Mazda Mx5

Gastar 7.3 segundos já é um tempo que dá para a brincadeira.
Páginas atrás eu falava mal dos 10 segundos ou próximo disso gastos pelo 1.5 com automática mas 3 segundos menos é uma enorme diferença quando se está ao volante.
Quanto ao 1.5 ser muito mais equilibrado tenho dúvidas, estamos a falar de peso extra que fica atrás do eixo frontal, isso não se deve notar e o 2 litros ao ser mais pesado terá molas mais duras o que vai atenuar ainda mais o "problema". Se a Mazda estivesse ralada com isto tinha passado a bateria para a traseira, estranhamente ainda a vejo ali numa posição aparentemente pouco favorável à dinâmica. (proxima do radiador).
Quanto ao tempo que os US têm apresentado também me tem surpreendido.
Se é um caso de cavalos escondidos penso que não, estamos a falar de um dos carros mais populares e explorados da América, se for o caso disso vai ser logo detectada a "boa vontade" das unidades da imprensa e vão cair em cima da Mazda.
Penso que eles não são tão ingénuos assim, é que não estamos a falar do muito exclusivo Ferrari vendido quase por favor ao cinquentão rico para passear na marginal ao fim de semana mas sim do carro mais utilizado pista dos US e quem segundo já li do mundo.

O meu era o de 115 e comparei com o de 90, achei o meu mais económico mas a nível de performance nada de diferente... Poderia ter a haver também com o facto de o de 90 estar mais esticado pois era carro de dia a dia enquanto o meu só andava ao fim de semana.

Pelo que já li o 2.0 perde em performance pois como o motor é mais pesado desequilibra o carro, o 1.5 será muito mais equilibrado no handling

Acho esta afirmação algo forçada e exagerada. A diferença de pesos não é assim tão grande (não sei os valores de cor, mas tinha ideia que seriam ~50kg a contar com o autoblocante), e a relação peso / potência é superior no 2.0.

Acho esta afirmação algo forçada e exagerada. A diferença de pesos não é assim tão grande (não sei os valores de cor, mas tinha ideia que seriam ~50kg a contar com o autoblocante), e a relação peso / potência é superior no 2.0.
Estou a escrever o ouvi nos comparativos... Como é óbvio não posso dar a minha opinião pois infelizmente não experimentei nenhum.

O facto de ter mais relação peso potência é indiferente no handling.

Estou a escrever o ouvi nos comparativos... Como é óbvio não posso dar a minha opinião pois infelizmente não experimentei nenhum.

O facto de ter mais relação peso potência é indiferente no handling.

Tu disseste que "perde em performance", e eu estava a dizer que não. Até agora não vi nenhuma review que sugerisse isso, é teoricamente impossível.
Quanto ao handling, alguns sugerem que o 1.5 possa ser um nadinha superior, mas nada a ver com "o 1.5 será muito mais equilibrado no handling"

Sem ver números (Kg) é atirar para o ar que se note ou seja minimamente significativa a diferença de pesos dos blocos.

Além do mais estamos a falar de blocos otto e não diesel, onde o peso por si só já é normalmente contido.

Em relação a cavalos escondidos, ambos os motores são NA, certo:confused:

O motor é o mesmo, eles não tem é a versão menos potente que nos na Europa vamos ter. Quanto aos números devem ser do de 160 cv, mas isso pouco importa, esses valores são sempre treta em todas as marcas...tal como os consumos.
Um Mx-5 não é um carro de corridas e muito menos para fazer 1/4 de milha.

P.S Os dados do Mazda 2 com o motor 1.5 de 115 cv tb são muito optimistas.

Os consumos de facto são treta. Mas os valores de aceleração normalmente correspondem.

Os consumos de facto são treta. Mas os valores de aceleração normalmente correspondem.

Depende, depende... Na Porsche corre o rumor que os seus modelos de estrada tem 10% mais potência que os valores anunciados. (para que nunca apresentem menos que o anunciado em cada situação). Algumas reviews do 991 GT3RS voltam a sugerir isso, dizendo que duvidam que o carro tenha apenas mais 25cv que o Gt3 normal.

