Mazda Mx5

msantos, muito chato esse problema intermitente do AC. Este tipo de avarias em componentes elétricos, em carro japoneses, são muito raros (ou eram muito raros?). Não é suposto um Mazda dar este tipo de chatisses. Espero que consigas resolver isso.

Quanto à questão da capota do LuisMiguelC, eu também levava o carro à marca e pedia explicações para o que está a suceder. Não me parece, de todo, normal. Não se tem que andar a abrir a capota com cuidado. Aquilo abre-se com uma facilidade estonteante (uma das grandes vantagens da capota do MX-5) e num ápice. Não foi concebido para estar a abrir com todo o cuidado.

O carro está na garantia, como tal, eles que afinem a capota e se necessário substituam a plástico riscado.

Talvez passe pela Mazda mais logo, sim...

Os carros japoneses continuam a ser de longe os mais fiáveis em especial os fabricados no Japão com fornecedores locais.
E os componentes não veem todos do mesmo sitio, basta abrires os capot e verás que quase todos os componentes sao de fabricantes japonesas.
E por norma as especificações e requisitos dos japoneses sao muito mais exigentes e apertados, o sistema produtivo deles tem um outro nível de qualidade.

Cumprimentos

Eu sinceramente para mim é como eu disse, hoje em dia são todos iguais, sejam italianos, alemães, franceses ou japoneses, hoje em dia é preciso é ter sorte. :sh)
Curiosamente até tenho dois carros japoneses, sendo que um deles até substitui um japonês afrancesado, mas não foi a pancada da fiabilidade dos japoneses que me levou a comprar os carros.

Por isso mesmo é que esta questão da capota parece ainda mais inaceitável, quando é tão comum e se resolveria com uns plásticos 5mm mais estreitos.:confused:

E a abastecer, como são os vossos? O meu tenho que abastecer quase a conta gotas. De outro modo está sempre a disparar... :sh)

O meu abastece de forma "normal", só começa a disparar quando chega a gasolina lá em cima, por norma deixo a pistola disparar 3 vezes antes de dar o abastecimento como concluído.
Mas já me aconteceu uma vez isso que estás a dizer, parecia que o depósito estava sobre pressão, assim que abri o tampão da gasolina fez um som de vácuo e depois estava sempre a disparar a pistola, mas apenas me fez isso daquela vez, pelo que fiquei na duvida se seria algo do carro ou da própria bomba,

Por isso mesmo é que esta questão da capota parece ainda mais inaceitável, quando é tão comum e se resolveria com uns plásticos 5mm mais estreitos.:confused:

E a abastecer, como são os vossos? O meu tenho que abastecer quase a conta gotas. De outro modo está sempre a disparar... :sh)
Não é só um problema de construção, é muito um problema de design.
Eles quiseram fazer o carro mais compacto e leve possível. Daí as tolerâncias serem tão apertadas. Esses 5 mm provavelmente são ocupados pelo arco de segurança que está dentro do plástico.

Houve um TSB sobre esse assunto aqui há uns anos: https://forum.miata.net/vb/showthread.php?t=638694 (post #4, penso que precisas de registo para descarregar)

Sugestão de experiência: não vás ao concessionário por coisas menores. Quanto mais mexerem, maior a probabilidade de causarem danos colaterais.

Última edição:
Mal consigo fechar a capota a não ser que use bastante força e já tenho o vidro riscado (acabei de ver isto com a lanterna do telemóvel há 10 minutos). Não me parece nada normal.

Se calhar deveria ter comprado um RF... 30 anos de MX-5 e 6 anos de produção de ND e isto ainda acontece.

Estou desapontado com esta capota, confesso. :sh)

Isso tem ar de ser um defeito de fabrico. É suposto fechar e abrir sem grandes maçadas. Aliás, esse é um dos grandes pontos do MX5: a facilidade de manuseio da capota.

Passa pela marca e expõe a situação.

Ainda há pouco voltei ao concessionário mas não gosto da forma como as coisas funcionam no que à assistência diz respeito. Sabia que ia ter saudades da Motor Village assim saísse da Fiat e confirmo. Tenho que passar pelo stand de venda de novos de modo a ir ou marcar revisão ou qualquer intervenção na oficina.

