Matriculas estranhas

Sim era esse o nome. [;)]
pensei que os números tinham que ser todos iguais.

Não têm que ser. Para ser uma capicua basta que o reverso do número seja igual a ele próprio, ou seja, que se leia da mesma forma quer da esquerda para a direita quer da direita para a esquerda. Por isso, ambos os números apresentados são capicuas.

Qual a diferença entre AR e AK ?

Já foi dito acima

O AR é para carros em que o primeiro registo é feito nos Açores

O AK é um carro que foi importado de um outro país para os Açores

Como antigamente aqui no Continente também havia as letras todas do alfabeto para os nacionais e os K's estavam reservados para os importados, mas depois passaram a ser registados como os outros

Já foi dito acima

O AR é para carros em que o primeiro registo é feito nos Açores

O AK é um carro que foi importado de um outro país para os Açores

Como antigamente aqui no Continente também havia as letras todas do alfabeto para os nacionais e os K's estavam reservados para os importados, mas depois passaram a ser registados como os outros

Os carros que vêm da madeira para o continente ficam com Matricula xx-xx-MD/A. Vindos dos açores há regra igual?

não tenho a certeza, mas penso que no futuro vai haver um curso na Universidade, para quem se queira formar em "estudos avançados de matrículas portuguesas e ilhas" [:D][:D][:D][:D][:D]

Ambas as matrículas pertencem aos Açores mas:

AR = veículos nacionais
AK = Veículos importados

Já foi assim. Actualmente os importados também são AR. Julgo que se deixou de usar o AK quando acabaram as Kx no continente.

As viaturas novas adquiridas nas ilhas são matriculadas no continente, portanto ficam com a série normal. Portanto os AR recentes são maioritariamente importados.

Não têm que ser. Para ser uma capicua basta que o reverso do número seja igual a ele próprio, ou seja, que se leia da mesma forma quer da esquerda para a direita quer da direita para a esquerda. Por isso, ambos os números apresentados são capicuas.
Obrigado. [;)]

aqui está o novo tipo de matrícula belga. no mesmo dia apanhei outra, um mercedes, mas o dono estava no carro. estes dias vi uma matrícula de um país de leste, mas já não me recordo qual.

aam016.jpg

será? tinha a ideia que eram das belgas, até porque vi nesse dia uma do mesmo formato. ia tirar foto, mas depois estava alguém dentro do carro.

és mesmo capaz de ter razao. fui induzido pela cor igual das letras e fundo.

as novas belgas têm 1 número, 1 traço, 3 letras, 1 traço e novamente 3 números.

Por isso é que coloquei os smiles[;)]
Mas é natural uma pessoa às vezes nem reparar, até porque as que se vêm mais são as -CD-

Correcto.

Placas brancas com caracteres a vermelho, sem "eurobanda" com as sequências 000-xx000: reservadas a diplomatas e a outros funcionários de missões internacionais, onde o xx é o código do estatuto do funcionário (CD: Corpo Diplomático, CC: Corpo Consular e FM: funcionário sem estatuto de diplomata) e o primeiro grupo de algarismos identifica o país ou a organização internacional da missão a que pertence (ex.: 018: Bélgica, 060: França, 095: Luxemburgo, 115: Noruega, 118: Países Baixos, etc.);
[;)]

Já foi assim. Actualmente os importados também são AR. Julgo que se deixou de usar o AK quando acabaram as Kx no continente.

As viaturas novas adquiridas nas ilhas são matriculadas no continente, portanto ficam com a série normal. Portanto os AR recentes são maioritariamente importados.

Exacto. O meu tio importou dois carros e a matrícula é AR.

Voltar
Superior