Estive a pesquisar sobre a legalização e sim os dados ai postos batem certos e falei com aquele meu amigo que me trouxe o mini e ele disse que sim. Claro está que não é so la ir trazer e esta feito. Mal chega ca a Portugal pagas logo uma inspeção, documento unico, andar de uma lado para outro IMT etc... tudo isto consome tempo, paciencia e dinheiro, logo um profissional vai por ai a unha e falo por experiência propria, pois o meu mini foi assim que veio. Como na altura estava no "meio" de uns quantos para vir ele fez me um "desconto"
Temos sempre duas opções pesquisar em portugal e fazer uma lista de X carros ir a alemanha e ver um a um. Sobre a garantia não sei como se processa para um carro que esteja na garantia na alemanha, mas de certo deve ser valida ca em Portugal. Portanto metemos viagem, estadia, carro de aluguer e talvez aproveitar uma semana como esta que metemos folga na sexta e ficamos com quarta, quinta, sexta e sabado.
Ou então pedir a um profissional, mas de confiança senão é barrete certo. Eles estabelecem logo um orçamento e tu dizes tenho 30 mil para dar e eles vao "chupar" até ao máximo, a vantagem é chave na mão. Se compensa na maioria das vezes... sim mas não tanto como tu tratares de tudo e mais uma vez tem que ser mesmo uma pessoa de confiança ou que o veiculo tenha garantia de fábrica ou algo assim
Sobre o MX-5 é um carro muito especifico, quer ao nivel de design, capacidade(lotação), consumos, manutenção e gostos, pois temos que ser honestos, em Portugal a Mazda parece-me ainda ser uma marca periférica ao nível do gosto generalizado.
Pelo site da Michelin de Estugarda para Lisboa portagens e combustivel são estimados 380€ e mete uma estadia, ou se fores com mais alguem dividem a viagem.
Contudo acho que é lamentável termos que ir buscar um carro lá fora relativamente aos preço que se praticam em Portugal, fiz uma pequena simulação na Mazda Portugal e um 2.0 RF, com alguns extras são 48mil euros vs Espanha que era 42mil a mesma build e na Alemanha era 40mil. 8mil euros em Portugal é dinheiro.
Pesquisando um bocado vi Mx5 2.0 RF de 05/2019 por 22 mil mais os custos de importação viagem etc estamos a falar de 33mil a 35 mil para um carro com um ano.
No meu caso tenho a vantagem de ter um familiar meu em Frankfurt, portanto vou retirar o preço da estadia e do carro de aluguer e cravar o tio para ir ver uns modelos antes de eu ir lá comprar e claro ele sabe falar fluentemente alemão para descomplicar alguma situação.