Máquinas fotográficas digitais

Mas eu já não te enquadro no utilizador normal...

O utilizador normal, já mal sabe usar a máquina quanto mais fotografar em RAW para poder mudar WB no pc e afins!

Infelizmente com a era digital muito pensam que são fotógrafos quando na realidade não o são.

Agora, tudo depende de como encaras a fotografia.. O Henry Cartier Brenson por exemplo nunca revelou um rolo de fotografias, num tempo em que a maioria dos fotografos revelava todo o seu trabalho manualmente. Já o Ansel Adams até verdadeiros tratados sobre revelação escreveu e revelava os seus fotogramas um por um... Quem tem razão? Enfim, acho que ambos.. Cada um deve seguir aquilo que lhe dá mais prazer..

E se no tempo dos rolos de 35mm ou montavamos um mini-estudio em casa e revelavamos os rolos a P&B, ou então tinhamos que abdicar desse controlo e entregar o controlo do contraste e das cores a aplicar ao gajo ou ao software do minilab. Agora, podemos ter esse controlo sem grandes trabalhos.. Não vejo o porque de simplesmente excluir essa hipotese..

Eu volto a dizer, eu fotografo tudo em RAW e não acho minimamente que seja um desperdicio de tempo.

Boa explicação.
concordo com isso, eu revelei mtos rolos a P&B e até a cores(estes só alguns) e nessa altura tudo era diferente estava tudo limitado á quantidade de filme e da forma da revelação. E havia exactaente essas formas de encarar o trabalho, havia quem só fotografasse e nunca revelasse e havia quem fazia as 2 coisas.
O que acontecia dantes acontece hoje, quem faz desporto ou coisas semelhantes ao fotojornalismo, fotografa muito pouca paciencia tem para trabalhar no pc...em jpeg serve.
Quem gosta de fotografar com cuidado e tempo exige menos quantidade e mais qualidade, logo fotografa em raw.

É tudo subjectivo mas de forma racional, acho que se pode ou deve se fotografar em jpeg de forma distraída de ferias com os amigos etc.
Se formos para o intuito mesmo de fotografar para fazer imagens cuidadas a nivel tecnico a fim de fazermos um trabalho interessante, seá em raw.
Mas isto acaba por ser ao critério de cada um, em fotografia o que conta é o resultado final, ou seja a imagem[;)]

Boas,

Necessito de uma ajudita para tentar fazer a escolha final para uma próxima digital, pelo que parti da escolha de uma das seguintes:
Fuji S100FS / Olumpus SP570UZ / Nikon P80

A escolha tem por base um zoom de + 8x e que não tenha que trocar lentes senão comprava uma SLR porque não acho prático e é necessário alguns conhecimentos técnicos que não tenho.

A utilização é para fotos de familiares, paisagem e pouco mais.

O orçamento vai até 600€ que é o valor da Fuji, principal candidata porque, e se for tão boa como a 9600, penso que ficarei bem servido.
Outro pormenor desta é o ecran amovível que pode facilitar tirar nalguns condições que já me aconteceram.
A minha anterior escolha tinha sido a Sony H9 mas acho que está ultrapassada e nunca mais baixa de preço....

Como são todas recentes acho que nem todos tem conhecimento/ esperiência com as ditas, mas poderá haver aí alguém mais familarizado com o assunto.

Quem é que se chega á frente.....

A nova Sony DSC-H50 parace ser uma hipótese a considerar. As fotos que tenho visto na net e o feedback dos utilizadores são excelentes. Eu também tenho andado a balançar entre a Olympus 570, a Nikon P80 e a Sony, mas estou a virar para esta última face ao que tenho lido. A Fuji já tem um par de anos...

