Mazda Mx5

Se delegares o trabalho, sai-te caro.

Falei em 1 000€ em despesas a contar com passagens de avião, 1 noite num H e trazer o carro embora da Alemanha.

Creio que os dados que coloquei em cima estão corretos, preenchi os dados aqui:

https://impostosobreveiculos.info/isv/simulador-isv/

Basta saber a cilindrada, co2 do carro, idade e ele gera o ISV.

Eu sei, Darius, já falamos antes aqui sobre esta simulação.

Um amigo meu e profissional e que vive de imprtatr e vender automóveis semi-novos da Alemanha que na altura me fez uma proposta para importar um 2.0 de 184cv, quando estive para cancelar a minha encomenda, o melhor que consegui para um carro com 6 meses, foi de 35000€. Ora eu paguei 37.850€ pelo meu com PackSport

O que me parece é que falta algo nessa simulação.

Pois, não digo que não [:D]

Mas acho que está bem lol se alguém ler estes posts que ajude :) O 1.5 só meu deu 1 540.93€ ISV a pagar (se o carro tiver 2 anos).

O que penaliza é a cilindrada acima de 2.500cc e co2 acima de 190gramas creio.

Por exemplo, um Jaguar f type 3.0 que andei a seguir muito tempo, pagava quase 15 000€ com 2 anos. Um Audi TT RS 2.5 pagava uns 10 000€.

Mas um F tyoe 2.0 / Auti TT 2.0 já andava pelos 6 000€.

A cilindrada pesa muito.

151021d1591713614-mazda-mx5-1.5.jpg

Anexos

• 1.5.jpg
    1.5.jpg
    62,1KB · Visualizações: 0
Última edição:
Eu sei, Darius, já falamos antes aqui sobre esta simulação.

Um amigo meu e profissional e que vive de imprtatr e vender automóveis semi-novos da Alemanha que na altura me fez uma proposta para importar um 2.0 de 184cv, quando estive para cancelar a minha encomenda, o melhor que consegui para um carro com 6 meses, foi de 35000€. Ora eu paguei 37.850€ pelo meu com PackSport

O que me parece é que falta algo nessa simulação.

Convém o carro ter mais de 6 meses e 6.000km se não pagas amais impostos.
Depois tens o lucro de quem importa, eu cheguei a ver o preço dos Minis importados e o mesmo carro a anunciar numa empresa cá que usava as mesmas fotos do mobile.es e contas feias os tipos lucravam bem pelos seu serviços.
Eu com um negócio bem alinhavado, infelizmente não tenho amigos próximos na Alemanha que me pudessem ver o carro ao vivo, metia-me num avião e trazia o carro para Portugal a rolar e fazia uma rodtrip à maneira, devia gastar um pouco mais do que os 1.000€ que o Darius fala e depois ainda há que pagar as burocracias cá, mas acredito que valha muito a pena.
Acho que a razão principal de não haver pessoal a ir buscar os MX-5 2.0 à Alemanha para vender cá é porque é um negócio arriscado, o MX-5 não é propriamente um carro de muita procura, pelo que ir buscar um sem estar vendido é correr o risco de ficar com ele uns tempos até vender, até porque muita gente não quero o 2.0 porque tem consumos maiores e paga mais IUC e depois em comparação o 1.5 até não fica muito mal na fotografia e dá para os gastos.
Eu quando fiz as contas há uns meses, por 28.000-29.000€, punha cá um 2.0 de 184cv tinha que ter era no mínimo 20.000km, o que também pode não agradar a potenciais clientes, com menos km os preços já eram mais elevados.
Agora gastar 29.000€, o stand ainda ter que comprar uma garantia e lucrar 1.000 ou 1.500€ no carro às tantas não lhes compensa mesmo.

