Mazda Mx5

Julgo que depende muito dos estados, na California tenho ideia que só vi ST, e por lá há muito MX5.
Em relação a caixa ao contrário do que muito pensam no que diz respeito a carros desportivos os americanos valorizam muito caixas manuais.
Por exemplo no M5 anterior geração a BMW criou uma versão manual só para os EUA.
Foi um escândalo o novo corvete C8 não ter manual , algo que a maioria dos fabricantes europeus já não oferece nos desportivos ha muito tempo (excepto a Porsche)

Por acaso tens razão, já não me lembrava que nos desportivos os americanos até gostam do "stick" mas quando andei a ver videos na altura do meu, vi vários em que a malta "normal" tinha comprado caixa automática. Os Youtubers "Pro" eram todos de caixa manual.

Boa sorte com a máquina!

Não foi assim tão grande...não fizeram em parte por falta de procura dos clientes...mandar dinheiro para o lixo não compensa...o C1 de 53/54 e o C3 de 82 também só tinham opção auto e não foi por isso que não venderam!

Além de que a dodge com os charger e challenger penso que nas versões verdadeiramente desportivas também só tem transmissão auto.
O corvette c8 passou a ter motor em posição central, e teriam de desenvolver uma caixa nova daí decidirem não fazer o investimento.

Em relação ao Dodge Chalenger tem manual incluído o Hellcat. Apenas o Redeye não vem com manual porque a caixa não aquentava com o binário.
Com o Mustang a situação é semelhante, o GT 350 tem manual mas o GT500 ano por causa do binário.
O Camaro todos têm possibilidade de manual incluído o ZL1 com 650 CV.
Sao cada vez mais raros os manuais, Ferrari, Lamborghini, Maclaren, Maserati, Alpine, AMG, etc passou tudo a automático.
É aproveitar o MX5 enquanto há.

Last edited:
Por acaso tens razão, já não me lembrava que nos desportivos os americanos até gostam do "stick" mas quando andei a ver videos na altura do meu, vi vários em que a malta "normal" tinha comprado caixa automática. Os Youtubers "Pro" eram todos de caixa manual.

Boa sorte com a máquina!

Quando chega a um determinado nível de performance actual, a prazerosa caixa manual já não é eficiente. E no peak da performance nem mesmo a caixa automática gerida pelas patilhas no volante chega a ser eficiente.

Com 2,8 segundos para 0-100kmh e apenas mais uns segundos até aos 200kmh não admira. Daí a exigência de vermos grandes máquinas só com oferta de caixa automática.

Nesse contexto prefiro o nosso "lento" mx5 com mudanças manuais [;)]

Quando chega a um determinado nível de performance actual, a prazerosa caixa manual já não é eficiente. E no peak da performance nem mesmo a caixa automática gerida pelas patilhas no volante chega a ser eficiente.

Com 2,8 segundos para 0-100kmh e apenas mais uns segundos até aos 200kmh não admira. Daí a exigência de vermos grandes máquinas só com oferta de caixa automática.

Nesse contexto prefiro o nosso "lento" mx5 com mudanças manuais [;)]

Eu por norma gosto mais de caixas automáticas do que manuais, até já tinha dito à minha mulher que muito dificilmente voltaria a comprar um carro de caixa manual, mas abri a excepção no MX-5 porque por acaso a caixa tem um tacto e curso muito porreiro e gostava tanto do carro que não o ia por de parte por causa da caixa.
De qualquer modo comprar um MX-5 com caixa auto no meu caso também estava fora de questão porque obrigava a ir para o 2.0.

O meu não foi fabricado... e não avisaram... tive que me "contentar" com um sem os Recaro... a suspensão, instalei depois de ter o carro...

Mais um caso idêntico aqui.

Vocês queixam-se de esperar 4 meses, 9 meses por uma encomenda à fábrica... Mas esperar 4 meses e dizerem que não fabricaram. Foi dos piores baldes de água fria.

O meu não foi fabricado... e não avisaram... tive que me "contentar" com um sem os Recaro... a suspensão, instalei depois de ter o carro...

Comigo tambem não me avisaram.

Eu coloquei a encomenda em 03 Março 2019, o novo 2.0 184cv com pack sport e machine grey e capota cherry, sem qualquer restrição, e data de entrega para julho. Em junho ligam-me dizendo que havia um problema com os Recaro e que os primeiros 2.0 só chegariam em setembro/outubro, mas sem Recaros, e sem a capota em cherry ( reservada apenas para dois mercados europeus)

Bom, fiz um banzé do caraças até levar o caso à DG da Mazda PT que depois de avanços e recuos conseguiu reservar na produção de Setembro um 2.0 184cv com o Pack Sport, que chegou a 8 de Novembro, mas com a capota em Brown.

Foi o unico entregue em 2019

Para quem estiver interessdo, a Mazda Pt já vende a capota em Cherry.

2500€ + Iva para a lona (sem montagem)
5100€ capota + armação (sem montagem)

[:p]

150885966_10224290885276416_5432666431120989808_o.jpg

Para quem estiver interessdo, a Mazda Pt já vende a capota em Cherry.

2500€ + Iva para a lona (sem montagem)
5100€ capota + armação (sem montagem)

[:p]

150885966_10224290885276416_5432666431120989808_o.jpg

Até que não fica mal no pearl white.

Agora fiquei a pensar se não vale a pena mandar uma navalhada na lona do meu para activar o seguro e meter uma capota nova...[:D]

Boa sorte com a máquina!
Como é rara, a caixa manual acaba por ser um ponto de orgulho para os entusiastas nos EUA.
Quando vamos na rua e ouvimos uma redução bem feita, com rev match, fica-se logo a perceber que vai ali alguém que sabe o que está a fazer. Respeito++.

A avaliar pelo preço dessa capota, e já agora o preço das tampas das jantes do 100th anniversary...
De repente nem sei se ainda estou na Mazda ou o separador do browser saltou pra Rolls Royce?!

Não creio (privacidade). Mas é como este, acho (a cor das jantes é difícil de perceber). Eternal Blue com jantes e espelhos pretos.

Ou este, só que com jante de 16 em vez de 17":
View attachment 153159
Pera não colocas fotos?? Não tens nada um mx5, para seres aceite na irmandade dos três tarolas daqui tens meter fotos já ! Isto agora ê um tópico da propriedade dos três, tudo o que vá contra a irmandade st é reportado na tentativa de silenciar vozes dissonantes . É a democracia de um insuflado, um idoso e um proprietário da lavandaria off shore.

Pera não colocas fotos?? Não tens nada um mx5, para seres aceite na irmandade dos três tarolas daqui tens meter fotos já ! Isto agora ê um tópico da propriedade dos três, tudo o que vá contra a irmandade st é reportado na tentativa de silenciar vozes dissonantes . É a democracia de um insuflado, um idoso e um proprietário da lavandaria off shore.

Prova pouco ou nada... O que não falta aí é pessoal cheio de carros 'emprestados'.

Vai ser um best-seller esse extra [:D]

A estratégia comercial da Mazda Portugal é uma batata, e sempre foi. [;)]

Arranjas um VIN de um special edition e mandas vir uma lona Cherry da Alemanha por metade do preço, só ainda não o fiz porque não sei como depois a montar fora da rede deles.

Mas é uma ideia que ainda não abandonei.

Por curiosidade, quais os custos das manutenções preconizadas anuais (1, 2, 3, 4 e 5 ano) para este modelo? Tenho ideia que o custo da Mazda é ligeiramente inferior às congéneres ou estou enganado?

Back