Máquinas fotográficas digitais

Até podia ter ISO 3200. O facto de uma máquina ter níveis de sensibilidade superiores não quer dizer que tenha qualidade nesses níveis de ISO. Tem mais a ver com a quialidade do sensor. Aliás, nesta gama de compactas, são raras as que tiram boas fotos acima de 200/400 ISO. A excepção chama-se Fuji (F10, F11, F30, F31) que é de longe a melhor neste capítulo.

Mas se te limitares a fotos para o tradicional formato 10x15 não há garnde problema. Neste formato, o "ruído" não é tão perceptível.

Entre a Panasonic e a Nikon, pessoalmente, ía de caras para a Panasonic. Mas se o factor preço fôr importante...

É pena..:( O factor preço é importante, mas não é determinante. Não queria gastar mais do que uns 200€.

E que dizes desta?

http://www.pixmania.com/pt/pt/534960/art/panasonic/lumix-dmc-fx12ef-preta.html#fichetechnique

Haverá alguma que, não ultrapassando o preço, se possa comparar?

É pena..:( O factor preço é importante, mas não é determinante. Não queria gastar mais do que uns 200€.

E que dizes desta?

http://www.pixmania.com/pt/pt/534960/art/panasonic/lumix-dmc-fx12ef-preta.html#fichetechnique

Haverá alguma que, não ultrapassando o preço, se possa comparar?

Essa é parecida com a FX3, mas mais actual. Como tal, é igualmente uma boa opção. Tem a vantagem de maior resolução (7 MP).

Se precisas mesmo de uma boa máquina compacta para tirar fotos sobretudo em ambientes com pouca luz ou fotografia interior s/flash o meu conselho é a Fuji F31fd ou a F30 (ambas à volta de €225). Para exterior essas duas Panasonic são muito boas.

Última edição:
Essa é parecida com a FX3, mas mais actual. Como tal, é igualmente uma boa opção. Tem a vantagem de maior resolução (7 MP).

Se precisas mesmo de uma boa máquina compacta para tirar fotos sobretudo em ambientes com pouca luz ou fotografia interior s/flash o meu conselho é a Fuji F31fd ou a F30 (ambas à volta de €225). Para exterior essas duas Panasonic são muito boas.

e o porquê disso? a objectiva parece-me equivalente a nivel de luminosidade.
Melhores sensores os da fuji?

e o porquê disso? a objectiva parece-me equivalente a nivel de luminosidade.
Melhores sensores os da fuji?

Estas Fuji têm o melhor sensor do seu segmento (sensor Super CCD HR). Não sou eu que o digo, basta ler algumas das revistas da especialidade. Tiram fotos muito boas em condições de fraca luminosidade, ao nível até de algumas máquinas Reflex digitais. Estas máquinas Fuji tiram fotografias a ISO 800 com um nível de qualidade, em termos de "ruído", equivalente aos ISO200 da concorrência.

"..., the FinePix F31fd offers a tantalizing glimpse of how very different compact cameras would be if all manufacturers put as much effort into developing sensor and processing technology as they do into designing and marketing pretty cameras with features no one ever asked for. Our tests show that the F31fd's sensor gives you at least a two-stop advantage over the best that conventional CCD technology can offer, and in many cases a three-stop advantage, with ISO 800 output that can rival some cameras at ISO 200."

"...let's not lose sight of the fact that the F31fd blows away all its competitors at anything over ISO 200, which is no mean feat."

Última edição:
Estas Fuji têm o melhor sensor do seu segmento (sensor Super CCD HR). Não sou eu que o digo, basta ler algumas das revistas da especialidade. Tiram fotos muito boas em condições de fraca luminosidade, melhor até que algumas máquinas Reflex digitais. Estas máquinas Fuji tiram fotografias a ISO 800 com um nível de qualidade, em termos de "ruído", equivalente a aos ISO200 da concorrência.
Sim as compactas fuji tem um sensor bastante bom, reduz bastante o "ruido" o entanto seja qual for o sensor a "qualidade" em iso800 é sempre inferior que em iso 100. O ideal é os interiores serem fotografados a iso100

Sim as compactas fuji tem um sensor bastante bom, reduz bastante o "ruido" o entanto seja qual for o sensor a "qualidade" em iso800 é sempre inferior que em iso 100. O ideal é os interiores serem fotografados a iso100

Sem dúvida, mas se não quiseres/puderes usar o flash não tens outra alternativa a não ser aumentar a sensibilidade à luz e aí dá jeito teres uma máquina com boa qualidade fotográfica acima dos ISO 200.

