Máquinas de fazer pão

tenho uma aqui em casa e gosto e uso bastante.

Aqui é assim:

chego as casa pego num saco de farinha normal, e meto cerca de 700g, depois uma colher de sal, fermento em pó da marca Fermipan, e meto um bocado de agua a olho e a maquina começa a misturar... cerca de 30m depois apita e meto sementes variadas e um saco de passas de uva.
Depois qdo tiver a completar as 3 horas desde que começou tá a casa toda a cheirar a pão[br:)] e tiro o pao, costumo depois fatiar o pão todo e congelar para ir comendo.

O ideal é fazer pães criativos, gosto mto de fazer pao de sementes e passas, mas tou a pensar um destes dias fazer pão com chouriço, fazer o pão todo cheio de bocados de chouriço lá dentro.

Última edição:
Apesar de não ter em casa, já provei e por várias vezes o pão destas máquinas em casa de amigos meus. Digamos que o pão é algo de extraordinário e justifica-se o dinheiro que as máquinas valem!!! E mesmo assim não são caras, andam à volta dos 60-100 euros!

a que tenho foi 50euros
e a minha mae tb uma que comprou á pouco tempo tb 50euros no lidl

Notei uma coisa estranha, o balde da maquina comprem ser quadrado como o da minha, pois notei que a outra tem o balde um pouco rectangular e isto faz que a helice de mexer não chegue bem ao canto.

Se forem comprar prefiram uma de balde quadrado, pois o pao com essas fica melhor amassado que com uma de balde ligeiramente rectangular.

tenho uma aqui em casa e gosto e uso bastante.

Aqui é assim:

chego as casa pego num saco de farinha normal, e meto cerca de 700g, depois uma colher de sal, fermento em pó da marca Fermipan, e meto um bocado de agua a olho e a maquina começa a misturar... cerca de 30m depois apita e meto sementes variadas e um saco de passas de uva.
Depois qdo tiver a completar as 3 horas desde que começou tá a casa toda a cheirar a pão[br:)] e tiro o pao, custumo depois fatiar o pão todo e congelar para ir comendo.

O ideal é fazer pães criativos, gosto mto de fazer pao de sementes e passas, mas tou a pensar um destes dias fazer pão com chouriço, fazer o pão todo cheio de bocados de chouriço lá dentro.

Interessante!

Ainda não percebi bem como aquilo funciona, a minha mãe é que tem andado a fazer experiencias, pelo menos até agora sairam bem!

Só que a maquina depois de estar a fazer o serviço já não dá para fazer mais nada!

Não sei se aquilo tem de se programar tudo antes de iniciar o processo....

Ainda a pouco fez-se mais um e estava apetitoso, um pouco branco, diga-se.

Lá se vai o padeiro....

E considerando o investimento na máquina, o que se gasta em farinha, água, fermento e electricidade. Compensa ao invés de comprar na tradicional padaria?

E considerando o investimento na máquina, o que se gasta em farinha, água, fermento e electricidade. Compensa ao invés de comprar na tradicional padaria?
pensa quanto custa um quilo de farinha e um punhado de sal...àgua é da torneira(também se paga é verdade) e o fermento vais pedir ao pingo doce mais próximo[;)]

e o preço final da tua produção não tem lucro de venda nem iva ;)

A minha mãe tem uma da Ciatronic e não sei se é defeito ou feitio mas o pão fica muito esfarelado.

É muito bom na hora quentinho (apesar de esfarelar muito à mesma), mas se for feito de manhã, à noite já me custa um pouco a come-lo. Será que existe algum truque para evitar isto?

A minha mãe tem uma e usa-a com bastante frequência.

Fez muitas experiências até acertar. Actualmente só usa a máquina para amassar, depois retira lá de dentro e coloca no forno... diz que prefere fazer assim.

A verdade é que o pão agora sai sempre bem e para quem pergunta se compessa, pela quantidade de pão que se pode fazer com 1 kg de farinha compensa largamente.

