Máquinas de fazer pão

Sai uma pá... [:blush:]

Mais um que aderiu ( foi mais a minha cara-metade) às máquinas de fazer pão em casa. Eu dispensava bem a compra de mais um tambolho ([:D]) para a cozinha mas ela adora pão quente.

Comprámos a do Lidl por 50€.

1ª experiência pão com chouriço (mas usámos linguiças lol).

312912_244021328992252_100001531617273_686404_1107219657_n.jpg

393321_244021305658921_100001531617273_686402_1003729312_n.jpg

392091_244021318992253_100001531617273_686403_148883144_n.jpg

305710_244021358992249_100001531617273_686405_737820779_n.jpg

315967_244021392325579_100001531617273_686406_289575652_n.jpg

Ainda não provei mas a minha mulher diz que está muito bom! [:cool:]

Ainda não percebi para que serve uma máquina destas, a não ser pelo facto de poder comer o pão quente. Fiz umas contas muito rápidas e cheguei à conclusão de que se usar a farinha recomendada e somando os custos de energia, o pão feito na máquina fica sensivelmente mais caro do que o comprado na padaria. :confused: Isto sem falar no óbvio investimento inicial do custo do equipamento.

Ainda não percebi para que serve uma máquina destas, a não ser pelo facto de poder comer o pão quente. Fiz umas contas muito rápidas e cheguei à conclusão de que se usar a farinha recomendada e somando os custos de energia, o pão feito na máquina fica sensivelmente mais caro do que o comprado na padaria. :confused: Isto sem falar no óbvio investimento inicial do custo do equipamento.

As tuas costas estão certas.

A vantagem da máquina é a de teres pão quente pela manhã sem teres que sair de casa. O que sempre significa mais uns minutos na cama [;)]

não é obrigado fazer pão com farinhas recomendadas. Eu uso uma mistura de farinha da marca e com farinha de centeio e o pão fica bom.

Acho que ninguem compra para poupar ... só se for psicologicamente ...

É mais pela comodidade de teres pao fresco sem sair de casa ... de manha (dá para usar um temporizador) ... Para alem disso controlas melhor o que comes ... a nivel de sal por ex ...

Eu tambem comprei uma ... a mulher ainda usou durante 2 ou 3 meses ... agora tá na garagem junto dos outros equipamentos que se compra para nao usar lol ( Maquina de fazer pipocas , robot de cozinha xpto , iogurteira, pizeira etc...) Got it all lol

Mas para quem tiver vontade acho uma excelente opção.

eu já vou na 2 maquina do pão, a primeira trabalhou intensamente durante 3 anos e deu o berro..

A máquina que eu tinha era daquelas com 2 pás, e comprei a do lidl também com duas pás mas tive de alterar as receitas.. passei a ter de meter mais 50 ml de água para o pão ficar bom, senão ficava muito seco.
Agora percebo porque tive amigos que compraram uma máquina diferente da minha e diziam que o pão deles não ficava tão bom, e usavam a mesma receita.

Acho que sai mais caro se se comprar as farinhas para MFP. Eu compro 1 kg de farinha por 0.33 cts e dá para fazer 2 pães de 0.5 kg

As MFP só trazem uma forma, ou dá para fazer pãezinhos pequenos?

Estou a pensar adquirir uma máquina destas, mas só se tiver forma para pãezinhos!

As MFP só trazem uma forma, ou dá para fazer pãezinhos pequenos?

Estou a pensar adquirir uma máquina destas, mas só se tiver forma para pãezinhos!

Sim, e tb enrola croissants! [:p]

Agora a sério, nesse caso, só se deixares a máquina a amassar e a levedar. Depois, partes a massa em bolinhas e levas a cozer no forno convencional se quiseres fazer pães pequenos.

Pelo que vi anda tudo mais ou menos à volta do mesmo preço, 50€. Alguma marca/modelo em particular que seja "melhor"?

Bem, no inicio do ano, comprei uma maquina de pão.

Faz pão razoavel, não é mau, mas também não é nada de especial...

Hoje descobri como fazer "pão a sério" !!

1h a amassar na maquina...

Mais uns minutos a amassar cá fora...

E forno com ele!!!