Penso que na Alemanha os carros pagam o imposto de circulação de acordo com a potência, por isso não me admira que alguns carros alemães tenham mais potência que a declarada/homologada.

Depende, depende... Na Porsche corre o rumor que os seus modelos de estrada tem 10% mais potência que os valores anunciados. (para que nunca apresentem menos que o anunciado em cada situação). Algumas reviews do 991 GT3RS voltam a sugerir isso, dizendo que duvidam que o carro tenha apenas mais 25cv que o Gt3 normal.

Estava a falar da aceleração e não da potência.

Tu disseste que "perde em performance", e eu estava a dizer que não. Até agora não vi nenhuma review que sugerisse isso, é teoricamente impossível.
Quanto ao handling, alguns sugerem que o 1.5 possa ser um nadinha superior, mas nada a ver com "o 1.5 será muito mais equilibrado no handling"
Handling pra mim é performance no carro... E 50kg de diferença pode fazer bastante diferença em pista.

Entretanto pelo Algarve
67156f7e168d5acecd8cb9ddc98e2e1b.jpg

Handling pra mim é performance no carro... E 50kg de diferença pode fazer bastante diferença em pista.

Entretanto pelo Algarve
Handling tem o Mx-5 de sobra, motor é que pode eventualmente faltar.
Há fontes que falam de 25kg de diferença entre o 1.5 e 2.0 mas há que fazer conta com jantes 17" e pneus mais largos, face ás 16" do 1.5 o que também contribui para o aumento do peso. Até acho uma diferença demasiado reduzida mas seja como for o 2 litros será sempre um peso-pena.

Penso que na Alemanha os carros pagam o imposto de circulação de acordo com a potência, por isso não me admira que alguns carros alemães tenham mais potência que a declarada/homologada.
É um mito! [;)]
Basta pesquisar um pouco para ficar a perceber o sistema fiscal alemão
no que diz respeito a automóveis.

Handling tem o Mx-5 de sobra, motor é que pode eventualmente faltar.
Há fontes que falam de 25kg de diferença entre o 1.5 e 2.0 mas há que fazer conta com jantes 17" e pneus mais largos, face ás 16" do 1.5 o que também contribui para o aumento do peso. Até acho uma diferença demasiado reduzida mas seja como for o 2 litros será sempre um peso-pena.

Acho normal se assim for[;)] Normalmente onde sinto grandes diferenças de peso com o aumento da cilindrada é nos diesel.

Por acaso ainda não tinha visto fotos com as jantes cinza que vêm na versão base. É mesmo um mimo...essa do trabalhar é que não esperava, pelos videos que vi pareceu-me bastante discreto....
E é discreto mas se aceleras mais um pouco fica interessante...
Que pena não estar aí nenhum azul...quando for fazer a revisão ao meu QQ vou ao stand da mazda que é em frente fazer umas perguntas acerca desta máquina, pode ser que tenham algum para test drive...
Havia para lá um azul segundo me disseram mas não estava junto a esses e não o vi...

Handling pra mim é performance no carro...

Handling não significa performance mas engloba toda a dimensão dinâmica que contribui para a performance final do carro. [;)]

"Handling, in the simplest terms, can be defined as how a car responds to driver inputs and how it communicates feedback. Are the responses and feedback smooth? Do they inspire confidence? Does the car have insanely high limits? Does it approach those limits gradually? Feel connected?"

Acho normal se assim for[;)] Normalmente onde sinto grandes diferenças de peso com o aumento da cilindrada é nos diesel.
Eu noto mais é entre os diesel e gasolina no mesmo carro, até no pisar fica mais seco.

Entre o 1.5 e o 2.0, confirmando-se que estes motores são uma reprodução à escala um do outro tal como dizia a Mazda, os 500cc extra representam um aumento de 33,3%. Supondo o motor 1.5 a pesar próximo dos 100kg só por aí já ultrapassava e bem os 25kg extra mas como deve pesar menos de 100kg sem os componentes que partilham o acréscimo deve ser menor. :)
Depois temos de contabilizar uns quilitos extra nas rodas. Não sei se autoblocante que vem de serie no 2.0 também engorda um pouquinho.
Seja como for não me parece que se vá notar na condução do carro.

Back