Mazda Mx5

Conheço mais casos, de pessoal que teve um mx5 e depois comprou um carro de macho. [:p]

Mas todos os proprietários ou ex dos mx5 que conheço gostaram bastante dos mazdazinhos [;)]

Não és.

O problema é que o sacana do bichinho não sai. Pelo contrário, parece que está cada vez maior.

É verdade. E a prova é que ando sempre por aqui.

Já há alguns ND's aqui com essa marca (ou quase) [;)]. O meu já vai com 50mil, o pmct faz 60mil num ano [:D]

Na minha modesta opinião de "outsider", acho que o actual MX5 é claramente o melhor conseguido de todos. Conseguiram manter-se fiéis ao conceito original e adaptá-lo e bem aos tempos actuais. A estética então está excelente.

Em termos de condução só conduzi uns breves kms um 1.5 numa condução calma e gostei bastante do peso dos comandos, sobretudo da caixa.

A única "crítica" que faço ao MX5 é que devia ser mais "emoção" no sentido "Mini" e "Abarth" do termo. O conteúdo emotivo da experiência de condução está todo lá; falta a parte mais "fácil": mais cores, mais acessórios (escapes "à homem"), etc...

Se eu não tivesse uma ligação emocional tão forte ao MGTF (foi-me oferecido pelos meus pais novinho em folha e acho que me cabe a mim, tal como nos Patek, conservá-lo para as próximas gerações [:D]), certamente que já o teria trocado por um MX5. E sinceramente faz-me pouco sentido empatar tanto dinheiro num conceito "semelhante" (salvaguardadas as diferenças destes anos todos entre ambos).

O MG hoje em dia acaba por ser um óptimo carro de passeio (em ritmos lentos) e ainda proporciona bastante diversão em traços sinuosos.

O MG é engraçado e percebe-se que a tua ligação ao carro vai muito para lá do seu "real" valor.

Dentro do género o MX5 é muito porreiro, apesar de tentar meter uma ou outra farpa aqui de vez em quando [:D] gosto muito do carro que como tu conheço de uns breves km ao volante, em que alternei ritmos mais vivos com ritmos mais calmos. Isto falando no ND 1,5.

Creio que o MX5 é um fantástico carro para o dia a dia, económico, confortável e giro, permite uma imediata ruptura com as preocupações e stresses de um dia de trabalho.

Na minha modesta opinião de "outsider", acho que o actual MX5 é claramente o melhor conseguido de todos. Conseguiram manter-se fiéis ao conceito original e adaptá-lo e bem aos tempos actuais. A estética então está excelente.

Em termos de condução só conduzi uns breves kms um 1.5 numa condução calma e gostei bastante do peso dos comandos, sobretudo da caixa.

A única "crítica" que faço ao MX5 é que devia ser mais "emoção" no sentido "Mini" e "Abarth" do termo. O conteúdo emotivo da experiência de condução está todo lá; falta a parte mais "fácil": mais cores, mais acessórios (escapes "à homem"), etc...

Se eu não tivesse uma ligação emocional tão forte ao MGTF (foi-me oferecido pelos meus pais novinho em folha e acho que me cabe a mim, tal como nos Patek, conservá-lo para as próximas gerações [:D]), certamente que já o teria trocado por um MX5. E sinceramente faz-me pouco sentido empatar tanto dinheiro num conceito "semelhante" (salvaguardadas as diferenças destes anos todos entre ambos).

O MG hoje em dia acaba por ser um óptimo carro de passeio (em ritmos lentos) e ainda proporciona bastante diversão em traços sinuosos.

Creio q o teu é o tf. Houve um stress com o mgf na versão anterior ao teu q era fácil eles capotarem. Creio q tinha a ver com as suspensões.

O MG é engraçado e percebe-se que a tua ligação ao carro vai muito para lá do seu "real" valor.

Dentro do género o MX5 é muito porreiro, apesar de tentar meter uma ou outra farpa aqui de vez em quando [:D] gosto muito do carro que como tu conheço de uns breves km ao volante, em que alternei ritmos mais vivos com ritmos mais calmos. Isto falando no ND 1,5.

Creio que o MX5 é um fantástico carro para o dia a dia, económico, confortável e giro, permite uma imediata ruptura com as preocupações e stresses de um dia de trabalho.

A mim, tirar-me-ia a preocupação e stress de levar as crianças à escola!lol

Por outro lado não há ng q o faça por mim, portanto está fora de questão!

