Máquinas fotográficas digitais

Confias na compacta para o automático e depois usas a slr em manual e dizes que os automatismos induzem em erro... :sh)

Sinceramente não consigo perceber. Eu na D200 que tenho uso muitas vezes o modo Manual (é uma das vantagens que mtas das compactas não tem) mas também uso muitas vez o modo P e os modos de prioridade à abertura ou obturação e confio nos excelentes sistemas de metering que existem actualmente. Grande parte das minhas fotos não são planeadas e normalmente não há grandes tempos para estar a calcular distâncias e a experimentar exposições ou ir de fotómetro obter medições... Concluo assim que devemos ter estilos de fotografia bem distintos.

Não sei o teu estilo mas talvez já tenhas feito coisas que fiz ou nao... mas até podemos ter alguns gostos em comum não sei.
o que não percebes eu explico...
sobre a compacta eu tenho uma compacta de bolso que anda comigo no dia a dia por norma, é uma pentax optio ... e é automatica mas eu tambem quando fotografo com ela já sei o seus limites e até onde posso ir,,,alem disso ja sei o erro dela atravez do iso , o EV ou mesmo o tipo de medição posso ajustar essas partes sou eu que defino o resto é tudo autmatico nem tem a opção manual e tambem é tão pequena que nao dá jeito andar ali a mexer em botoes...é para curtir e fazer fotos de registo nada com valor a nivel fotografico, mas faço fotos aceitaveis com ela apesar de tudo tendo em consideração os limites da maquina. Não vou fotografar obras de reflex po exemplo...vou de compacta tou-me nas tintas se fica com mais ruido ou se o ceu ficou branco etc e tal...sao fotografias de trabalho , agora se a ideia é fazer fotografia a serio aí tem que se ter controle e rigor nas coisas um "ceu nunca pode ficar branco"

Agora qdo saio de casa com uma slr é porque quero ir fazer algo mais exigente que faria com a minha compacta de bolso, como tal não vou de reflex para a usar como uma compacta , vou para a usar de forma a eu ter total controlo sobre ela e fazer o que eu quero que ela faça e não o que ela quer que eu faça.

Preciso de uma máquina pequena, para andar sempre comigo, já tenho uma grande e bastante boa que é a Nikon D300 que gosto, mas não posso andar sempre com ela para todo o lado, tiro muita fotografia e preciso de boa resolução, as que referi à pouco da Sony pareceram.se boas, pois têm 10 e 13m.p e muita "mariquice" tiro bastante fotos nocturnas especialmente a montras, mas não só..

se tens uma D300 tas servido e procuras uma de bolso para fotos do dia a dia para registo.

Eu tenho uma optio pentax super pequena já a tenho ha 4anos e tou satisfeito para aquilo que espero dela.

Num estúdio é fácil.. Usas o flash meter e em 1 ou 2 minutos regulas os flashes todos, desde que já tenhas o esquema de iluminação na cabeça não custa nada.. Depois, desde que a distancia entre os modelos e os flashes não varie muito podes andar à vontade com a máquina de um lado para o outro que os flashes estão sempre certos..
Epá não bem assim, 1 ou 2 minutos nem com coisas basicas, em tempos trabalhei com um fotografo que fazia fotos de estudio quer em estudio fisico quer em estudio de exterior no local...e aquilo é mto trabalho é um tipo de fotografia mto exigente onde por vezes o cliente quer a perfeição, por exemplo fotos de grandes revistas de arquitectura e interiores onde se vê fotos de casas vistas do interior, esas imagens para terem qualidade superior dão um trabalhão e requer mta tecnica, chega-se a vedar todas as janelas com filtros de modo a alterar a temperatura do cor da rua, flash ocultos todos espalhados pela casa, até até daqueles minusculos só para dar um disparo no sitio certo...os maiores as caixas de luz os reflactores...havias fotos que tem que ser feitas em tempos separados no mesmo fotograma...etc etc...tudo medido e ajustado só é possivel ser pelo menos 2 pessoas e é coisa para mto trabalho

Agora, experimenta andar com um flash manual na máquina a tirar fotografias a coisas com distancia sempre variaveis... Vais andar a fazer calculos mentais das distancias, a ver o GN do flash e a dividir pela abertura antes de tirar cada foto? Acho que vais acabar por perder "o momento" para 90% das fotos...
..

