Mazda 3 (2019)

Esse motor 1.0 está muito espremido, o Mazda em princípio fará muito mais quilómetros sem problemas. Para mim a escolhia é fácil pelo Mazda.

Esse motor 1.0 está muito espremido, o Mazda em princípio fará muito mais quilómetros sem problemas. Para mim a escolhia é fácil pelo Mazda.

É um motor com outro tipo de concepção.
Depende do tipo de condução/utilização de cada um. Eu pessoalmente aprecio mais ter binário a baixo regime (~1500-2000rpm). No Mazda o binário aparece mais tarde (~4000-4500rpm).

O motor 2.0 Skyactive-G é bastante fiável, mas não é isento de mácula!
Alguns problemas conhecidos:
- falha de pressão de óleo => substítuição da bomba de óleo;
- problemas de detonação (grilar do motor) em arranque a frio (fruto da elevada taxa de compressão 13:1) => Em climas frios obriga a usar gasolina 98. Nos USA há um recall para atualizar a ECU -> Afinação Ar/gasolina diferente com a motor a frio (fica a gastar mais enquanto o motor não aquece mas depois é igual e resolve o problema).

Para uma utilização diária em viagens de ida e regresso de cerca de 12 km cada, provavelmente o 1.0 da Ford será melhor não? O Mazda andará em consumos urbanos de qto?

É um motor com outro tipo de concepção.
Depende do tipo de condução/utilização de cada um. Eu pessoalmente aprecio mais ter binário a baixo regime (~1500-2000rpm). No Mazda o binário aparece mais tarde (~4000-4500rpm).

O motor 2.0 Skyactive-G é bastante fiável, mas não é isento de mácula!
Alguns problemas conhecidos:
- falha de pressão de óleo => substítuição da bomba de óleo;
- problemas de detonação (grilar do motor) em arranque a frio (fruto da elevada taxa de compressão 13:1) => Em climas frios obriga a usar gasolina 98. Nos USA há um recall para atualizar a ECU -> Afinação Ar/gasolina diferente com a motor a frio (fica a gastar mais enquanto o motor não aquece mas depois é igual e resolve o problema).

O motor do Mazda é muito linear, ele atinge quase o binário máximo às 2000 rpm e depois até as 4000 rmp é sempre estável. É uma das vantagens dos motores atmosféricos. Além de serem motores mais simples e mais fiáveis teoricamente.

Preferia um Mazda 2.0 em vez de um Focus 1.0, nem pensava duas vezes.

Última edição:
Também são mais de 10 mil euros de diferença...

O Focus custa o mesmo do que o Fiesta? Ou a Ford anda a dar os carros? Eles têm preços de tabela aproximados, o Focus 24,2k€ e o Mazda 26k€, e o Mazda vale bem a diferença de 1800€ pelo motor, pela qualidade, pelo interior, etc., o Mazda é outro nível.

Sim, só mesmo quem anda no mundo da lua é que não sabe o preço real que saem esses veículos dos concessionários.

Mas não estou aqui para te dar mais lições como fiz no passado.

Fica a dica [;)]

Sim, só mesmo quem anda no mundo da lua é que não sabe o preço real que saem esses veículos dos concessionários.

Mas não estou aqui para te dar mais lições como fiz no passado.

Fica a dica [;)]

Estás a falar dos descontos? Eu sei que a Ford "dá" os carros mas para se ser justo tem de se comparar os preços de tabela de ambos, caso contrário é comparar alhos com bugalhos

Aquele que vos mandei de serviço com 5mil km fica ao preço de um Focus novo com algum desconto.

Mas acredito que o Mazda será mais fiável pela experiência que tenho em carros japoneses.

O motor do Mazda é muito linear, ele atinge quase o binário máximo às 2000 rpm e depois até as 4000 rmp é sempre estável. É uma das vantagens dos motores atmosféricos. Além de serem motores mais simples e mais fiáveis teoricamente.

Preferia um Mazda 2.0 em vez de um Focus 1.0, nem pensava duas vezes.

O motor 2.0 Skyactive é linear mas longe de ter o binário máximo às 2000rpm!
Mazda-SkyActiv-X-torque-curve-comparison-630x362.png

Como se vê no gráfico da esquerda, a curva de binário atinge o pico às 4000rpm. Interessante também de ver a perda de performance do motor se se usar gasolina 91RON (não disponível em PT).

O Ford 1.0 EB tem uma curva de binário plana das 1400rpm às 4500rpm.

Portanto: motor 1.0 EB mais disponível na sua utilização (menos recurso à caixa) e mais espedito em retomas de velocidade. [;)]

Consumos médios (WLTP):
2.0 sky - 6.2 a 6.3 L/100km
1.0 EB - 4.5 a 7 L/100km (como se sabe motor turbo mais sensível em termos de consumos ao peso no pedal do acelerador...)

Preço novo sem extras e chave na mão (PVR)
Mazda 3 2.0 Sky-G Evolve P. i-Activsense + P. Sport + P.Sa.+ P.Sound -27 530 €
Focus 5p ST line 1.0EB - 22 252 €

O mazda 3 é uma óptima opção no segmento. Cabe a cada um escolher a opção que mais se adequa a cada um.
"Gostos não se discutem" [;)]

Pergunta parva, o Mazda não será mais fiável ao longo do tempo devido ao facto de ter o dobro da cilindrada, especialmente se ambos levarem uma repro em cima?:confused:

Quanto a comparação entre o 3 e o Focus, também acho o 3 mais carro em quase todos os sentidos sendo que o único defeito do carro é não ter tecto de abrir e para mim isso é essencial...