Boa explicação.
concordo com isso, eu revelei mtos rolos a P&B e até a cores(estes só alguns) e nessa altura tudo era diferente estava tudo limitado á quantidade de filme e da forma da revelação. E havia exactaente essas formas de encarar o trabalho, havia quem só fotografasse e nunca revelasse e havia quem fazia as 2 coisas.
O que acontecia dantes acontece hoje, quem faz desporto ou coisas semelhantes ao fotojornalismo, fotografa muito pouca paciencia tem para trabalhar no pc...em jpeg serve.
Quem gosta de fotografar com cuidado e tempo exige menos quantidade e mais qualidade, logo fotografa em raw.

É tudo subjectivo mas de forma racional, acho que se pode ou deve se fotografar em jpeg de forma distraída de ferias com os amigos etc.
Se formos para o intuito mesmo de fotografar para fazer imagens cuidadas a nivel tecnico a fim de fazermos um trabalho interessante, seá em raw.
Mas isto acaba por ser ao critério de cada um, em fotografia o que conta é o resultado final, ou seja a imagem[;)]

Eu concordo com praticamente tudo o que se disse aqui do RAW e da sua utilização. Concordo com o Mundano, o Silver e o Nephilim e acho que a unica questao que ainda está meio cinza é a que originou a conversa.

O RAW surgiu aqui como a necessidade de ter um cartão de 8Gb de alta velocidade. Ora bem, se a ideia do RAW é para trabalhos mais pensados então claramente que a ideia não é andar a fazer burst com formato RAW. Além disso um cartão de 280x, 8Gb a 20 e poucos erros deve ser o mesmo que deitar dinheiro directo para um caixote do lixo. Depois queixam-se que o cartão deu o berro e perderam 1.000 fotos.

Gasta-se 600, 700, 800 ou mais num equipamento fotografico e depois quer-se poupar 30 euros na memoria... É o mesmo que comprar uma Nikon F5 e depois usar rolos dos chineses... Não tem logica.

Eu tenho um unico cartão de 2GB, um Sandisk Extreme III..

Agora, para os problemas de espaço, especialmente nas férias arranjei uma solução mais engenhosa.

Mandei vir do ebay um DigimateIII (26€) e meti-lhe um disco HDD 2.5" de 120 GB (50€)..

Assim, quando o cartão enche, ligo-o ao digimate, faço backup de tudo (não demora mais de 1~2 minutos). Formato o cartão e continuo a fotografar..

Depois em casa é só ligar o Digimate ao PC como se de um disco externo se tratasse e copiar as fotos para o PC.

Para quem não sabe do que se trata, deixo aqui uma imagem:

digimateIIItouchscreen1.jpg

Este é a versão IDE, o meu é a versão SATA, é parecido com este, mas a caixa é em preto.

esse é de 512..

mas que tamanho tem isso é tipo uma pen mas que recebe cartões e terá certamente alimentação a pilhas ou bateria?

nunca vi nem mexi em nenhum...[:cool:] :sh)

O Digimate III é do tamanho de um disco externo dos mais pequenos. Aquilo que tu vês de 512MB é um cartão CF que lá está encaixado. Pelo tamanho do cartão podes ter uma perspectiva do tamanho do Digimate..

Tem uma bateria que lhe permite trabalhar sem estar ligado ao PC para fazer backup dos cartões de memoria.. Quando está ligado ao PC funciona como disco externo e como leitor de cartões (bem rápido por sinal)..

O espaço que dispões no digimate depois depende do disco que lhe meteres, actualmente por uns 100 euros compras discos de 320GB.. Eu comprei um de 120GB porque estava em promoção e não preciso de mais espaço.

Estas imagems dão uma melhor perspectiva:

digimate.jpg

digimate-III-Battery.jpg

Digimate3_HS2.jpg

Última edição:
O Digimate III é do tamanho de um disco externo dos mais pequenos. Aquilo que tu vês de 512MB é um cartão CF que lá está encaixado. Pelo tamanho do cartão podes ter uma perspectiva do tamanho do Digimate..

Tem uma bateria que lhe permite trabalhar sem estar ligado ao PC para fazer backup dos cartões de memoria.. Quando está ligado ao PC funciona como disco externo e como leitor de cartões (bem rápido por sinal)..

