Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Esse motor 1.0 está muito espremido, o Mazda em princípio fará muito mais quilómetros sem problemas. Para mim a escolhia é fácil pelo Mazda.
É um motor com outro tipo de concepção.
Depende do tipo de condução/utilização de cada um. Eu pessoalmente aprecio mais ter binário a baixo regime (~1500-2000rpm). No Mazda o binário aparece mais tarde (~4000-4500rpm).
O motor 2.0 Skyactive-G é bastante fiável, mas não é isento de mácula!
Alguns problemas conhecidos:
- falha de pressão de óleo => substítuição da bomba de óleo;
- problemas de detonação (grilar do motor) em arranque a frio (fruto da elevada taxa de compressão 13:1) => Em climas frios obriga a usar gasolina 98. Nos USA há um recall para atualizar a ECU -> Afinação Ar/gasolina diferente com a motor a frio (fica a gastar mais enquanto o motor não aquece mas depois é igual e resolve o problema).
Também são mais de 10 mil euros de diferença...
Sim, só mesmo quem anda no mundo da lua é que não sabe o preço real que saem esses veículos dos concessionários.
Mas não estou aqui para te dar mais lições como fiz no passado.
Fica a dica []
O motor do Mazda é muito linear, ele atinge quase o binário máximo às 2000 rpm e depois até as 4000 rmp é sempre estável. É uma das vantagens dos motores atmosféricos. Além de serem motores mais simples e mais fiáveis teoricamente.
Preferia um Mazda 2.0 em vez de um Focus 1.0, nem pensava duas vezes.

Pergunta parva, o Mazda não será mais fiável ao longo do tempo devido ao facto de ter o dobro da cilindrada, especialmente se ambos levarem uma repro em cima?![]()
Quanto a comparação entre o 3 e o Focus, também acho o 3 mais carro em quase todos os sentidos sendo que o único defeito do carro é não ter tecto de abrir e para mim isso é essencial...
O motor 2.0 Skyactive é linear mas longe de ter o binário máximo às 2000rpm!
![]()
Como se vê no gráfico da esquerda, a curva de binário atinge o pico às 4000rpm. Interessante também de ver a perda de performance do motor se se usar gasolina 91RON (não disponível em PT).
O Ford 1.0 EB tem uma curva de binário plana das 1400rpm às 4500rpm.
Portanto: motor 1.0 EB mais disponível na sua utilização (menos recurso à caixa) e mais espedito em retomas de velocidade. []
[]
Preço novo sem extras e chave na mão (PVR)
Mazda 3 2.0 Sky-G Evolve P. i-Activsense + P. Sport + P.Sa.+ P.Sound -27 530 €
Focus 5p ST line 1.0EB - 22 252 €
[]