Máquinas de fazer pão

Pão tipo brioche acabados de sair do forno. Ainda não provei, mas parecem ser nhami nhami

feeb54d4150a892b88f12a0fed861a5d.jpg

2c479008d202af40d526c50fe6098299.jpg

Última edição:
10 anos depois de comprar a máquina, ela avariou. A correia que liga o motor ao rotor que faz mexer a pá está desfeita.

Já alguém teve o mesmo problema? Sabem onde comprar uma correia de substituição?

Modelo Clatronic BBA2605

clatronic-bba-2605.jpg

10 anos depois de comprar a máquina, ela avariou. A correia que liga o motor ao rotor que faz mexer a pá está desfeita.

Já alguém teve o mesmo problema? Sabem onde comprar uma correia de substituição?

Modelo Clatronic BBA2605

clatronic-bba-2605.jpg

Que sorte. A minha durou uns 3 anos. A pá bloqueou e o motor queimou.
Usas pouco a tua?

A nossa Silvercrest continua a trabalhar bem ehehehe.
Mais alguns exemplos dos mais recentes dias [:cool:]

Pão de mistura
image.jpg

Eu já tentei fazer desse tipo de pão (também tenho uma silvercrest), mas o meu pão em vez de crescer para cima, cresce para o lado [s)].. A verdade é que para fazer esse tipo de pão, tenho amassado a massa à parte com um robot de cozinha. Tu tens amassado a massa com a silvercrest? No programa para fazer apenas massa? Usas as farinhas pré-preparadas ou é farinhas normais sem fermento + fermento fresco?

Modelo Clatronic BBA2605

clatronic-bba-2605.jpg

A minha mãe teve esse problema numa maquina igual, ligou para a marca e comprou uma correia nova. Enviaram a correia e eu andei a desmontar a maquina e troquei aquilo, não é nada de muito complicado, até foi o próprio senhor da marca que disse para tentar fazer em casa. Em menos de 1 horas faz-se (não ficou perfeito, ficou com umas amolgadelas no metal interior, mas eles também trocavam isso).

A minha mãe teve esse problema numa maquina igual, ligou para a marca e comprou uma correia nova. Enviaram a correia e eu andei a desmontar a maquina e troquei aquilo, não é nada de muito complicado, até foi o próprio senhor da marca que disse para tentar fazer em casa. Em menos de 1 horas faz-se (não ficou perfeito, ficou com umas amolgadelas no metal interior, mas eles também trocavam isso).

As vossas não empena na zona da pá.

Eu comprei outra e esta também já está a chiar e a ficar mais dificil de rodar !

Será de apanhar água ?

Não te sei dizer, sinceramente nunca usei aquilo, só troquei a correia.
Mas a maquina deve estar preparada para levar com agua dentro da panela. Mesmo que passe agua pela pá, o motor não está debaixo da panela, está ao lado, logo não deve afectar o motor.

Eu já tentei fazer desse tipo de pão (também tenho uma silvercrest), mas o meu pão em vez de crescer para cima, cresce para o lado [s)].. A verdade é que para fazer esse tipo de pão, tenho amassado a massa à parte com um robot de cozinha. Tu tens amassado a massa com a silvercrest? No programa para fazer apenas massa? Usas as farinhas pré-preparadas ou é farinhas normais sem fermento + fermento fresco?

Olá!

Sim, faço na MFP no programa 6 (Massa). [;)]

Uso as farinhas normais. Nunca comprei pré-preparadas. [;)]
Costumo usar:
- Farinha de trigo T65
- Farinha de Trigo Integral (a do MiniPreço é a mais barata que encontrei).
- Farinha de Centeio (escura ou clara)

O fermento costumo usar sempre fermento de padeiro seco. Tenho usado o da Condi, mas apenas por ser o que encontro mais barato.
Uso também sementes de girassol e de papoila, por preferência pessoal (e preço tb).

A receita que eu uso é esta.
Mas tenho alterado e variado, consoante me dá na telha (resumindo muito)... [:D]
- Tenho misturado leite na água e já aumentei para os 450ml. Isto porque o pão fica algo "pesado" e ando a tentar torna-lo mais "suave" (as farinhas integrais e de centeio enchem mais).
- Tenho colocado farinha de centeio e de trigo integral em doses variáveis, mas mantendo sempre o total do peso das farinhas todas (690gr) e tenho sempre mantido pelo menos metade do peso em farinha "normal" (T65), até por uma questão de controlo de custos.