O espaço que dispões no digimate depois depende do disco que lhe meteres, actualmente por uns 100 euros compras discos de 320GB.. Eu comprei um de 120GB porque estava em promoção e não preciso de mais espaço.

Parecia-me a ficha...:sh) :sh) :sh) [:D]

então é fixe... é seguro ou é daquelas coisas que a medio prazo dão o berro e vai tudo á vida...quer dizer o ideal(acho eu) será armazear a medio , longo prazo em cd ou dvds...
ou será mais um disco de transição de ficheiros e não de armazenamento definitivo de arquivo.?

edit...vi depois..

Última edição:
Isto lá dentro leva um disco rigido normal como o dos portáteis... Pelo que a segurança é a equivalente à de qualquer disco externo.

Parece-me uma boa solução.
Actualmente ando com 3 cartões SD de 2GB, com esse Digimate evitava andar com tantos cartões mas por outro lado ando mais "leve". [;)]

Parece-me uma boa solução.
Actualmente ando com 3 cartões SD de 2GB, com esse Digimate evitava andar com tantos cartões mas por outro lado ando mais "leve". [;)]

São soluções diferentes para fins diferentes...

Vários cartões é mais leve e é mais rápido na hora de trocar.. É só tirar um e meter o outro.

Agora, eu num dia normal raramente encho os 2 GB, uso o Digimate mais para situações de recurso ou para quando estou alguns dias longe de casa.

E depois, eu andava a pensar comprar um disco externo.. Comparando com os discos externos de 2,5" o preço não foi descabido e este faz muito mais do que os que se vêm nas wortens e fnacs..

A nova Sony DSC-H50 parace ser uma hipótese a considerar. As fotos que tenho visto na net e o feedback dos utilizadores são excelentes. Eu também tenho andado a balançar entre a Olympus 570, a Nikon P80 e a Sony, mas estou a virar para esta última face ao que tenho lido. A Fuji já tem um par de anos...

Boas,

1º obrigado pelo comentário.

Esta Fuji foi lançada este mês mas tem um preço um bocado exagerado, cerca de 700€.
Estive hoje na Media Markt do glorioso e também achei a Sony H50 interessante pois é mais compacta e tenho alguma confiança na marca porque tenho bastante material em casa e problemas mínimos.

A Nikon também foi colocada no mercado há poucas semanas e não existem muitas opiniões s/ a mesma.
A Olympus parece ser uma escoha racional, mas tenho dúvidas...

Para os interessados: a Fuji 9600 está na Worten a 299 €, não está com nenhuma indicação de promoção mas com este preço é de aproveitar.

280x 8Gb por 23€ ? Já agora não queres partilhar mais dados? A marca por exemplo?

Não sei se usas a máquina de modo profissional ou qual o uso que lhe dás. Por isso não sei até que ponto o RAW, ou os 8Gb's são ou não essenciais. Mas por norma (salvo raras excepções) o Raw de pouco serve para o utilizador comum. Enche demasiado os cartões, reduz a velocidade das máquinas, e depois para mexer nas fotos no PC é preciso ter uma "bomba"!

Sim, o cartão é de 280x com 8 GB, custa cerca de 23€ e é da Samsung. Um de 16 Gb também da samsung custa cerca de 43€.

[;)]

Não sou profissional. Mas gosto muito de fotografia e se andar um dia inteiro ou um fim de semana fora a fotografar não é difícil encher um cartão. É preferível ter um cartão maior do que andar com um portátil ou qualquer outro meio de armazenamento para andar a transferir fotos.

[;)]

Eu sei que em estúdio usa-se mais RAW.. Até porque tanto quanto sei, quase tudo o que é máquinas ou backs medio formato só fotografa em RAW..

Agora não percebo é essa de o fotografar em RAW ser um desperdício de tempo para o utilizador comum.