Se num estudio dá trabalho o flash da maquina esse ao se usar de forma manual não dá trabalho nenhum e é a coisa mais facil. Tens uma tabela de valores que te diz que se fotografares a 1/60 a 3m tens F8(vamos imaginar) e é isso que tens que seguir, depois decora-se e já sabes o diafragma que usas para cada distancia.
Repara se fotografares dentro de casa a velocidade das fotos "normais" serve perfeitamente o 1/60... pode ser mais rapido e aí compensa o diafragma.
Tambem pode ser mais curto.
Não tens que fazer contas, tens é que te guia pela tabela(que varia conforme o numero de guia do flash e tambem o iso) e escolhes um tempo...e jogas com o diafragma, a vantagem de se usar em manual é que em pouco tempo isto é feito automaticamente por nós e permite fazer coisas cada vez diferentes até procurar o melhor resultado.
Por exemplo tem a distancia a f8 mas o tecto é branco e baixo...pode direcionar o flash para o tecto pois pode ficar melhor e aumentas a abertura. Dá para se inventar e tentar explorar o que se pretende.
Não faz perder tempo...alias há há uns bons anos atraz as fotografias eram todas feitas em manual e nao havia cá visores electronicos e faziam-se grandes fotografias de todos os temas.

Agora, é claro qiue se a ideia é simplesmente montar em casa um softbox ou uma coisa do genero para criar um miniestudio e tirar fotos a pratos de comida.. Dois ou 3 flashes manuais baratos, com tiggers de luminosidade que no ebay custam uns 6 euros cada um, faz-se uma iluminação espetacular com 70 e tal ou 100 euros..

Se a ideia é usar o flash na máquina em outras situações, um flash com i-TTL como o SB600 ou SB800 acrescentam TANTO à experiencia que é usar um flash, que valem muito a pena..

tas a ver como ate já tas com ideias...[:D]

eu costumo fotografar ou com 2 ou mesmo 3 flashes e sao os baratos e de varios tamanhos... um fica na maquina e os outros 2 em tripes com celulas foto-sensiveis que disparam por simpatia... vejos as distancias escolhos as medias e os 2 tripes extra estao em sitios estrategicos e distrubuem a luz de forma á fotografia nao ter a tipica flashada unidireccional e forte...e tambem evito sobras bruscas.
O resultado é mto superior a um só flash por mto bom que ele seja.

repara eu gosto do sb600 e do sb800 da nikom...agora haja dinheiro para gastar neles... como tudo na vida ha opções eu para uso amador prefiro gastar os 300 euros noutro equipamento fotografico e não num flash.
Tou a falar para tambem facilitar a vida a quem tem apenas 300euros e será mais logico gastar numa boa lente . Agora quem tem dinheiro força comprem tudo de topo[:cool:] e depois usem em modo manual [:D]

por exemplo fotos de grandes revistas de arquitectura e interiores onde se vê fotos de casas vistas do interior, esas imagens para terem qualidade superior dão um trabalhão e requer mta tecnica, chega-se a vedar todas as janelas com filtros de modo a alterar a temperatura do cor da rua,

Eu falei em fotos de estudio simples com um flash principal, um secundário a quebrar as sombras e um por tras a iluminar o pano de fundo por exemplo...

Se num estudio dá trabalho o flash da maquina esse ao se usar de forma manual não dá trabalho nenhum e é a coisa mais facil. Tens uma tabela de valores que te diz que se fotografares a 1/60 a 3m tens F8(vamos imaginar) e é isso que tens que seguir, depois decora-se e já sabes o diafragma que usas para cada distancia.
Repara se fotografares dentro de casa a velocidade das fotos "normais" serve perfeitamente o 1/60... pode ser mais rapido e aí compensa o diafragma.
Tambem pode ser mais curto.
Não tens que fazer contas, tens é que te guia pela tabela(que varia conforme o numero de guia do flash e tambem o iso) e escolhes um tempo...e jogas com o diafragma, a vantagem de se usar em manual é que em pouco tempo isto é feito automaticamente por nós e permite fazer coisas cada vez diferentes até procurar o melhor resultado.
Por exemplo tem a distancia a f8 mas o tecto é branco e baixo...pode direcionar o flash para o tecto pois pode ficar melhor e aumentas a abertura. Dá para se inventar e tentar explorar o que se pretende.
Não faz perder tempo...alias há há uns bons anos atraz as fotografias eram todas feitas em manual e nao havia cá visores electronicos e faziam-se grandes fotografias de todos os temas.

