Máquinas fotográficas digitais

AMADOR - Bridge ou Reflex

AMADOR - Bridge ou Reflex

Olá a todos!

Antes de mais, obrigado a todos aqueles que dispoem o seu tempo neste forum a esclarecer duvidas, e a ensinar um bocadinho sobre fotografia a amadores como eu.

Como GRANDE amador, que neste momento se resume às fotografias da praxe mas com intenções de evoluir e se dedicar um bocadinho mais, peço-vos opinião sobre o seguinte:

1º Tenho uma compactazinha (olympus FE-150), com a qual estou bastante desiludido, mas estou a considerar a compra de uma reflex, não será este um passo muito grande, não seria melhor evoluir para uma bridge e mais tarde para uma reflex?
A escolher uma bridge, na vossa opinião qual a melhor; e qual a melhor na relação preço/qualidade?

2º A escolher reflex, estou muiiiiiiito inclinado para Nikon.
Porém a minha dúvida é:
- comprar a d40x c/ Kit 18-55 (+/- 650 euros) + sigma 55-200mm f4-5,6 DC HSM (182 euros)- Que vos parece a combinação para um fotografo amador e trivial? Recomendariam outra lente?

ou​

- Investir na máquina, comprar já o corpo da d80 (+/- 780 euros) e comprar uma lente ( o que me recomendariam para a d80)?​

Mais uma vez obrigado e parabens pela qualidade e solidariedade que instituiram neste forum.​

Cump.
Pedro​

O ideal seria não passar dos 800 e tal a 900 euros.. Já contando com as lentes iniciais, bolsa e cartão de memoria. E mesmo para esses valores já seria esticar um bocado a corda. Quanto menos gastar melhor, porque a vida está cara..

Já agora deixo aqui o que pretendo, e se quiserem dar sugestões alternativas à E-510 que tenho em mente, agradeço.

O que me interessa sobretudo é fotografias de paisagens e retratos e um pouco de fotografia nocturna de vez em quando..

O que eu gostava que a maquina tivesse:
- Boas lentes de kit para ficar servido durante algum tempo.
- Estabilização de imagem no sensor.
- Mecanismos anti-poeira.
- Boa qualidade de imagem.
- Muitas opções, e escolhas para eu ir brincando e aprendendo.

Já agora, a única lente que eu estarei interessado em comprar, além da típica 50mm a 100€, será talvez uma super wide angle, adorava ter uma lente de 14mm (equiv a 35mm).

Eu sei que vão já dizer para comprar uma Canon ou uma Nikon, mas para o mesmo preço estas máquinas oferecem muito menos do que a concorrência. Para quem não tem já um arsenal de lentes fica difícil escolher racionalmente uma dessas... A Nikon D40x nem sequer Exposure Bracketing tem, não tem nenhum mecanismo para prevenir a poeira no sensor, não suporta a 100% uma vasta gama de lentes para Nikon, etc.. etc.. A Canon 400D parece mais atraente, mas tem uma qualidade de construção mais duvidosa, e tendo em conta o ciclo de lançamentos da Canon no passado deverá estar quase a ser substituída pela 450d ou 500d.. Pelo que a compra-la, mais vale esperar e depois comprar quando estiver com preço de desconto por estar "ultrapassada"..

Sinceramente, máquinas como a Pentak K100d Super, ou a K10d, a Sony A100, ou a Olympus E510, pelo menos no papel oferecem MUITO mais pelo mesmo dinheiro.

Enfim... Isto não é nada fácil decidir.. [8b]

Que confusão...[:cool:]

Permite-me uma critica e um conselho...

Já aqui 2 forunistas desram a sua opinião o jacaré e o papi...que até são das pessoas melhor falam neste topico e concordo com eles.

