Mazda Mx5

Nao tem nada a ver com idade.

Tem a ver com as skills da maioria dos condutores. A maioria nao vai "pilotá-los" mas apenas conduzi-los de forma calma e suave.

Que pena...

Não conheço o perfil tipico, nunca participei em encontros desses, mas pensei que mesmo os mais velhos tivessem sangue na guelra eheheh...
O carro não é só um carro pequenino e giro, faz curvas rapido, muito rapido até, e tem uma saída espetacular de curva por causa da traccao traseira, merece de vez em quando levar nas orelhas...

Hoje fiz o alinhamento, primeira impressão a direcção está mais "rija" e transmite mais informação.
Mais logo vou ver como se comporta nas curvas.
Em principio fica assim ate rebaixar.
32442bc7d94e125daaceb2f4a42318fd.jpg
b37802d1561ec447de01dad6a57bb943.jpg

Estou a ver que aí nos States os gajos da Mazda também não se dão ao trabalho de alinhar a direção dos carros antes dos entregar….

Viva!

Esta 6a feira saí de casa ao início da tarde com 49Km e cheguei no Sábado ao final da tarde com 537Km. Foram quase 500Km percorridos.

Comecei por colocar 40€ de gasolina 95 "especial" e verificar a pressão dos pneus. 3 deles tinham muita pressão a mais, 1 deles muita pressão a menos. Notei logo a diferença ao sair das bombas de combustível.

Dali segui directamente para a ExpoPneu de Belas para alinhar a direcção. Estava todo a puxar para a direita quer à frente, quer atrás, fora dos parâmetros. O motor esteve ao ralenti todo aquele tempo e a ventoinha nunca disparou. Calculo que o sistema de refrigeração esteja generosamente dimensionado.

Como não colocaram as 2 tampas de borracha no chassis (as tais que vinham no porta luvas central), o técnico da ExpoPneu fez o favor de as colocar.

Já a peça da cor da carroçaria que também vinha a mais, é uma tampa do gancho de reboque. Devem ter colocado uma que tinham na oficina em vez de irem ao porta luvas do carro. Ter uma sobresselente parece-me bem.

Entretanto descobri o que era o som forte que ouvia uns bons segundos depois de o motor parar por completo: são relés, quando termina o tempo definido de manutenção dos faróis ligados.

Já hoje um amigo meu que tem um MX-5 1.5 de 2017 teve um breve contacto com o meu exemplar e considerou a vibração da manete da caixa normal (semelhante a alguns vídeos que se estão no YouTube).

Também ele nem repararia na ligeira rugosidade do pedal da embraiagem a não ser que eu lhe tivesse dito (yep, sou picuinhas). Amanhã vou passar no stand a perceber pelos que lá estão se é normal ou não. Até pode fazer parte de uma espécie de interruptor para o Start & Stop.

O cheiro a queimado também já passou! [;)]

Impressões sobre o carro:

- é um prazer andar de capota aberta, desde que até aos 100Km/h, mesmo com os vidros para cima;
- por onde quer que passe toda a gente repara nele (pode não ser sempre bom, como me pareceu ao atravessar um bairro social ainda ontem) e sim, há raparigas e senhoras a fazer sorrisos [:D]
- é super confortável e desliza sobre as lombas. O meu pai ficou estupefacto e adorou.
- o motor é muito redondo e tem sempre força. Às vezes ainda penso: "vou em 3a a 35 a subir, se calhar vou por uma 2a." Depois olho e está ele a sugerir uma 4a. Já posso fazer ultrapassagens (eu ando sempre em ENs) sem me benzer antes e ter palpitações. Foram 9 anos disto, de 1.2 de 65/69cv.
- o som é muito agradável, pelo menos até as 5000rpm (não passei daí pois está em rodagem)
- curva muito bem, muito equilibrado. E carregar no acelerador ajuda a sair da curva.
- a capota tem um isolamento acústico bastante razoável.
- o consumo está em 6.4L/100Km desde que o levantei, com muita utilização entre as 2500rpm e as 4500rpm.

