Mazda 3 (2019)

Só está na versão "EVOLVE I-ACTIVSENSE 18" que começa nos 28.000€. Mesmo assim parece-me uma proposta muitíssimo interessante. Este carro tem coisas belíssimas: Posição de condução, caixa de velocidades manual, etc. Há muita coisa no Mazda 3 em que ele, para o meu gosto, é simplesmente é imbatível.

Eu tinha outras opções em cima da mesa no mesmo segmento (incluindo as propostas ditas premium) e acabei por escolher este skyactiv-x. E nem foi pelo preço, que isso andava mais ou menos ela por ela.

É mesmo um excelente produto

Mazda3-2.5-Turbo_02.jpg
Mazda3-2.5-Turbo_01-2.jpg
Mazda3-2.5-Turbo_08.jpg
Mazda3-2.5-Turbo_04.jpg
Mazda3-2.5-Turbo_03.jpg
Mazda3-2.5-Turbo_05.jpg

Mazda 3 equipado com o 2.5 Skyactiv-G Turbo de 230/250 cv (conforme as octanas da gasolina utilizada), caixa automática e tracção integral.

Mas disponível apenas no México e nos E.U.A.

Last edited:
Hoje aproveitei e fui a Mazda fazer um TD ao 3 e posso dizer que fiquei rendido ao carro. A versão era a Evolve I-Activsense com o 2.0 de 122cv. A posição de condição é muito boa e todos os comandos estão a mão de semear, sendo que todos os comandos são físicos e muitos existem a dobrar sendo que assim usar os que forem mais práticos para cada um. A qualidade e montagem dos materiais é alta e com um bom design ao contrário de certas marcas alemãs...

Mas a maior surpresa foi na condução, extremamente suave com o start stop a funcionar muito bem e o motor à só se fazer ouvir quando puxamos por ele. Por falar em motor, não estava a espera de grande coisa depois de tanta gente a reclamar que o motor não desenvolve mas a minha (curta) experiência foi o contrário. O motor desenvolve bastante bem e tem um bom pulmão sendo que a partir das 4000 rotações o motor mostra tudo o que vale, é um pequeno prazer puxar por um 2.0 atmosférico ao contrário de quase todos os outros motores turbo de pequena cilindrada... O motor até dava a sensação de ter bem mais que os 122cv... O único senão são as recuperações, mais fracas que num motor turbo, mas nestes casos é só usar e abusar da caixa de velocidades, que é uma pequena delícia por si só. O conjunto motor/caixa esta muito bem executado e o comportamento é bastante decente.
A visibilidade é melhor do que pensava à não ser a traseira pois o vidro é pequeno.

Claro que não é todo rosas e o carro também tem defeitos:

- o conforto não é grande coisa, sendo até algo seco em uma ou outra ocasião;

- o motor não me pareceu muito económico, com um consumo de +- 7,5l, não é mau mas também não é bom;

- os sistemas de segurança são irritantes como o caraças, felizmente podem-se desligar.

Também aproveitei para pedir uma proposta para o motor de 150cv e o carro fica em 27.800€ chave na mão (desconto de 3.900€) com os packs sports e bose e a pintura metalizada vermelha. Ainda existe um desconto adicional de 2.000€ com financiamento (manhoso) mas acho que não compensa...

Conclusão, gostei bastante e estou a considerar a compra, o problema é que o valor já é um pouco puxado para mim.

H83, também já tive o prazer de experimentar o novo Mazda 3 com essa mesma motorização 2.0 NA de 122cv e também gostei imenso, apesar de achar que mais uns cavalitos não lhe ficariam nada mal. Posto isto, estou muito curioso com a nova versão de 150cv e se estivesse comprador neste momento, seria um sério candidato para mim.
Podes, por favor, indicar onde te fizeram essa proposta de 27.800€? (Por PM se preferires)

H83, também já tive o prazer de experimentar o novo Mazda 3 com essa mesma motorização 2.0 NA de 122cv e também gostei imenso, apesar de achar que mais uns cavalitos não lhe ficariam nada mal. Posto isto, estou muito curioso com a nova versão de 150cv e se estivesse comprador neste momento, seria um sério candidato para mim.
Podes, por favor, indicar onde te fizeram essa proposta de 27.800€? (Por PM se preferires)

Foi na Auto Sueco, em Queluz. Também me avisaram que demoram 15 dias a entregar o carro.