Além de que o flash nestas compactas tem pouco alcance o que limita muito as possibilidades fotográficas. Por outro lado, se quiseres fotografar no exterior com pouca luz, o flash não serve para nada se o motivo fôr uma paisagem ou, sendo uma pessoa ou objecto, esteja fora do alcance do flash.

Mais, para fotografar crianças (e não só) no interior geralmente necessitas do flash o que na maioria dos casos provoca o efeito olhos vermelhos. Com ISO 800 resolves o problema, dispensando o flash.

Sem dúvida, mas se não quiseres/puderes usar o flash não tens outra alternativa a não ser aumentar a sensibilidade à luz e aí dá jeito teres uma máquina com boa qualidade fotográfica acima dos ISO 200.
existe uma boa alternativa é usares um tripé e fotografares a iso100[;)]
Além de que o flash nestas compactas tem pouco alcance o que limita muito as possibilidades fotográficas. Por outro lado, se quiseres fotografar no exterior com pouca luz, o flash não serve para nada se o motivo fôr uma paisagem ou, sendo uma pessoa ou objecto, esteja fora do alcance do flash.
O alcance de flash das compacta em iso 100 é curto devido a fraco nºde guia de qualquer forma é suficiente para 3-4metros(em iso100)
Mais, para fotografar crianças (e não só) no interior geralmente necessitas do flash o que na maioria dos casos provoca o efeito olhos vermelhos. Com ISO 800 resolves o problema, dispensando o flash.

O flash das compactas é sempre algo manhoso e o efeito dos olhos vermelhos que pode(ou nao) acontecer é exemplo disso...no entanto e falando fotografar de crianças no interior, é sempre vantajoso o uso do flash por varios motivos:
1º melhor cor e nitidez
2º como uma criança não para quieta o uso do flash proporciona velocidades de 1/60 ou superior que "congela" com nitidez a criança...sem flash é possivel uma boa fotografia mas a nitides e o pouco detalhe sao inevitáveis, e sem flash no interior as cores podem alterar tambem para cores irreais.
Com fotografia de animais é igual.

Última edição:
existe uma boa alternativa é usares um tripé e fotografares a iso100[;)]
O alcance de flash das compacta em iso 100 é curto devido a fraco nºde guia de qualquer forma é suficiente para 3-4metros(em iso100)

O flash das compactas é sempre algo manhoso e o efeito dos olhos vermelhos que pode(ou nao) acontecer é exemplo disso...no entanto e falando fotografar de crianças no interior, é sempre vantajoso o uso do flash por varios motivos:
1º melhor cor e nitidez
2º como uma criança não para quieta o uso do flash proporciona velocidades de 1/60 ou superior que "congela" com nitidez a criança...sem flash é possivel uma boa fotografia mas a nitides e o pouco detalhe sao inevitáveis, e sem flash no interior as cores podem alterar tambem para cores irreais.
Com fotografia de animais é igual.

Não dá jeito andar com o tripé a trás. Quem tem uma compacta não usa tripé. Isso é mais para fotógrafos de outro nível ou que desejam fazer fotografia com efeitos especiais.

O facto de usares um ISO elevado faz com que possas fotografar com velocidades de obturação mais rápidas o que "congela" ainda melhor certos movimentos bruscos do motivo a fotografar. Para fotografar crianças dentro de casa com luz artificial dá muito jeito.

Na minha opinião, com uma compacta, sempre que se puder evitar o flash deve-se fazê-lo. A execpção são os casos de contra-luz onde um golpe de flash em exterior faz maravilhas.

Mas respeito a tua opinião. Pessoalmente acho muito importante uma compacta ter boa qualidade fotográfica com ISO's elevados. Mais do que numa boa Reflex digital onde podes acoplar um flash decente.

