Mazda Mx5

Embora estejam a falar de uma realidade para o mercado australiano..não me admira nada que a lista de espera seja.....de arrancar os cabelos....

http://www.caradvice.com.au/372119/mazda-mx-5-wait-could-be-longer-than-ferrari-488-says-brand/
Achei piado no artigo a Mazda dizer que estima o interesse no carro pelas pessoas que se inscreveram no site para serem bombardeadas com as informações e marketing do MX-5. Eu inscrevi-me e até agora recebi zero! Nem um simples catálogo em PDF...pelos vistos só a Mazda Portugal é que não sabe vender um produto!

Achei piado no artigo a Mazda dizer que estima o interesse no carro pelas pessoas que se inscreveram no site para serem bombardeadas com as informações e marketing do MX-5. Eu inscrevi-me e até agora recebi zero! Nem um simples catálogo em PDF...pelos vistos só a Mazda Portugal é que não sabe vender um produto!

Caixa de SPAM? [:D]

mx-5_4_generations_magazine_01-e1440663133502.jpg

mx-5_4_generations_magazine_02.jpg

mx-5_4_generations_magazine_03.jpg

Belíssimas imagens que dão crédito à expressão....«Agora escolham»! [;)]

Destes 3, só não conheço de experiencia de condução o novo Boxter, mas conheço e bem o primeiro e segundo boxter (2,5 e 2.7) e o SLK. O SLK, então é um verdadeiro charuto, sem performance nem o handling de um bom roadster, vive e viveu da imagem da marca, e o Boxter só 3 versões depois adquiriu a verdadeira raça de um Porche roadster.

O S2000, é um excelente carro, mas é um "missil" de outro campeonato e que precisa de ser pilotado. [:p]

O MX-5 nasceu referência e continua a referência dos Roadster.

O MX-5 é a referência dos roadster simples e "baratos", não do conceito roadster em geral.

O sucesso dele está ligado ao 'fun-car', onde a simplicidade geral (que se estende às motorizações) e o seu lado mais crú são o principal atractivo.

A comparação com o Boxster é forçada, porque mesmo o 2.5 tinha alguns elementos menos desportivos (como por exemplo sair do S2000 e entrar no Boxster 2.5 chamava a atenção para o leme que tinha na frente do condutor), mas em matéria de grip/andamento/sonoridade não dava hipótese ao brinquedo da Mazda.

E depois temos itens como a qualidade da capota ou do ambiente a bordo (hoje já muito datado, mas mais adulto do que o MX-5 da altura). Há uns anos fiz esse exercício de sair de uma volta rápida num Boxster 2.5 e fazer uma rápida (mais longa) em serra num NB 1.8 e fiquei algo desapontado, muito por culpa do "choque" da transição. E não vamos falar das versões S...

O S2000 era um MX-5 upscaled, ou seja, aquilo que o MX-5 poderia um dia ter chegado a ser e nunca foi.
É o conceito de simplicidade e de dizer "não" aos luxos, mas com muito sumo para dar de motor e chassis.
É um carro muito exigente em condução rápida, mas tem pelo menos 100cv a mais face à média dos MX-5, e isso tem uma influência enorme no que obriga na condução.

O SLK nunca nasceu para competir directamente com o Mazda, até porque os preços não poderiam ser mais diferentes.
Falamos de um carro com uma capota especial para a sua época, com um motor maior com compressor, e com uma filosofia muito "Mercedes", onde o "drama" na condução tenta ser mais evitado do que amplificado.

Contrariamente aos seus antecessores, este novo MX-5 desperta-me bastante curiosidade, pois parece terem-se focado muito no factor fun que já existia, mas desta vez com um motor mais a sério (pela redução de peso e não pelos motores em si).

E esse é um ponto fulcral num roadster para o meu gosto. Um bom handling é fundamental, mas tenho de sentir que algo mais emocionante acontece quando piso o acelerador, e o novo 2.0 (em particular) parece cumprir esse requisito.

O MX-5 é a referência dos roadster simples e "baratos", não do conceito roadster em geral.
..................
.

Acho percebi o que querias dizer, mas na minha opinião um roadster no geral, é o conceito inglês dos anos 60: Um carro de desporto leve, simples, dois lugares, e capota de lona. Por isso é que acho que é redundante dividi-los em "baratos" ou "caros".

O MX-5 tem isto tudo, mas um S2000, não tem, e um Boxter 2.5, 2.7 ou S não tem, nem um SLK. Porque não são nem leves, nem baratos, nem simples!!!

Facilmente percebemos que Roadster quer dizer; Lotus Elan, ou Triunph Spitfire, ou Morgan, MGB ou MGA, ou Jaguar Xk, só para ficar por aqui. Neste conceito de roadster, apenas os italianos lá "andaram" com os roadsters da Fiat, Alfa Romeo e os pequenos artesanais, como a Bertone e outros.

Last edited:
Dentro de pocos dias vou às lhas vizinhas de nuestros hermanos e sei que têm por lá o Mx-5, alias num fórum já 4 têm o carro, com sorte cravo um test-drive.

Mas fotos se conseguem seria de agradecer.

Back