Hoje aproveitei e fui a Mazda fazer um TD ao 3 e posso dizer que fiquei rendido ao carro. A versão era a Evolve I-Activsense com o 2.0 de 122cv. A posição de condição é muito boa e todos os comandos estão a mão de semear, sendo que todos os comandos são físicos e muitos existem a dobrar sendo que assim usar os que forem mais práticos para cada um. A qualidade e montagem dos materiais é alta e com um bom design ao contrário de certas marcas alemãs...
Mas a maior surpresa foi na condução, extremamente suave com o start stop a funcionar muito bem e o motor à só se fazer ouvir quando puxamos por ele. Por falar em motor, não estava a espera de grande coisa depois de tanta gente a reclamar que o motor não desenvolve mas a minha (curta) experiência foi o contrário. O motor desenvolve bastante bem e tem um bom pulmão sendo que a partir das 4000 rotações o motor mostra tudo o que vale, é um pequeno prazer puxar por um 2.0 atmosférico ao contrário de quase todos os outros motores turbo de pequena cilindrada... O motor até dava a sensação de ter bem mais que os 122cv... O único senão são as recuperações, mais fracas que num motor turbo, mas nestes casos é só usar e abusar da caixa de velocidades, que é uma pequena delícia por si só. O conjunto motor/caixa esta muito bem executado e o comportamento é bastante decente.
A visibilidade é melhor do que pensava à não ser a traseira pois o vidro é pequeno.
Claro que não é todo rosas e o carro também tem defeitos:
- o conforto não é grande coisa, sendo até algo seco em uma ou outra ocasião;
- o motor não me pareceu muito económico, com um consumo de +- 7,5l, não é mau mas também não é bom;
- os sistemas de segurança são irritantes como o caraças, felizmente podem-se desligar.
Também aproveitei para pedir uma proposta para o motor de 150cv e o carro fica em 27.800€ chave na mão (desconto de 3.900€) com os packs sports e bose e a pintura metalizada vermelha. Ainda existe um desconto adicional de 2.000€ com financiamento (manhoso) mas acho que não compensa...
Conclusão, gostei bastante e estou a considerar a compra, o problema é que o valor já é um pouco puxado para mim.