Mazda Mx5

A única razão para um carro manter valores dessa ordem é haver restrições à compra de um novo.

Veja-se uma lista de espera grande porque ninguém no seu perfeito juízo vai poupar apenas 4-5k para comprar um carro com 4 ou mais anos e que não pode configurar a seu jeito e que, invariavelmente, já está usado.

De outra forma estamos aqui no mundo das ilusões dos preços anunciados vs venda efectiva vs negócios de boca e a misturar com particuladades de micro-cosmos insulares e a tirar uma conclusão para o geral e que nada mais faz que acariciar o ego...

(...)
De outra forma estamos aqui no mundo das ilusões dos preços anunciados vs venda efectiva vs negócios de boca e a misturar com particuladades de micro-cosmos insulares e a tirar uma conclusão para o geral e que nada mais faz que acariciar o ego...

[:D]

Eh pah! isto é muito descomplicado! [:p]

A única razão para um carro manter valores dessa ordem é haver restrições à compra de um novo.

Veja-se uma lista de espera grande porque ninguém no seu perfeito juízo vai poupar apenas 4-5k para comprar um carro com 4 ou mais anos e que não pode configurar a seu jeito e que, invariavelmente, já está usado.

E tu achas que isto só acontece nos Mx-5? A sério?

Vê os preços das PCX usadas e depois falamos....deve ser mesmo pelas restrições à compra de novas....

Acho é que a tua realidade está desfasada do que é o mercado....e o que determina o preço de um produto.

O preço de um produto é determinado pelo valor que as pessoas estão dispostas a pagar por ele...achas que o Mx-5 é um caso único de pouca desvalorização não necessariamente pelo produto em si mas pelo nicho que representa?

Aliás é ver os preços dos usados vendidos pelas marcas....como o que eu referi....deve ser mesmo do micro-cosmos....

Uma coisa é que não estejas disposto a pagar outra que não se venda por esses valores...se calhar nunca pagarias por um Mx-5 mas por outro bem qualquer já fizeste igual ou pior e nem reparaste...ou não irás admitir para não maltratar o teu ego.....

Dei um exemplo de um Dacia que não é um Mx-5...que além de ter tido um comprador despreocupado tive a sorte do produto ter encarecido bastante o preço de novo ...

Dou outro exemplo... comprei uma Kawasaki Ninja 250r por 3500€ ...4 anos depois dei em retoma à Suzuki por 3000 ...mas quando isso a mota nova tinha encarecido quase 2000€ ...e essa mota não durou uma semana no stand....e não venderam por 3000 posso apostar....

Precisas mais exemplos?

ND 2016 1.5 evolve HS + sensores - 26.300€

30AE - 39mil €

E como eu e outros, vejo muita gente que com ou sem acesso a parcerias (descontos), compra-os novos com valores bem inferiores aos supostos.

Isto destes preços anunciados vs o que acho que vale, nem me surpreende, porque todo o mercado auto em Portugal, está assim.

A questão da oferta poderá ser uma razão?! Talvez também o preço das outras gerações....mas o valor real, não é (na minha opinião)

Sinceramente não percebo quem compra um carro com 4 anos por 20k, quando pode comprar o mesmo modelo por 25k novo, independentemente do equipamento que tenha.
É algo que só pode fazer sentido se os carros novos tiverem um tempo de espera de 6 meses ou mais.
Eu já estive nessa situação há uns anos para comprar um Qashqai, e naturalmente comprei novo.

A questão da oferta poderá ser uma razão?! Talvez também o preço das outras gerações....mas o valor real, não é (na minha opinião)

Acho que pode ser por ai, se cada um olhar aos valores pedidos pelas geração anterior lá vai o preço subir em flecha..

Se vender ao preço que pede (pouco menos que o anunciado) é o maior!

Eu por acaso "não gosto" de comprar novos mas o ano passado quando comprei o MX-5 nem sequer meti a hipótese de comprar usado precisamente pelo preços altos que via à venda nos sites do costume, chegava ao ponto de particulares estarem a pedir por carros com 1 ou 2 anos mais do que os concessionários estavam a vender os de serviço com poucos meses.
Outra razão para desistir do usado foi que realmente a oferta não era muita, não se vendem "às carradas" novos pelo que é normal que não apareçam muitos no mercado de usados.
Eu sou daqueles que não tem direito a descontos de nada a não ser os que stand dão para particulares pelo que fixei-me em duas opções, comprar um Envolve HS Navi 100% novo ou um Excellence de serviço pois andariam pelos mesmos preços, curiosamente era complicado arranjar um soft-top de serviço pois os concessionários praticamente só tinham RFs e eu não fixei-me numa localização, telefonei para os stands de Norte a Sul do país pois não me importava de pelo negócio certo ir buscar o carro a qualquer lado.
E acabei por realmente comprar o Mx-5 com um mês, 414 km e na versão máxima de equipamento por pouco mais do que via a pedirem por carros com 2 anos e uns milhares de km em cima.

Esta questão do mercado fez-me ir ontem ao Standvirtual ver se já haviam 2.0 de 184 cv à venda como carros de serviço e o único 2.0 que me apareceu à venda era um 2.0 de 160cv, os 2.0 são mesmo um unicórnio por cá...