1-Não dá jeito andar com o tripé a trás. Quem tem uma compacta não usa tripé. Isso é mais para fotógrafos de outro nível ou que desejam fazer fotografia com efeitos especiais.

2-O facto de usares um ISO elevado faz com que possas fotografar com velocidades de obturação mais rápidas o que "congela" ainda melhor certos movimentos bruscos do motivo a fotografar. Para fotografar crianças dentro de casa com luz artificial dá muito jeito.

3-Na minha opinião, com uma compacta, sempre que se puder evitar o flash deve-se fazê-lo. A execpção são os casos de contra-luz onde um golpe de flash em exterior faz maravilhas.

4-Mas respeito a tua opinião. Pessoalmente acho muito importante uma compacta ter boa qualidade fotográfica com ISO's elevados. Mais do que numa boa Reflex digital onde podes acoplar um flash decente.

1-R-Qdo falei em tripé pode ser dos pequeninos ou até um "tripé" que pode ser um livro ou um degrau para por a maquina fixa...dá jeito qdo se fotografa uma rua á noite e não se tem tripé arranja-se uma pedra para apoiar a maquina e tal de forma a não mexer...
Mas nos interiores o tipo de fotografia feita com uma compacta é mais a pessoas e aí claro o tripé nao é usado nem dá mto jeito para fotografar pessoas.
Já agora corrigo que o tripé nao é só para efeitos especiais mas para toda a fotografia de qualidade especialmente paisagem e estudio.

2-R- Ora aqui está um tema mto discutido desde sempre...[;)] crianças dentro de casa realmente há 2 opções:
1-luz continua que é a luz de um candeiro ou existente em casa.
2-luz de flash...

Eu pessoalmente e digo por experiencia propria pois fotografei crianças estou dividido entre estes 2 metodos. Mas se for retrato é com flash pois as cores batem certo e a velocidade é maior e há outro brilho na fotografia.
Se for para fotografia ambiente a ver-se as sombras etc...é sem flash mas claro o iso terá de subir... iso 800 acho mto se for para ampliar a um A4 ou A3 é complicado o iso800...
De qualquer modo fotografias sem flash a crianças em casa perdem um pouco o detalhe deixa-se de ver um fio de cabelo definido o pormenor da pele o brilho nos olhos etc...
Com flash tb podem ficar com reflexos(especialmente se a criança tiver a transpirar) pode ficar os oculos a reflectir, pode ficar com os olhos vermelhos, etc...
Mas num mar de hipoteses fotografar crianças em casa é preferivel com flash[;)]

3-R- sim no contra luz ilumina o objecto se ele estiver a "3metros"

4-R- Bem numa reflez tudo +e superior e o que se exige de um iso alto por vezes nada tem a ver que o que exige do numero alto numa compacta...se bem que hoje em dia com os "photoshops" mtas gente com as reflex prefere SEMPRE(por defeito) fotografar em iso 100 pk depois em photoshop é facil passar para iso elevados...o contrario é que não.

Sobre a importancia do iso elevado numa compacta fiquei surpreendido pelo facto de ter uma compacta e praticamente só usar o iso100... mas aceito a tua ideia.

Mas já nesses niveis elevados de ISO consegues ter boa definição mesmo em ampliações maiores?
Eu se quiseres posso mostrar aqui umas fotos de crianças feitas com flash, e tambem fotos de carros(motor) feita com flash(iso100) na fil e outras feitas sem flash a iso400 para servir de comparação
Mesmo as dos carros preferi as com flash.

1-R-Qdo falei em tripé pode ser dos pequeninos ou até um "tripé" que pode ser um livro ou um degrau para por a maquina fixa...dá jeito qdo se fotografa uma rua á noite e não se tem tripé arranja-se uma pedra para apoiar a maquina e tal de forma a não mexer...
Mas nos interiores o tipo de fotografia feita com uma compacta é mais a pessoas e aí claro o tripé nao é usado nem dá mto jeito para fotografar pessoas.
Já agora corrigo que o tripé nao é só para efeitos especiais mas para toda a fotografia de qualidade especialmente paisagem e estudio.