Pontos menos bons:

- montagem das soleiras das portas, forros do pilar A, forro da bagageira, etc. O Punto era muito mais sólido. "E esta hein?" Mas o que importa é que não há ruídos estranhos (por enquanto...[:D])
- direcção deveria regressar com mais energia ao ponto central. A assistência era mais natural no Punto (blasfémia!). É bom o facto das rodas da frente não terem que lidar com a tracção (é a minha 1a experiência RWD) mas com a assistência do Punto ficaria no ponto.

Na generalidade estou muito satisfeito e é realmente o cumprir de um sonho. O carro é fantástico e só apetece conduzir. Só porque sim! [:cool:]

Desde já obrigado a todos pela ajuda e esclarecimentos prestados!

Fica uma foto de 6a feira.

IMG-1126.jpg

Última edição:
Isso é que foi conduzir, dormiste no carro? ahahah...

É um carro que custa tanto a entrar como a querer sair dele... isso vai dar um pica que nada tem a ver com o carro anterior, os limites sao muito superiores, é a pouco e pouco ir descobrindo...

Entretanto o Clube MX-5 votou à organização de passeios apr:)

Como não explicam como vai ser organizado o almoço não me vou inscrever, nesta fase não vou estar a comer à mesa com pessoas que não conheço.

Esgotou em 6 horas.

Não vais perder nada de special, e acho que estão a adulterar o espirito tradicional do clube, com os preços que estão a praticar.

Estou no clube desde 2009, e sinto que isto começa a virar negócio.120€ por carro e para 2 pessoas, já começa a não fazer muito sentido. Afinal qual é o core do evento?Promover o clube, o carro e a marca, ou ganhar dinheiro com os participantes? :confused:

Somos nós que promovemos o clube, ou é a marca?

É muito comes e bebes, e a puxar ao convivio, para os tempos em que vivemos, bem que se podiam virar para os karts e passeios, esquecer um bocadinho a mesa, e proporcionar momentos de diversão em que pode estar tudo a falar mas com mascara e a distancia possivel...

Esgotou em 6 horas.

Não vais perder nada de special, e acho que estão a adulterar o espirito tradicional do clube, com os preços que estão a praticar.

Estou no clube desde 2009, e sinto que isto começa a virar negócio.120€ por carro e para 2 pessoas, já começa a não fazer muito sentido. Afinal qual é o core do evento?Promover o clube, o carro e a marca, ou ganhar dinheiro com os participantes? :confused:

Somos nós que promovemos o clube, ou é a marca?

Por acaso também acho o preço puxado mas por outro lado esse já foi o valor que paguei em 2019 no único encontro a que fui...

Depois soma-se combustível, portagens e provavelmente iria ficar uma noite fora de casa porque queria dar uma volta pela Guarda e tudo somado fica um fim de semana a puxar para o carote.

Olá a todos!

Ontem passei pelo stand para tentar averiguar o quão "normais" são as vibrações na alavanca da caixa de velocidades e o ligeiríssimo estalido/rugosidade no pedal da embraiagem.

O que lá estava portou-se de igual modo em ambos os aspectos, portanto... deve ser normal.

Uma palavra de apreço ao vendedor que se mostrou logo muito disponível para que pudesse tirar as minhas teimas. Também me disse que só costumam encomendar estes carros uma vez por ano e que o desconto superior que tive pode estar relacionado com a "antiguidade do chassis" em stock. Seja. Pelo negócio que foi valeu bem a pena, uma vez que existem alguns equipamentos extra que valorizo.

Outra coisa que me esqueci de referir no Domingo... Andar aquele tempo todo de capota aberta no Sábado deu-me um ligeiro escaldão. Só notei ao ver-me ao espelho. Tenho que ter mais atenção pois sou "branco como a cal" [:D]:sh)

Isso é que foi conduzir, dormiste no carro? ahahah...

É um carro que custa tanto a entrar como a querer sair dele... isso vai dar um pica que nada tem a ver com o carro anterior, os limites sao muito superiores, é a pouco e pouco ir descobrindo...