Agora... O truque mesmo tem a ver com o levedar depois de se fazer as bolinhas... Incluindo para não acontecer o que disseste... Isso é que me deu alguma luta. [;)]

Algumas dicas / passos que fui aprendendo:
1) Ligar o forno antes de começares a fazer as bolas (pães) para que fique morno. É só mesmo para aquecer um pouco.
2) Fazer as bolas / papossecos (o feitio que te apetecer com a massa) e colocá-los em tabuleiros sobre papel vegetal (para não colarem).
3) Tapar os tabuleiros com um pano.
4) Desligar o forno e colocar lá o(s) tabuleiro(s) com o pão tapado com o pano. Verificar temperatura do forno. Deve estar morno. Se estiver mais para o quente, deixar a porta aberta (não totalmente, mas com uma abertura grande) e passado uns minutos (quando já estiver morno) fechar a porta, colocando uma pega ou algo fino, só para ficar entre aberta.
5) Passados 30 minutos ir ver. Se o pão tiver o dobrado o tamanho, tirar os tabuleiros, ligar o forno e voltar a pô-los lá, quando já estiver quente. Se ainda tiverem crescido pouco, deixar mais um tempo... O máximo de tempo penso que é 1h. Mas aqui é preciso cuidado... Pois se ficarem tempo demais, "colapsam" e ficas com sola de sapato para comer... Fica horrível mesmo, acredita. Eu a partir dos 30 minutos, começo a ir lá verificar bem e várias vezes, pois senão já sei que é um monte de pão para o lixo...

Espero ter ajudado. [;)]

Já agora... Esta receita de papossecos tb é muito boa. Mas ponho metade do fermento que diz na receita e mesmo assim, se não "corro" para a máquina quando acaba o programa, tenho de descolar massa da tampa... [:D] E também misturo um pouco de leite às vezes, em vez de ser só água e coloco uma colher de sopa de açúcar. [;)]

Modelo Clatronic BBA2605

clatronic-bba-2605.jpg

Quando os ventiladores dos radiadores dos automóveis eram accionados por correia, havia quem desenrascasse com uma meia de senhora! Podes tentar... [:D]

Obrigado.

- Farinha de trigo T65

Com ou sem fermento? Eu costumo usar sem fermento.

O fermento costumo usar sempre fermento de padeiro seco. Tenho usado o da Condi, mas apenas por ser o que encontro mais barato.

Tive maus resultados com fermento seco, de modo que virei-me para o fermento fresco. Costuma funcionar bem quando é o pão feito todo pela máquina.

Algumas dicas / passos que fui aprendendo:
1) Ligar o forno antes de começares a fazer as bolas (pães) para que fique morno. É só mesmo para aquecer um pouco.
2) Fazer as bolas / papossecos (o feitio que te apetecer com a massa) e colocá-los em tabuleiros sobre papel vegetal (para não colarem).
3) Tapar os tabuleiros com um pano.
4) Desligar o forno e colocar lá o(s) tabuleiro(s) com o pão tapado com o pano. Verificar temperatura do forno. Deve estar morno. Se estiver mais para o quente, deixar a porta aberta (não totalmente, mas com uma abertura grande) e passado uns minutos (quando já estiver morno) fechar a porta, colocando uma pega ou algo fino, só para ficar entre aberta.
5) Passados 30 minutos ir ver. Se o pão tiver o dobrado o tamanho, tirar os tabuleiros, ligar o forno e voltar a pô-los lá, quando já estiver quente. Se ainda tiverem crescido pouco, deixar mais um tempo... O máximo de tempo penso que é 1h. Mas aqui é preciso cuidado... Pois se ficarem tempo demais, "colapsam" e ficas com sola de sapato para comer... Fica horrível mesmo, acredita. Eu a partir dos 30 minutos, começo a ir lá verificar bem e várias vezes, pois senão já sei que é um monte de pão para o lixo...

Também costumo fazer algo semelhante: faço as bolinhas, aqueço o forno a 35º e depois costumo deixar lá a crescer durante uns 30 a 40 minutos (não costumo desligar o forno). O problema é que o meu cresce mais para os lados, do que para cima. Ficam muito baixos, mas não ficam tipo sola de sapato..ao menos isso. Costumas cozer depois a quantos graus e quanto tempo?

Desta vez vou deixar a máquina amassar e fazer o programa todo, em vez de amassar com o robot de cozinha. A ver como fica..

Com ou sem fermento? Eu costumo usar sem fermento.

