Máquinas fotográficas digitais

A PC World elegeu a Olympus E-510 como a melhor SLR do momento...concerteza terá em consideração o preço, q é mais baixo q as suas rivais. Do q já tive oportunidade de observar e experimentar, é, de facto um caso serio de optimo produto a preço razoavel.
http://tech.msn.com/products/slideshowspecials.aspx?cp-documentid=6748435&icid=tg6748435&GT1=40007

optimo é depois não arranjares material para ela...[:blush:] alem disso a olympus nunca foi melhor que uma nikon a nivel de qualidade e ainda por cima tem sempre algo exclusivo que ás vezes vezes pode ser atrofiante a nivel de uso.

As encomendas dos CTT também passam pela Alfandega.

E nao sei preços, mas a DHL, para mandar um portátil do Porto para Tenerife pediu "apenas" 180€, porque consideram tenerife extra-comunitário.

Hoje voltei a falar com o rapaz, e ele disse-me que a D300 está muito cara ainda, e tem que pensar....:sh)

Ok... Tá tudo dito..

A sério, se querem reviews bem feitos não precisam de pagar: O dpreview ou o dcresource fornecem um serviço excelnte e gratis.

Testes a máquinas fotograficas em revistas de informatica ou em revistas generalistas normalmente dá asneira.. Já vi inclusivamente artigos com barbaridades como compararem lentes totalmente abertas com lentes fechadas a F/8 e escreverem que a 2 é mais sharp com a maior naturalidade..

Actualmente como as máquinas viraram digitais, o pessoal da informatica convence-se que percebe imenso de fotografia... Mas são mundos diferentes...

PS: e não quero com isto dizer que a Olympus seja má (ou boa).. Só que artigos de fortografia escritos por informaticos normalmente valem zero.

Ok... Tá tudo dito..

A sério, se querem reviews bem feitos não precisam de pagar: O dpreview ou o dcresource fornecem um serviço excelnte e gratis.

Testes a máquinas fotograficas em revistas de informatica ou em revistas generalistas normalmente dá asneira.. Já vi inclusivamente artigos com barbaridades como compararem lentes totalmente abertas com lentes fechadas a F/8 e escreverem que a 2 é mais sharp com a maior naturalidade..

Actualmente como as máquinas viraram digitais, o pessoal da informatica convence-se que percebe imenso de fotografia... Mas são mundos diferentes...

PS: e não quero com isto dizer que a Olympus seja má (ou boa).. Só que artigos de fortografia escritos por informaticos normalmente valem zero.

100% de acordo.

Muito cuidado ao se falar de fotografia com informáticos, pois não percebem por norma nada[;)]

Já agora, para reviews de material mais sério, lentes e assim (penso que não terá NADA que não seja SLR, e uns forums de boa qualidade:

www.fredmiranda.com

dpreview são forums um bocado... bem... como este, ou seja muita discussão, muito bitaite, muita gente a falar sem saber, e pouca coisa séria

Ok... Tá tudo dito..

Pensei o mesmo. Mas não me choca o resultado. A Olympus anda a bater tudo e todos em qualidade de imagem. Perde depois é um pouco no mercado em termos de disponibilidade de material e também em robustez, comparando com as duas do costume.

Não ia para Olympus de maneira alguma...

Pelo preço é capaz de se comparar às Nikons e Canons baratas (embora se comparares por exemplo http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM) acho a Olympus pior que por exemplo a 450d (que pelo que vi nalgumas imagens parecia ter uma qualidade superior à 40d)

Depois não me parece ter lentes mais "sérias" disponiveis, em termos de kit é capaz de ser melhor que as outras.. Mas quem começa com SLR raramente fica com as lentes de Kit..

Não existe coisas do género:

14-14 f/2.8 da nikon (sem duvida o melhor grande angulo do mercado)
35 f/1.4 , 50 f/1.2, 85 f/1.2 (talvez melhor lente existente para retratos, 135f/2 da Canon
Ou as teleobjectivas de grande abertura com aquele sistema "milagroso" (quem ja experimentou sabe do que falo)

Depois a Olympus tem um sensor ainda mais pequeno que os Crop 1.6 da Canon e 1.5 da Nikon, com as obvias desvantagens (a nivel de sensibilidade à luz, profundidade de campo). Em termos de vantagem, so tamanho e custo.

Para quem se queira ficar por uma SLR de kit acho bom, mas para quem pense comprar mais umas lentes e fazer umas coisas mais sérias, Parece-me que as melhores opções são:

Base: Canon 450d
Melhor crop: Nikon D300
Full Frame - Canon 5D (para quem não quiser nivel profissional - amadores sérios (muita gente fala da "magia" das imagens)
- Nikon D3 (para um profissional ou "quase profissional" que faça muita coisa - desporto, luz baixa, é sem duvida a máquina mais polivalente (
- Canon 1Ds III (para trabalho de estudio, impressoes grandes, paisagens ou arquitectura (a Nikon penso que não tem uma tao boa oferta de lentes Tilt-Shift). Já é quase uma câmara de médio formato.

