Mazda 3 (2019)

Comparar o 1.0 EB 125cv com o 2.0 120cv da Mazda não faz sentido nenhum, e basta ter 2 dedos de testa para ver que os 1.0 nessa faixa de potência vieram substituir os 1.4 e 1.6 atmosféricos até 110/120cv, não os 2.0. para o 2.0 será mais justo comparar com o 1.5eb, que tanto há na versão de 150 como 120cv.
Quando chegar ao focus o 1.0eb mild hibrid com 155cv que já há no Puma, aí sim fará sentido comparar com este 2.0 da Mazda, que bem se sabe que vem demasiado "castrado" para cumprir na questão das emissões e consumos.

Quanto ao resto, comparar preços de tabela é extremamente parvo, comparar preços de carro novos com carros usados (independentemente de terem 5 meses ou 1 ano), mais parvo é.

Tanto um como outro carro são dos meus favoritos no segmento, e dando a minha opinião pessoal, tendo um Fiesta 1.0 125cv, provavelmente não compraria o focus com o mesmo motor (preferia mais, 1.5), mas o Mazda, tendo em conta a nossa fiscalidade a estes motores 2.0, dificilmente compraria um com apenas 120cv.
Sobre a questão da fiabilidade, já era tempo das pessoas pararem com as teorias dos atmosféricos serem teoricamente mais fiáveis, basta ver o mercado para perceber que não é necessariamente assim, simplesmente há motores que são bem ou mal paridos em cada um dos tipos.

Só para acrescentar, o adversário do 1.0 EB na Mazda em termos de performance é o 1.5, que até tem uma versão com 130cv, e que equipa a maioria dos modelos.
Muito bem respondido!

Só para acrescentar, o adversário do 1.0 EB na Mazda em termos de performance é o 1.5, que até tem uma versão com 130cv, e que equipa a maioria dos modelos.

Então isso torna o preço do Mazda ainda melhor, tendo em conta que o 2.0 da Mazda custa pouco mais do que o 1.0 (+1800€).

Para não falar que um Mazda 3 tem uma qualidade geral superior a um Ford.

E já se compra um Mazda 3 com pouco menos de um ano por pouco mais de 20k€.

Comparar preços de tabela é a forma mais justa de comparar os preços dos carros, é o que se faz nos comparativos profissionais, comparar-se os preços dos carros uns com campanhas e outros sem campanhas é que não faz sentido.

O Mazda 3 em Portugal tem um preço de tabela a começar em 26.000€ e o Focus a começar em 24.200€. É verdade que os americanos são muito agressivos mas a Mazda também tem as suas campanhas e o Mazda é um carro com uma qualidade geral bem mais elevada do que um Ford.

A mim interessa-me o que sai do corpo, estou-me a ***** para as tabelas de preços e o que vem nos livros/revistas.

Isto é assim tanto em carros como em qualquer outro produto.

Esta política de grandes descontos tem os seus objetivos, uns deixam-se enganar e outros não, é uma questão de estar atento e saber o real preço das coisas antes de as comprar. Vale para tudo: compras de carros, mercado imobiliário, compras de supermercado, prestação de serviços... enfim, há que estar atento e ser inteligente na hora de negociar [;)]

A mim interessa-me o que sai do corpo, estou-me a ***** para as tabelas de preços e o que vem nos livros/revistas.

Esta política de grandes descontos tem os seus objetivos, uns deixam-se enganar e outros não, é uma questão de estar atento e saber o real preço das coisas antes de as comprar. Vale para tudo: compras de carros, mercado imobiliário, compras de supermercado, prestação de serviços... enfim, há que estar atento e ser inteligente na hora de negociar [;)]

O que faz mais sentido é comparar-se duas coisas dentro do mesmo contexto.

Ou comparas ambos os preços de tabela, ou comparas ambos os preços com campanha. É o mais justo e é como fazem os profissionais.

Mas esse consumo que indicaste é do CX-30, não do Mazda 3, enganaste-te, acontece.

Obviamente o Ecoboost tem um kick devido ao turbo, mas o 2.0 motor da Mazda tem um maior binário durante a principal faixa utilização de um motor que é a partir das 2000 rpm.

O 2.0 é claramente um motor mais nobre e com mais força e pulmão do que o 1.0, e é um motor pelos menos teoricamente mais fiável.

