O ideal seria não passar dos 800 e tal a 900 euros.. Já contando com as lentes iniciais, bolsa e cartão de memoria. E mesmo para esses valores já seria esticar um bocado a corda. Quanto menos gastar melhor, porque a vida está cara..
Já agora deixo aqui o que pretendo, e se quiserem dar sugestões alternativas à E-510 que tenho em mente, agradeço.
O que me interessa sobretudo é fotografias de paisagens e retratos e um pouco de fotografia nocturna de vez em quando..
O que eu gostava que a maquina tivesse:
- Boas lentes de kit para ficar servido durante algum tempo.
- Estabilização de imagem no sensor.
- Mecanismos anti-poeira.
- Boa qualidade de imagem.
- Muitas opções, e escolhas para eu ir brincando e aprendendo.
Já agora, a única lente que eu estarei interessado em comprar, além da típica 50mm a 100€, será talvez uma super wide angle, adorava ter uma lente de 14mm (equiv a 35mm).
Eu sei que vão já dizer para comprar uma Canon ou uma Nikon, mas para o mesmo preço estas máquinas oferecem muito menos do que a concorrência. Para quem não tem já um arsenal de lentes fica difícil escolher racionalmente uma dessas... A Nikon D40x nem sequer Exposure Bracketing tem, não tem nenhum mecanismo para prevenir a poeira no sensor, não suporta a 100% uma vasta gama de lentes para Nikon, etc.. etc.. A Canon 400D parece mais atraente, mas tem uma qualidade de construção mais duvidosa, e tendo em conta o ciclo de lançamentos da Canon no passado deverá estar quase a ser substituída pela 450d ou 500d.. Pelo que a compra-la, mais vale esperar e depois comprar quando estiver com preço de desconto por estar "ultrapassada"..
Sinceramente, máquinas como a Pentak K100d Super, ou a K10d, a Sony A100, ou a Olympus E510, pelo menos no papel oferecem MUITO mais pelo mesmo dinheiro.
Enfim... Isto não é nada fácil decidir.. [8b]
Que confusão...[

]
Permite-me uma critica e um conselho...
Já aqui 2 forunistas desram a sua opinião o jacaré e o papi...que até são das pessoas melhor falam neste topico e concordo com eles.
O que se passa com a tua indecisão é que tas a ver a compra de uma camara fotografica como quem vai comprar um tlm de topo de gama onde se liga ao tamanho e peso e funções...mas em fotografia as coisas não sao assim.
O mundo da fotografia é feito com varios objecticvos e nichos de mercado variado e nem tudo o que ve a nivel de inovação é bom ou vantajoso.
E tu tas-te a perder em "mariquices" superfulas que em nada contribuem para boas imagens mas sim para atrofiar um fotografo.
Eu falo por experiencia propria pois tenho camaras reflex desde adolescente e uma delas dos anos 70...e com esssa eu tb faço a "espusure bracketing" etc e tal mesmo sem a camara nao ter essa função.
Sobre as escolha de uma reflex...aqui vao as dicas:
1º uma camara SLR convem ser robusta, pesada, solida , bem construída e resistente, e com bons acessórios disponiveis.
Falo em robustez e peso pk todo o maquinismo de obturação é mecanico e com desgaste o que requer bons materiais e nao o plastico manhoso e leve.
2º Convem ser uma maquina com boa ergonomia e de uma marca consagrada em fotografia slr e com referencias a nivel de qualidade e robustez
3º Convem ter no menu "dupla exposição"(importante ter...) e as compensações EV (dao jeito para alguns...) e os tempos e as aberturas e os respectivos menus e o modo manual e pelo menos 3 tipos de medição , central , spot e matricial. E isto praticamente todas tem.
O resto é conversa que nao interessa....ter um maquecismo de limpeza automatica n é relevante e nem ter "espusure bracketing" nao serve para nada...tal como o estabilizador na camara....é tudo tretas mais para iludir compras que funcionais para quem gosta e quer fotografar com qualidade.
Para a fotografia que dizes que queres, e se queres evoluir e aprender e ter fotos de grande qualidade e de acordo com o teu dinheiro...eu escolhia isto:
Nikon D80 (corpo) 819euroshttp://www.pixmania.com/pt/pt/353302/art/nikon/d80.html
e depois optava por uma objectiva fixa Nikon 50mm f1.8 custa uns 100euros (usada é mais barata)
e ai sim ficava com material para explorar aprender(repara esta objectiva permite coisas k nenhuma dos kits permite) e ter fotos de grande nivel.
ou entao se nao quisesse ampliações maiores e gastar menos...
era um kit da Nikon D40
http://www.pixmania.com/pt/pt/463011/art/nikon/d40-preta-objectiva-af-s.html
a 515euros...
mas eu ia para a primeira opção mais cara ...isto se pudesse claro...[

]