Máquinas de barbear...

Usei pela primeira vez a Parker 99R.
Parker_Rasiermesser_99R.jpg

Duas Criticas:
Acho q a lamina é demasiado protegida, o ideal será usar uma lamina extremamente afiada como a BIC ou Feather.
A segunda critica q lhe coloco, e q vai no seguimento da primeira, é q ao fechar a "borboleta", esta encurva um pouco a lamina, pelo q a expõe menos do q eu gosto.
Resumindo, é uma máquina excelente para quem queira fazer a barba "À pressa", sem ter medo de se cortar.
3 passagens são obrigatórias para q o corte saia bem feito!

O barbear foi:
Lamina personna israelita, 4 barbear.
Sabão Wilkinson + pincel Proraso/Omega
444 pedra
ASL Pashana Original Eau de Portugal (deixa a pele um pouco peganhenta)

pashana-ppno250-eau-de-portugal-250ml-denppno250_4247709.jpg

Para concluir ASB NIVEA Q10 Plus

Last edited:
Ora boas. O tópico chamou-me a atenção pelo seguinte: se tudo correr bem, devo precisar de barbear todos os dias ou quase dia sim dia não. No entanto, sou muito sensível de pele, sendo que nos últimos tempos tenho até deixado barba, que vou aparando com uma aparadora, mas gosto do visual de andar com barba.
Sempre que barbeei com lâmina, nunca dei grande valor ao que usava, Wilkinson, Gilette, descartáveis... usava mais as de marca porque eram menos susceptíveis a cortes. No entanto, fora de questão fazer a barba todos os dias ou no dia a seguir a barbear cortava-me todo bem como ficava com a pele toda irritada.
Agora, levantando-se esta questão de ter de barbear todos os dias, estava por acaso a dar uma vista de olhos aqui pelo fórum e este tópico pareceu-me aconselhável.
Que me podem aconselhar para começar? Uma máquina e lâmina adequadas e outros produtos?
Obrigado pelas dicas, desde já.
Nunca se me colocou essa questão pq o barbear dura-me (razoavelmente) para o fazer apenas dia sim, dia não.
Provavelmente optaria por uma maquina pouco exposta como a Edwin Jagger DE89, e uma lamina mais "suave" como a Personna israelita (ainda tenho de testar as russas q tenho cá por casa para concluir sobre elas...)
Era provável q tentasse dar apenas 2 passagens para minimizar a "esfoliagem", uma a favor do crescimento e outra contra o crescimento do pelo. Como alternativa poderia tentar tb duas passagens na diagonal ao crescimento do pelo mas em sentidos opostos.
Mas aconselho q obtenhas resposta de quem teve de fazer os barbeares todos os dias, o q n é o meu caso. Estou apenas a divagar sobre a questão.

Realmente a Muhle R89 e a Edwin Jagger de89 são bastante boas para quem nunca experimentou isto, perdoam bastante, em 4 dias não tive nem um corte e depois de passar o receio inicial já consigo as 3 passagens, incluindo a contra o grão, em menos de 15 minutos.
ando à cerca de 3 meses nisto e n quero mais nada. As electricas ficaram encostadas "sine die"

Nunca se me colocou essa questão pq o barbear dura-me (razoavelmente) para o fazer apenas dia sim, dia não.
Provavelmente optaria por uma maquina pouco exposta como a Edwin Jagger DE89, e uma lamina mais "suave" como a Personna israelita (ainda tenho de testar as russas q tenho cá por casa para concluir sobre elas...)
Era provável q tentasse dar apenas 2 passagens para minimizar a "esfoliagem", uma a favor do crescimento e outra contra o crescimento do pelo. Como alternativa poderia tentar tb duas passagens na diagonal ao crescimento do pelo mas em sentidos opostos.
Mas aconselho q obtenhas resposta de quem teve de fazer os barbeares todos os dias, o q n é o meu caso. Estou apenas a divagar sobre a questão.

Se me barbear num dia, só passados 2 ou 3 é que começo a notar outra vez o pelo na cara. De qualquer forma, acredito que terá de passar a ser uma coisa de dia sim dia não.
Melhores locais para comprar o material aconselhado?