É certo que é um processo mais demorado, mas tens mais controlo sobre o processo e tens mais informação para trabalhar. Além de todos os ajustes que podemos fazer à posteriori e que no JPG são mais dificeis, um bom conversor RAW pode usar muito mais poder de processamento do que o que a máquina dispõe e usar tecnicas de "demosaicing" e de redução de ruido melhores e produz melhores JPG's do que a máquina..

Agora, tudo depende de como encaras a fotografia.. O Henry Cartier Brenson por exemplo nunca revelou um rolo de fotografias, num tempo em que a maioria dos fotografos revelava todo o seu trabalho manualmente. Já o Ansel Adams até verdadeiros tratados sobre revelação escreveu e revelava os seus fotogramas um por um... Quem tem razão? Enfim, acho que ambos.. Cada um deve seguir aquilo que lhe dá mais prazer..

E se no tempo dos rolos de 35mm ou montavamos um mini-estudio em casa e revelavamos os rolos a P&B, ou então tinhamos que abdicar desse controlo e entregar o controlo do contraste e das cores a aplicar ao gajo ou ao software do minilab. Agora, podemos ter esse controlo sem grandes trabalhos.. Não vejo o porque de simplesmente excluir essa hipotese..

Eu volto a dizer, eu fotografo tudo em RAW e não acho minimamente que seja um desperdicio de tempo.

Estou globalmente de acordo com a tua opinião.[;)]

O que sublinhei penso que será a maior vantagem de fotografar em RAW, permitindo-nos deixar efectuar o processamento da imagem no PC, tendo mais capacidade de processamento e o nosso controlo.

[;)]

Eu concordo com praticamente tudo o que se disse aqui do RAW e da sua utilização. Concordo com o Mundano, o Silver e o Nephilim e acho que a unica questao que ainda está meio cinza é a que originou a conversa.

O RAW surgiu aqui como a necessidade de ter um cartão de 8Gb de alta velocidade. Ora bem, se a ideia do RAW é para trabalhos mais pensados então claramente que a ideia não é andar a fazer burst com formato RAW. Além disso um cartão de 280x, 8Gb a 20 e poucos erros deve ser o mesmo que deitar dinheiro directo para um caixote do lixo. Depois queixam-se que o cartão deu o berro e perderam 1.000 fotos.

Gasta-se 600, 700, 800 ou mais num equipamento fotografico e depois quer-se poupar 30 euros na memoria... É o mesmo que comprar uma Nikon F5 e depois usar rolos dos chineses... Não tem logica.

As memórias em causa são da samsung, como já referi.[;)]

Devo preocupar-me com a qualidade da samsung? :confused:

Ainda não conheci ninguém a que qualquer cartão de memória tenha dado o berro.

Boas,

1º obrigado pelo comentário.

Esta Fuji foi lançada este mês mas tem um preço um bocado exagerado, cerca de 700€.
Estive hoje na Media Markt do glorioso e também achei a Sony H50 interessante pois é mais compacta e tenho alguma confiança na marca porque tenho bastante material em casa e problemas mínimos.

A Nikon também foi colocada no mercado há poucas semanas e não existem muitas opiniões s/ a mesma.
A Olympus parece ser uma escoha racional, mas tenho dúvidas...

Para os interessados: a Fuji 9600 está na Worten a 299 €, não está com nenhuma indicação de promoção mas com este preço é de aproveitar.

Já agora, qual era o preço da Sony? Aqui para os meus lados ainda não chegou...

Sim, o cartão é de 280x com 8 GB, custa cerca de 23€ e é da Samsung. Um de 16 Gb também da samsung custa cerca de 43€.

[;)]

Não sou profissional. Mas gosto muito de fotografia e se andar um dia inteiro ou um fim de semana fora a fotografar não é difícil encher um cartão. É preferível ter um cartão maior do que andar com um portátil ou qualquer outro meio de armazenamento para andar a transferir fotos.

