Não ia para Olympus de maneira alguma...
Pelo preço é capaz de se comparar às Nikons e Canons baratas (embora se comparares por exemplo
http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM) acho a Olympus pior que por exemplo a 450d (que pelo que vi nalgumas imagens parecia ter uma qualidade superior à 40d)
Depois não me parece ter lentes mais "sérias" disponiveis, em termos de kit é capaz de ser melhor que as outras.. Mas quem começa com SLR raramente fica com as lentes de Kit..
Não existe coisas do género:
14-14 f/2.8 da nikon (sem duvida o melhor grande angulo do mercado)
35 f/1.4 , 50 f/1.2, 85 f/1.2 (talvez melhor lente existente para retratos, 135f/2 da Canon
Ou as teleobjectivas de grande abertura com aquele sistema "milagroso" (quem ja experimentou sabe do que falo)
Depois a Olympus tem um sensor ainda mais pequeno que os Crop 1.6 da Canon e 1.5 da Nikon, com as obvias desvantagens (a nivel de sensibilidade à luz, profundidade de campo). Em termos de vantagem, so tamanho e custo.
Para quem se queira ficar por uma SLR de kit acho bom, mas para quem pense comprar mais umas lentes e fazer umas coisas mais sérias, Parece-me que as melhores opções são:
Base: Canon 450d
Melhor crop: Nikon D300
Full Frame - Canon 5D (para quem não quiser nivel profissional - amadores sérios (muita gente fala da "magia" das imagens)
- Nikon D3 (para um profissional ou "quase profissional" que faça muita coisa - desporto, luz baixa, é sem duvida a máquina mais polivalente (
- Canon 1Ds III (para trabalho de estudio, impressoes grandes, paisagens ou arquitectura (a Nikon penso que não tem uma tao boa oferta de lentes Tilt-Shift). Já é quase uma câmara de médio formato.