Nephilim
Banido
Confias na compacta para o automático e depois usas a slr em manual e dizes que os automatismos induzem em erro... :sh)
Sinceramente não consigo perceber. Eu na D200 que tenho uso muitas vezes o modo Manual (é uma das vantagens que mtas das compactas não tem) mas também uso muitas vez o modo P e os modos de prioridade à abertura ou obturação e confio nos excelentes sistemas de metering que existem actualmente. Grande parte das minhas fotos não são planeadas e normalmente não há grandes tempos para estar a calcular distâncias e a experimentar exposições ou ir de fotómetro obter medições... Concluo assim que devemos ter estilos de fotografia bem distintos.
Não sei o teu estilo mas talvez já tenhas feito coisas que fiz ou nao... mas até podemos ter alguns gostos em comum não sei.
o que não percebes eu explico...
sobre a compacta eu tenho uma compacta de bolso que anda comigo no dia a dia por norma, é uma pentax optio ... e é automatica mas eu tambem quando fotografo com ela já sei o seus limites e até onde posso ir,,,alem disso ja sei o erro dela atravez do iso , o EV ou mesmo o tipo de medição posso ajustar essas partes sou eu que defino o resto é tudo autmatico nem tem a opção manual e tambem é tão pequena que nao dá jeito andar ali a mexer em botoes...é para curtir e fazer fotos de registo nada com valor a nivel fotografico, mas faço fotos aceitaveis com ela apesar de tudo tendo em consideração os limites da maquina. Não vou fotografar obras de reflex po exemplo...vou de compacta tou-me nas tintas se fica com mais ruido ou se o ceu ficou branco etc e tal...sao fotografias de trabalho , agora se a ideia é fazer fotografia a serio aí tem que se ter controle e rigor nas coisas um "ceu nunca pode ficar branco"
Agora qdo saio de casa com uma slr é porque quero ir fazer algo mais exigente que faria com a minha compacta de bolso, como tal não vou de reflex para a usar como uma compacta , vou para a usar de forma a eu ter total controlo sobre ela e fazer o que eu quero que ela faça e não o que ela quer que eu faça.