Viva!
Esta 6a feira saí de casa ao início da tarde com 49Km e cheguei no Sábado ao final da tarde com 537Km. Foram quase 500Km percorridos.
Comecei por colocar 40€ de gasolina 95 "especial" e verificar a pressão dos pneus. 3 deles tinham muita pressão a mais, 1 deles muita pressão a menos. Notei logo a diferença ao sair das bombas de combustível.
Dali segui directamente para a ExpoPneu de Belas para alinhar a direcção. Estava todo a puxar para a direita quer à frente, quer atrás, fora dos parâmetros. O motor esteve ao ralenti todo aquele tempo e a ventoinha nunca disparou. Calculo que o sistema de refrigeração esteja generosamente dimensionado.
Como não colocaram as 2 tampas de borracha no chassis (as tais que vinham no porta luvas central), o técnico da ExpoPneu fez o favor de as colocar.
Já a peça da cor da carroçaria que também vinha a mais, é uma tampa do gancho de reboque. Devem ter colocado uma que tinham na oficina em vez de irem ao porta luvas do carro. Ter uma sobresselente parece-me bem.
Entretanto descobri o que era o som forte que ouvia uns bons segundos depois de o motor parar por completo: são relés, quando termina o tempo definido de manutenção dos faróis ligados.
Já hoje um amigo meu que tem um MX-5 1.5 de 2017 teve um breve contacto com o meu exemplar e considerou a vibração da manete da caixa normal (semelhante a alguns vídeos que se estão no YouTube).
Também ele nem repararia na ligeira rugosidade do pedal da embraiagem a não ser que eu lhe tivesse dito (yep, sou picuinhas). Amanhã vou passar no stand a perceber pelos que lá estão se é normal ou não. Até pode fazer parte de uma espécie de interruptor para o Start & Stop.
O cheiro a queimado também já passou! [

]
Impressões sobre o carro:
- é um prazer andar de capota aberta, desde que até aos 100Km/h, mesmo com os vidros para cima;
- por onde quer que passe toda a gente repara nele (pode não ser sempre bom, como me pareceu ao atravessar um bairro social ainda ontem) e sim, há raparigas e senhoras a fazer sorrisos [

]
- é super confortável e desliza sobre as lombas. O meu pai ficou estupefacto e adorou.
- o motor é muito redondo e tem sempre força. Às vezes ainda penso: "vou em 3a a 35 a subir, se calhar vou por uma 2a." Depois olho e está ele a sugerir uma 4a. Já posso fazer ultrapassagens (eu ando sempre em ENs) sem me benzer antes e ter palpitações. Foram 9 anos disto, de 1.2 de 65/69cv.
- o som é muito agradável, pelo menos até as 5000rpm (não passei daí pois está em rodagem)
- curva muito bem, muito equilibrado. E carregar no acelerador ajuda a sair da curva.
- a capota tem um isolamento acústico bastante razoável.
- o consumo está em 6.4L/100Km desde que o levantei, com muita utilização entre as 2500rpm e as 4500rpm.
Pontos menos bons:
- montagem das soleiras das portas, forros do pilar A, forro da bagageira, etc. O Punto era muito mais sólido. "E esta hein?" Mas o que importa é que não há ruídos estranhos (por enquanto...[

])
- direcção deveria regressar com mais energia ao ponto central. A assistência era mais natural no Punto (blasfémia!). É bom o facto das rodas da frente não terem que lidar com a tracção (é a minha 1a experiência RWD) mas com a assistência do Punto ficaria no ponto.
Na generalidade estou muito satisfeito e é realmente o cumprir de um sonho. O carro é fantástico e só apetece conduzir. Só porque sim! [

]
Desde já obrigado a todos pela ajuda e esclarecimentos prestados!
Fica uma foto de 6a feira.