LR Discovery TD5 | É uma boa opção?

Vrumm

Well-known member
Viva,

Coloco aqui o meu primeiro post nesta secção do Fórum Motorguia.

Basicamente, acho que estou decidido em avançar para um TT.

A minha cabeça já andou por um Terrano, Patrol y61, LAndCruiser 95 e parece que estagnei no Discovery por ser aquele que a minha mulher acha “mais aceitável”.

Acredito que nesta secção existam mais users experientes e possam partilhar comigo prós e contras desta opção, o que devo ter mais cuidado/atenção nas avaliações que terei que fazer nas unidades que vá ver.

Intervenções que consideram essenciais fazer preventivamente numa compra deste tipo (TT com >20 anos).

Acessoriamente perguntava já se conhecem mecânico de confiança para mexer nestes carros na área metropolitana de Lx.

Estes bateram me no olho:

https://www.olx.pt/anuncio/land-rover-discovery-2-td5-IDFGhPk.html

https://www.olx.pt/anuncio/discovery-ii-td5-IDFFc8V.html

https://www.olx.pt/anuncio/discovery-2-td5-IDFFOan.html

https://www.olx.pt/anuncio/land-rover-discovery-td5-serie-ii-nacional-1-dono-IDFGWzv.html

Este está perto:

https://www.olx.pt/anuncio/discovery-td5-serie-2-7-lugares-IDFFqCK.html

Informo que a utilização será muito soft e não passará de estradoes e uma ou outra incursão mais ousada na busca daquela praia mais inacessível. Com o crescer da confiança na máquina e condição talvez possa aventurar me em algo mais especial mas isso vira com o tempo e nunca numa vertente mais hardcore... até porque não tenho tempo para um hobbie neste momento....

Agradeço desde já a V/ ajuda.

Ora ... Falando de TD5 em geral ...

É um bom motor e tem potencial de evolução. Basicamente ja todos os "chipadores" sabem a receita para lhe colocar cavalos. Material ha a rodos e é em geral barato. Leva é material mais vezes que os japoneses. Cablagens de injectores são consumivel, por exemplo.

O Discovery é bastante competente em TT, por causa do seu curso de suspensão, mas um japonês com autoblocante ou bloqueio manual pode fazer melhor figura em algumas situações.

Subiram vertiginosamente de preço e não acho que valham o que pedem. A qualidade de construção nao me convence. Suspensões pneumaticas são uma lotaria. Recomenda-se conversao para convencional

Oficinas ha imensas. A LandSquare ou o Alexandre Ideias sao de quem tenho boas referências

Last edited:
Para as tuas zonas, julgo eu, tens alguém que percebe muito de jipes, embora este muito virado para a Jeep. Falo do Pedro Pereira, da American Muscle Portugal.

Boas,

Eu adquiri há pouco mais de um mês um Pagero 3.2 longo. Satisfeitíssimo. Não é uma das tuas opções...
Já experimentei o TD5 há uns 15 anos atrás. Pareceu-me um carro muito bom. Mas estou neste momento mesmo apaixonado pelo Pajero...

Boas,

Eu adquiri há pouco mais de um mês um Pagero 3.2 longo. Satisfeitíssimo. Não é uma das tuas opções...
Já experimentei o TD5 há uns 15 anos atrás. Pareceu-me um carro muito bom. Mas estou neste momento mesmo apaixonado pelo Pajero...

Tb vi alguns mas muitos com cx auto... e carregadissimos de kms.

Os kms neste tipo de carros, é secundário.

O que conta é a manutenção que foi feita.

São carros que para ir ao monte, fazem muitas vezes 200 ou 300km para lá chegar e outro tanto para voltar a casa.

Por isso e na minha opinião, têm de ser confortáveis em estrada.

Não conheço LR Discovery em 1ª mão, só pelo que vou lendo.

Dizem que os japoneses são mais fortes, isto vale o que vale.

Dito isto, tenho um Pajero did que está a chegar aos 300kkm e tem um pulmão e mecânica irrepreensíveis.

Mas, gastei algum dinheiro com ele para o ter nesta condição.

Logo o mais importante é que encontres um modelo cujo dono tenha feito a manutenção adequada, não te assustes com os kms andados.