Eu por acaso "não gosto" de comprar novos mas o ano passado quando comprei o MX-5 nem sequer meti a hipótese de comprar usado precisamente pelo preços altos que via à venda nos sites do costume, chegava ao ponto de particulares estarem a pedir por carros com 1 ou 2 anos mais do que os concessionários estavam a vender os de serviço com poucos meses.
Outra razão para desistir do usado foi que realmente a oferta não era muita, não se vendem "às carradas" novos pelo que é normal que não apareçam muitos no mercado de usados.
Eu sou daqueles que não tem direito a descontos de nada a não ser os que stand dão para particulares pelo que fixei-me em duas opções, comprar um Envolve HS Navi 100% novo ou um Excellence de serviço pois andariam pelos mesmos preços, curiosamente era complicado arranjar um soft-top de serviço pois os concessionários praticamente só tinham RFs e eu não fixei-me numa localização, telefonei para os stands de Norte a Sul do país pois não me importava de pelo negócio certo ir buscar o carro a qualquer lado.
E acabei por realmente comprar o Mx-5 com um mês, 414 km e na versão máxima de equipamento por pouco mais do que via a pedirem por carros com 2 anos e uns milhares de km em cima.

A diferença é que esses poucos que vês anunciados no standvirtual e afins ficam meses à venda. E serão vendidos, sequer, perto do preço anunciado?

Ou estamos aqui a dizer que há uns compradores idiotas que nem sequer vão aos stands fazer o que tu fizeste, ver os de serviço e/ou negociar novos? Não,vão logo aos usados de ouro, não veem mais nada e dão 20k por MX5 com 4 anos que podiam comprar "igual" por 25k novo [:D]

Outra coisa é dar perto de 20k por um MX5 que novo sai do stand nos 30k ou mais. Dentro da loucura habitual do mercado de usados tuga onde tudo é uma preciosidade com jóias na mala, não é nada que me surpreenda.

A diferença é que esses poucos que vês anunciados no standvirtual e afins ficam meses à venda. E serão vendidos, sequer, perto do preço anunciado?

Ou estamos aqui a dizer que há uns compradores idiotas que nem sequer vão aos stands fazer o que tu fizeste, ver os de serviço e/ou negociar novos? Não,vão logo aos usados de ouro, não veem mais nada e dão 20k por MX5 com 4 anos que podiam comprar "igual" por 25k novo [:D]

Outra coisa é dar perto de 20k por um MX5 que novo sai do stand nos 30k ou mais. Dentro da loucura habitual do mercado de usados tuga onde tudo é uma preciosidade com jóias na mala, não é nada que me surpreenda.

Não entendo esse cavalo de batalha quando ninguém afirmou o contrário e esta situação é transversal a todo o mercado e a todo o standvirtual

....mas isto sou eu, quando vou ao standvirtual já estou a subtrair -3000€ por vício[:D]

Não entendo esse cavalo de batalha quando ninguém afirmou o contrário e esta situação é transversal a todo o mercado e a todo o standvirtual

....mas isto sou eu, quando vou ao standvirtual já estou a subtrair -3000€ por vício[:D]

Eu sei que é transversal mas no caso do MX5 parece um extremo...

Olhemos para os disponíveis no standvirtual hoje.

O MX5 mais barato está a 21450 (Excellence Navi), de 2015 e tens vários Evolve de 2018 por 24.xxx, versão Excellence a 25.xxx e já de 2019 vários a 25.xxx também.

Sabendo que um Excellence novo sai por 27-28k de um stand (e nem é preciso ter o acordo da OM), mas qual é o idiota que vai comprar um MX5 usado a esses preços nomeadamente os de 2015-2017?

Agora se realmente tirar 3k a cada um...

Mas, pronto, desisto de tentar compreender este mercado de usados onde parece que andamos aqui todos numa farsa. Ai tuga [:D]

É ...é só o tuga que coloca a vender um produto usado acima do preço real que quer vender já contando com o desconto que lhe vão pedir....

Nos outros países é... preço pedido preço pago...nem pedem desconto...nem vão regatear o preço...

Um tal de Mike Brewer faz isso mesmo....

É certo e sabido que qualquer pessoa sente que o negócio é melhor se conseguir baixar o preço (ainda que às vezes mesmo assim é um mau negócio).

Há de tudo, os que colocam pouco acima para negociar (faço o mesmo em alguns negócios dada a sua natureza, pouca oferta na zona, estado, etc) mas noutros casos é mesmo para encontrar algum pato, tem que ser aquele valor para conseguir saltar para outra coisa ou pagar o que falta, ou consideram efetivamente que o valor é justo para a forma que o carro foi tratado...