Não dormi. Mas no restante tempo não queria sair dele! O momento mais triste da viagem é sempre a chegada ao destino [:D]

Viva!

Esta 6a feira saí de casa ao início da tarde com 49Km e cheguei no Sábado ao final da tarde com 537Km. Foram quase 500Km percorridos.

Comecei por colocar 40€ de gasolina 95 "especial" e verificar a pressão dos pneus. 3 deles tinham muita pressão a mais, 1 deles muita pressão a menos. Notei logo a diferença ao sair das bombas de combustível.

Dali segui directamente para a ExpoPneu de Belas para alinhar a direcção. Estava todo a puxar para a direita quer à frente, quer atrás, fora dos parâmetros. O motor esteve ao ralenti todo aquele tempo e a ventoinha nunca disparou. Calculo que o sistema de refrigeração esteja generosamente dimensionado.

Como não colocaram as 2 tampas de borracha no chassis (as tais que vinham no porta luvas central), o técnico da ExpoPneu fez o favor de as colocar.

Já a peça da cor da carroçaria que também vinha a mais, é uma tampa do gancho de reboque. Devem ter colocado uma que tinham na oficina em vez de irem ao porta luvas do carro. Ter uma sobresselente parece-me bem.

Entretanto descobri o que era o som forte que ouvia uns bons segundos depois de o motor parar por completo: são relés, quando termina o tempo definido de manutenção dos faróis ligados.

Já hoje um amigo meu que tem um MX-5 1.5 de 2017 teve um breve contacto com o meu exemplar e considerou a vibração da manete da caixa normal (semelhante a alguns vídeos que se estão no YouTube).

Também ele nem repararia na ligeira rugosidade do pedal da embraiagem a não ser que eu lhe tivesse dito (yep, sou picuinhas). Amanhã vou passar no stand a perceber pelos que lá estão se é normal ou não. Até pode fazer parte de uma espécie de interruptor para o Start & Stop.

O cheiro a queimado também já passou! [;)]

Impressões sobre o carro:

- é um prazer andar de capota aberta, desde que até aos 100Km/h, mesmo com os vidros para cima;
- por onde quer que passe toda a gente repara nele (pode não ser sempre bom, como me pareceu ao atravessar um bairro social ainda ontem) e sim, há raparigas e senhoras a fazer sorrisos [:D]
- é super confortável e desliza sobre as lombas. O meu pai ficou estupefacto e adorou.
- o motor é muito redondo e tem sempre força. Às vezes ainda penso: "vou em 3a a 35 a subir, se calhar vou por uma 2a." Depois olho e está ele a sugerir uma 4a. Já posso fazer ultrapassagens (eu ando sempre em ENs) sem me benzer antes e ter palpitações. Foram 9 anos disto, de 1.2 de 65/69cv.
- o som é muito agradável, pelo menos até as 5000rpm (não passei daí pois está em rodagem)
- curva muito bem, muito equilibrado. E carregar no acelerador ajuda a sair da curva.
- a capota tem um isolamento acústico bastante razoável.
- o consumo está em 6.4L/100Km desde que o levantei, com muita utilização entre as 2500rpm e as 4500rpm.

Pontos menos bons:

- montagem das soleiras das portas, forros do pilar A, forro da bagageira, etc. O Punto era muito mais sólido. "E esta hein?" Mas o que importa é que não há ruídos estranhos (por enquanto...[:D])
- direcção deveria regressar com mais energia ao ponto central. A assistência era mais natural no Punto (blasfémia!). É bom o facto das rodas da frente não terem que lidar com a tracção (é a minha 1a experiência RWD) mas com a assistência do Punto ficaria no ponto.

Na generalidade estou muito satisfeito e é realmente o cumprir de um sonho. O carro é fantástico e só apetece conduzir. Só porque sim! [:cool:]

Desde já obrigado a todos pela ajuda e esclarecimentos prestados!

Fica uma foto de 6a feira.

IMG-1126.jpg

Não estou a par do procedimento da Mazda mas 5k rpm na rodagem ainda é bastante.

No meu i30 eram 3k no máximo.