Se me barbear num dia, só passados 2 ou 3 é que começo a notar outra vez o pelo na cara. De qualquer forma, acredito que terá de passar a ser uma coisa de dia sim dia não.
Para quem quer começar nestas lides, aconselhava a gama verde da proraso (pre-barba, creme de barba, loção e balsamo) num supermercado jumbo.
Um pincel portugues semogue 830 ou 1305, procuraria primeiro numa drogaria de bairro, se n tivesse, pedia na Balda da Sorte q é onde já vi que estão mais baratos.
A máquina e laminas, na portugueseredbeard ou então mandava da net (amazon, ebay, ou à própria Edwin Jagger ou Mühle), dependendo do que queres comprar. Maquinas boas e mto confortáveis de usar, ia ou para a Mühle R89 ou para a Edwin Jagger DE89. Têm ambas a mesma cabeça, pelo q é apenas uma questão estética.
Laminas depende dos gostos e das peles de cada um, por enquanto estou-me a dar bem com as personna israelitas (baratas e fáceis de encontrar), mas há muito mais no mercado e como disse depende dos gostos de cada um.
Aconselhava-te a dares uma vista de olhos nos videos do youtube "introduction to traditional wetshaving" do mantic59 (são 4 ou 5 filmes) que MUITO me ajudaram no inicio. E também do PaulHFilms para a descrição de diverso material.

https://www.youtube.com/channel/UCH95TR4r8JNRgLG1T1FVXhg

https://www.youtube.com/channel/UC5tkSsOxlr91yi30Rs5qtfg

Se quiseres comprar online a Gifts&Care é boa. Foi onde comprei as coisas na semana passada e o serviço foi 5*. Encomendei sexta e segunda tinha as coisas em casa e tudo como deve de ser.
Têm uma seleção variada, com muitas das marcas que aconselham aqui, os preços são competitivos, pelo que estive a ver, e tens lá packs com diferentes laminas para experimentar.
Fica a dica para quem quiser, que se procurarem pelo facebook ou pelo twitter deles normalmente têm lá códigos de desconto, eu encontrei lá um de 10% na encomenda que ainda deve estar ativo: Facebook

Last edited:
Mesmo de ferias nos Açores é difícil desligar :-) Arranjei algum material da marca espanhola lea. Depois meto o review. Fui com a Wilkinson classic atrás, se se perder ou se se estragar n há grande estrago.

Mesmo de ferias nos Açores é difícil desligar :-) Arranjei algum material da marca espanhola lea. Depois meto o review. Fui com a Wilkinson classic atrás, se se perder ou se se estragar n há grande estrago.
Ainda ha uns tempos foram encontrados ai nos Açores uns ASL musgo real vintage.

Semogue 830
Bozzano Refrescante
Merkur Futur.
Rapira Superstainless
ASB Bonté
ASL Bozzano Polaris

Gostei. Já nao me lembrava de usar este creme e na realidade ele proporciona um excelente escanhoado.

IMG_20160821_183937_zps9velo1wp.jpg

:)

Aqui depois de provar quase tudo.. encontrei faz 2 anos o Santo Graal...

Wilkinson Sword Hydro 5

Para as características da minha barba... é a melhor. Tenho várias variantes da Hydro...desde a básica à eléctrica à que vem com um aparador numa das extremidades... são usadas conforme. Mas fiquei fã.

Alerjia a uma marca? ahaahaha
Tas-te a rir? Espero que nunca te aconteça o que me acontece a mim sempre que uso uma lamina DE ou uma ML da Wilkinson.

Certamente não será à marca mas sim ao acabamento que possam levar. Ate já testei laminas da mesma fábrica e supostamente com o mesmo acabamento superficial e não me aconteceu o mesmo, apenas com laminas Wilkinson. Ate tinha umas 140 ou 150 laminas Wilkinson e ate as vendi apesar se gostar do corte suave que me proporcionavam.

E já agora, é alergia e não alerjia. "Alerjia" deves ter tido tu às aulas de Português. ;)

Last edited:
Aqui depois de provar quase tudo.. encontrei faz 2 anos o Santo Graal...

Wilkinson Sword Hydro 5

Para as características da minha barba... é a melhor. Tenho várias variantes da Hydro...desde a básica à eléctrica à que vem com um aparador numa das extremidades... são usadas conforme. Mas fiquei fã.
Mas usas creme e pincel ou espumas em lata?

Plisson
Schick Dial
Schick
St. James of London Cedarwood & Clarysage
ASB St. James of London Cedarwood & Clarysage
ASL Old Spice Swagger

IMG_20160828_085722_zpswrcyiqlg.jpg

Que belíssimo creme este. Gostei muito tanto do aroma como da performance.

A Schick porta-se muito bem, nunca pensei. Tem um handling espetacular.

Um bom domingo a todos. :)

Estava a pensar comprar uma máquina elétrica para aparar a barba, mas gostaria que também pudesse rapar completamente o cabelo (ficar mesmo careca sem pêlo) tal coisa existe? Perco muito tempo à gillete a cortar barba e cabelo, queria diminuir essa margem de tempo e aproveitava para manter a barba aparada.

Back