Hoje aproveitei e fui a Mazda fazer um TD ao 3 e posso dizer que fiquei rendido ao carro. A versão era a Evolve I-Activsense com o 2.0 de 122cv. A posição de condição é muito boa e todos os comandos estão a mão de semear, sendo que todos os comandos são físicos e muitos existem a dobrar sendo que assim usar os que forem mais práticos para cada um. A qualidade e montagem dos materiais é alta e com um bom design ao contrário de certas marcas alemãs...

Mas a maior surpresa foi na condução, extremamente suave com o start stop a funcionar muito bem e o motor à só se fazer ouvir quando puxamos por ele. Por falar em motor, não estava a espera de grande coisa depois de tanta gente a reclamar que o motor não desenvolve mas a minha (curta) experiência foi o contrário. O motor desenvolve bastante bem e tem um bom pulmão sendo que a partir das 4000 rotações o motor mostra tudo o que vale, é um pequeno prazer puxar por um 2.0 atmosférico ao contrário de quase todos os outros motores turbo de pequena cilindrada... O motor até dava a sensação de ter bem mais que os 122cv... O único senão são as recuperações, mais fracas que num motor turbo, mas nestes casos é só usar e abusar da caixa de velocidades, que é uma pequena delícia por si só. O conjunto motor/caixa esta muito bem executado e o comportamento é bastante decente.
A visibilidade é melhor do que pensava à não ser a traseira pois o vidro é pequeno.

Claro que não é todo rosas e o carro também tem defeitos:

- o conforto não é grande coisa, sendo até algo seco em uma ou outra ocasião;

- o motor não me pareceu muito económico, com um consumo de +- 7,5l, não é mau mas também não é bom;

- os sistemas de segurança são irritantes como o caraças, felizmente podem-se desligar.

Também aproveitei para pedir uma proposta para o motor de 150cv e o carro fica em 27.800€ chave na mão (desconto de 3.900€) com os packs sports e bose e a pintura metalizada vermelha. Ainda existe um desconto adicional de 2.000€ com financiamento (manhoso) mas acho que não compensa...

Conclusão, gostei bastante e estou a considerar a compra, o problema é que o valor já é um pouco puxado para mim.

É puxado, mas compras um carro brilhante. Pagaria de bom grado o extra pelo motor de 150cv.

Eu tb kkkkkkk
Quem o comprava? Muitos... (eu seria um deles [:D])

Realmente olhando apra o segmento.... Ibizas/Leons.... venderam-se super mal... a cilindrada tornava-os muito caros não era? Focus? Volvo S40/V40?

Aceitemos, a politica Mazda em PT, é literalmente um nojo!

Teste ao Skyactiv-G de 150 cavalos:

Quando questionado sobre as diferenças entre este motor e o Skyactiv-X, a resposta foi esta:

With these naturally aspirated engines (ignoring the small supercharger on the X), it's really quite difficult to tell a difference, especially when not driving the cars side-by-side. I would say the X is worth it if you can get a good deal on it versus the G150. Both are lovely engines and both can be very frugal, but the X is a tiny bit more lively at the top RPMs.

E parece que, pelo menos no Japão, o Skyactiv-X vai ter a sua primeira actualização (denominada Spirit 1.1) no início de 2021, passando dos actuais 180 cv/6000 rpm e 224 nm/3000 rpm para 190cv/6000 rpm e 240nm/4500 rpm.

https://motor-fan.jp/tech/10017033

https://www.gqjapan.jp/cars/article/20201102-mazda-skyactiv-x

https://bestcarweb.jp/news/211395?mode=full

E a boa notícia é que, sendo apenas uma actualização de software, a mesma estará disponível gratuitamente para o Skyactiv-X original. Vamos ver se também chegará à Europa.

Continuo a dizer que este carro merecia um motor mais "português" .. Assim é impossível de o comprar..

Não tem, a Mazda não o ia desenvolver para um mercado sem qualquer expressão.

Não é impossível, porque mesmo assim, o preço do carro não foge dos principais rivais (Focus 25K; Golf 26K; Megane 25K...)

Last edited:
De facto no preço não é muito prejudicado em relação à concorrencia (esquecendo eventuais descontos) mas o IUC é cerca de 100€ por ano a mais que nos rivais com motores 1.0 a 1.2. Possivelmente muita gente nem se lembra disso na altura de comprar mas ainda é alguma diferença

Não tem, a Mazda não o ia desenvolver para um mercado sem qualquer expressão.

Não é impossível, porque mesmo assim, o preço do carro não foge dos principais rivais (Focus 25K; Golf 26K; Megane 25K...)

Qualquer Crossover urbano, coloca pressão num compacto familiar no preço :sh)

Back