Tudo bem... Tu achas que as pessoas ficam À espera enquanto te regulas pelas tabelas.. Eu cá prefiro pelo sim pelo não enquanto tu olhas para a tabela tirar 2 ou 3 fotografias e sei que pelo menos uma ficou perfeita..

Quando quero fazer bonce do flash no tecto, aponto o flash para lá e o TTL do flash garante que a iluminação do objecto é boa.. Já tu.. Tens que fazer as contas à distancia que agora a luz vai ter que percorrer porque já não vai directa.. E lá vais ver a tabela...

Há gostos para tudo.. Eu complicações já tenho no trabalho, nos meus hobbys gosto de descomplicar [;)]

Boas tardes, estou comprador de máq.digital (pequena)
Tenho para gastar máximo 400euros, que sugerem? Help please!! [;)]
Este fim de semana exprimentei uma Sony, a T300 e de momento a dúvida é entre essa que gostei bastante e a W300 também da Sony, sugerem alguma outra ?
Gracies!

Boas,

Analisa a W170, parece que é muito boa...

Tudo bem... Tu achas que as pessoas ficam À espera enquanto te regulas pelas tabelas.. Eu cá prefiro pelo sim pelo não enquanto tu olhas para a tabela tirar 2 ou 3 fotografias e sei que pelo menos uma ficou perfeita..

Quando quero fazer bonce do flash no tecto, aponto o flash para lá e o TTL do flash garante que a iluminação do objecto é boa.. Já tu.. Tens que fazer as contas à distancia que agora a luz vai ter que percorrer porque já não vai directa.. E lá vais ver a tabela...

Há gostos para tudo.. Eu complicações já tenho no trabalho, nos meus hobbys gosto de descomplicar [;)]

Tu apontas para o objecto e o ttl é feito atravez da lente ao objecto, se o flash tiver noutra direcção a iluminação já fica baralhada.
Normalmente fica sub-exposta.
Quando se usa de forma manual a tabela já se sabe de cor, é instintivo é como conduzir, as coisas saem normalmente por sensibilidade. Pode parecer mais dificil no inicio mas depois sao coisas normais.

há vezes eu tambem...por isso é que tenho fotografado mto com a compacta[:cool:] a focagem os tempos e o flash é tudo automatico[:p] e cabe no bolso[:D]

agora se pego numa reflex acho um desperdicio se usar mtos automatismos[:p]

Tu apontas para o objecto e o ttl é feito atravez da lente ao objecto, se o flash tiver noutra direcção a iluminação já fica baralhada.

Olha que não... Olha que não...

A medição do flash é feito pelo sensor da máquina através da lente, que mede a iluminação dos objectos quando estes recebem os pré-flashes.. Se o flash estiver virado para o tecto, o pré-flash também vai contra o tecto, logo a medida é bem feita e o disparo do flash é bem calculado...

Eu quase sempre que uso flash dentro de casa é com ele virado para o tecto, porque dá uma qualidade de luz MUITO melhor.. E nunca tive problemas de sub-exposição..

Olha que não... Olha que não...

A medição do flash é feito pelo sensor da máquina através da lente, que mede a iluminação dos objectos quando estes recebem os pré-flashes.. Se o flash estiver virado para o tecto, o pré-flash também vai contra o tecto, logo a medida é bem feita e o disparo do flash é bem calculado...

Eu quase sempre que uso flash dentro de casa é com ele virado para o tecto, porque dá uma qualidade de luz MUITO melhor.. E nunca tive problemas de sub-exposição..

Eu expliquei-me mal...e nem me estou a referir ao teu flash de ultima geração pk nunca tive com nenhum na mao.
claro que o ttl tem um pré flash impercetivel que mede a luz reflectida de os objectos. o tipo como do ttl é o modo spot.
Este metodo apresenta falhas, porque o modo de luz para se medir um flash com precisão é sobre a luz incidente sobre o objecto e não a luz reflectida. Isto é o modo correcto.
Sobre o apontar para o tecto , em casa temos tectos brancos a 2.70 por norma isto com o objecto a 3m é normal não ficar sub-exposto...mas experiementa usar um tecto de uma catedral a 9m a ver o que acontece. O meu flash TTL baralhava-se todo.[:blush:] mas pronto se calhar o teu dá erro e já nem dispara. O mesmo se aplica se usares 2 flash.
Mas acredito que as tuas fotos nao fiquem sub-expostas em casa pois apesar de esses metodo nao ser rigoroso o uso do flash oferece uma boa tolerancia de luz...ou seja para fotografias simples fica sempre bem o mesmo se aplica de modo manual a mesma taxa de erro. se medir-mos para 3 metros e tivermos 3.4m ou 2,7m o efeito não será mto pior por isso.

se as imagem forem complexas a coisa complica.

