Como já disseram, baterias é muito melhor do que pilhas, não só são mais leves, como têm muito mais potencia...
Além disso, compra-se uma 2ª bateria de uma marca tipo uniross, por 15 ou 20 euros ou da própria marca por 30~50 euros.. E fica-se com autonomia para encher vários cartões de 2GB..
Um pack de pilhas de 2500mha custa praticamente isso. E se tiverem que comprar um carregador bom, lá vão mais 30 a 40 euros.
No caso concreto da Nikon D40 uma carga completa dá para tirar 470 fotos, segundo a norma CIPA, ou seja, são 470 fotos, sendo metade com flash e metade sem flash, logicamente que se tirarem todas sem flash e forem comedidos no uso do LCD (o inimigo nº1 das baterias) podem facilmente passar as mil fotos com uma carga. Só para compararem uma Pentax K110D com 4 pilhas AA de 2500 mha, dá para 300 fotos nas mesmas condições, ou seja, 35% menos autonomia e mais peso..
Por fim, a bateria da D40 carrega em 90 minutos. Já o carregador de pilhas que tenho para o meu flash, demora 9H30 minutos a carregar um conjunto de 4 pilhas AA de 2500 mha, e isto porque é um carregador rápido, porque um normal demora mais de 18 horas. Bem sei que agora há carregadores "sprinter" que conseguem carregar as pilhas em 90 a 180 minutos, mas estas pilhas não estão feitas para essas correrias e pelos relatos que há na net as pilhas morrem ao fim de relativamente poucas recargas quando são carregadas com estes carregadores ultra-rápidos, há quem fale em 60 a 80 recargas até as pilhas ficarem meias mortas quando se usa estes carregadores, contra as aproximadamente mil cargas que estas pilhas devem aguentar.