Os valores de importação estão certos(dando uma margem de erro de 100€)
É possível importar este por 31500€ https://m.mobile.de/auto-inserat/ma...45113.html?ref=topOfPage&eyecatcher=1&top=1:1

imaginemos agora que o 330i estava vendedor do seu carro que também é um pack sport e tendo em conta a desvalorização o valor de venda seria muito perto do valor do importado e como é obvio quase todos iriam optar pela unidade nacional ou seja o isv parece pouco mas faz a sua mossa

Depois claro os motivos mais importantes para não se importarem carros destes o msantos já referiu apesar de aqui no fórum existirem muitos no mundo "real" eu pelo menos não ando a ver mx5 todos os dias , mais o Iuc ligeiramente mais caro e a competência do 1.5 e está tudo dito muito mais lucrativo andar a importar 116d

É possível importar este por 31500€ https://m.mobile.de/auto-inserat/ma...45113.html?ref=topOfPage&eyecatcher=1&top=1:1

imaginemos agora que o 330i estava vendedor do seu carro que também é um pack sport e tendo em conta a desvalorização o valor de venda seria muito perto do valor do importado e como é obvio quase todos iriam optar pela unidade nacional ou seja o isv parece pouco mas faz a sua mossa

Depois claro os motivos mais importantes para não se importarem carros destes o msantos já referiu apesar de aqui no fórum existirem muitos no mundo "real" eu pelo menos não ando a ver mx5 todos os dias , mais o Iuc ligeiramente mais caro e a competência do 1.5 e está tudo dito muito mais lucrativo andar a importar 116d

Estes 31500€ é o custo final em PT deste carro?

Ou seja, já depois de matriculado e com a tua comissão, e a entregar ao cliente?

Estes 31500€ é o custo final em PT deste carro?

Ou seja, já depois de matriculado e com a tua comissão, e a entregar ao cliente?

Sim este é o custo final do carro matriculado e com tudo incluído mas feito por um particular
Ou seja quem recorrer uma empresa de importação o preço ainda mais perto vai ficar do pvp de um novo em Portugal

Como contornas o facto desse carro estar sujeito a IVA? Para efeitos do imposto, esse carro é considerado uma viatura nova (<6000km).

Última edição:
Sim quando tive interesse no carro perguntei lhe exatamente a mesma coisa e foi me dito que existiam 2 maneiras :
Após a primeira abordagem de compra o carro passar a ser carro de "serviço" antes da venda , referiu me que tal nem sempre era possível mas que já o tinha feito
Falhando isso essa pessoa adquiria o carro fazendo depois uma venda a particular ( como é obvio esta opção obriga a existir confiança [:D])

É possível importar este por 31500€ https://m.mobile.de/auto-inserat/mazda-mx-5-sports-line-sports-line-sport-paket-recaro-m%C3%BCnsing/277845113.html?ref=topOfPage&eyecatcher=1&top=1%3A1

Essa do 116 d foi outra coisa que me esquci de referir, eu se for vendedor quero empatar o meu dinheiro naquilo que consiga vender mais rápido e sem duvida que um 116d, um Mini, um S3, S4 vão ser mais fáceis de despachar do que um MX-5 que tem o seu cliente especifico.

Eu por exemplo estive interessado num Mini Cabrio, pelo que quando por aí acabo por reparar neles e não tenho duvidas que vejo muito mais Mini Cabrios do que MX-5, o Mini é melhor do que o MX-5 ou mais barato? Não! Mas aqueles 2 lugares traseiros e uma mala maior podem fazem muita diferença numa escolha, já para não falar na questão do Mini ter motores a diesel no Cabrio e o MX-5 obviamente não.

Eu tive a sorte de ver "A Luz" a tempo! [:D]

Como contornas o facto desse carro estar sujeito a IVA? Para efeitos do imposto, esse carro é considerado uma viatura nova (<6000km).

Quantos km são da Alemanha até cá? Fica logo resolvido a questão dos km!
E caso não chegue,um gajo dá uma volta por Itália, Suiça, França e pronto, quando chegar a PT já está pronto para ir à revisão dos 20.000km [:D]

Estive a pesquisar sobre a legalização e sim os dados ai postos batem certos e falei com aquele meu amigo que me trouxe o mini e ele disse que sim. Claro está que não é so la ir trazer e esta feito. Mal chega ca a Portugal pagas logo uma inspeção, documento unico, andar de uma lado para outro IMT etc... tudo isto consome tempo, paciencia e dinheiro, logo um profissional vai por ai a unha e falo por experiência propria, pois o meu mini foi assim que veio. Como na altura estava no "meio" de uns quantos para vir ele fez me um "desconto"