Eu tenho um flash TTL normal embora já não use a camara dele por isso agora se o usar só dá em modo manual...o teu é qual? tem o modo iTTL que nunca usei mas pelo que li a medição é feita em modo matricial em relação ao TTL simples que era em spot.
A medição matricial é mais complexa que a spot mas muito mais suscetivel de erros...

Já agora sobre esse pré-flash é imperceptivel certo? ou seja só se ve um flash que dispara ao se pressionar o disparador? não tem nada a ver com o pre-flash para olhos vermelhos que demora umas fracçoes de seguntos bem visiveis.

Última edição:
Boa tarde, o que me podem dizer destas 3 máquinas?

Nikon Coolpix L5
32059810-2-300-overview-1.gif

http://reviews.cnet.com/digital-cameras/nikon-coolpix-l5/4505-6501_7-32059810.html

Olympus FE-210
fe210_front.jpg

http://www.steves-digicams.com/2007_reviews/fe210.html

Fujifilm a820

fujifilm_finepix_a820_zoom1.jpg

http://www.letsgodigital.org/en/12997/fujifilm_finepix_a820/

São boas? As pilhas duram bem?
Apenas queria uma máquina que desse para tirar algumas fotos simples, geralmente sem grandes alterações nos padrões standard, mas que me permitisse evoluir um bocadinho mais talvez, algumas alterações em ISO, luminosidade, etc.
O preço tem que ser no máximo uns 100€, podendo esticar até 120€.

Já agora, aconselham alguma marca de pilhas em especial? Eu tenho umas GP 1600, mas que já não duram quase nada (na minha HP photosmart 435).

.o teu é qual? tem o modo iTTL que nunca usei mas pelo que li a medição é feita em modo matricial em relação ao TTL simples que era em spot.
A medição matricial é mais complexa que a spot mas muito mais suscetivel de erros...

Já agora sobre esse pré-flash é imperceptivel certo? ou seja só se ve um flash que dispara ao se pressionar o disparador? não tem nada a ver com o pre-flash para olhos vermelhos que demora umas fracçoes de seguntos bem visiveis.

O meu flash é o Nikon SB800... A medição é a que eu escolher na máquina, central, pontual ou matricial.. Ele funciona com qualquer uma..

E garanto-te que ele faz bounce no tecto sem qualquer problema de exposição.. Agora, temos que ter um tecto adequado para esse tipo de fotos.. É claro que um tecto de uma catedral, não é de todo adequado para fazer bounce..

Quanto ao pré-flash.. Pelo menos na Nikon os pré-flashes são bem visíveis por quem estiver atento.. Mas ele sai uma fracção de segundo antes do flash principal, pelo que quem estiver distraido ve apenas um clarão..

Pessoal o q acham da fujitsu F50fd?
Falaram-me q era das melhores ultra compactas. Acham q é verdade?
Dentro das ultra compactas o q aconselham??
cump

Provavelmente o flash será algo que irei comprar nos próximos meses...

Qual a diferença entre o SB600 eSB800?

entre esses 2 compra este o sb800 pelo menos ficas logo bem servido com a potencia.

Nº de guia (ISO 100, zoom de 35mm) [m]
38

Tempo de recarga aprox. (plena potência) [seg.]
2.7 with SD-800 attached; 6 with std 4 AA batteries

Margem ISO em Auto TTL
25 to 1000

Número de disparos aprox. (plena potência)
150

Cobertura do flash (margem de distância focal da objectiva)
24-105; 17 and 14mm with built in adaptor, 14mm with Diffusion Dome SW-10H

Fonte de alimentação (baterias tipo AA)
4 (5 with SD800 attached)

Dimensões aproximadas (Largura x Altura x Comprimento) [mm]
70.6 x 127.4 x 91.7

Peso (sem bateria) aprox. (g)
350

Provavelmente o flash será algo que irei comprar nos próximos meses...

Qual a diferença entre o SB600 eSB800?

O SB800 é mais potente e mais completo em quase tudo, especialmente nas funções relacionadas com wireless flash... Por exemplo, o SB800 pode ser usado como flash master. O Sb600 apenas funciona como slave..

