Já se sabe que as crianças são dificeis de controlar, já alguém aqui deu o exemplo de perder o filho de vista ao olhar 2 segs para a prateleira do supermercado, isso é uma fatalidade a que todos estamos sujeitos, agora ir jantar fora e deixá-los sozinhos em casa já ultrapassa a minha compreensão.
Sim de facto não se pode nunca perder de vista uma criança num espaço público! Principalmente se esta estiver acordada....
Agora num quarto de hotel? Quando esta está a dormir? Sim, o correcto é estar alguem alerta! Mas na realidade quando uma criança dorme, mesmo num R/C, não é normal ficar alguem dentro do quarto a abservar os seus movientos. Mas diz-me se estiver errado...
Os meus pais têm uma casa de campo.... quando vou lá deixo o meu filho a dormir sozinho num quarto que fica num R/C.... na realidade, se alguem quisesse planear um rapto, entrar na propriedade durante a noite, entrar no quarto e levá-lo.... não sei.... mas penso que podería conseguir. Ou talvez não!
A realidade é que existem situações que por vezes nos ultrapassam... como te disse não acredito que os pais fossem "largar" os filhos sem que tivessem a certeza que estariam reunidas as mínimas condições... Dizer o contrário de boca cheia como se ouve por todo o lado na boca do povo é um tremendo disparate. E é dificil ajuizarmos que condições seriam essas na altura sem passarmos pelo mesmo!
É difícil, se não impossível, conseguirmos prever todas as manobras que um possivel tarado possa vir a ter! Penso, e provavelmente poderás concordar, que não vivemos o dia-a-dia a pensar em todas as manobras que um tarado possa estar a ter para nos levar algo de que gostamos! Pensamos no geral, estamos alertas.... e fazemos os possiveis para que isso não aconteça... mas se de facto há um tarado, experiente e calculista.... a nossa atenção não servirá para nada.
Foi o que se passou (e assim acredito até que me provem o contrário). Os pais deixaram os filhos a dormir, num quarto, sob alguma vigilância (eles próprios afirmam que estavam a ter uma refeição próxima do quarto, com visão para o quarto, íam ao quarto de 10 em 10 min) mas isso revela-se insuficiente para prever ataques de tarados! Eles aprenderam da pior maneira que apesar de haver movimento no hotel, ser ainda horas de jantar e terem o quarto sobre vista, não poderiam evitar um crime de alguem experiente na matéria!
Foram algo negligentes.... é certo... mas é tremendamente INJUSTO realçar essa "negligência" como a grande culpada deste rapto! Eu prefiro chamar-lhe "baixar as guardas", que normalmente acontece quando as crianças se vão deitar e ficam sozinhas num quarto a dormir (se és pai sabes do q estou a falar). E isso foi aproveitado por um criminoso quando nada podería colocar isso como hipótese (sabes quantos raptos de crianças são cometidos em Portugal? raríssimos, apesar de sempre dramáticos!)
Enfim, continuo a achar uma tremenda injustiça continuar a insistir que estes pais foram negligentes quando não temos dados em concreto para afirmar isso com todas as certezas.