Os cabeleireiros estavam tramados se assim fosse
As máquinas profissionais estão noutra liga de preços e qualidade. Não me parece que seja isso que o autor do tópico esteja à procura.
Ele falou em máquinas de 30-40€ e por esses valores estás muitas vezes a pagar a marca e não a qualidade superior, isto comparando com as de 10/15/20€.
Uma máquina profissional pode começar nos 200€. A diferença reside não só na potência do motor, mas também na qualidade de construção. Recorrem a ligas metálicas leves e resistentes ao contrário das dos chineses que recorrem ao plástico acabando por derreter.
Por curiosidade posso também referir que uma tesoura razoável começa nos 100€ a 120€, [

]
Não sei onde foste buscar essa ideia. Uma boa máquina tem afinação dos dentes e dura anos a cortar cabelos diariamente.
Tal como disse em cima, estava a comparar pela amostragem sugeria - máquinas de 10 Vs 40€ e não modelos profissionais.
Digo isto porque já devo ter andado mais de 10 anos com o cabelo cortado em casa e à máquina e, nesta gamas, a minha experiência (já vou na quarta) diz as de 40€ não duram necessariamente mais de as de 10€, nem tão pouco se mostram necessariamente melhores.
Isto sem descurar a manutenção, pois fazia / faço questão de limpar exaustivamente a máquina a cada utilização, lubrificar os dentes e rever os apertos parafusos/sistema de dentes quanto tal era possível.
Não ganhava para as máquinas se assim fosse. Tenho uma Remington HC5350 e não tenho qualquer razão de queixa, serve para tudo e até agora não perdeu a capacidade de corte.
Repetindo o que disse em cima, a minha experiência refere-se a 4 máquinas num período de sensivelmente 10 anos, com um uso de pelo menos 1x semanal para cabelo / barba / corpo.
Curiosamente a que me durou menos foi a mais cara, uma Philips recarregável com 5 cabeças diferentes + pentes. Ao final de um ano a bateria só me permitia usar em 2 das 3 áreas antes de acabar, a força inicial também foi desaparecendo e a precisão das lâminas perdeu-se.
A anterior a essa era uma também de marca, não me recordo qual, mas com menos funções. Foi para o lixo porque os dentes começaram a desalinhar com o uso, apesar de diversas tentativas de afinação e aperto e, em certos ângulos, em vez de cortar arrancava. Isto talvez ao final de 3 anos.
Em relação às duas seguintes, são ambas de ficha, sendo uma dos chineses (comprei por 9€, porque um amigo meu a tinha e falava maravilhas. Trazia ainda vários pentes e acessórios para a cabeça) e a outra é uma Remington que comprei na Worten Outlet com um preço de promocional. Ambas são bastante mais fortes, eficazes e fiáveis que as duas primeiras e acompanharam-me em 6 dos tais 10 anos. Uma ficou para o cabelo, porque tem uma cabeça enorme e a outra uso para o corpo e barba por ser mais maneirinha.
Actualmente a do cabelo mantém-se como nova e está encostada até à próxima fase em que rape o cabelo, mas a outra já começa perder alguma eficácia e instabilidade dos dentes .