Agora, sinceramente, o SB600 funciona na perfeição para a maioria do pessoal e as funções extra do SB800 só interessam a profissionais.. Os 100 euros que se poupam dão jeito.. Eu só comprei o SB800 porque foi em conjunto com uma lente e foi uma questão de oportunidade de negocio já que me ficou muito mais barato do que normalmente custaria um SB600, caso contrario teria comprado o SB600...

De qualquer forma deixo aqui as diferenças...

Potencia: (Numero guia a ISO 100, zoom do flash @ 35mm)
SB800 - 38 metros
SB600 - 30 metros

Peso:
SB800 - 350gr
SB600 - 300gr

LCD:
Ambos têm LCD iluminado, a diferença é que o SB800 tem um visor matricial capaz de mostrar desenhos, números, letras, etc... O SB600 tem icons e numeros (estilo calculadora) pŕe definidos.

Bounce Card:
SB800 tem integrado na cabeça.
SB600 não tem.

Regulação manual:
SB800 - de 1 a 1/128
SB600 - de 1 a 1/64

Zoom do flash:
SB800 - 14, 24-105
SB600 - 14, 24-85

Modo Automatico (não-TTL):
SB800 - Tem
SB600 - Não tem

Modo repetição (efeito estroboscopico):
SB800 - Tem
SB600 - Não tem

Filtros de cor:
SB800 - já trás de origem um com cor para lampadas incandescentes e outro para fluorescentes. Podem-se comprar um kit com 20 filtros por menos de 20 euros.
SB600 - não trás de origem. Mas pode usar filtros caso comprem o kit de filtros coloridos.

Difuror plastico, estilo tupperware:
SB800 - Trás de origem e reconhece quando este está colocado adaptando automaticamente o zoom do flash e a exposição.
SB600 - Pode usar difusores da concorrencia identicos, mas o flash nõ reconhece quando este está colocado.

"Moddelling Light" (grosso modo isto é um disparo continuo do flash durante uns segundos que permite avaliar como vão ficar as sombras na nossa foto).
SB800 - Tem
SB600 - Não tem

Ligações externas para disparo remoto por cabo e para baterias externas.
SB800 - Tem
SB600 - Não tem

Modo manual "Prioridade à distancia"
SB800 - Tem
SB600 - Não tem

Inclinação da cabeça:
SB800 - -7º a +90º
SB600 - 0º a +90º

Adaptador para 5ª pilha para disparos mais rapidos:
SB800 - Tem
SB600 - Não tem..

Mais uma vez repito, apesar de as diferenças parecerem muitas, para o utilizador comum quase todas são inuteis. Por exemplo, ninguém a não ser fotografos de casamentos anda com uma bateria externa às costas para alimentar o flash.. As unicas coisas realmente uteis que o SB800 tem a mais, é o cartão reflector, e o facto de a cabeça inclinar a -7 que dá jeito em close-ups extremos. O resto é paneleirices.. Mesmo a potencia extra não é muita, e o SB600 tem potencia que chega e sobra..

O facto de o SB600 não poder ser usado como master em configurações de multiplos flashes também só tem interesse se tiverem mais do que um flash compativel com o sistema i-TTL wireless "Creative Lightning System" da Nikon.. E mesmo ai, caso tenham uma máquina da gama da D70 ou superior, podem usar a máquina para controlar o(s) flash(es) externo(s) em modo wireless.. Em modo slave, o SB600 funciona perfeitamente, com i-TTL e tudo.

Última edição:
Obrigado Nephilim e mundano [;)]

Por acaso sempre tive mais "queda" para o SB800...mas depois vem a questão do SB600 ser suficiente...vou ter que pensar no assunto, não irá ser para já porque existem outras prioridades [:D]

[;)]

Obrigado Nephilim e mundano [;)]

Por acaso sempre tive mais "queda" para o SB800...mas depois vem a questão do SB600 ser suficiente...vou ter que pensar no assunto, não irá ser para já porque existem outras prioridades [:D]

[;)]

aí já entra a conversa que tava a ter sobre flashs..~.

se querem um flash bom para tudo compra o sb800 e ficas servido mas custa o que custa.

Se queres fazer umas fotos com um flash ás vezes, podes usar um simples mesmo antigo de uma maquina analogica e usar em modo manual e aí não precisas de gastar dinheiro.

Se tens prioridades acho que convem ponderares até que ponto queres dar uso a um flash como o sb800. Por mta gente prefere fazer fotografia sem flash a grande maioria das vezes.

[:D] Eu é raro usar o flash da máquina (não gosto...ou então não sei usar :sh))...mas por vezes acho que faz falta [;)]

Voltar
Superior