O que se passa com a tua indecisão é que tas a ver a compra de uma camara fotografica como quem vai comprar um tlm de topo de gama onde se liga ao tamanho e peso e funções...mas em fotografia as coisas não sao assim.
O mundo da fotografia é feito com varios objecticvos e nichos de mercado variado e nem tudo o que ve a nivel de inovação é bom ou vantajoso.
E tu tas-te a perder em "mariquices" superfulas que em nada contribuem para boas imagens mas sim para atrofiar um fotografo.
Eu falo por experiencia propria pois tenho camaras reflex desde adolescente e uma delas dos anos 70...e com esssa eu tb faço a "espusure bracketing" etc e tal mesmo sem a camara nao ter essa função.

Sobre as escolha de uma reflex...aqui vao as dicas:

1º uma camara SLR convem ser robusta, pesada, solida , bem construída e resistente, e com bons acessórios disponiveis.
Falo em robustez e peso pk todo o maquinismo de obturação é mecanico e com desgaste o que requer bons materiais e nao o plastico manhoso e leve.

2º Convem ser uma maquina com boa ergonomia e de uma marca consagrada em fotografia slr e com referencias a nivel de qualidade e robustez

3º Convem ter no menu "dupla exposição"(importante ter...) e as compensações EV (dao jeito para alguns...) e os tempos e as aberturas e os respectivos menus e o modo manual e pelo menos 3 tipos de medição , central , spot e matricial. E isto praticamente todas tem.

O resto é conversa que nao interessa....ter um maquecismo de limpeza automatica n é relevante e nem ter "espusure bracketing" nao serve para nada...tal como o estabilizador na camara....é tudo tretas mais para iludir compras que funcionais para quem gosta e quer fotografar com qualidade.

Para a fotografia que dizes que queres, e se queres evoluir e aprender e ter fotos de grande qualidade e de acordo com o teu dinheiro...eu escolhia isto:

Nikon D80 (corpo) 819euroshttp://www.pixmania.com/pt/pt/353302/art/nikon/d80.html

e depois optava por uma objectiva fixa Nikon 50mm f1.8 custa uns 100euros (usada é mais barata)

e ai sim ficava com material para explorar aprender(repara esta objectiva permite coisas k nenhuma dos kits permite) e ter fotos de grande nivel.

ou entao se nao quisesse ampliações maiores e gastar menos...
era um kit da Nikon D40
http://www.pixmania.com/pt/pt/463011/art/nikon/d40-preta-objectiva-af-s.html

a 515euros...

mas eu ia para a primeira opção mais cara ...isto se pudesse claro...[;)]

Não compliques o que é simples.... qto ao "Exposure Bracketing"... enfim... isso é giro e tal.... mas na realidade duvido que saibas na prática que utilidade deverías dar a isso... Normalmente é usado num meio mais exigente e mesmo profissional onde existe uma enorme exigência em relação à qualidade do produto final! E sinceramente nem é a melhor maneira de aprender para quem se inicia...

!
Este discurso nao é para ti jacaré...é para o Mundano[;)]
Sobre o "expusure Bracketing" é sem duvida uma mariquice que as camaras podem trazer e perfeitamente dispensavel...

Eu faço isso (qto necessito)com todas as camaras que tenho e nenhuma tem essa função[:cool:]

O Expusure Bracketing consiste numa tecnica profissional praticamente SÓ usada em estudio, que consiste em varios fotogramas (3 pelo menos) em que um tem a exposição correcta e outra tem uma sobreexposição e a outras uma sobreposição isto tudo com fracções EV, para se depois no estudio se escolher a correcta das 3(ou mais)
É uma velha tecnica de estudio e mto util mas que pode ser feita com QUALQUER maquina...e só se faz isto em estudio noutro tipo de fotografias nao faz qualquer sentido esta tecnica.

Já agora acrecesto que a maioria dos menus das maquinas(nocturno, fogo de articifio, retrato , paisagem , desporto etc) tb é lixo... o que é util sao apenas 3 menus, que sao o Manual, o prioridade á abertura e a prioridade aos tempos...o resto é conversa para vender maquinas...

Olá a todos!