Em relação aos preços eu coloquei os preços oficiais das marcas, os descontos é outro assunto, a Mazda também tem as suas campanhas não é só a Ford.
Não, não me enganei

Aqui podem ler a informação da Mazda PT: https://www.mazda.pt/carros/novo-mazda3-hatchback2/especificacoes/
Consumo de Combustível (Ciclo Combinado WLTP) 16": 6,2 18": 6,3 L/100km

O ensaio do Focus 1.0: https://www.autofoco.pt/teste/ver/763008
O ensaio do M3 2.0G: https://www.autofoco.pt/teste/ver/797743

Portanto:
0-50km/h: focus 3.3s M3 3.2s -> empate
0-100km/h: focus 11.1s M3 8.6s -> vantagem M3 (embora Mazda diga que os 0-100 são feitos em 10.4s...)
60-100km/h em 4ª: focus 8.6s M3 9.7s -> vantagem Focus
80-120km/h em 5ª: focus 12.9s M3 13s -> empate
Consumo médio (L/100km): focus 7.0 M3 6.8 -> ligeira vantagem M3 (noutras publicações auto M3 também com 7L/100km de consumo médio)

Como disse atrás é um embate renhido! [;)]

Última edição:
O que faz mais sentido é comparar-se duas coisas dentro do mesmo contexto.

Ou comparas ambos os preços de tabela, ou comparas ambos os preços com campanha. É o mais justo e é como fazem os profissionais.

Queres melhor igualdade de contexto do que o preço que se paga efetivamente para cada uma das unidades? [:p]
É esse que interessa para o comum dos mortais, a menos que estejas a falar de empresas que têm de encaixar em determinado orçamento, mas para estes também tens as famosas versões "business" que cabem dentro dos patamares de tributação. Isto acontece com a maior parte das marcas.

Falando em preços reais, eu em tempos pedi uma proposta de ambos os carros com nível de equipamento equivalentes (tipo STline).

O Focus ficava à data por +/- 23k€.
O Mazda 3 não te sei dizer ao certo, porque quando o vendedor disse 31mil... eu pura e simplesmente virei costas...[:D]

Não, não me enganei

Aqui podem ler a informação da Mazda PT: https://www.mazda.pt/carros/novo-mazda3-hatchback2/especificacoes/

Portanto:
0-100km/h: focus 11.1s M3 8.6s -> vantagem M3 (embora Mazda diga que os 0-100 são feitos em 10.4s...)
Consumo médio (L/100km): focus 7.0 M3 6.8 -> ligeira vantagem M3 (noutras publicações auto M3 também com 7L/100km de consumo médio)

É renhido na teoria mas na prática um motor atmosférico é mais agradável de utilizar porque não depende do kick de um 1.0 nem da sensação on-off. O motor do Mazda é melhor no geral, mais progressivo, mais linear, mais robusto, mais nobre.

Mas em relação aos consumos, já vi valores dispares em vários ensaios, mas vamos aos valores reais do spritmonitor que é a forma mais justa:

Mazda 6,95l https://www.spritmonitor.de/en/over...?fueltype=2&exactmodel=Skyactiv-G&powerunit=2
Ford 6,6l https://www.spritmonitor.de/de/uebe...2&power_e=130&exactmodel=ecoboost&powerunit=2

A diferença é 0,35l.

Falando em preços reais, eu em tempos pedi uma proposta de ambos os carros com nível de equipamento equivalentes (tipo STline).

O Mazda 3 não te sei dizer ao certo, porque quando o vendedor disse 31mil... eu pura e simplesmente virei costas...[:D]

Ou seja, estás a comparar um valor do Focus com desconto com o Mazda que provavelmente era o topo de gama e nem quiseste negociar o desconto.

Última edição:
Não, não me enganei

Portanto:

Só uma nota para estes números de acelerações e recuperações, apesar de ambos serem caixas de 6 velocidades, a do Mazda é mais longa que o Focus, atingindo sempre mais velocidade em cada relação ao mesmo tempo que à mesma velocidade o Mazda vai a rotação mais baixa.
E isto acaba por se refletir nesses valores de aceleração melhores no Mazda a 100km/h. A essa velocidade o Focus já passou para 3a no máximo aos 94 km/h, enquanto o Mazda pode ir em 2a até aos 107, fazendo a troca depois.
Por outro lado, as retomas que aí apresentam em 4a e 5a beneficial o Focus em relação ao Mazda por ter a caixa mais curta e à mesma velocidade ir a uma rotação superior.

No final de contas, o Mazda deverá andar mais que o Focus por ter mais motor, mas por outro lado, numa condução normal a rotação mais baixa deve ser ela por ela.
Em todo o caso, falamos de dados praticamente imperceptíveis e que acaba por ter mais impacto as sensações que cada um deles transmite ao condutor, e neste caso uns podem gostar mais dum, outros do outro [;)]

Queres melhor igualdade de contexto do que o preço que se paga efetivamente para cada uma das unidades? [:p]
É esse que interessa para o comum dos mortais, a menos que estejas a falar de empresas que têm de encaixar em determinado orçamento, mas para estes também tens as famosas versões "business" que cabem dentro dos patamares de tributação. Isto acontece com a maior parte das marcas.