Ver anexo 69274

Ver anexo 69275

Estava optimo!!!

0 a 100, sendo 100 um pão alentejano, dava-lhe 80!!! [kiss]

Ainda ha espaço a melhoras, tentar jogar melhor com a temperatura do forno, e tentar misturar farinha de centeio...

Já estava farto do pão de forma da maquina!!! [:D]

Só pelo aspecto deste pão, já vale a pena!
apr:)

Bem, no inicio do ano, comprei uma maquina de pão.

Faz pão razoavel, não é mau, mas também não é nada de especial...

Hoje descobri como fazer "pão a sério" !!

1h a amassar na maquina...

Mais uns minutos a amassar cá fora...

E forno com ele!!!

Ver anexo 69274

Ver anexo 69275

Estava optimo!!!

0 a 100, sendo 100 um pão alentejano, dava-lhe 80!!! [kiss]

Ainda ha espaço a melhoras, tentar jogar melhor com a temperatura do forno, e tentar misturar farinha de centeio...

Já estava farto do pão de forma da maquina!!! [:D]

Ainda te lembras que farinha usaste para este pão?

Sim, e tb enrola croissants! [:p]

Agora a sério, nesse caso, só se deixares a máquina a amassar e a levedar. Depois, partes a massa em bolinhas e levas a cozer no forno convencional se quiseres fazer pães pequenos.

[:D]

Mas eu hj vi um dos meus pequeninos com um pãozinho recheado de chourição, e perguntei se tinha sido a mãe a fazer na máquina e o miúdo disse que sim, que a mãe tinha feito na máquina, e o pãozinho tinha uma forma perfeitinha, com a base assim á bolinhas, mm coisa de forma!

Deve ser alguma máquina mais recente que terá uma forma com divisórias, penso eu de que!

Mas eu hj vi um dos meus pequeninos com um pãozinho recheado de chourição, e perguntei se tinha sido a mãe a fazer na máquina e o miúdo disse que sim, que a mãe tinha feito na máquina, e o pãozinho tinha uma forma perfeitinha, com a base assim á bolinhas, mm coisa de forma!

Deve ser alguma máquina mais recente que terá uma forma com divisórias, penso eu de que!

Se tivesses perguntado ao puto se ele comprou o pão na padaria da esquina tinha-te dito também que sim.

Os putos dizem que sim a tudo pá. [:D]

Isso é fácil fazer. Fazes a massa na máquina, retiras, fazes bolinhas com chouriço dentro e colocas num tabuleiro com formas. Et voilá!

Se quiseres ver como funcemina vai lá a casa.

Andei à procura da receita de pão de Mafra, que ADOOOORO, e encontri o seguinte:

Pão de Mafra

Ingredientes:
20 g de Fermento de Padeiro
400 g de àgua
100 g de massa fermentada (também chamada de massa velha)
250 g de farinha de trigo T65
250 g de farinha de trigo T110 (à venda no Celeiro)
1 colher de sopa de sal fino

Preparação:

Na Máquina do Pão:
Adaptada à máquina do pão ficará assim a receita:
Colocar na cuba da máquina de fazer pão a água morna, o sal, a massa velha, a farinha e o fermento.
Programar a máquina para utilizar o programa "Massa".
Quando o programa terminar, retirar a massa da máquina de fazer pão, moldar e levar ao forno a uma temperatura de 200º.

Agora surge a dúvida: o que raio é "massa fermentada"??? Segundo pesquisei é isso que dá aquela "humidade" ao pão de Mafra, mas não consegui perceber o que é isto, se se faz, se se compra, não faço ideia... Alguém sabe??:confused:

Andei à procura da receita de pão de Mafra, que ADOOOORO, e encontri o seguinte:

Agora surge a dúvida: o que raio é "massa fermentada"??? Segundo pesquisei é isso que dá aquela "humidade" ao pão de Mafra, mas não consegui perceber o que é isto, se se faz, se se compra, não faço ideia... Alguém sabe??:confused:

Sem querer estar a dizer uma barbaridade, massa fermentada é a massa que sobrou de uma anterior preparação de pão. Quando fazes a nova, deixas um bocadinho de parte para a massa que farás a seguir. E assim sucessivamente.

Voltar
Superior