Enfim... Estou um bocado como o tolo em cima da ponte.. Não sei para que lado vá...
Bom não sei o que te possa dizer...
São todas excelentes máquinas.... A panasonic começa nos 28mm e isso pode ser bastante importante. Tens de ver as tuas prioridades.
Já agora, pondera bem que tipo de fotografia queres fazer... para mim o estabilizador de imagem vale 0 (zero)!
Isso porque tiro muitas fotos dentro de interiores a pessoas que estão a mover-se naturalmente... gosto de tirar fotos com as pessoas a terem expressões naturais, sem ter que pedir para ficarem quietas. E aí o estabilizador de imagem práticamente não faz nada (experiência própria).
Ou tens uma lente muito luminosa (f/1.8, f/2.0 ou f/2.8) aliado a
isos altos ou então não tens hipótese: tens de usar flash!
Um bom teste prático que fiz foi quando há três ou quatro anos no jantar de família de Natal levei uma Minolta A1 com estabilizador de imagem e uma excelente lente f/2.8. A Minolta A1 é uma máquina muito boa, mesmo ainda hoje... o problema dela é que as fotos a ISO 400 e principalmente a ISO 800 não valem nada!
Usei ISO 200 por vezes 400... mas o certo é que as pessoas ficam tremidas mesmo com etabilizador de imagem; elas não deixam de fazer o que estão a fazer se eu não lhes pedir para ficarem quietas e isso eu não quero fazer. (tenho 35 primos e muitos deles são ainda uns putos irrequietos eheheh)
No ano seguinte levei a canon 350d com uma lente 50 f/1.8 e outra 28-50 f/2.8 nenhuma delas tem estabilizador de imagem. Apenas recorrendo a ISO 800 e 1600, as imagens ficaram como queira.
Claro que ficaram com um pouco de ruido, mas entre ter as fotos com um pouco de grão (que não me incomoda nada) e ter as fotos sem grão nenhum, mas todas tremidas, prefiro a 1ª opção.
Por isso dou tanto valor aos sensores destas Fuji compactas. E quase que aposto que é por aí que a fotografia digital mais vai evoluir e separar-se da película.
A tedência vais ser para que o sensor seja cada vez mais a parte importante na "rapidez" com que se obtura. [

]
(o estabilizador não permite velocidades de obturação maiores, apenas permite que a lente não trema tanto, o que é totalmente irrelevante para quando o "assunto" não é estáctico)