Máquina de cafe: manual ou automática? O que comprar?

Eu penso que em casa não é preciso o top do top a não ser que se viva num local sem alternativa. Acho que não há nada como beber um bom café num espaço público tirado numa boa máquina a sério quando se pode.

Por acaso tenho tido alguma dificuldade em encontrar estabelecimentos que sirvam um bom café, sabe-me tudo a café queimado nos últimos tempos.

Nunca experimentei, mas acredito que retire qualidade ao café.
Mas e ao contrário, um excelente moinho topo de gama, uma excelente máquina topo de gama e um café foleiro, sai alguma coisa de jeito? É melhor que o bom café na maquina e moinho fraco?

Não me parece...
Acredita que se consegue um café muito agradável mesmo com um mais barato

No Sábado, bebi pela primeira vez um “café” na vida ……

9f6afcf9e1f99159f4778043ed0cca3b.jpg

7730ec6fea09fcceb7efcaca048bcfab.jpg

a4f6c8196cb86489a3bf4dbe7feed8db.jpg

f9f3f2a9f447063b8f069b059d46ca46.jpg

8645c49d2c91dbb1e69ba81e752c49ba.jpg

34e682ca011f0bfe3743bc1bd9741193.jpg

d0c5a11dd3c75ace566a454cbb4d5c4b.jpg

Foram só quarenta e muitos anos de ilusão de “cafés”…..

Lembrei-me deste post apr:)

E lembraste muito bem, a Rancilio Silvia pro é um bomba[;)] a milhas do que os fabricantes de aspiradores e torradeiras fazem[:D]
O moinho sendo um Niche zero está tudo dito.

Last edited:
Na net encontram-se sempre as reviews que queremos, tens de aprender a não considerar as reviews pagas (como é o caso). Quando queiras opiniões mais sérias tens de consultar o que os compradores pensam, tal como aqui: https://www.delonghi.com/en-us/p/stilosa-stilosa-espresso-machine/EC260BK.html?pid=0132104209 [;)]

Não faço ideia se é paga ou não, é uma review extremamente completa e extensa, mas se queres compradores:

image.png

13496 vendas 4.2 em 5, diria que é bastante positivo.

A mim parece-me que estás a comparar alhos com bugalhos, eu gosto de uma maquina Jura, mas para o comum mortal, 90€ nesta máquina é um excelente tradoff pelo que recebe.​

Acredita que se consegue um café muito agradável mesmo com um mais barato

Não acredito porque um mau café será sempre um mau café, nem que seja moído por um moinho de 10000€.
Ainda acima estava a partilhar que tenho sentido que a qualidade do café tem decaído muito nos estabelecimentos por aí a fora, e são tirados com máquinas profissionais. Imagino que seja porque são maus cafés, porque ainda se encontra um bom café em alguns locais.

Não faço ideia se é paga ou não, é uma review extremamente completa e extensa, mas se queres compradores:

13496 vendas 4.2 em 5, diria que é bastante positivo.

A mim parece-me que estás a comparar alhos com bugalhos, eu gosto de uma maquina Jura, mas para o comum mortal, 90€ nesta máquina é um excelente tradoff pelo que recebe.​

Sim, não queres entender o que eu disse, refutei apenas a tua afirmação que a máquina era BOA, agora já vens dizer que para o comum mortal é um bom negócio. As máquinas ou são boas ou más independentemente de quem as compra.. Esta coisa é uma chinesice sem nenhuma qualidade, e feita de plástico. Como é que uma coisa assim pode ser considerada boa??

Não acredito porque um mau café será sempre um mau café, nem que seja moído por um moinho de 10000€.
Ainda acima estava a partilhar que tenho sentido que a qualidade do café tem decaído muito nos estabelecimentos por aí a fora, e são tirados com máquinas profissionais. Imagino que seja porque são maus cafés, porque ainda se encontra um bom café em alguns locais.

Já vi que não percebes nada disto[:D]

Espuma não quer dizer creme. Qualquer filtro pressurizado produz 1 cm ou mais de espuma de fraca qualidade. Se quiseres realmente creme verdadeiro tens de usar porta filtros sem fundo (bottomless) com filtros não pressurizados, mas para isso um bom moinho é fundamental.[;)]

Obrigado, vou ver isso.

​​​​​​

Porquê a troca ??
Esta tem mais umas afinações, tempo de pré infusão, temperatura da água, posso ligá-la directamente á água da rede e ao esgoto, posso regular a pressão da água durante a extração o moinho é melhor etc.
A antiga tinha 5 anos, estava impecável mas pronto, perdi a cabeça, comprei e depois vendi a outra.

Last edited:
Tentei vários tempos em várias máquinas e nunca consegui um shot melhor do que sem infusão. Após vários anos de experiências acho mesmo que a pré-infusão não passa de um gadget ou mesmo uma ideia de marketing, apenas para dizer que a máquina têm mais uma vantagem do que a concorrência

Last edited:
Também modifico ou elimino tempo nas torrefações mais intensas, noto um sabor mais amargo se fizer a pré infusão.

Um apreciador de café têm a triste sina de andar sempre com experiências, apesar de que para mim esse ritual é um grande prazer.

Back