Acaba por compensar ao fim de algum tempo, dependendo do teu gasto mensal em pão. Nota que não vais pagar a mão de obra para fabricar o pão logo vai de si ficar mais barato com o tempo. Precisamente quanto depende do teu gasto mensal em pão, o preço da máquina e quanto vais gastar por mês para fazer pão.

A grande vantagem da máquina consiste na melhor qualidade de pão que se extrai dela. O pão que se vende nas padarias tem 10x mais fermento do que o necessário por forma a criar o máximo de bolhas de ar no pão e dar para fazer mais pão com a mesma quantidade de farinha. O mesmo não ocorre nessas máquinas, onde só metes o fermento necessário e a qualidade é muito melhor.

Os meus pais têm uma dessas máquinas.

Aqui há tempos fiz as contas incluindo custo da farinha, fermento, electricidade, etc...

O preço de custo do pão é inferior a 1€ (rondava os 85 cent. se não estou em erro).

Não incluí a amortização da máquina, e assumi que a mão de obra é de borla e que o transporte dos ingredientes do supermercado para casa também não tem custo (aproximação razoável já que se tem sempre de ir às compras de qq maneira).

O pão que resulta da máquina é muito do meu agrado.

A minha mãe tem uma da Ciatronic e não sei se é defeito ou feitio mas o pão fica muito esfarelado.

É muito bom na hora quentinho (apesar de esfarelar muito à mesma), mas se for feito de manhã, à noite já me custa um pouco a come-lo. Será que existe algum truque para evitar isto?

Os pais da minha namorada tem uma e comia muitas vezes. Vale bem a pena porque o pão hoje em dia está todo falsificado..

O pão de hoje em dia não está "todo falsificado", mas leva aditivos, melhorantes, para ter melhor rendimento e duração. Além de corrigir defeitos das farinhas, e melhorar a uniformização do produto.

É certo que muito do pão tem demasiado "fermento", mas também é certo que a maioria do pão é vendido a peso e, como tal, ter muitas "bolhas de ar" ou poucas pouco vai influenciar no lucro do vendedor.

Sem aditivos, é muito difícil ter um pão que dure muito tempo sem ficar duro, e seco.

Podem sempre fazer como o Nephilim, e congelar, ou até podem "pré-cozer" o pão, não o cozendo na totalidade, e depois congelar. E á medida que for sendo necessário, pode ser descongelado e ir uns minutos ao forno, como o "pré-cozido" de compra.

Atenção à água que usam para o pão. Água de boa qualidade faz pão de boa qualidade[;)]

E deve-se usar água fresca, quase gelada. Juntar uns cubos de gelo à água, e retirar antes de a adicionar à massa serve.[;)]

Durante a amassadura a massa vai aquecer, por fricção. Esse calor pode "matar" a levedura, levando a que o pão não fermente bem e fique com poucas "bolhas de ar".

Atenção à quantidade de sal: além do sabor, faz com que o pão ganhe cor por fora. E deve-se juntar um pouco de açúcar, pois melhora a fermentação. E, em algumas receitas, um pouco de cerveja (tem levedura[;)]) dá bons resultados. Costumo comer umas pizzas quase sem fermento, mas com cerveja...[br:)][br:)][br:)]

Infelizmente não tenho aqui nenhuma receita para partilhar...[s)]

O pão de hoje em dia não está "todo falsificado", mas leva aditivos, melhorantes, para ter melhor rendimento e duração. Além de corrigir defeitos das farinhas, e melhorar a uniformização do produto.

Eu acho que meter acucar no pao e' falsificar, pois pelo que sei o pao nao leva acucar.

Alem do mais que hoje o pao ja nem dura 24h sequer.. Ainda nao ha muitos anos comia pao de um dia para o outro, agora nao se pode mesmo.

Voltar
Superior