Não estou a par do procedimento da Mazda mas 5k rpm na rodagem ainda é bastante.

No meu i30 eram 3k no máximo.

A Mazda indica não ser necessário nenhum período especial de rodagem. Apenas refere não fazer arranques a fundo nem manter acelerador a fundo ou o motor a regimes elevados por longos períodos de tempo, o que não tenho feito, de facto.

No meu anterior Punto andei 3000Km sem passar das 3000rpm ou 3500rpm e quando precisei de andar mais depressa um dia, aos 6000Km, só dava 155Km/h em plano, a fundo.

Este nem quero esmifrar nem o quero preso. [:D]

O meu anda com avaria do AC.
Já tinha dito por aqui que de vez em quando quando tinha o AC para o quente que se ouvia um género de um sopro dentro do habitáculo, mas sempre que o levo à oficina o carro não faz o tal barulho pelo que é difícil de eles analisarem qual é o problema, apesar de eu ter um video onde se ouve o barulho.
O carro esteve uns dias no oficina e como não deram com o problema recarregaram o gás não fosse o estar ar dentro do circuito.
Como estou em tele-trabalho o carro mal tem andado mas a semana passada voltou a fazer o barulho pelo que fui novamente à oficina para verem o que se passa, fui dar uma volta de carro com o mecânico e mais uma vez o carro não fez o tal barulho mas agora nem sequer faz ar quente dentro do habitáculo...só faz calor se estiver na posição máxima dos 29º.
Ficou marcado eu deixar lá o carro para a semana para verem o problema, vamos ver se também conseguem resolver por consequência o tal barulho do sopro...
O que me chateia é que a garantia acaba em Setembro e estou com medo de ficar com esta avaria "pendurada".

A Mazda indica não ser necessário nenhum período especial de rodagem. Apenas refere não fazer arranques a fundo nem manter acelerador a fundo ou o motor a regimes elevados por longos períodos de tempo, o que não tenho feito, de facto.

No meu anterior Punto andei 3000Km sem passar das 3000rpm ou 3500rpm e quando precisei de andar mais depressa um dia, aos 6000Km, só dava 155Km/h em plano, a fundo.

Se poderes/quiseres faz uma mini rodagem, ja se sabe que estes carros não vão andar muito, 3 ou 4 mil ja é qualquer coisa, os segmentos vao acabar por ajustar os aneis, é sempre bom não andar com cargas de acelerador excessivas nesse periodo... mas eu dava-lhe rotação! Sem puxar, deixa-lo fazer 7mil ate a descer, sem aquecimento, ficas com motor do caraças acredita ;)

Se quiseres considerar esta sugestão, fica aqui com ela:

Rodagem normalmente recomendada pela Flying Miata e que usei quando recebi este ND2 em 2019, o primiro ND1 era um carro de serviço (destinado à imprensa) e já estava bem rodado! [:p]

Nos primeiros 1000 Km.
(5 esticões em 3a das 2.000 às 6000 rpm a 80% acelerador).
Repetir esta operação nos 2000km

A partir dos 5000km começar a usar as rotações ate aos 90% nas velocidades 2/3/4/5ª

Na condução de AE, tentar evitar velocidade constante nos primeiros 2000 km
A partir dos 10.000 prego no fundo sempre que quiseres! [:p]

Se quiseres considerar esta sugestão, fica aqui com ela:

Rodagem normalmente recomendada pela Flying Miata e que usei quando recebi este ND2 em 2019, o primiro ND1 era um carro de serviço (destinado à imprensa) e já estava bem rodado! [:p]

Nos primeiros 1000 Km.
(5 esticões em 3a das 2.000 às 6000 rpm a 80% acelerador).
Repetir esta operação nos 2000km

A partir dos 5000km começar a usar as rotações ate aos 90% nas velocidades 2/3/4/5ª

Na condução de AE, tentar evitar velocidade constante nos primeiros 2000 km
A partir dos 10.000 prego no fundo sempre que quiseres! [:p]

Eu querer, quero. Mas não iria aguentar um ano sem carregar no acelerador à vontade :sh)[:D]

Voltar
Superior