Temos sempre duas opções pesquisar em portugal e fazer uma lista de X carros ir a alemanha e ver um a um. Sobre a garantia não sei como se processa para um carro que esteja na garantia na alemanha, mas de certo deve ser valida ca em Portugal. Portanto metemos viagem, estadia, carro de aluguer e talvez aproveitar uma semana como esta que metemos folga na sexta e ficamos com quarta, quinta, sexta e sabado.
Ou então pedir a um profissional, mas de confiança senão é barrete certo. Eles estabelecem logo um orçamento e tu dizes tenho 30 mil para dar e eles vao "chupar" até ao máximo, a vantagem é chave na mão. Se compensa na maioria das vezes... sim mas não tanto como tu tratares de tudo e mais uma vez tem que ser mesmo uma pessoa de confiança ou que o veiculo tenha garantia de fábrica ou algo assim

Sobre o MX-5 é um carro muito especifico, quer ao nivel de design, capacidade(lotação), consumos, manutenção e gostos, pois temos que ser honestos, em Portugal a Mazda parece-me ainda ser uma marca periférica ao nível do gosto generalizado.
Pelo site da Michelin de Estugarda para Lisboa portagens e combustivel são estimados 380€ e mete uma estadia, ou se fores com mais alguem dividem a viagem.

Contudo acho que é lamentável termos que ir buscar um carro lá fora relativamente aos preço que se praticam em Portugal, fiz uma pequena simulação na Mazda Portugal e um 2.0 RF, com alguns extras são 48mil euros vs Espanha que era 42mil a mesma build e na Alemanha era 40mil. 8mil euros em Portugal é dinheiro.
Pesquisando um bocado vi Mx5 2.0 RF de 05/2019 por 22 mil mais os custos de importação viagem etc estamos a falar de 33mil a 35 mil para um carro com um ano.

No meu caso tenho a vantagem de ter um familiar meu em Frankfurt, portanto vou retirar o preço da estadia e do carro de aluguer e cravar o tio para ir ver uns modelos antes de eu ir lá comprar e claro ele sabe falar fluentemente alemão para descomplicar alguma situação.

Estive a pesquisar sobre a legalização e sim os dados ai postos batem certos e falei com aquele meu amigo que me trouxe o mini e ele disse que sim. Claro está que não é so la ir trazer e esta feito. Mal chega ca a Portugal pagas logo uma inspeção, documento unico, andar de uma lado para outro IMT etc... tudo isto consome tempo, paciencia e dinheiro, logo um profissional vai por ai a unha e falo por experiência propria, pois o meu mini foi assim que veio. Como na altura estava no "meio" de uns quantos para vir ele fez me um "desconto"

Temos sempre duas opções pesquisar em portugal e fazer uma lista de X carros ir a alemanha e ver um a um. Sobre a garantia não sei como se processa para um carro que esteja na garantia na alemanha, mas de certo deve ser valida ca em Portugal. Portanto metemos viagem, estadia, carro de aluguer e talvez aproveitar uma semana como esta que metemos folga na sexta e ficamos com quarta, quinta, sexta e sabado.
Ou então pedir a um profissional, mas de confiança senão é barrete certo. Eles estabelecem logo um orçamento e tu dizes tenho 30 mil para dar e eles vao "chupar" até ao máximo, a vantagem é chave na mão. Se compensa na maioria das vezes... sim mas não tanto como tu tratares de tudo e mais uma vez tem que ser mesmo uma pessoa de confiança ou que o veiculo tenha garantia de fábrica ou algo assim

Sobre o MX-5 é um carro muito especifico, quer ao nivel de design, capacidade(lotação), consumos, manutenção e gostos, pois temos que ser honestos, em Portugal a Mazda parece-me ainda ser uma marca periférica ao nível do gosto generalizado.
Pelo site da Michelin de Estugarda para Lisboa portagens e combustivel são estimados 380€ e mete uma estadia, ou se fores com mais alguem dividem a viagem.

Contudo acho que é lamentável termos que ir buscar um carro lá fora relativamente aos preço que se praticam em Portugal, fiz uma pequena simulação na Mazda Portugal e um 2.0 RF, com alguns extras são 48mil euros vs Espanha que era 42mil a mesma build e na Alemanha era 40mil. 8mil euros em Portugal é dinheiro.
Pesquisando um bocado vi Mx5 2.0 RF de 05/2019 por 22 mil mais os custos de importação viagem etc estamos a falar de 33mil a 35 mil para um carro com um ano.