Tens de comparar coisas equivalentes, estás a comparar preços de um carro negociado e outro sem o preço negociado.

A Ford pode andar a "dar" os Focus mas a Ford não é a única a fazer descontos, a Mazda também os faz apesar de não ser tão agressiva como os americanos.

É renhido na teoria mas na prática um motor atmosférico é mais agradável de utilizar porque não depende do kick de um 1.0 nem da sensação on-off. O motor do Mazda é melhor no geral, mais progressivo, mais linear, mais robusto, mais nobre.

Mas em relação aos consumos, já vi valores dispares em vários ensaios, mas vamos aos valores reais do spritmonitor que é a forma mais justa:

Mazda 6,95l https://www.spritmonitor.de/en/over...?fueltype=2&exactmodel=Skyactiv-G&powerunit=2
Ford 6,6l https://www.spritmonitor.de/de/uebe...2&power_e=130&exactmodel=ecoboost&powerunit=2

A diferença é 0,35l.

Já conduziste algum focus ecoboost?
Pergunto isto porque neste motor não tens o tradicional Kick do turbo muito presente, e neste aspecto acaba por estar mais próximo de um atmosférico do que outros motores 1.0/1.2t.

Dentro dos 1.0t, tens o ecoboost com potência máxima às 6 mil rpm, mas de um modo geral os outros andam pelas 5500.

Em tempos experimentei um Civic 1.0 e esse tal Kick que falas é muito mais evidente que no eb, que é mais linear.

Sobre os consumos, misturaste ambas as gerações do Mazda 3 e do Focus, mais antigas e mais recentes, e não tenho a certeza se colocaste também caixas automáticas misturadas.
Falando do caso que conheço melhor, o ecoboost, houve melhorias em termos de consumos na geração atual face ao mk3, mas por exemplo, consumos com caixa auto são péssimos.
No Mazda 3 desconheço estás questões.

Também utilizo o spritmonitor para os meus registos, acho-o um bom indicador, mas é preciso sabermos onde nós devemos situar para ter valores mais apropriados à nossa condução e utilização.

Já conduziste algum focus ecoboost?
Pergunto isto porque neste motor não tens o tradicional Kick do turbo muito presente, e neste aspecto acaba por estar mais próximo de um atmosférico do que outros motores 1.0/1.2t.

Dentro dos 1.0t, tens o ecoboost com potência máxima às 6 mil rpm, mas de um modo geral os outros andam pelas 5500.

Em tempos experimentei um Civic 1.0 e esse tal Kick que falas é muito mais evidente que no eb, que é mais linear.

Sobre os consumos, misturaste ambas as gerações do Mazda 3 e do Focus, mais antigas e mais recentes, e não tenho a certeza se colocaste também caixas automáticas misturadas.
Falando do caso que conheço melhor, o ecoboost, houve melhorias em termos de consumos na geração atual face ao mk3, mas por exemplo, consumos com caixa auto são péssimos.
No Mazda 3 desconheço estás questões.

Também utilizo o spritmonitor para os meus registos, acho-o um bom indicador, mas é preciso sabermos onde nós devemos situar para ter valores mais apropriados à nossa condução e utilização.

Só Focus Ecoboost manuais a partir de 2018, o consumo é 6,61l: https://www.spritmonitor.de/en/over...year_s=2018&power_e=130&gearing=1&powerunit=2

É praticamente a mesma coisa, diferença de 0,34l. Eu conheço e sei que o kick do ecoboost não se nota tanto como noutros mas nota-se e não há comparação com um 2.0 atmosférico.

Não me parece estranho, o consumo médio de um Fiesta Ecoboost é cerca de 6l, num Focus sendo mais pesado e largo é natural gastar mais

Não me referia a isso, referia-me ao facto do IV estás a apresentar menos 0.1. isso e os valores que referiste serem diferentes dos links que colocaste [;)]

Sobre o Fiesta, a média geral anda +/- pelos 6, 6 e pouco.
O meu está com 7.15 totais, sendo que nos últimos 10 mil km's foi 7.5 devido a maioritariamente cidade e para-arranca. Apartir de agora vai andar abaixo dos 7, espero.
Neste aspecto o Mazda 2 1.5 faz melhores resultados.

"mas o que interessa é comparar com o que diz no site...as linhas pequenas não interessa..."

Voltar
Superior