Olá Vrumm,
Tive um Discovery TD5 de 2000/12 (novo) até 2010. Face ao discovery tdi anterior é uma grande evolução. O motor é agradável (um 5 cilindros simpático), é um carro agradável no convívio e tem aquela aura que os Land Rover têm. É confortável QB (algo mais duro nas pequenas irregularidades) mas compensa isso com um comportamento em estrada bastante razoável para a época, tem um habitáculo bastante aprazível. É económico do ponto de vista de consumos.
Quanto à manutenção, apesar de ser considerado um dos mais LR mais fiáveis, ainda mantenho algumas dúvidas. Vai depender dos teus conhecimentos de mecânica e das tuas relaçoes neste "mundo TT/LR" para o manter. O meu na altura era novo, ía à marca e a factura era sempre elevada (hoje há mais casas especializadas e com valores mais atractivos e mais material disponível). Voltou 1ou 2x de reboque para casa (em menos de 120000km), mudou embraiagem e a suspensão traseira já estava a precisar de manutenção. Têm pequenas coisinhas, que no meu entender um japonês da época, mais dificilmente teria com a mesma idade /kms.
Gostava de voltar a ter um :)
Dito isto, e porque andei na mesma busca que tu há poucos meses, restringi a minha busca a Pajero, GR e LCruiser,
Acabei num Pajero 2.8TD (V20) curto e estou bastante satisfeito - é um carro mais "antigo" que um Discovery TD5, mas tem um bom motor, confortável, era na sua época (um modelo mais "desportivo" entre os jipes) e parece-me top para TT.
Boa compra!

É muito importante ir ver alguns modelos.

Quando comecei a ver jipes andava perdido entre uma diversidade de modelos. Terrano II, Discovery, Pajero, Range, Jeep's, KZJ95...

Depois de ir ver unidades de cada um deles, e perceber para o que exatamente eu ia querer o jipe, a lista começou a ficar muito mais curta.

Para a utilização que me parece teres em mente e o teu perfil em termos de manutenção, os Pajero 3.2 são fantásticos, é uma pena não estar na lista.

Nestas coisas, a linha que separa uma excelente experiência com um jipe do qual, se achares piada ao conceito, não te vais desfazer nos próximos anos, de uma experiência em que a melhor história a contar vai ser a do dia da venda, é muito ténue [;)]

Last edited:
O TD5 é um bom jipe..................se é a escolha da "Maria", não é má compra. Se estás com medo de ter defeitos de partir motor ou algo do género, não precisas de ter. As aptidões desse modelo são muito boas e casado com esse motor, é uma excelente combinação.

Atenção a uma coisa: deixar umas boas centenas de euros para uma intervenção inicial pois a maioria vem sempre a precisar de mimos. Isto é válido para qualquer um!

Boa sorte.

Comprei o pajero 3.2 longo com 350mil. Já fiz uma revisão total com um custo de quase 3 mil euros. Mudança de todos os fluidos, filtros, braços de suspensão, casquilhos, molas e amortecedores. Tudo o que precisava levou. A nível de motor, turbo, injecção... Não teve necessidade de nada. Estava tudo excelente. Disseram que faz mais outras tantos kms. In love.

O TD5 é um bom jipe..................se é a escolha da "Maria", não é má compra. Se estás com medo de ter defeitos de partir motor ou algo do género, não precisas de ter. As aptidões desse modelo são muito boas e casado com esse motor, é uma excelente combinação.

Atenção a uma coisa: deixar umas boas centenas de euros para uma intervenção inicial pois a maioria vem sempre a precisar de mimos. Isto é válido para qualquer um!

Boa sorte.

É isto tudo.

Seja qual for, verificar as coisas que podem ser mais caras, como motor, caixa e diferenciais, e guardar um bocado do orçamento para dar carinho.

Não tem nada a ver com a pergunta do tópico, mas porque é que não pensas em algo tipo um Touareg V6, daqueles que ainda paga IUC antigo?
pesar de parecer um SUV, falamos de algo com excelentes aptidões TT, com redutoras, e que pode ter suspensão pneumático e bloqueio do diferencial.

Pela utilização que descreves, será capaz de fazer tudo e sobrar. Além disso, terás muito conforto, modernidade, segurança, etc. Mais importante: manutenção mais simples, pois não me pareces nada dado ao DIY.

Ora ... Falando de TD5 em geral ...

É um bom motor e tem potencial de evolução. Basicamente ja todos os "chipadores" sabem a receita para lhe colocar cavalos. Material ha a rodos e é em geral barato. Leva é material mais vezes que os japoneses. Cablagens de injectores são consumivel, por exemplo.

O Discovery é bastante competente em TT, por causa do seu curso de suspensão, mas um japonês com autoblocante ou bloqueio manual pode fazer melhor figura em algumas situações.

Subiram vertiginosamente de preço e não acho que valham o que pedem. A qualidade de construção nao me convence. Suspensões pneumaticas são uma lotaria. Recomenda-se conversao para convencional

Oficinas ha imensas. A LandSquare ou o Alexandre Ideias sao de quem tenho boas referências

É isto tudo.

Seja qual for, verificar as coisas que podem ser mais caras, como motor, caixa e diferenciais, e guardar um bocado do orçamento para dar carinho.

Basicamente é isto.