Antes de mais, obrigado a todos aqueles que dispoem o seu tempo neste forum a esclarecer duvidas, e a ensinar um bocadinho sobre fotografia a amadores como eu.

Como GRANDE amador, que neste momento se resume às fotografias da praxe mas com intenções de evoluir e se dedicar um bocadinho mais, peço-vos opinião sobre o seguinte:

1º Tenho uma compactazinha (olympus FE-150), com a qual estou bastante desiludido, mas estou a considerar a compra de uma reflex, não será este um passo muito grande, não seria melhor evoluir para uma bridge e mais tarde para uma reflex?
A escolher uma bridge, na vossa opinião qual a melhor; e qual a melhor na relação preço/qualidade?

2º A escolher reflex, estou muiiiiiiito inclinado para Nikon.
Porém a minha dúvida é:
- comprar a d40x c/ Kit 18-55 (+/- 650 euros) + sigma 55-200mm f4-5,6 DC HSM (182 euros)- Que vos parece a combinação para um fotografo amador e trivial? Recomendariam outra lente?

ou​

- Investir na máquina, comprar já o corpo da d80 (+/- 780 euros) e comprar uma lente ( o que me recomendariam para a d80)?​

Mais uma vez obrigado e parabens pela qualidade e solidariedade que instituiram neste forum.​

Cump.

Pedro​

compra uma SLR...e a minha resposta está nos meus post anterior que escrevi para o mundano...[;)]

Hoje continuam a ser fabricadas excelentes (e caras)camaras telemétricas digitais e sa mto apreciadas pois sao o expoente maximo da qualidade de imagem e tem algumas vantagens face a uma slr normal em alguns tipos de fotografia.

A canonet que eu tenho era considerada a leica dos pobres eheheheh... mas se fosse tão boa como a leica provavelmente ainda hoje funcionava! (tem + de 30 anos)

A Epson tem uma telemetrica digital e usa as tais lentes da serie M da leica! Era cara como o raio! [:D]

http://www.luminous-landscape.com/reviews/cameras/rd1-another.shtml
http://www.luminous-landscape.com/reviews/cameras/epson-rd1.shtml

De qualquer maneira preferia gastar dinheiro e comprar um corpo de uma analógica em 2ª mão do que comprar essa epson...

Última edição:
A canonet que eu tenho era considerada a leica dos pobres eheheheh... mas se fosse tão boa como a leica provavelmente ainda hoje funcionava! (tem + de 30 anos)

A Epson tem uma telemetrica digital e usa as tais lentes da serie M da leica! Era cara como o raio! [:D]

De qualquer maneira preferia gastar dinheiro e comprar um corpo de uma analógica em 2ª mão do que comprar essa epson...

Essa epson nem conhecia mas é uma copia da Voitglander[:cool:] mas está interessante

usa as lentes antigas de serie M da leica (carissimas e o melhor que existe...) e as caras da Voitglander...

Eu duvido do corpo da epsom mas neste caso até pode ser mto bom...este tipo de maquinas é do melhor que existe para quem procura qualidade de imagem...

Eu a ter uma "destas" era em digital talvez a leica digital de serie M maquinas a rolo tenho 3 reflex...nao kero ter mais maquinas de rolo...[:cool:]

Essa nova epson usa lentes leica com 30anos ou mais...[;)] é um dado curioso para aqueles que acham que a inovação é que é importante....

sao carissimas nao tem estabilizadores nem nada disso mas tem uma qualidade imbativel...[;)] [:cool:]

Mas por cerca de 350€ compras tb uma tamron 17-50 f/2.8 e com esta lente nem precisas de gastar dinheiro na 50mm! ... a menos que vás para uma pentax, é uma EXCELENTE máquina... isso nem está em questão!... mas a tamron não fabrica a 17-50mm f/2.8 para o encaixe da pentax....

By the way... Com uma lente dessas numa Nikon D40 tenho autofocus? Ou tem que ser uma das Nikon, mais caras, com motor de focagem?