No meu caso tenho a vantagem de ter um familiar meu em Frankfurt, portanto vou retirar o preço da estadia e do carro de aluguer e cravar o tio para ir ver uns modelos antes de eu ir lá comprar e claro ele sabe falar fluentemente alemão para descomplicar alguma situação.

11 a 13000€ pela importaçao + viagem + estadia + gasolina? Isso é muito, estou convencido que seja possivel fazer por consideravelmente menos.

Sim, fiz umas contas muito por alto, eu acredito que seja um pouco menos. Mas quando falei por 11mil ja era com importação+ viagem+outros etc... Tudo contemplado, chave na mão

Ora bem, finalmente me decidi e o club vai aumentar com mais 1 RF Excellence Navi preto 1.5

Gostava de ouvir a vossa opinião em relação a 2 tópicos diferentes, extras e pintura /detalhe

extras:
pedais em aluminio da mx5 parts
placas laterais da mx5 parts tb
tapetes em borracha mx5 parts pelo que que vi a
antena pequena - pelo que vi o recomendado para substituir a cana de pesca que vem da origem é a antena stubby da moss parts. Existem outras alternativas?

Sway bar - acho caro e vou usar o carro como daily não vou para track logo acho que não compensa.
Spoiler - é carote e só acrescente estética. ainda nao vi nenhum ao vivo com, por isso para ja nao vou investir num
Iluminação interior / suporte telemóvel - para já fica on hold mas sou capaz de investir mais à frente.
android auto - para ja acho que vou experimentar e ver se vivo sem ele
camara traseira - já vem instalada

pintura (aqui esão as minhas maiores dúvidas):

já vi pessoal na net a dizer que o ideal é dizer ao stand para não fazer nada, que estragam o carro todo com swirl marks, riscos etc
No entanto, os 2 orçamentos de datelhe que pedi, ambos disseram-me para deixar o stand preparar o carro!!! É um bocado estranho ver pessoal na net dizer uma coisa e os próprios detailers profissionais dizerem outra....

o stand é o santos da cunha já agora, não sei se alguem aqui faz ideia de como eles preparam os carros. e vou comprar 0km mas vem com matricula de dezembro, (logo já passuo um tempito) sei tb que o carro esta em lisboa suponho eu que no importador

a minha ideia é deixar o stand preparar o carro,
lavar com MEGUIARS ULTIMATE WASH & WAX SHAMPOO
descontaminar com o Iron X
passar hybrid ceramic wax

e depois continuar tb eu a ir fazendo as lavagens e reforço do ceramic coating com o hybrid ceramic wax

O ppf pelo que vi tb era uma opção porreira, mas sinceramente pelo preço mais vale dar uma pintura toda nova daqui a uns tempos

Acham que em termos de extras me esta a escapar alguma coisa?
E agradeço qualquer opinião em relação ao que fazer com a questão da pintura

parabéns @heavylift, welcome to the club
já tens data para o receber?

sendo um 0km já matriculado, tiveste bom desconto? (se nao quiseres partilhar valores é compreensível)

Já comprei um mazda na Santo da Cunha, e gostei. So nao fui lá buscar o meu mx5 porque arranjei melhor negócio.

HEAVYLIFT, boa escolha!

Eu não faço track days e o MX-5 é o meu daily driver e gosto muito das swaybars, foi o melhor upgrade que fiz no carro. [;)]
Outras considerações:
- Na minha opinião os tapetes de borracha originais da Mazda são mais bonitos do que os da MX-5 parts e a qualidade é boa, os meus estão impecáveis.
- Suporte de telemóvel integrado no tablier do carro melhorou imenso a minha qualidade de vida a bordo, o meu telemóvel era um tijolo, um 6 plus e aquilo não cabia em lugar nenhum do carro. [:D]
- Se a ideia é ir passear para zonas desconhecidas o Apple Carply/Android Auto é um excelente upgrade, para mim valeu todos os euros que custou.

Antstar, sim tive um desconto porreiro acho eu. Talvez se esperasse mais ainda fosse maior mas acho que é um carro que segura bem o valor ainda por cima a partir de 2020 vai subir o preço.

@msantos

podes mostrar-me de que tapetes estas a falar? Já agora, o teu tb tem antena pequena né? Onde compraste?

As swaybars epa, tb igual às questões da pintura não vejo uma resposta unanime. Por isso para já acho que vão ficar em standby

Voltar
Superior