2-R- Ora aqui está um tema mto discutido desde sempre...[;)] crianças dentro de casa realmente há 2 opções:
1-luz continua que é a luz de um candeiro ou existente em casa.
2-luz de flash...

Eu pessoalmente e digo por experiencia propria pois fotografei crianças estou dividido entre estes 2 metodos. Mas se for retrato é com flash pois as cores batem certo e a velocidade é maior e há outro brilho na fotografia.
Se for para fotografia ambiente a ver-se as sombras etc...é sem flash mas claro o iso terá de subir... iso 800 acho mto se for para ampliar a um A4 ou A3 é complicado o iso800...
De qualquer modo fotografias sem flash a crianças em casa perdem um pouco o detalhe deixa-se de ver um fio de cabelo definido o pormenor da pele o brilho nos olhos etc...
Com flash tb podem ficar com reflexos(especialmente se a criança tiver a transpirar) pode ficar os oculos a reflectir, pode ficar com os olhos vermelhos, etc...
Mas num mar de hipoteses fotografar crianças em casa é preferivel com flash[;)]

3-R- sim no contra luz ilumina o objecto se ele estiver a "3metros"

4-R- Bem numa reflez tudo +e superior e o que se exige de um iso alto por vezes nada tem a ver que o que exige do numero alto numa compacta...se bem que hoje em dia com os "photoshops" mtas gente com as reflex prefere SEMPRE(por defeito) fotografar em iso 100 pk depois em photoshop é facil passar para iso elevados...o contrario é que não.

Sobre a importancia do iso elevado numa compacta fiquei surpreendido pelo facto de ter uma compacta e praticamente só usar o iso100... mas aceito a tua ideia.

Mas já nesses niveis elevados de ISO consegues ter boa definição mesmo em ampliações maiores?
Eu se quiseres posso mostrar aqui umas fotos de crianças feitas com flash, e tambem fotos de carros(motor) feita com flash(iso100) na fil e outras feitas sem flash a iso400 para servir de comparação
Mesmo as dos carros preferi as com flash.

Bem, antes de mais queria agradecer os teus posts. Mostram que sabes do que falas e é assim, com esta troca salutar de opiniões e experiências, que vamos aprendendo.

Se queremos fazer ampliações de decentes, o melhor é esquecer esta cena dos ISO. É util apenas para as fotos corriqueiras, de ocasião. Para algo com qualidade (sem "grão") concordo contigo que não há nada como trabalhar com ISO 100 ou, no máximo ISO 200.

Mas se queremos qualidade a sério, o melhor é pensar em adquirir uma boa Reflex digital. Para a fotografia banal (tipo festas, férias, etc. para mais tarde recordar) algumas compactas são uma excelente opção e têm a vantagem de serem pequenas e leves, ou seja, transportáveis.

Por outro lado, quem trabalhe bem com "photoshop" consegue fazer milagres mesmo sem grandes máquinas fotográficas.
Mas para mim, isso já não é bem fotografia, mas sim tratamento de imagem.

há sempre adaptadores... [;)] mas se for trocado melhor. essas fichas são usadas no UK, não é so nos USA [;)]

Eu sei que há adaptadores, mas visto ter sido um erro da parte deles, escusava de estar a gastar num adaptador.. nem que tenha que ir à loja fisica trocar.. porque este adaptador nao me serve para nada [;)]

