Mazda líder em fiabilidade

Estás a confundir estudos de fiabilidade com estudos de satisfação e são coisas totalmente diferentes. De tal forma diferentes que achas o C5 anedótico e fiável, como dizes noutro post mais abaixo. Uma coisa pouco ou nada terá que ver com a outra.

E o que os números dizem (índice de 58,3) é que o C5 é muito fiável em termos absolutos e melhor ainda quando comparado com os seus rivais directos de segmento ou público alvo, o mesmo se passando com o Xsara e outros, daí a boa classificação final da Citroen.

O que eu referi foi objectivo e claro. Atendendo que ja vi, e a que já passou por um socio meu, um 406 que fez 380 mil kms, o motor HDI deverá ser bastante fiavel. Vamos ver de qualquer forma.

A construcção do C5 sim, é uma treta. Posso dizer-te que,já depois de ter colocado o anterior post aqui, já se partiu um espaço de arrumação na porta do condutor. Literalmente caiu. A do lado do pendura, já estava partida! Aquilo tem umas patilhas muito frageis, a exemplo da construcção de todo o carro.

Volto a reforçar, que a motorização até pode ser fiavel -vamos ver- mas a construcção não. MUITO fraca mesmo.

É só para dizer que a "lider em fiabilidade" E2200 de 1993 do meu pai está no estaleiro e muito provavelmente para sair de lá vai precisar de 400 e tal euros mais mão-de-obra...[:vm)]

Partiu o veio da transmissão ou uma coisa assim :(

Vê as coisas pelo lado positivo:

Ao menos não te calhou um dos 39 Renaults em cada 100 que avariam! [:D]

(j/k) [;)]

E outra coisa, a sucata francesa está a servir de desenrasque para tarefas que não são as dele neste momento em que a sucata japonesa decidiu quebrar a tradição [:D][:D][;)]

Quem diria...ele há coisas... [:)]

EDIT: 37 renaults...39 é a alfa [:)]

Last edited:
Originalmente Colocado por Andreh
Nada de novo Um dia Toyota, Amanha Mazda, Ontem Honda...

Será que o motor wankel também é fiavel?... mm...

Fiável é...perde é a capacidade de se manter estanque (uma coisa assim) e por isso consome muito óleo [;)]

o facto de consumir mto óleo e principalmente muita gasolina não afecta directamente a fiabilidade! aliás o próprio funcionamento em ciclo dos motores Wankel leva a esse consumo excessivo, que no entanto dispensa outras peças, como segmentos.

Já agora estranho bastante a diferença entre as 2 primeiras e a Toyota...:confused:

Foi isso que eu quis dizer, apenas a usam onde faz falta, quando digo que não têm tanta é no sentido de não a utilizarem em faróis e limpa pára brisas automáticos (não percebo o objectivo), cartões de entrada e ausência de chaves (não tenho a certeza mas julgo qua a lexus será a única que utiliza cartões de entrada), etc...

cumps

Todas as marcas quase já usam esses sistemas(cartões, sensores, etc) a diferença é que o japoneses só os aplicam nos seus modelos depois de devidamente testados, não lançam as coisas só por lançar... Falando por exemplo na Mazda que tmb no 3 começou a usar os sensores de luz/chuva, aplicando os mesmos ao 6 no facelift e acrescentando o cartão, que por sua vez passou tmb para o 3 aquando do facelift e para o mazda 5

É só para dizer que a "lider em fiabilidade" E2200 de 1993 do meu pai está no estaleiro e muito provavelmente para sair de lá vai precisar de 400 e tal euros mais mão-de-obra...[:vm)]

Partiu o veio da transmissão ou uma coisa assim :(

com essa idade já estava na altura de partir qualquer coisa
já vinhas era por as fotos onde te pedi [:D]

MAZDA RULEZ

O índice de fiabilidade da Warranty Direct está em permanente actualização.
Considero esta informação tão fiável quanto é possível, uma vez que o índice é construído tendo em conta o número de avarias que surgem pela utilização do veículo em condições reais, sendo ponderados os respectivos custos de reparação. Para além disso, é elaborado por uma empresa que recebe as participações das avarias e a quem cabe o pagamento das despesas.
É importante notar que cada marca tem modelos mais e menos fiáveis, o índice atribuído a cada marca é uma média obtida em toda a gama de veículos, não se podendo fazer comparação directa entre modelos.
Tenho acompanhado nos últimos anos a posição que ocupam as diferentes marcas e é interessante notar as oscilações na posição da tabela.

Neste momento, as 10 marcas mais fiáveis são:
1. SUZUKI
2. HONDA
3. MAZDA
4. SKODA
5. TOYOTA
6. HYUNDAI
7. NISSAN
8. CITROEN
9. FORD
10. KIA

Comentários:
O pódio é japonês.
Nos 7 primeiros lugares, há 5 marcas japonesas.
A MAZDA foi ultrapassada pela Suzuki e pela Honda, ocupando agora o 3.º lugar.
As marcas coreanas estão presentes no top 10.
A marca europeia mais fiável é a Skoda.