Pergunta parva, o Mazda não será mais fiável ao longo do tempo devido ao facto de ter o dobro da cilindrada, especialmente se ambos levarem uma repro em cima?:confused:

Quanto a comparação entre o 3 e o Focus, também acho o 3 mais carro em quase todos os sentidos sendo que o único defeito do carro é não ter tecto de abrir e para mim isso é essencial...

A pergunta não é parva!
No caso de repro (e até sem ela) o motor 2.0 sky-G será mais fiável ao longo do tempo.

O motor 2.0 Skyactive é linear mas longe de ter o binário máximo às 2000rpm!
Mazda-SkyActiv-X-torque-curve-comparison-630x362.png

Como se vê no gráfico da esquerda, a curva de binário atinge o pico às 4000rpm. Interessante também de ver a perda de performance do motor se se usar gasolina 91RON (não disponível em PT).

O Ford 1.0 EB tem uma curva de binário plana das 1400rpm às 4500rpm.

Portanto: motor 1.0 EB mais disponível na sua utilização (menos recurso à caixa) e mais espedito em retomas de velocidade. [;)]

O motor do 2.0 Mazda tem sempre mais binário do que o 1.0 da Ford, o Mazda às 2000 rpm atinge os 190 Nm e depois até às 4000 rpm é sempre a subir até atingir os 210 Nm, o 1.0 da Ford fica-se pelos 170 Nm de binário máximo.

O Motor do Mazda tem claramente mais pulmão, o que é normal tal a diferença de cilindrada. Em termos de consumos o consumo médio do Mazda 3 é de cerca de 5,5l, esse consumo de 6,2l que colocaste aí é o CX-30.

[;)]
Preço novo sem extras e chave na mão (PVR)
Mazda 3 2.0 Sky-G Evolve P. i-Activsense + P. Sport + P.Sa.+ P.Sound -27 530 €
Focus 5p ST line 1.0EB - 22 252 €

[;)]

Não comparemos alhos com bugalhos, isso é o preço com desconto do Ford.

O preço de tabela do Focus é 24.200€: https://www.guiadoautomovel.pt/marcas/ford/focus/review

O preço de tabela do Mazda é 26.000€: https://www.guiadoautomovel.pt/marcas/mazda/mazda3/review

Portanto há uma diferença de 1800€. Depois descontos podem ser negociados em ambas as marcas.

A curva potência/binário do 2.0 Sky-G

wykres_power.php

Eu não disse que o 1.0EB tinha mais binário. Disse que tem um 'kick' logo apartir das 1400rpm coisa que o 2.0Sky-G não tem.

Os consumos são os disponíveis nas páginas web das marcas, e os preços foram retirados do site www.kbb.pt.

Mas esse consumo que indicaste é do CX-30, não do Mazda 3, enganaste-te, acontece.

Obviamente o Ecoboost tem um kick devido ao turbo, mas o 2.0 motor da Mazda tem um maior binário durante a principal faixa utilização de um motor que é a partir das 2000 rpm.

O 2.0 é claramente um motor mais nobre e com mais força e pulmão do que o 1.0, e é um motor pelos menos teoricamente mais fiável.

Em relação aos preços eu coloquei os preços oficiais das marcas, os descontos é outro assunto, a Mazda também tem as suas campanhas não é só a Ford.

Comparar o 1.0 EB 125cv com o 2.0 120cv da Mazda não faz sentido nenhum, e basta ter 2 dedos de testa para ver que os 1.0 nessa faixa de potência vieram substituir os 1.4 e 1.6 atmosféricos até 110/120cv, não os 2.0. para o 2.0 será mais justo comparar com o 1.5eb, que tanto há na versão de 150 como 120cv.
Quando chegar ao focus o 1.0eb mild hibrid com 155cv que já há no Puma, aí sim fará sentido comparar com este 2.0 da Mazda, que bem se sabe que vem demasiado "castrado" para cumprir na questão das emissões e consumos.

Quanto ao resto, comparar preços de tabela é extremamente parvo, comparar preços de carro novos com carros usados (independentemente de terem 5 meses ou 1 ano), mais parvo é.

Tanto um como outro carro são dos meus favoritos no segmento, e dando a minha opinião pessoal, tendo um Fiesta 1.0 125cv, provavelmente não compraria o focus com o mesmo motor (preferia mais, 1.5), mas o Mazda, tendo em conta a nossa fiscalidade a estes motores 2.0, dificilmente compraria um com apenas 120cv.
Sobre a questão da fiabilidade, já era tempo das pessoas pararem com as teorias dos atmosféricos serem teoricamente mais fiáveis, basta ver o mercado para perceber que não é necessariamente assim, simplesmente há motores que são bem ou mal paridos em cada um dos tipos.

Só para acrescentar, o adversário do 1.0 EB na Mazda em termos de performance é o 1.5, que até tem uma versão com 130cv, e que equipa a maioria dos modelos.

Última edição:
Comparar preços de tabela é a forma mais justa de comparar os preços dos carros, é o que se faz nos comparativos profissionais, comparar-se os preços dos carros uns com campanhas e outros sem campanhas é que não faz sentido.

O Mazda 3 em Portugal tem um preço de tabela a começar em 26.000€ e o Focus a começar em 24.200€. É verdade que os americanos são muito agressivos mas a Mazda também tem as suas campanhas e o Mazda é um carro com uma qualidade geral bem mais elevada do que um Ford.

Voltar
Superior