Bem, antes de mais queria agradecer os teus posts. Mostram que sabes do que falas e é assim, com esta troca salutar de opiniões e experiências, que vamos aprendendo.
Não tem que agradecer toda a gente tenta aprender e se informar, uns sobre umas coisas outros sobre outras[;)] e até neste topico tenho aprendo mto sobre algumas duvidas sobre novas tecnologias[;)]
Se queremos fazer ampliações de decentes, o melhor é esquecer esta cena dos ISO. É util apenas para as fotos corriqueiras, de ocasião. Para algo com qualidade (sem "grão") concordo contigo que não há nada como trabalhar com ISO 100 ou, no máximo ISO 200.
na grande q maioria dos casos é isso...eu alias posso mostrar fotos tanto de dia como de noite em interiores e exteriores e crianças em iso 100. é preferivel pk dá para ampliar sem comprometer a qualidade, claro que as vezes o iso400 é inevitavel mas mais que isso é complicado se se pretende ampliar mas pode ser opçao de recurso, alias mtos espectaculos ao vivo sao feitos a iso800 nao ha outra hipotese visto que é sem flash.
Mas se queremos qualidade a sério, o melhor é pensar em adquirir uma boa Reflex digital. Para a fotografia banal (tipo festas, férias, etc. para mais tarde recordar) algumas compactas são uma excelente opção e têm a vantagem de serem pequenas e leves, ou seja, transportáveis.
Concordo plenamente e digo mais uma compacta para mim tem que ser pequena para caber no bolso. Mas actualmente uma boa compacta faz algumas fotos mais simples com uma boa qualidade.
Por outro lado, quem trabalhe bem com "photoshop" consegue fazer milagres mesmo sem grandes máquinas fotográficas.
Mas para mim, isso já não é bem fotografia, mas sim tratamento de imagem.

Olha não concordo, o photoshop não faz milagres se a fotografia não tiver qualidade o photoshop não lhe dá qualidade, só funciona vice versa.
Alias se assim fosse nem se investia em camaras como se investe mas sim no photoshop.
O ideal é a fotografia estar boa(maxima qualidade) e depois no photoshop ser corrigida a nivel de tamanho , contraste , cor etc... [;)]

Como é que alteras isso no Photoshop?

Canon EOS 400D

Canon EOS 400D

Boas,

Queria comprar uma Canon EOS 400D para oferecer a minha esposa. Estive a ver na pixmania e a maquina custa á volta de 750€. Já contactei a empresa a explicar que queria comprar em nome da empresa e foi-me dito que por vir de França não teria de pagar os 21%, o que faz com que a máquina fique nuns apetecíveis 620€!! (Será mesmo assim??? Eu sei que o IVA pode ser reembolsado, desde que esteja em nome da empresa, mas só isso) Na versão PRO do site (para profissionais www.pixmania-pro.com/pt), dizem que os métodos de pagamento são:

-Cartão de Crédito
-Transferência bancaria
-30 dias, após a data da factura

Eu como nunca comprei lá nada, obviamente, preferia pagar a factura a 30 dias, para me certificar se o artigo estaria em condições, quando cá chegasse. Mandei um mail pra lá, mas até á data, nada...
Alguem sabe como isto funciona?
E já agora, o preço está bom, há melhor? E a maquina? por esse preço, existem melhores?
desde já agradeço as vossas opiniões
Abraço

Bem, grande cena esquisita que aconteceu :(Ontem andei a fazer experiencias com a Z1050 e deixei a bateria acabar com a carga que trazia de origem (ainda deu para umas 2hrs de experiencias... impressionante) fotos com flash, sem flash, com zoom, sem zoom, etcColoquei à carga durante a noite e hoje de manhã quando coloquei a bateria, nao sei porquê mas o zoom digital pura e simplesmente nao funciona! Ja tive a ver as opções todas uma por uma, ja activei o zoom digital na opção devida (como refere o manual) e nada... so tenho zoom optico :(Que cena mais marada...

Bem, grande cena esquisita que aconteceu :(Ontem andei a fazer experiencias com a Z1050 e deixei a bateria acabar com a carga que trazia de origem (ainda deu para umas 2hrs de experiencias... impressionante) fotos com flash, sem flash, com zoom, sem zoom, etcColoquei à carga durante a noite e hoje de manhã quando coloquei a bateria, nao sei porquê mas o zoom digital pura e simplesmente nao funciona! Ja tive a ver as opções todas uma por uma, ja activei o zoom digital na opção devida (como refere o manual) e nada... so tenho zoom optico :(Que cena mais marada...

O zoom digital da maquina não serve para nada é apenas o aumentar da imagem como faz um computador...aumenta mas vai desaparecendo a qualidade.[:blush:]
podes ter sempre o zoom digital que quiseres no photoshop.[;)]

Voltar
Superior