Não posso dizer nada quanto aos preços que são vendidos pois obviamente isso não se consegue saber, mas como ainda andei uns meses a olhar todos os dias para os sites de vendas de carros a olhar para os Mini Cabrio e MX-5 ND posso te dizer que os MX-5 não ficavam muito tempo à venda.
Mesmo os de serviço dos Stands a maior parte das vezes que liguei para eles o carro que tinham anunciado como de serviço já estava vendido e lá vinha o invariável: "agora não temos nenhum soft-top de serviço, mas se quiser um RF..."
E a verdade é que nem todos os stands da Mazda que contactei tinham MX-5 de serviço e quanto ao preço dos novos a verdade é que para particulares a Mazda não é muito generosa pelo que os descontos não são grande coisa face ao preço de tabela e não vale a pena ir ao site da Mazda pensar que aqueles são os preço de venda pois estão muito mais baixos do que o que os stands depois apresentam na realidade, eu para o Excellence não tinha nenhuma proposta chave na mão que não estivesse a bater praticamente nos 30.000€ e no site era bem mais barato...E eu até comprei numa altura boa, pois tinha acabado o verão e havia bastante stock com 0 km que a Mazda queria despachar para começar a vender os novos que iam sair, se eu quisesse encomendar novo à fábrica o prazo de entrega estimado era de uns 6 meses, eu ainda perguntei pois se fosse para comprar novo tinha muita vontade de não comprar stock porque queria o carro azul e essa cor não havia em stock.
Depois também há muita gente que não se está para deslocar para ir comprar um carro e se calhar até acaba por pagar mais um pouco do que "devia" por um MX-5 usado mas que está perto de si...e estamos a falar que não faz sentido dar 20k por um carro usado com 4 anos que novo que custa 25k (na verdade é muito raro algum MX-5 ser de 25k pois pelo que vejo nas estradas muitos poucos serão os base) mas para muita gente a verdade é que o orçamento não estica e os 20k forem o máximo e a vontade de ter um MX-5 for muita...se calhar até pagam.

Outro pormenor engraçado que já tinha referido aqui na altura é que os negócios para os RF é que eram bastante bons, a Mazda o ano passado deve ter feito stock de muitos RF a pensar que iam ter muita saída mas deve-lhe ter saído o tiro pela culatra. Nos carros de serviço o RF pouco mais caro ficava do que os Soft-top quando em novo a diferença de preço era mais de 2.000€, acho que até andava perto dos 3.000€ mas já não me lembro bem.

Que o preço dos carros usados anda muito estranho em Portugal anda, eu vendi em 2012 uma carrinha Mégane de 2005 e pelo que o pessoal posta aqui nos tópicos em que procuram comprar um chaço o preço deles passados 7 anos do mesmo ano do meu anda na mesma! :sh)

Eu sei que é transversal mas no caso do MX5 parece um extremo...

Olhemos para os disponíveis no standvirtual hoje.

O MX5 mais barato está a 21450 (Excellence Navi), de 2015 e tens vários Evolve de 2018 por 24.xxx, versão Excellence a 25.xxx e já de 2019 vários a 25.xxx também.

Sabendo que um Excellence novo sai por 27-28k de um stand (e nem é preciso ter o acordo da OM), mas qual é o idiota que vai comprar um MX5 usado a esses preços nomeadamente os de 2015-2017?

Agora se realmente tirar 3k a cada um...

Mas, pronto, desisto de tentar compreender este mercado de usados onde parece que andamos aqui todos numa farsa. Ai tuga [:D]

A não ser que com o WLTP os preços tenham baixado um 1.5 Excellence novo não sai por 27-28k para um particular, tal como eu disse com tudo incluído um Excellence novo saía em Setembro do ano passado por quase 30k, os Evolve HS com Navi é que andavam pelos 27-28k. E como é obvio não pedi preço a apenas um stand.

O meu Excellence de serviço é que ficou por 27k como já escrevi aqui.
Achei bom negócio pois poupei quase 3.000€ e o carro tinha menos de um mês, "meia dúzia" de km e IUC pago e era da cor que queria [:cool:].
Eu como não queria ultrapassar o meu orçamento não ia comprar um Excellence novo. os 27k novo só dava para o Evolve HS Navi e teria que ser essa a minha escolha e ainda faltava somar ao preço os sensores de estacionamento que não vinha de série e para mim era imprescindível.

Falando de coisas mais alegres do que valores de retoma:
Este fim-de-semana tenho mais 400 ou 500 km para fazer de MX-5, apesar de ter andado bastante com o carro nas ferias confesso que não me canso de andar nele e como esta semana esteve parado na garagem até já estou com saudades de andar nele... :)
O meu Mini nunca fez tantos km por ano do que os que eu já fiz com o MX-5 em 10 meses.
E vocês têm aproveitado os vossos?

confesso que podia ter aproveitado mais o meu cabrio.. p.ex. para vender chuva. Sempre que saio com ele começa a chover!!!

Eu também posso abrir um negócio desse de vender chuva!
No meu caso é sempre que lavo o MX-5 de seguida chove! [:D]
Nunca consigo ter o raio do carro impecável por fora. :mad:

Por dentro ainda está uma miséria pior acho que desde que tenho o carro só aspirei por dentro uma vez e depois das férias ficou imundo...e pelo meu calendário só daqui a uns 3 fins de semana é que devo ter um tempo livre para tratar disso.

Voltar
Superior