Bem.. Depois de pesar os prós e os contras estou cada vez menos inclinado para uma Four Thirds... A questão é que estou muito longe de saber o que hei-de comprar ao certo..

A Nikon D40 (ou a D40X) agrada-me pelo preço e pela construção muito robusta.. Só que não suportar a focagem em bastantes lentes é uma falha muito grande..

A Canon 400D pelo que tenho visto tem um sensor muito bom, que produz imagens muito limpas mesmo em ISO's relativamente elevados, mas estive a ve-las ao vivo e a Canon parece uma máquina com uma construção mais descuidada do que a Nikon, Pentax, Sony, etc.. etc..

A D80 e afins já custam dinheiro a mais, depois ficaria liso para compra lentes...

Comprar uma máquina usada, e tendo em conta a minha inexperiência para avaliar o estado da máquina está fora de questão.. Ter 2 anos de garantia é muito importante para mim.

By the way... Com uma lente dessas numa Nikon D40 tenho autofocus? Ou tem que ser uma das Nikon, mais caras, com motor de focagem?

Ora bolas... tens razão!

As d40/d40x não têm sistema interno de focagem.... :sh)

nem é pelos preços que que são praticamente iguais às "gemeas" com motor das outras marcas.,.. (a tamron para a Canon custa exactamente o mesmo e tem motor interno) mas é pela disponibilidade... e creio que a tamron 17-50 para a nikon não tem af-s... é pena!

Nikon AF / AF-S

Nikon AF / AF-S

Olá a todos!

Desculpem lá se a minha duvida for demasiado idiota... mas p.f. expliquem-me!!

A lente Nikon AF 50mm f/1.8D (sobre a qual tenho lido maravilhas), se utilizada numa D40x, faz ou não focagem automática?!?
É que ainda não percebi se só as Nikon com a designação AF-S é que têm motor, ou se as com designação AF também têm???

Esclareçam-me lá isto, P.F.
Obrigado

Olá a todos!

Desculpem lá se a minha duvida for demasiado idiota... mas p.f. expliquem-me!!

A lente Nikon AF 50mm f/1.8D (sobre a qual tenho lido maravilhas), se utilizada numa D40x, faz ou não focagem automática?!?
É que ainda não percebi se só as Nikon com a designação AF-S é que têm motor, ou se as com designação AF também têm???

Esclareçam-me lá isto, P.F.
Obrigado

é uma boa pergunta sim senhor...

eu usei essa lente bastante boa por sinal numa Nikon D50 e tem autofocos tb nao sei como é na D40 e na D40x alias nem sei a diferença concreta entre a D40 e a D40x...:sh)

é uma boa pergunta sim senhor...

eu usei essa lente bastante boa por sinal numa Nikon D50 e tem autofocos tb nao sei como é na D40 e na D40x alias nem sei a diferença concreta entre a D40 e a D40x...:sh)

A grande diferença entre a D40 e a D40X é que a 1ª tem o sensor de 6.1 da D50 e a 2ª tem o sensor de 10.1 da D80 [;)]

Ambas não têm motor de AF, aliás o corpo é igual bem como as funcionalidades.

Quanto À lente não sei, mas se a própria lente tem motor de AF funcionará a 100% na D40

A grande diferença entre a D40 e a D40X é que a 1ª tem o sensor de 6.1 da D50 e a 2ª tem o sensor de 10.1 da D80 [;)]

Ambas não têm motor de AF, aliás o corpo é igual bem como as funcionalidades.

Quanto À lente não sei, mas se a própria lente tem motor de AF funcionará a 100% na D40

ahh pois...agora me lembro k já tinha lido isso....exacto[;)]

A lente 50mm F/1.8 NÃO tem autofoco se usada com a D40 ou a D40x.. Aliás, nem a 50 mm, nem a maioria das lentes "prime" da Nikon..

Estas lentes só funcionam a 100% nas máquinas que tiverem motor de focagem.

Voltar
Superior