Máquinas de fazer pão

[:D]
Deve ser alguma máquina mais recente que terá uma forma com divisórias, penso eu de que!

sim é isso, a minha tefal que depois de ir para o arranjo 3 vezes lá se dignaram a dar-me outra, mas agora da moulinex, que é do mesmo grupo e esta já vem com uns acessórios para fazer os cacetes pequenos, só que temos que fazer os cacetes á mão, obviamente.

Sem querer estar a dizer uma barbaridade, massa fermentada é a massa que sobrou de uma anterior preparação de pão. Quando fazes a nova, deixas um bocadinho de parte para a massa que farás a seguir. E assim sucessivamente.

Essa lógica foi a que eu segui desde início, mas será mesmo assim???

Humm eu vi um episódio qualquer do masterchef austrália em que os concorrentes tinham um desafio, e estavam numa padaria. Acho que para fazer um pão qualquer a receita dizia para colocar massa fermentada. E eles fizeram isso que disseste, pegaram em massa que tinha sobrado doutras preparações que já tinha fermentado e utilizaram, e o pão ficou uma cagada. Quando foram a ver, a massa fermentada era um produto que por acaso estava lá na padaria, mas eles não tinham visto. Agora, o que é exatamente não sei. Pelo nome eu ficava tentada a usar massa previamente fermentada, mas não sei se será o mais correcto. Eu no teu lugar experimentava, via como ficava. Se o resultado não é o pretendido, perguntava numa padaria.

Gostava de colocar uma questão ao pessoal que já tem experiência com as maquinas de fazer pão.

O meu pai actualmente compra dois pães de centeio por dia, por 1,60€. Cada pão tem 240 gramas, uma media de 24 x 16 cm em elipse, para ter uma ideia.

Gostava de saber se o gasto de se fazer o pão com uma maquina minimamente decente, é inferior ou ao menos, ela por ela, para ver se compensa comprar uma maquina.

Obrigado a todos!

Mais barato é de certeza, e as máquinas, no produto final, são todas iguais. Não esperes é um pão em elipse, aquilo sai sempre aos cubinhos! [:D]

Andei à procura da receita de pão de Mafra, que ADOOOORO, e encontri o seguinte:

Agora surge a dúvida: o que raio é "massa fermentada"??? Segundo pesquisei é isso que dá aquela "humidade" ao pão de Mafra, mas não consegui perceber o que é isto, se se faz, se se compra, não faço ideia... Alguém sabe??:confused:

Fazes um pão, depois guardas uma parte dessa massa para o próximo pão.
Massa fermentada é isso mesmo.. massa que já fermentou [:p]

Também há quem chame de "massa velha".

Comprar MFP - Qual modelo escolher?

Comprar MFP - Qual modelo escolher?

Rapaziada, chegou a minha hora ehehe.

Andamos a consumir pão cá em casa que é uma coisa parva...e ainda por cima, começamos a comer pão "escuro", com ou sem sementes...e fica caríssimo...

Optamos por comprar uma MFP, mas não sei se vale a pena dar mais €€€ ou comprar a mais barata - Silvercrest do Lidl (850W) <--- vai ficar à venda já no próximo dia 10/09 por 49,99€.

Tenho outros possíveis modelos na lista do comparativo, mas não sei qual escolher.

A potência interessa neste tipo de máquinas? Neste caso, a Silvercrest é a mais potente...

Ideias?

Edit: além de pão, o objetivo seria também fazer massa para pizza e folhados :)

Última edição:
Tenho uma Moulinex neste momento. Essa do lidl acho que vale a pena. Basicamente só uso três programas: Pão simples +-3h, massas frescas levedadas (pizza) e massas frescas (massa para cozer/lasanhas).
Vale a pena.

Existe alguma farinha + fermento que sejam "os mais recomendados?"

Já percebi que a qualidades destes dois itens, é essencial para um bom resultado final...

Eu já pensei em comprar uma máquina pão, mas acho que apenas para mim e para a minha filha não vai compensar o gasto de luz e ingredientes. O que acham?

Eu uso sempre fermento fresco que vendem nos hiper, deste ou de outra marca,

DSC04838.jpg

Para 550g de farinha uso 1/3.

Normalmente uso 100g a 150g de farinha integral e o resto com farinha normal.
300g de água e/ou leite
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de açucar
Azeite qb

Ter faca eletrica para cortar também ajuda :)

Além da poupança é muito mais saudável. Só as porcarias todas extra que poem nos paes...
Continuo a comprar os outros, só que em menor quantidade.

Última edição:
Já uso MFP há uns largos meses e desde então deixei de comprar pão.

Antes comprava pão de forma ou em padaria e estava quase todos os dias a usar a torradeira. Hoje em dia faço um pão 1 ou 2 vezes por semana e uso menos a torradeira pelo que não tive um aumento substancial na conta da luz.

Além disso há preparados muito bons e comemos pão de qualidade.

Até as massas de pizza e de bolo se fazem por lá.

Compensou.

Já uso MFP há uns largos meses e desde então deixei de comprar pão.

Antes comprava pão de forma ou em padaria e estava quase todos os dias a usar a torradeira. Hoje em dia faço um pão 1 ou 2 vezes por semana e uso menos a torradeira pelo que não tive um aumento substancial na conta da luz.

Além disso há preparados muito bons e comemos pão de qualidade.

Até as massas de pizza e de bolo se fazem por lá.

Compensou.

Qual a diferença entre a massa de pao e a de pizza ?

Eu também costumo fazer pizzas, mas uso a mesma receita da do pão.

... e a principal vantagem que dou à máquina é programar para à hora que acordo o pão estar a acabar de fazer. Não tenho que sair de casa para ir buscar ou tomar o pequeno almoço fora, e tenho um pão que basta por uma noz de manteiga e derrete logo.
Uso as farinhas da Nacional já com fermento e vários tipos: com sementes, integral, simples, de milho.. etc.
Não é propriamente para poupar dinheiro, mas é mais prático.

Qual a diferença entre a massa de pao e a de pizza ?

Eu também costumo fazer pizzas, mas uso a mesma receita da do pão.

O programa é diferente. Para massa de pizza dura só 1h e não coze. Na minha máquina se depois de terminar deixar a máquina ligada mantêm a temperatura para levedar.
Se for o programa de pão... no final das 3h sai um pão!

Voltar
Superior