Estive de roda do meu carro com o vendedor e, realmente, tem mais tendência em roçar do que o outro igual ao meu que por lá continua em exposição (se bem que o 100o aniversário que estava pronto para entrega também quase raspava). Com a ajuda dele consegui fechar a capota sem raspar e já sei como o fazer.

Provavelmente o que está no stand fecha bem porque passa o tempo todo de capota recolhida e já deve dobrar melhor.

Ainda assim, fiquei de lá passar amanhã de manhã para poderem ver a situação na oficina mas não tenho vontade de deixar que mexam para já. Não sabem como fazer qualquer afinação e precisam ligar ao engenheiro da Mazda. E não é o meu carro que vão utilizar como cobaia. Pelo menos fica a situação exposta para que, caso algo aconteça ou a situação piore, já exista um registo da minha comunicação.

Eu não alinho nisso dos carros japoneses não avariarem, avariam como os outros [:D] até porque hoje em dia os componentes vêm todos dos mesmo sítios.
Eu andei a investigar problemas com os AC nos MX-5 para ver se conseguia perceber o que se passava e em unidades pré 2018 até que era um bocado frequente, tanto que a Mazda alterou umas peças e uns o-rings, mas segundo o mecânico o problema do meu não pode ser aquele senão já tinham descoberto.
Vamos ver se agora que o problema é mais grave se conseguem resolver tudo de uma vez só

Espero que amanhã “dêem com o gato”. Boa sorte!

Ainda há pouco voltei ao concessionário mas não gosto da forma como as coisas funcionam no que à assistência diz respeito. Sabia que ia ter saudades da Motor Village assim saísse da Fiat e confirmo. Tenho que passar pelo stand de venda de novos de modo a ir ou marcar revisão ou qualquer intervenção na oficina.

Estive de roda do meu carro com o vendedor e, realmente, tem mais tendência em roçar do que o outro igual ao meu que por lá continua em exposição (se bem que o 100o aniversário que estava pronto para entrega também quase raspava). Com a ajuda dele consegui fechar a capota sem raspar e já sei como o fazer.

Provavelmente o que está no stand fecha bem porque passa o tempo todo de capota recolhida e já deve dobrar melhor.

Ainda assim, fiquei de lá passar amanhã de manhã para poderem ver a situação na oficina mas não tenho vontade de deixar que mexam para já. Não sabem como fazer qualquer afinação e precisam ligar ao engenheiro da Mazda. E não é o meu carro que vão utilizar como cobaia. Pelo menos fica a situação exposta para que, caso algo aconteça ou a situação piore, já exista um registo da minha comunicação.

O 124 matava dois coelhos.... :D

É capaz de ser isso, o tecido quando começa a ter o feitio de dobrar cria mais folga aí... vem aí o verão, já vai abrir e fechar uma carrada de vezes :D

Vamos ver, amanhã fica lá para mexerem nele, mas da outra vez também ficou uma série de dias e não conseguiram descobrir nada, segundo eles a Mazda também não faz ideia do que possa ser...

Este parece ser um ponto de falha comum (linha de alta pressão rachada): https://www.miata.net/garage/tsb/MC-10188019-0001.pdf

Podes mostrar-lhes este TSB, pois prova que a Mazda está farta de saber do problema. [;)]
Esse concessionário parece andar a leste...

Última edição:
Este parece ser um ponto de falha comum (linha de alta pressão rachada): https://www.miata.net/garage/tsb/MC-10188019-0001.pdf

Podes mostrar-lhes este TSB, pois prova que a Mazda está farta de saber do problema. [;)]
Esse concessionário parece andar a leste...

Já lhes mostrei esse TBS, como eu disse, também fiz o meu trabalho de casa quando vi que não conseguem resolver o problema, até fotos tenho de outros proprietários dessa peça rachada.
Mas eles disseram logo que o problema não é por aí, já tinham verificado a peça e todas as tubagens e não tem fissuras, e como o problema está quando o AC está para o quente muito dificilmente será algo a ver com essa parte do circuito que é do frio.

