Mais acidente complicado...

Ha uma coisa que ainda não percebi:

Ela estava parada na berma / estacionamento, e arrancou e bateu-te?

Ou:

Estava parada na faixa de rodagem, e quando tu a ultrapassáste, ela arrancou e bateu-te?

É que são duas situações totalmente diferentes, e na primeira a seguradora não tem como argumentar que parte da culpa é tua...

Estava parada na berma para entrarem pessoas no carro. Quando ia a passar, ao lado do carro, ela arrancou. Isso da ultrapassagem também foi logo o que a seguradora dela argumentou. No entanto com carros fora do lugar não consigo provar nada.

As companhias decidiram os 50/50. Vão-me pagar metade dos meus prejuízos e a minha companhia vice versa aos dela. A parte menos mal para mim, é que levei o carro à própria marca para peritagem mas não vou lá arranjar o carro o que quer dizer que me pagando metade desse arranjo na marca, me vai dar para arranjar o carro em outro lado e ainda ficar com uns trocos... Mas do agravamento no seguro não me livro...

Foi mesmo de rir esta historia pois as vigarices vencem neste mundo. E assim nascem pessoas desonestas... Lamento, mas vou ter de ajustar as minhas contas com esta gente de outra forma.

Last edited:
Estava parada na berma para entrarem pessoas no carro. Quando ia a passar, ao lado do carro, ela arrancou. Isso da ultrapassagem também foi logo o que a seguradora dela argumentou. No entanto com carros fora do lugar não consigo provar nada.

As companhias decidiram os 50/50. Vão-me pagar metade dos meus prejuízos e a minha companhia vice versa aos dela. A parte menos mal para mim, é que levei o carro à própria marca para peritagem mas não vou lá arranjar o carro o que quer dizer que me pagando metade desse arranjo na marca, me vai dar para arranjar o carro em outro lado e ainda ficar com uns trocos... Mas do agravamento no seguro não me livro...

Foi mesmo de rir esta historia pois as vigarices vencem neste mundo. E assim nascem pessoas desonestas... Lamento, mas vou ter de ajustar as minhas contas com esta gente de outra forma.

Tenta levar esta história como lição de vida. Já deram dicas de como as coisas se podiam processar. Tu agora disseste que ainda és capaz de ficar com uns trocos. Vais resolver de outra forma para quê? Não desças ao nível dessa gentalha!

Não sujes as tuas mãos![;)]

Pelo que percebi, eras só tu vs a outra condutora, que, dadas as circunstâncias do acidente, pode/tem responsabilidade na resolução, de forma justa, do acidente!
As seguradoras não podem fazer muito mais, visto que um(a) dos intervenientes agiu de má fé, e, é complicado provar o contrário!
Esse "monte de lixo" em forma de gente que é essa sra, é a única responsável pela situação e acabou por inferencial os restantes "intervenientes" na resolução do acidente (GNR, seguradoras, etc)!!

Com um pouco de sorte, consegues pôr o carro bom com esses 50%...

Em relação ao que sublinhei, é melhor ter calma, mas, se fosse comigo, podia ser que ao fim de uns tempos, essa sra, tivesse uma surpresa...

Boas,

só agora li a história e até fico parvo com o que por vezes acontece neste país de chicos-espertos.
Pelo que percebi também não tens uma boa seguradora, aperta com eles, porque 50,50 acaba por ser vantajoso para ambas as partes (seguradoras) e maneira de resolverem o caso.

Só te posso desejar boa sorte.

Pois, lá tinha que vir a conversa do país...
Acontece qualquer coisa e, o primeiro cometário é "neste país"...:sh):sh)

O que é que o país tem a ver com a postura desonesta da "sra"?!:confused:
Como é que as companhias de seguros vão decidir a culpa, se um diz uma coisa e outro diz outra?! Adivinham?! Atiram uma moeda ao ar?!

E, nos outros países, não há casos semelhantes?! Como os resolvem? Como uma bola de cristal?!:confused::sh)
Enfim...

Pois, lá tinha que vir a conversa do país...
Acontece qualquer coisa e, o primeiro cometário é "neste país"...:sh):sh)

O que é que o país tem a ver com a postura desonesta da "sra"?!:confused:
Como é que as companhias de seguros vão decidir a culpa, se um diz uma coisa e outro diz outra?! Adivinham?! Atiram uma moeda ao ar?!

E, nos outros países, não há casos semelhantes?! Como os resolvem? Como uma bola de cristal?!:confused::sh)
Enfim...

