Lx. Évora Lx. diariamente. Help!

Lx. Évora Lx. diariamente. Help!

• Ir de transportes públicos, escolhendo a opção menos cara – comboio

Votes: 10 14.5%
  • Ir de transportes públicos, escolhendo a opção mais cara – expresso

Votes: 5 7.2%
  • Alugar casa em Évora, mesmo que isso não ajude a relação

Votes: 18 26.1%
  • Ir de carro ainda que os custos/cansaço não sejam nada simpáticos

Votes: 3 4.3%
  • Encontrar alguém para “rachar” despesas e ir de carro, se conseguir

Votes: 9 13.0%
  • Recusar o emprego, por muito que custe!

Votes: 24 34.8%

• Total voters
    69

petrus

Well-known member
Olá Comunidade

Preciso da vossa opinião para tomar uma decisão importante, visto que certamente me vão ajudar a ponderar alguns aspectos que deixei passar e vai ser giro ver a votação.

Acabo de receber uma proposta para ir trabalhar para Évora (vivo em lx). A proposta é atraente do ponto de vista profissional e pessoal, além de que o ganho material também é relevante (não inclui viatura, infelizmente e não há margem para negociar vencimentos). É uma comissão de serviço por três anos e depois volto a Lisboa ao meu trabalho actual.

Até aqui tudo bem, mas começam as dúvidas motivadas pelo factor distância/custos!

São cerca de 130 km para cada lado e as portagens são mais cerca de 15 Aéreos por dia. Isto em números redondos ao fim do mês, na melhor das hipóteses, não fica em menos de 600 Euros, mesmo andando devagar e o carro sendo muito económico e considerando que a escalada dos combustíveis não vai continuar por muito tempo.

Uma alternativa seria ficar em Évora, mas há um pequeno/grande problema: a cidade não é barata e alugar uma casa ou parte dela com os restantes gastos vai ficar perto do valor referido no parágrafo anterior. Além disso, a minha esposa perdeu recentemente o bebé e vamos tentar outro e se agora tudo correr bem vai ser complicado ter onde deixar o bebé já que ela também trabalha e não temos cá família para o deixar. Além do mais, ela está a estudar cá e ir para Évora não é hipótese.

Continuando esta (in)decisão complicada começo a virar-me para os transportes públicos, mas a coisa fica negra à mesma: pelo que vi um bilhete de “Expresso” custa 11 Euros. Comprando 10 bilhetes de cada vez cada um custa 9,16€). Seja como for 22x18,32€ igual a 403 Euros e ainda não sei a distância da paragem para o local de trabalho (vou Sábado a Évora).

Outra alternativa é ir de comboio (Intercidades), mas também é complicado: demora um pouco mais tempo que o Expresso, há poucos comboios e ainda não sei a localização da estação de Évora (se alguém puder confirmar, agradeço, senão no Sábado logo vejo). Além disso, pelo que vi o passe custa quase 250 Euros!

Ainda pensei na possibilidade de uma moto (paga menos 30% nas portagens), mas o desgaste em termos de material (caso dos pneus, gasosa mesmo a andar nas calmas) não fica mais barato que o carro e implica alguns riscos, além da compra da mota em si.

Posto isto não sei que fazer. Apetece-me aceitar a proposta de emprego, mas temo perder muita qualidade de vida, além de me arriscar a que o ganho monetário adicional desapareça nos custos das viagens, já para não falar do cansaço!

Ainda vou tentar indagar a possibilidade de fazer carpool, se encontrar alguém que queira partilhar os custos, mas mesmo isto é complicado, além de que o normal é haver gente a fazer o percurso ao contrário!

Claro que existe sempre a possibilidade de cortar alguns custos, por exemplo reduzir os gastos em portagens, mas indo pelas localidades demoro imenso tempo e a probabilidade de apanhar uma multa por excesso de velocidade é grande, mesmo sendo cuidadoso!

O que é que eu faço? Que faziam se fosse convosco?

