Na minha modesta opinião de "outsider", acho que o actual MX5 é claramente o melhor conseguido de todos. Conseguiram manter-se fiéis ao conceito original e adaptá-lo e bem aos tempos actuais. A estética então está excelente.
Em termos de condução só conduzi uns breves kms um 1.5 numa condução calma e gostei bastante do peso dos comandos, sobretudo da caixa.
A única "crítica" que faço ao MX5 é que devia ser mais "emoção" no sentido "Mini" e "Abarth" do termo. O conteúdo emotivo da experiência de condução está todo lá; falta a parte mais "fácil": mais cores, mais acessórios (escapes "à homem"), etc...
Se eu não tivesse uma ligação emocional tão forte ao MGTF (foi-me oferecido pelos meus pais novinho em folha e acho que me cabe a mim, tal como nos Patek, conservá-lo para as próximas gerações [

]), certamente que já o teria trocado por um MX5. E sinceramente faz-me pouco sentido empatar tanto dinheiro num conceito "semelhante" (salvaguardadas as diferenças destes anos todos entre ambos).
O MG hoje em dia acaba por ser um óptimo carro de passeio (em ritmos lentos) e ainda proporciona bastante diversão em traços sinuosos.