Concordo. O País sou eu, tu, ele, ela e mais uns milhões de pessoas. Nós somos o País.

eu sei que se o meu carro estivesse a circular depois do acidente, ao ser confrontado com era vila de primos nem me dava ao trabalho de reportar á seguradora..sabia onde moravam e o que conduziam,e para mim chegava

Vão-me pagar metade dos meus prejuízos e a minha companhia vice versa aos dela. A parte menos mal para mim, é que levei o carro à própria marca para peritagem mas não vou lá arranjar o carro o que quer dizer que me pagando metade desse arranjo na marca, me vai dar para arranjar o carro em outro lado e ainda ficar com uns trocos... Mas do agravamento no seguro não me livro...

Estás-te a queixar de quê?

Querias ficar com mais trocos?

eu sei que se o meu carro estivesse a circular depois do acidente, ao ser confrontado com era vila de primos nem me dava ao trabalho de reportar á seguradora..sabia onde moravam e o que conduziam,e para mim chegava

[:)][:)][:)]

Estás-te a queixar de quê?

Querias ficar com mais trocos?

Para começar não queria ter perdido o tempo que perdi com isto.
Segundo: como qualquer cidadão que vive em comunidade e como tal, obrigado a seguir determinadas regras que quem me infringiu danos não segue essas mesmas regras.
Terceiro: bom senso é o que peço.
Quarto: Queixo-me de a minha seguradora não me defender como eu acho que deveria.
Quinto: Queixo-me de ter chamado as autoridades e eles estarem-se marimbando para mim.
Sexto: Queixo-me de ter andado para tras e para a frente desde correr para o seguro, oficinas, e ao tempo perdido somam-se custos tais como logística.
Sétimo: Queixo-me do agravamento no seguro que vou ter.
Oitavo: Queixo-me de ter um registo de um acidente como culpado mesmo que a 50% que não corresponde à verdade.

E isto foi o que me lembrei em 5 minutos... Achas pouco? Achas que os trocos pagam isso tudo???

Para começar não queria ter perdido o tempo que perdi com isto.
Segundo: como qualquer cidadão que vive em comunidade e como tal, obrigado a seguir determinadas regras que quem me infringiu danos não segue essas mesmas regras.
Terceiro: bom senso é o que peço.
Quarto: Queixo-me de a minha seguradora não me defender como eu acho que deveria.
Quinto: Queixo-me de ter chamado as autoridades e eles estarem-se marimbando para mim.
Sexto: Queixo-me de ter andado para tras e para a frente desde correr para o seguro, oficinas, e ao tempo perdido somam-se custos tais como logística.
Sétimo: Queixo-me do agravamento no seguro que vou ter.
Oitavo: Queixo-me de ter um registo de um acidente como culpado mesmo que a 50% que não corresponde à verdade.

E isto foi o que me lembrei em 5 minutos... Achas pouco? Achas que os trocos pagam isso tudo???

Face à postura desonesta da "sra", neste caso, as seguradoras e as autoridades, não podem fazer muito mais....
De resto, tens razão (e, acidentes acontecem!), mas, o desfecho deste, podes "agradecer" unicamente a essa "sra"![:vm)]

Face à postura desonesta da "sra", neste caso, as seguradoras e as autoridades, não podem fazer muito mais....
De resto, tens razão (e, acidentes acontecem!), mas, o desfecho deste, podes "agradecer" unicamente a essa "sra"![:vm)]

Não concordo uma vez que o perito deu-me razão. Quem tomou a decisão foi outra pessoa.

Não concordo uma vez que o perito deu-me razão. Quem tomou a decisão foi outra pessoa.

Mas, é normal o perito "dar razão"?!
E depois, se a outra companhia não concordar e achar que não se consegue definir a culpa?!:confused:

Os peritos apenas recolhem elementos e transmitem a sua opinão sobre os mesmos, para a companhia para a qual estão a efectuar esse serviço.
Os gestores das companhias podem concordar ou não com ela, definindo a responsabilidade.

O que vale é a posição que a companhia assumir, por carta/e-mail/etc., por pessoas que tem capacidade para representar a companhia nesse campo.

Aliás os Srs. Peritos nem deviam fazer esse tipo de comentários [:p][:D]

Os peritos apenas recolhem elementos e transmitem a sua opinão sobre os mesmos, para a companhia para a qual estão a efectuar esse serviço.
Os gestores das companhias podem concordar ou não com ela, definindo a responsabilidade.

O que vale é a posição que a companhia assumir, por carta/e-mail/etc., por pessoas que tem capacidade para representar a companhia nesse campo.

Aliás os Srs. Peritos nem deviam fazer esse tipo de comentários [:p][:D]

Pois, eu também acho que não, senão depois dá nisto, com a pessoa convencida que o resultado vai ser um e acaba por ser outro!
Ou seja, o perito tem que reportar à companhia seguros (que é quem vai decidir!); não ao segurado!