Boas, eu já fiz 150km/dia, GASTAVA cerca de 1h30 de deslocações.
No meu caso, o dinheiro que ganhava a mais diluía-se ao fim do mês com portagens e gasóleo (+/- 300€). Isto sem contar com as facturas de revisões e avarias que tive depois de deixar o emprego (aí era claramente mau negócio trabalhar fora).
E depois o ano em que estive a trabalhar mais longe de casa (no ano anterior eram 100km/dia) saíu-me do corpo, andava mesmo estourado, chegava ao fds e só dormia.
Tens de pesar bem se vale a pena fazer o sacrifício/investimento, nem q tenhas de alugar uma casa fora do centro de Évora ou então com mais colegas, e vais a casa ao fds treinar pra fazer os bébés [;)]

Escolhi a segunda opção!

Esse factor não deve ser razão para afectar uma relação, se ela estiver sólida (apesar do que aconteceu)

Mas esse é o meu ponto de vista...

Acho que o mais sensato, especialmente do ponto de vista dos custos é arranjar um quarto para ficar durante a semana e ir a casa aos fins de semana.
É a minha opinião...

Eu já gasto um bolo valente em transportes por causa do trabalho e, sinceramente, só pensaria em aumentar esse bolo se mo pagassem (bem).

Quer monetária, quer pessoalmente, tende-se a perder. Aconselhava-te a esperar por uma oportunidade melhor.

Se tiveres comboio, acho que é a melhor opção. Viajar de comboio é muito bom, até porque podes aproveitar o tempo para outras coisas, ver filmes/séries, ler, jogar (se gostares), enfim...

Boas, eu já fiz 150km/dia, GASTAVA cerca de 1h30 de deslocações.
No meu caso, o dinheiro que ganhava a mais diluía-se ao fim do mês com portagens e gasóleo (+/- 300€). Isto sem contar com as facturas de revisões e avarias que tive depois de deixar o emprego (aí era claramente mau negócio trabalhar fora).
E depois o ano em que estive a trabalhar mais longe de casa (no ano anterior eram 100km/dia) saíu-me do corpo, andava mesmo estourado, chegava ao fds e só dormia.
Tens de pesar bem se vale a pena fazer o sacrifício/investimento, nem q tenhas de alugar uma casa fora do centro de Évora ou então com mais colegas, e vais a casa ao fds treinar pra fazer os bébés [;)]
Eu escolhia isto. Fazer 260 km por dia durante 3 anos é simplesmente insuportável.

A tua mulher estuda, tu estás a pensar em ir trabalhar para longe e gastar 600€ por mês em transportes.

E queres ter um filho?

Desculpa mas algo não bate certo!

Falando da questão, recusava. Se tu dizes que o ganho a mais perde-se nas deslocações... Só vejo desvantagens... Gastos. Cansaço, risco de acidentes, etc etc

Tens que ir para lá. [s)]
A não ser que ganhes suficientemente bem para pagar a factura...

Se tiveres comboio, acho que é a melhor opção. Viajar de comboio é muito bom, até porque podes aproveitar o tempo para outras coisas, ver filmes/séries, ler, jogar (se gostares), enfim...

Comboios Intercidades para Évora, não é boa opção para quem tem que fazer 2 viagens diárias para o trabalho !

Por exemplo de manhã no Oriente tens 1 comboio que sai às 8.10 com chegada a Évora às 10.07. No regresso às 18.44 com chegada ao Oriente às 20.37.
Penso que tb não haja passes mensais nos Comboios Intercidades.

Para mim a solução mais barata e rápida é ir de carro pela Ponte Vasco da Gama , sair para Alcochete, por estrada Nacional direcção Pegões > Vendas Novas > Montemor e Évora.
Á Tarde o regresso por Pegões > Porto Alto e pela ponte de V. Franca > Lisboa

A Outra opção é alugar lá casa, de preferência numa aldeia perto, pois as rendas devem ser teoricamente mais baixas

Last edited:
Comboios Intercidades para Évora, não é boa opção para quem tem que fazer 2 viagens diárias para o trabalho.
Por exemplo de manhã no Oriente tens 1 comboio que sai às 8.10 com chegada a Évora às 10.07. No regresso às 18.44 com chegada ao Oriente às 20.37.
Penso que tb não haja passes mensais nos Comboios Intercidades.