Vejamos o TOP das 10 piores em termos di fiabilidade:
1. PORSCHE
2. JEEP
3. LANDROVER
4. ALFA ROMEO
5. CHRYSLER
6. JAGUAR
7. AUDI
8. SAAB
9. MG
10.MERCEDES

Comentários:
Seja pelo número de avarias, seja pelo custo de reparação das mesmas, há várias marcas premium aqui representadas.
A Mercedes que neste índice já teve lugar no top das 10 melhores, está agora entre as 10 marcas menos fiáveis.

Porsche em último??
bem.
vamos lá ver quando começam os ataques à qualidade do 'estudo'[:D]

ld

O resultado do estudo correlaciona o nº de avarias com o custo das mesmas, creio que o custo das reparações na porsche tenham uma influência grande nesta classificação, assim como para a mercedes e jaguar, e não deve ser tanto pelo nº de avarias.

De qualquer forma não deixa de ser uma má classificação.

Cumpts

Estetica, nem vou comentar. A suspensao, é uma treta. Ha barulhos parasitas por dentro em varios sitios. A qualidade de construcção, enfim. Uma lástima. Pontos positivos, sao a compra em usado, pois desvaloriza muito. Mecanicamente ainda nao deu problemas. O motor é fiavel até agora. É confortavel tambem.

Enfim, muito longe da concorrencia.

Que é que isso tem a ver com fiabilidade??? [8b]

Mazda líder en fiabilidad
A Lista completa:

01. Mazda (8.04)
02. Honda (8.90)
03. Toyota (15.78)
04. Mitsubishi (17.04)
05. Kia (17.39%)
06. Subaru (18.46%)
07. Nissan (18.86)
08. Lexus (20.05)
09. Mini (21.90)
10. Citroen (25.98)
11. Daewoo (26.30)
12. Hyundai (26.36)
13. Peugeot (26.59)
14. Ford (26.76)
15. Suzuki (27.20)
16. Porsche (27.48)
17. Fiat (28.49)
18. BMW (28.64)
19. Vauxhall (Opel) (28.77)
20. Mercedes (29.90)
21. Rover (30.12)
22. Volvo (31.28)
23. Volkswagen (31.44)
24. Jaguar (32.05)
25. Skoda (32.12)
26. Chrysler (34.90)
27. Audi (36.74)
28. Seat (36.87)
29. Renault (36.87)
30. Alfa Romeo (39.13)
31. Saab (41.59)
32. Land Rover (44.21)
33. Jeep (46.36)

O top 3 nao me surpreende muito, nem o top 10, excepto talvez pela subida da Kia. apr:)

De resto, é curioso ver como a Renault anda sempre a lamber o fim das tabelas embora muita gente ainda diga que é superior à PSA...

O C5 é um C5 como qualquer outro. E na minha opiniao, bem mais mal construido que o Megane.

Esse Megane nao é o tal carro em que se demora uma tarde a mudar uma lampada? Ou estou-me a confundir com outro Renault?

Por acaso ja tive algumas experiencias com a Renault e em particular com um Clio (quase novinho na altura) e tambem fiquei surpreendido com a posição na tabela... como é possivel estarem tão alto... 29/33[:)]

Last edited:
O índice de fiabilidade da Warranty Direct está em permanente actualização.
Considero esta informação tão fiável quanto é possível, uma vez que o índice é construído tendo em conta o número de avarias que surgem pela utilização do veículo em condições reais, sendo ponderados os respectivos custos de reparação. Para além disso, é elaborado por uma empresa que recebe as participações das avarias e a quem cabe o pagamento das despesas.
É importante notar que cada marca tem modelos mais e menos fiáveis, o índice atribuído a cada marca é uma média obtida em toda a gama de veículos, não se podendo fazer comparação directa entre modelos.
Tenho acompanhado nos últimos anos a posição que ocupam as diferentes marcas e é interessante notar as oscilações na posição da tabela.

Neste momento, as 10 marcas mais fiáveis são:
1. SUZUKI
2. HONDA
3. MAZDA
4. SKODA
5. TOYOTA
6. HYUNDAI
7. NISSAN
8. CITROEN
9. FORD
10. KIA

Comentários:
O pódio é japonês.
Nos 7 primeiros lugares, há 5 marcas japonesas.
A MAZDA foi ultrapassada pela Suzuki e pela Honda, ocupando agora o 3.º lugar.
As marcas coreanas estão presentes no top 10.
A marca europeia mais fiável é a Skoda.

Vejamos o TOP das 10 piores em termos di fiabilidade:
1. PORSCHE
2. JEEP
3. LANDROVER
4. ALFA ROMEO
5. CHRYSLER
6. JAGUAR
7. AUDI
8. SAAB
9. MG
10.MERCEDES

Comentários:
Seja pelo número de avarias, seja pelo custo de reparação das mesmas, há várias marcas premium aqui representadas.
A Mercedes que neste índice já teve lugar no top das 10 melhores, está agora entre as 10 marcas menos fiáveis.
Dá pra indicares a fonte desses dados? Gosto de tar dentro desses assuntos[;)]

Back