1-R-Qdo falei em tripé pode ser dos pequeninos ou até um "tripé" que pode ser um livro ou um degrau para por a maquina fixa...dá jeito qdo se fotografa uma rua á noite e não se tem tripé arranja-se uma pedra para apoiar a maquina e tal de forma a não mexer...
Mas nos interiores o tipo de fotografia feita com uma compacta é mais a pessoas e aí claro o tripé nao é usado nem dá mto jeito para fotografar pessoas.
Já agora corrigo que o tripé nao é só para efeitos especiais mas para toda a fotografia de qualidade especialmente paisagem e estudio.
2-R- Ora aqui está um tema mto discutido desde sempre...[

] crianças dentro de casa realmente há 2 opções:
1-luz continua que é a luz de um candeiro ou existente em casa.
2-luz de flash...
Eu pessoalmente e digo por experiencia propria pois fotografei crianças estou dividido entre estes 2 metodos. Mas se for retrato é com flash pois as cores batem certo e a velocidade é maior e há outro brilho na fotografia.
Se for para fotografia ambiente a ver-se as sombras etc...é sem flash mas claro o iso terá de subir... iso 800 acho mto se for para ampliar a um A4 ou A3 é complicado o iso800...
De qualquer modo fotografias sem flash a crianças em casa perdem um pouco o detalhe deixa-se de ver um fio de cabelo definido o pormenor da pele o brilho nos olhos etc...
Com flash tb podem ficar com reflexos(especialmente se a criança tiver a transpirar) pode ficar os oculos a reflectir, pode ficar com os olhos vermelhos, etc...
Mas num mar de hipoteses fotografar crianças em casa é preferivel com flash[

]
3-R- sim no contra luz ilumina o objecto se ele estiver a "3metros"
4-R- Bem numa reflez tudo +e superior e o que se exige de um iso alto por vezes nada tem a ver que o que exige do numero alto numa compacta...se bem que hoje em dia com os "photoshops" mtas gente com as reflex prefere SEMPRE(por defeito) fotografar em iso 100 pk depois em photoshop é facil passar para iso elevados...o contrario é que não.
Sobre a importancia do iso elevado numa compacta fiquei surpreendido pelo facto de ter uma compacta e praticamente só usar o iso100... mas aceito a tua ideia.
Mas já nesses niveis elevados de ISO consegues ter boa definição mesmo em ampliações maiores?
Eu se quiseres posso mostrar aqui umas fotos de crianças feitas com flash, e tambem fotos de carros(motor) feita com flash(iso100) na fil e outras feitas sem flash a iso400 para servir de comparação
Mesmo as dos carros preferi as com flash.