Base: Canon 450d
Melhor crop: Nikon D300
Full Frame - Canon 5D (para quem não quiser nivel profissional - amadores sérios (muita gente fala da "magia" das imagens)
- Nikon D3 (para um profissional ou "quase profissional" que faça muita coisa - desporto, luz baixa, é sem duvida a máquina mais polivalente (
- Canon 1Ds III (para trabalho de estudio, impressoes grandes, paisagens ou arquitectura (a Nikon penso que não tem uma tao boa oferta de lentes Tilt-Shift). Já é quase uma câmara de médio formato.

melhor crop a D300? mas a D300 não tem o mesmo sensor que a D80 e a D200?

Já agora sobre a tilt-shift que sao carissimas , obtem-se melhor resultado com um fole que se adapta á camara[;)]

Não usa o mesmo sensor (basta ver que tem mais pixeis)

Penso que tem novo motor de autofoco sensasional, novo sensor de metering.

Depois tem um fantastico LCD (digam o que disseram é sempre bom poder controlar o FOCO com precisao de pixel depois de ter tirado a foto), e Algumas funções do live view que podem ser uteis (como autofoto por detecção de contraste em que se pode utilizar qualquer ponto do ecra para fazer foco (util para tripé)

Ah, e tem 100% de cobertura no viewfinder em vez de 95% (D200)

É sem duvida a melhor Crop do momento (e o meu material é canon)

A comprar uma camara nova, iria para a 5D depois de ver a magia do FF.

Sobre as tilt-shift custam o preço de uma boa objectiva, é verdade. Quanto à utilização de fole nunca vi, mas vi resultados fantásticos com essas lentes. Tens algum exemplo de foto tirada com fole para que possa ter ideia ?
E já agora como funciona isso do fole ? Tens alguma foto de sistema montado ? é que não me parece muito prático. Depois é um problema já que com as lentes recentes não dá para fixara a abertura (a não ser que faças contactos manuais...

Já vi Home made tilt-shit e ja percebi... Mas pelo que vi não é nada que seja muito robusta.. e as melhores que ainda vi são as com as lentes tilt-shift originais... Alem de que se podem usar na rua ou transportar facilmente (as "caseiras não parecem nada prática)

O utlimo ponto sobre essas "caseiras" é que cheira-me que deve ser o melhor que há para por pó no sensor, espelho, ect..

Existem as lensbaby que se arranjam a partir de 100 usd, o que me parece valer bem mais a pena do que qualquer solução "caseira". Mas concedo que utilizar uma solução caseira possa ter mais piada que qualquer uma das outras. Restultado, nao me parece (embora esteja aberto a provas)

Duvida pilhas?

Duvida pilhas?

comprei agora umas pilhas recarregaveis da Unirross de 2700 mAh pra minha maquina digital.

antes de colocar a cerregar a minha duvida é: o carregador tem de ser algo em especial? tenho um já um bocado antigo...

e qual o tempo de duração pra recarrega-las?

comprei agora umas pilhas recarregaveis da Unirross de 2700 mAh pra minha maquina digital.

antes de colocar a cerregar a minha duvida é: o carregador tem de ser algo em especial? tenho um já um bocado antigo...

e qual o tempo de duração pra recarrega-las?

A duração depende do carregador, mas se esse é antigo deve demorar umas 12h ou 8h no min [;)]

Pensei o mesmo. Mas não me choca o resultado. A Olympus anda a bater tudo e todos em qualidade de imagem. Perde depois é um pouco no mercado em termos de disponibilidade de material e também em robustez, comparando com as duas do costume.

Não sei onde é que foste buscar essa ideia, mas pronto...

Mesmo a recentemente lançada Olympus E-3 que dá um salto enorme para as Four Thirds no que toca à qualidade de imagem é batida sem apelo nem agravo em questões como o alcance dinâmico, ruido ou mesmo a nitidez da própria imagem pela Nikon D300 e pela Canon 40D.. E mesmo a Sony A700 na maioria dos ensaios porta-se melhor que a E-3..

Agora, a Olympus faz muita campanha em torno do facto de as suas lentes serem desenhadas para sensores digitais.. Mas isso não passa de marketing talk.. Lentes feitas exclusivamente para sensores digitais também as outras marcas têm, que são por exemplo as DX da Nikon ou as EF-S da Canon e que se saiba a unica vantagem dessas lentes é mesmo o preço e o tamanho. No caso da Olympus nem sequer há a vantagem do preço, porque as lentes fora dos kits são bastante caras.

Voltar
Superior