[;)]
Não são uns SAMSUNG OEM que se vendem no Ebay não?

Eu para cartões de memória só confio em Sandisk. Os Sandisk Desde o Ultra II ao Extreme IV Ducati batem tudo e todos. um Sandisk de 133x bate cartões de outras marcas de 266x e até 300x

http://www.robgalbraith.com/bins/camera_multi_page.asp?cid=6007-9256

a Samsung não tem grande tradição em cartões de memória. Não acredite que o cartão se estrague, mas quase de certeza que 280x não vais conseguir... se conseguires 133x já te podes dar com sorte.
O que não faltam ai são cartões que prometem velocidades espectaculares e depois vê-se...

As memórias em causa são da samsung, como já referi.[;)]

Devo preocupar-me com a qualidade da samsung? :confused:

Ainda não conheci ninguém a que qualquer cartão de memória tenha dado o berro.

Acho que depende muito do que estamos a falar... Eu confio em mto poucas marcas para os cartões de memória. Pessoalmente só tenho Sandisk, mas existem um ou outra marca que ainda considero "segura" (leia-se mais segura).

Os únicos cartões Sansung de 280x e 8Gb/16Gb que encontro são estes:

1297icoup7.jpg

E pelo que vi só os encontro à venda no eBay e noutros sites meio manhosos... Acho que olhando para esta imagem nem é preciso dizer ou não se eles têm bom aspecto.

Vou-te antes dizer as minhas regras sobre a compra de cartões de memória:

1º NUNCA comprar no eBay, nem os SanDisk! A percentagem de cartões de memória falsos que existem à venda no eBay é assustadora.

2º Comprar sempre um cartão de uma marca reconhecida pelos seus cartões e não comprar as entradas de gama. Não interessa se estamos a falar de um cartão da Ferrari. Interessa é saber se a Ferrari faz bons cartões. Para mim os cartões bons são os Ultra/Extreme da Sandisk, os Professional da Lexar e os Ultimate da Kingstone.

3º FORMATAR sempre o cartão dentro da máquina e antes de se andar feito doido a tirar 8Gb de fotos.

4º Em vez de comprar um cartão de 8Gb comprar 2x4Gb. Pode parecer estúpido mas reduz a metade o risco de perder as fotos todas (por perda de um cartão ou por erro desse mesmo cartao)

Eu tenho seguido estas indicações nos ultimos anos e felizmente tenho conseguido não ter problemas. Claro que não estou imune mas confio que estas "regras" permitem reduzir alguns riscos. E sim, conheço bastante pessoas a quem os cartões já deram o berro. Normalmente é porque são cartões de marca branca de 100000000x de velocidade e que custavam meia duzia de euros.

Muito sinceramente, se o tamanho não for objecção, compra esta máquina que não te arrependes.

Esta fuji tal como a S6500 tem uma lente feita pela Tamron de alta qualidade. O sensor usa a tecnologia super CCD da Fuji que te garante uma definição e niveis de ruido que a concorrencia não consegue sequer chegar perto. E depois a S9600 é uma máquina já bastante parecida na filosofia com as SLR's.. Ou seja, tens quase todas as opções importantes ao alcance de um botão, não precisas de perder tempo precioso a navegar pelos menus para mudar coisas basicas..

Se o teu objectivo for uma máquina mais compacta, eu pessoalmente olharia para as Panasonic. É certo que os sensores Panasonic têm alguns problemas com ISOs altos, mas nesse ponto sinceramente só os Fuji são relativamente bons, de resto são todos maus.. Por outro lado as lentes Leica com o sistema MEGA OIS da Panasonic são simplesmente o "state of the art" no que toca a lentes para máquinas compactas. Depois para completar tudo, a Panasonic em termos de facilidade de utilização das suas máquinas nos modos automaticos costuma andar um (ou dois) passos à frente da concorrencia uma vez que as suas máquinas em automatico funcionam de uma forma bastante inteligente.

Voltar
Superior