isso infelizmente, não se aprende de um dia para o outro.

Michael

Com o teu caso existem muitos, as x´s tb me acontece o mesmo. As pessoas q qdo entram na AE viram pra do meio, qdo podiam ir pela direita.

Mas é a tal coisa, podemos tomos comentar, mas nc iremos ver quem realmente tem razão. Pois pela história, pelo que a Kangoo, poderia ter-se desviado bem para a faixa da esquerda ou ter travado 1 pco. Porque o user meteu-se qdo ele ainda vinha bem distante, logo tinha tempo de tomar 1 decisão, racional, e ñ algo do género, à campeão.

Quanto a 1 coisa q vi lá atrás, eu qdo estou a ultrapassar, a minha velocidade, e aparece alguem q vem mto mais depressa do q eu, eu até costumo acelerar 1 pco, pra facilitar, mas qdo se metem a querer dar-me 1 bjinho ou com sinais d luzes, ñ o faço.....
Eu tb ñ cumpro sp a velocidade, mas deixo as pessoas ultrupassarem à velocidade q querem, isto qdo n se metem à papo-seco....
É suposto cumprir regras, mas qdo ñ se as cumpre 1 pco de civismo pelo q andam a cumpri-las ñ custa nada...

Pois não, e à falta de mais informação, podemos apenas "jogar" com a que temos. Já nem digo que de facto o da kangoo tivesse acelerado, mas se não partirmos do princípio que o user está a mentir, pelo relato dele de facto a viatura tinha tempo mais que suficiente.

O meu único ponto, nesta questão, prende-se com o facto de o pessoal começar a dizer "ah, n tinhas nada que mudar de faixa e obrigar o outro a abrandar ou mudar de faixa"... mas afinal a terceira faixa está lá para enfeitar?

pois, numa situaçao como a relatada realmente nao vejo motivos para o da Kangoo nao ter usado a faixa da esquerda. se ela estava livre nao comprometia nada a marcha do individuo da Kangoo. é que compreendo tambem o "user" ao dizer que nao queria levar com a gravilha. compreendo tambem que quem ia na Kangoo possivelmente ter pensado que o "user" era um imbecil por se meter na faixa sem motivo aparente. mas daí a chatear-se e fazer aquilo, vai la vai...

Back