Esse é para mim um dos segredos do sucesso, pois alia essa "utilizabilidade" diária com um comportamento muito "puro" e dinâmico, embrulhado num conceito lightweight e com dimensões compactas, que em regra só encontramos em coisas mais "extremas" (lotus, caterham). O preço acaba por exponenciar e muito o sucesso.

A BMW até tinha uma coisa parecida - o Z3 - é ainda hoje o roadster que mais aprecio na BMW. O Z4 acabou por desvirtuar de alguma forma o conceito e, depois, com a capota rígida, totalmente. E os Z3 até tiveram a sua dose de sucesso. É pena que não repitam a fórmula.

Creio q o teu é o tf. Houve um stress com o mgf na versão anterior ao teu q era fácil eles capotarem. Creio q tinha a ver com as suspensões.

Exacto. Uma das maiores críticas ao MGF era precisamente a suspensão a gás. O TF, com o motor central, tem um "jeito" especial de conduzir, mas nada por aí além. Em piso seco e até pelas limitações de potência (tem 116cvs) não é fácil provocar a sobreviragem.

O que também é inquestionável é que a maioria dos MX-5 são umas "pilecas" que vivem do baixo peso, relativamente baixo grip e (sobretudo) baixa potência, vivendo mais de curvas de serra apertadas do que de um "pulmão" .......

São carros giros, mas falta de facto pulmão para quem gosta de andar depressa.

Last edited:
O MGTF faz este mês 17 anos. Conta com 60.000kms.

Que os vossos MX5 atinjam essa marca com tanta pinta quanto este: View attachment 149125 [:p]

Finalmente um foto da máquina por aqui! apr:)

Está na melhor configuração, esse verde é um espectáculo.

Duvido que o meu com 17 anos tenha esse aspecto, é que o meu carro é usado! [:p][:D]

60.000km em 17 anos é uma vida demasiado fácil, essa máquina merecia andar mais vezes, o meu com 1 ano já passou os 17.000km. [:cool:]

Todos os gajos que conheço que compraram um MX5, só o venderam para comprar outro MX5!!!

[:D][:p]

Curiosamente eu neste momento só me via a trocar o meu MX-5 por outro MX-5 mas tinha que ser o 2.0 de 184cv, em termos racionais nem faz sentido eu querer os 184cv...mas que me andam a fazer comichão, lá isso andam! [:D]

E eu sou um gajo que nunca consegui repetir uma marca de carro, quanto mais pensar em comprar um "igual" [:D]

São carros giros, mas falta de facto pulmão para quem gosta de andar depressa.

Também há os casos de falta de sabedoria do condutor e não falta de pulmão do carro para quem gosta de andar depressa...

Isto, claro, para quem o conceito de andar depressa não é andar a 300km/h numa AE, coisa que até a minha avozinha consegue fazer...

Este tópico precisa de mais passeio e menos conversa :)

83d526b8b736e87b0b464ad6132cc619.jpg

A minha necessidade de velocidade que uma pileca 1.5 deixa passar, são duas rodas....e desconfio que terá de ser com torque constante. De facto uma falta de pulmão exasperante[:D]

Concordo !

IMG_20190926_183439.jpg

Prepara-te para gastar mais dinheiro em gasolina!
Ainda hoje tinha 7 km para fazer, quando olhei para o parcial já tinha quase 30km feitos :)
É um vício! Hoje só pus a 5ª e 6ª velocidades naquele bocado de tempo enquanto o carro não estava quente, a partir daí foi conduzi-lo do modo como ele gosta, trocas de caixa a partir das 6.000RPM, curvas a fundo, etc...com a capota para baixo o barulho do motor ajuda à festa, podia ser melhor mas consigo viver com o compromisso que a Mazda escolheu para o carro não andar aos berros quando faço AE.
Quando parei o carro esperava uns consumos entre os 9-10 l/100 e marcou 7,3....fantástico!

Acho é que o carro está mais “estupido” desde que foi à revisão, não sei se levou alguma actualização de software mas antes parecia que quando o carro se “apercebia” que estávamos a fazer uma condução mais desportiva, a sugestão que ele faz para a mudança a que devemos circular deixava de funcionar e hoje reparei que montes de vezes ia eu em 3ª e o carro indicava que devia ir em 5ª. Ehehehehe

Back