Comprei o pajero 3.2 longo com 350mil. Já fiz uma revisão total com um custo de quase 3 mil euros. Mudança de todos os fluidos, filtros, braços de suspensão, casquilhos, molas e amortecedores. Tudo o que precisava levou. A nível de motor, turbo, injecção... Não teve necessidade de nada. Estava tudo excelente. Disseram que faz mais outras tantos kms. In love.

Pooorrrra !!!!

Esse Pajero também é um bom compromisso, entre os TT mais antigos e os mais recentes, ainda com fortes características de TodoTerreno.

Diria que é um intermédio entre algo do género Terrano, Patrol GR, Land Cruiser 95, ou Mitsu Pajero dos 2.500 ou 2.800 e algo como sugeriu o JGTB. O motor 3,2 tem muita força e anda bem.

Quanto custou o teu com 350 mil ? Uns 12 mil euros ?

Não tem nada a ver com a pergunta do tópico, mas porque é que não pensas em algo tipo um Touareg V6, daqueles que ainda paga IUC antigo?
pesar de parecer um SUV, falamos de algo com excelentes aptidões TT, com redutoras, e que pode ter suspensão pneumático e bloqueio do diferencial.

Pela utilização que descreves, será capaz de fazer tudo e sobrar. Além disso, terás muito conforto, modernidade, segurança, etc. Mais importante: manutenção mais simples, pois não me pareces nada dado ao DIY.

Também é uma boa opção, juntamente com o ML. Mas a manutenção de simples não tem nada, aliás arrisco teimar que um Disco TD5 é mais fácil e barato de manter que um Touareg.

Pooorrrra !!!!

Esse Pajero também é um bom compromisso, entre os TT mais antigos e os mais recentes, ainda com fortes características de TodoTerreno.

Diria que é um intermédio entre algo do género Terrano, Patrol GR, Land Cruiser 95, ou Mitsu Pajero dos 2.500 ou 2.800 e algo como sugeriu o JGTB. O motor 3,2 tem muita força e anda bem.

Quanto custou o teu com 350 mil ? Uns 12 mil euros ?

3k numa revisão a serio, não é difícil gastar. O meu levou uma grande há uns 20k kms que custou 2200.

3k numa revisão a serio, não é difícil gastar. O meu levou uma grande há uns 20k kms que custou 2200.

Só os lubrificantes todos, a preço para cliente final, são umas largas centenas de €.

Depois distribuições (longa vida aos carretos do meu), líquido de refrigeração, sinoblocos e outros pelos púbicos... fazem um número jeitoso.

Também é uma boa opção, juntamente com o ML. Mas a manutenção de simples não tem nada, aliás arrisco teimar que um Disco TD5 é mais fácil e barato de manter que um Touareg.

Por simples queria dizer que não tens de andar "sempre" com o DIY a resolver aquelas tretas de carro velho. Eu gosto, mas não me parece que o Vruummm seja esse género de pessoa.

Mas sim, concordo que um carro como o Touareg, se tiveres azar, até te pode sair mais caro de manter que o Disco. Depende de vários fatores.

Estes carros mais modernos assustam me infinitamente mais.

Há muitíssimo mais por onde avariar e depois parece me que, apesar de serem mais modernos, apenas os faz mais “antigos”.

O que quero dizer é que um Disco ou um Kzj95 são carros com carácter e pela idade vejo “história” enquanto que o VW é aquele gajo de 60anos que usa jeans e veste uma tshirt preta justinha da Jack&jones que comprou no Freeport...

Não sei se me explico bem...

Depois acho que os blocos e periféricos destes jipes mais antigos são, em teoria, mais fáceis de trabalhar do que mecânicas mais modernas onde há smp ali electrónica a complicar mais do que a ajudar.

Tenho ainda assim consciência que um jipe é um jipe e quando há que intervir, raramente a conta é barata.

Estes carros mais modernos assustam me infinitamente mais.

Há muitíssimo mais por onde avariar e depois parece me que, apesar de serem mais modernos, apenas os faz mais “antigos”.

O que quero dizer é que um Disco ou um Kzj95 são carros com carácter e pela idade vejo “história” enquanto que o VW é aquele gajo de 60anos que usa jeans e veste uma tshirt preta justinha da Jack&jones que comprou no Freeport...

Não sei se me explico bem...

Depois acho que os blocos e periféricos destes jipes mais antigos são, em teoria, mais fáceis de trabalhar do que mecânicas mais modernas onde há smp ali electrónica a complicar mais do que a ajudar.

Tenho ainda assim consciência que um jipe é um jipe e quando há que intervir, raramente a conta é barata.

Uma boa parte dos jipes, que são utilizados como tal, frequentam o mecânico “amigo” e socorrem-se do mercado de peças usadas. Algumas operações os donos fazem ainda DIY... tudo isto reduz os custos de manutenção.

Back