Para mim a solução mais barata e rápida é ir de carro pela Ponte Vasco da Gama , sair para Alcochete, por estrada Nacional direcção Pegões > Vendas Novas > Montemor e Évora.
Á Tarde o regresso por Pegões > Porto Alto e pela ponte de V. Franca > Lisboa

Se escolheres o carro esta é de longe a melhor opção, eu sei o que digo pois faço esta viagem no inicio e no fim da semana.

Se precisares de ajudar para te indicar zonas de Évora para alugar estás à vontade.

Boa sorte para a decisão, e lembra-te muitas vezes é preciso dar um passo atrás para de seguida dares dois em frente.

Eu chutava para canto; para além dos gastos associados (e não sabemos o acréscimo de vencimento) é enorme.

Para além disso, e falo por experiência própria é super desgastante (faço 120 km para cada lado todos os dias): quando chegas a casa queres é descansar.

Mas a opção final é tua...

Eu chutava para canto; para além dos gastos associados (e não sabemos o acréscimo de vencimento) é enorme.

Para além disso, e falo por experiência própria é super desgastante (faço 120 km para cada lado todos os dias): quando chegas a casa queres é descansar.

Mas a opção final é tua...

Exacto! Ou fica por lá e vem aos fins de semana ou não aceita!:sh)

Não existem meios termos...:(

Eu ja fui todos os dias de Lisboa para Tomar trabalhar e sem bem o que custa(e não tinha uma relação séria)...

Exacto! Ou fica por lá e vem aos fins de semana ou não aceita!:sh)

Não existem meios termos...:(

Eu ja fui todos os dias de Lisboa para Tomar trabalhar e sem bem o que custa(e não tinha uma relação séria)...

Eu só faço esta maratona todos os dias, porque tenho uma filha pequena, senão optava pelo aluguer de um quarto.

Pela experiência e motivação profissional vale a pena? Se for mais do mesmo e apenas ganhar um pouco mais (que se dilui nos custos adicionais) eu não mudava...ainda mais com familia....chegar às tantas a casa, estoirado, grande risco nas viagens....

Para compensar, a diferença monetaria tem de ser muito grande, pq de resto é tudo prejuizo.
Menos tempo livre, e mesmo o que existir será para descansar.
Menos tempo com a familia.
Muito tempo de viagem
Grande despesa com combustivel e manutenção.
Maior risco de acidente.
para quem quer ter um filho proximamente, parece-me que cada vez que te aproximares da cama, já vais a dormir.

Não é uma decisão nada fácil.

Fazer isso diariamente acaba-te por sair do corpo, se fosse no Japão onde há um rede de transportes do melhor e onde há muita gente que trabalha 300 Km de casa e vai e vem todos os dias... mas em Portugal.

Agora o facto da zona onde morares ter influência se moras na linha de Sintra ou Cascais torna as coisas muito masi complicadas do que para quem mora na margem sul e quer regressar todos os dias. Eu diria que depois de se estar do lado de lá do rio leva uma hora de viagem... é aceitável mas vai encarecer.

Se aceitares o emprego em alguma coisa vais ficar a perder, ou na condição física de ires e voltares, vai-te sair do corpo, ou na relação familiar.

O ideal era arranjar casa num ponto +/- intermédio para os dois.

O comboio é a opção mais sensata, tanto em termos de gasto como de comodidade. Mas se é a viagem mais demorada, acaba por ter as suas desvantagens. A não ser q a diferença para o expresso não seja significativa em termos de tempo.

De carro, com as portagens, combustíveis e desgaste físico, esquece. Eu faço diariamente 90kms para cada lado de carro (e ainda só estou em estágio) e é extremamente cansativo.

A questão fundamental é mesmo saber se os ganhos em termos de remuneração do novo emprego superam bastante os custos que vais ter em deslocações ou rendas de casa/quarto.

A realização profissional também é importante, mas o desgaste que vais ter não fará descer os níveis de motivação?

Para além de que, mais cedo, ou mais tarde, vem também a pressão familiar...

Back