Sem. Creio que não se deve misturar dois tipos de fermento.
Não me faz sentido... O fermento com que costumam vir as farinhas não é o de padeiro, mas sim o normal para bolos. Ora, o fermento de bolos é ativado com o calor, daí que se deve colocar logo no forno para que a massa cresça. O fermento de padeiro não. Pelo contrário, precisa de algum tempo coberto (em ambiente morno é certo, mas não quente mesmo) para actuar e só depois ir ao forno cozer...
E sinceramente, nunca vi da 65 com fermento.

Tive maus resultados com fermento seco, de modo que virei-me para o fermento fresco. Costuma funcionar bem quando é o pão feito todo pela máquina.
Nunca experimentei o fresco... Experimentei com este... Como correu bem, nem experimentei desse.
Mas sei que não se deve colocá-lo em contacto com o sal, senão anula o seu efeito. Costumo colocar o sal no líquido, depois a(s) farinha(s) e sobre a(s) farinha(s) o fermento seco. [;)]

Também costumo fazer algo semelhante: faço as bolinhas, aqueço o forno a 35º e depois costumo deixar lá a crescer durante uns 30 a 40 minutos (não costumo desligar o forno). O problema é que o meu cresce mais para os lados, do que para cima. Ficam muito baixos, mas não ficam tipo sola de sapato..ao menos isso. Costumas cozer depois a quantos graus e quanto tempo?.

Sinceramente, experimenta desligar o forno... sei que calor a mais pode ser prejudicial. Se não... Muda a receita...
Eu sei que isso também já me aconteceu... Mas foi mais ao início... Nunca mais me aconteceu, por isso, já não sei bem a causa. Mas penso que poderá ser o calor que fará com que a massa comece a colapsar... Porque a ideia é ficar num ambiente morno, mas não necessariamente a levar calor... Na realidade, até vi em vários fóruns a aconselharem só colocar o pano por cima ou até para tapar com película aderente. O colocar no forno a levedar tem a ver com apressar o processo ou, no meu caso, com a minha casa ser um gelo e isso não ajudar...

Temperatura: entre os 180º - 200º
Tempo: Não controlo, vejo pela cor do pão! LOL Conforme quero mais tostado ou menos.
Costumo colocar dois tabuleiros e a meio trocar o de baixo com o de cima... Acho que são uns 8-10minutos até à troca, mais uns 5 minutos após troca...

Espero ter ajudado. [;)]

sem2006,

Tenho andado a fazer experiências, porque o pão de mistura fica-me sempre muito consistente e pesado e, neste momento, já tenho a certeza do que faz o pão "crescer para os lados" em vez de ficar alto!

Definitivamente, demasiada água/líquidos!
A temperatura para levedar também ajuda, mas o pior é mesmo o excesso de líquidos na receita.

Reduz a água / líquidos (leite, manteiga, azeite, ovos, etc) da tua receita
Boa sorte!

Viva:

Thanks.. tenho tido alguma sorte com a receita que destes (690g de farinha + 450 ml de água). Mesmo assim, gostaria de os ver crescer mais para cima, de modo que vou tentar reduzir a quantidade de água. O que tenho notado, é que se aumento muito a farinha de centeio, o efeito de ficar mais massudo e crescer mais para o lado é maior. De modo que tenho colocado 390g de farinha de trigo e 300g de farinha de centeio.

Viva:

Thanks.. tenho tido alguma sorte com a receita que destes (690g de farinha + 450 ml de água). Mesmo assim, gostaria de os ver crescer mais para cima, de modo que vou tentar reduzir a quantidade de água. O que tenho notado, é que se aumento muito a farinha de centeio, o efeito de ficar mais massudo e crescer mais para o lado é maior. De modo que tenho colocado 390g de farinha de trigo e 300g de farinha de centeio.

É normal.
Por isso uso uma mistura mais "fraca".
max de 150g de farinha integral + 400g de farinha branca, para um total de 550g

Pior ainda é a farinha de arroz, praticamente não cresce...

Viva:

Tenho andado a adaptar essa receita exactamente por a achar muito massuda...
Neste momento, estou a fazer assim (mas ainda não a sinto perfeita):

Receita de Pão de Mistura com sementes à Je
Ingredientes:

• 350ml de água (ou água + leite)
  • 2 colheres de sopa de azeite (ou 10gr de manteiga/margarina)
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar (ou mel)
  • 300g de farinha de trigo t.65
  • 100g de farinha de trigo integral
  • 100g de farinha de centeio
  • 2 colheres de chá de fermento seco de padeiro
  • 50g de sementes de sésamo
  • 30g de sementes de papoila

Mas como já disse o mmiigguueell, parece-me que isso é demasiada farinha de centeio... Quanto mais farinha centeio ou trigo integral ponho no pão, mais o noto "pesado"...

Última edição:
Voltar
Superior