Fui hoje entregar documentação para que me sejam restituídos 50% dos danos que me causaram.
Tinha a ideia de que quem tem grande influencia na atribuição de responsabilidades eram os peritos, no entanto hoje foi-me explicado que esses sr's apenas se importam com os danos a reparar objectivamente, e dessa forma o trabalho deles é apenas apresentar à companhia um valor desses danos.
Fiquei também a saber que a companhia numa situação tão ambígua como esta, nem se deu ao trabalho de contactar as testemunhas (acto, que faz parte do procedimento que deve acontecer neste (s) caso (s) e por eles criado este tipo de protocolo, isto é, a companhia não segue as próprias regras que cria).
Confrontando a companhia com o recurso ao CIMPAS pela minha parte, alegam que tem um custo de 60 euros sendo que fica uma incógnita algum tipo de evolução favorável à minha posição tomada. Notou-se grande tentativa de persuasão por parte da companhia para não recorrer a CIMPAS mas mantendo sempre a posição dos 50/50.
Aceitei os tais 50/50 proferidos pela companhia o que quer dizer que vou receber metade dos danos que me foram causados sem IVA.

Agora terminado o processo posso sempre deixar aqui a minha opinião que poderá servir de conselho se assim quiserem:
Sempre que tenham razão, tentem sempre fazer a declaração amigável com a razão do vosso lado. Caso não tenham razão, nunca aceitem fazer a declaração pois nunca se sabe se irão ter a mesma sorte que esta senhora. É uma questão de tentar e não se perde nada...

Fui hoje entregar documentação para que me sejam restituídos 50% dos danos que me causaram.
Tinha a ideia de que quem tem grande influencia na atribuição de responsabilidades eram os peritos, no entanto hoje foi-me explicado que esses sr's apenas se importam com os danos a reparar objectivamente, e dessa forma o trabalho deles é apenas apresentar à companhia um valor desses danos.
Fiquei também a saber que a companhia numa situação tão ambígua como esta, nem se deu ao trabalho de contactar as testemunhas (acto, que faz parte do procedimento que deve acontecer neste (s) caso (s) e por eles criado este tipo de protocolo, isto é, a companhia não segue as próprias regras que cria).
Confrontando a companhia com o recurso ao CIMPAS pela minha parte, alegam que tem um custo de 60 euros sendo que fica uma incógnita algum tipo de evolução favorável à minha posição tomada. Notou-se grande tentativa de persuasão por parte da companhia para não recorrer a CIMPAS mas mantendo sempre a posição dos 50/50.
Aceitei os tais 50/50 proferidos pela companhia o que quer dizer que vou receber metade dos danos que me foram causados sem IVA.

Agora terminado o processo posso sempre deixar aqui a minha opinião que poderá servir de conselho se assim quiserem:
Sempre que tenham razão, tentem sempre fazer a declaração amigável com a razão do vosso lado. Caso não tenham razão, nunca aceitem fazer a declaração pois nunca se sabe se irão ter a mesma sorte que esta senhora. É uma questão de tentar e não se perde nada...

Essa do IVA é outra , como a dos 50/50, que me custa a aceitar, mas pronto, em Portugal a lei está sempre do lado da banca!

...

....

Apresenta a fatura de reparação, que recebes 50% com o IVA.

Se vais aceitar os 50% não "chores" dessa decisão que é apenas e somente tua! Se achas que tens razão e ganhas 100%, recorre ao CIMPAS ou ao tribunal comum e aguarda a decisão. Terás é que provar a responsabilidade exclusiva do outro.
Provavelmente também terás uma garantia de apoio jurídico, que pode dar uma opinião sobre o assunto e até, se for caso disso, apoiar financeiramente pagando a taxa do CIMPAS e outras despesas.

Já agora a informação dada é correcta. O CIMPAS tem um custo mínimo de 60€ ou 3% do valor do pedido - salvo erro. A companhia não pode garantir que consigas mais, como é óbvio é decisão do juiz arbitro.

Há várias opções em cima da mesa....

Não pagam o IVA porque não há a certeza que arranje lá o carro ou até noutro sitio qualquer. Caso queira arranjar, apresento fatura e é-me pago o IVA.
Quanto aos 50/50 já me tinham falado (mecânicos) que as companhias estão a decidir pelos 50/50 quando não há declaração amigável e o maior custo dos danos está de quem tem razão. Assim em vez de atribuírem razão pagam metade e agravamento para os dois lados (ficam as duas companhias a ganhar, ou perder menos como queiram entender...)

Quanto ao facto de vir aqui explicar a situação é porque gostava de saber a opinião de pessoas bem mais experientes que eu nestas situações. Não venho pedir esmolas nem chorar mas não consigo provar a total responsabilidade da outra pessoa e por esse motivo ouve quem usasse isso a seu favor.

Back