Por acaso não tenho esta oficina em grande conta, mas é a que tenho mais perto de casa...se não ficar resolvido vou fazer uma comunicação à Mazda que era o que eu ia fazer agora, mas como eles pediram para ficarem com o carro outra vez e surgiu o outro problema de não fazer calor decidi esperar para ver se fica resolvido. Curiosamente hoje o AC estava a fazer calor de forma normal...
Mas esta oficina é de um eficiência brutal, recebi um SMS às 11:00h a recordar que tinha uma marcação com eles às 10:00h, ainda bem que avisam com tanta antecedência [:D]

Já lhes mostrei esse TBS, como eu disse, também fiz o meu trabalho de casa quando vi que não conseguem resolver o problema, até fotos tenho de outros proprietários dessa peça rachada.
Mas eles disseram logo que o problema não é por aí, já tinham verificado a peça e todas as tubagens e não tem fissuras, e como o problema está quando o AC está para o quente muito dificilmente será algo a ver com essa parte do circuito que é do frio.

Por acaso não tenho esta oficina em grande conta, mas é a que tenho mais perto de casa...se não ficar resolvido vou fazer uma comunicação à Mazda que era o que eu ia fazer agora, mas como eles pediram para ficarem com o carro outra vez e surgiu o outro problema de não fazer calor decidi esperar para ver se fica resolvido. Curiosamente hoje o AC estava a fazer calor de forma normal...
Mas esta oficina é de um eficiência brutal, recebi um SMS às 11:00h a recordar que tinha uma marcação com eles às 10:00h, ainda bem que avisam com tanta antecedência [:D]

Fui atrás ler de novo e tinha interpretado mal o problema do teu carro. Estava a ser injusto com a oficina, peço desculpa.

Se não faz calor não será do ar condicionado, pois ele não é responsável por isso. O AC apenas faz frio.
Os barulhos que relatas levam a suspeitar que algo de errado se passa com o servomotor ou porta que controlam a escolha entre ar quente e frio dentro do sistema de ventilação (quando ligas a temperatura para o quente há uma porta que direciona o ar para que este passe pelo radiador da sofagem, que como está quente, aquece-o). A chatice é que aceder a esses componentes implica a remoção do tablier. [:blush:]

Boa sorte!

Última edição:
Fui atrás ler de novo e tinha interpretado mal o problema do teu carro. Estava a ser injusto com a oficina, peço desculpa.

Se não faz calor não será do ar condicionado, pois ele não é responsável por isso. O AC apenas faz frio.
Os barulhos que relatas levam a suspeitar que algo de errado se passa com o servomotor ou porta que controlam a escolha entre ar quente e frio dentro do sistema de ventilação (quando ligas a temperatura para o quente há uma porta que direciona o ar para que este passe pelo radiador da sofagem, que como está quente, aquece-o). A chatice é que aceder a esses componentes implica a remoção do tablier. [:blush:]

Boa sorte!

Não tens nada que pedir desculpas e muito menos à oficina que eles não são grande coisa [:D]
Eu até agradeço a tua preocupação em pesquisares e passares aqui a informação, para ver se o problema se resolve.

Eu apesar de falar mal da oficina neste caso até lhes dou "desconto" porque é um problema intermitente, se fizesse sempre o tal barulho seria muito mais fácil de diagnosticar, é tão estranho que chegou ao ponto de eu ir com o mecânico dar uma volta com o carro e este não fazer barulho, eu largar o mecânico na oficina, arrancar o carro fazer o barulho eu andar 300 m voltar para trás, ainda apanhar o mecânico na rua e pedir para ele entrar novamente no carro porque está com os sintomas, arranco e.....já não faz o barulho. :sh)
Assim torna-se difícil de despistar.

Eu agora tenho esperanças que esse barulho tenha algo a ver com o motivo pelo qual o carro tenha deixado de fazer quente no AC e que ao resolverem este problema acabem por resolver o outro...
Vamos ver....acho que vou mesmo precisar de sorte...

Working in progress....

A prepará-lo para uma road trip de 1200km. De sábado a quinta, pela N304, N215, N220, M611

Estradas de eleição para este roadster, e o seu dono!

73248c226a3aed8d652c491b11628a19.jpg
72d7b4a00a47c741171a21f8a2a071e0.jpg
a9a9141c94d8e7c779f64324487e01b2.jpg

Tava aqui a ver a coisa, vais buscar alimentação para o telemóvel a um adaptador 12v que esta na zona do nao existente porta luvas?
É que os usbs do radio nao carregam lá com grandes amperes...

Boa! Por acaso outro dia liguei la um cabo, e aquilo não carregava quase nada, mas pensei que fosse do cabo. É feitio então...

Gosto do suporte de telemóvel, também fica fixe o plastico de apoio insere-se bem ali...

Boa viagem! o norte tem muito que ver, não sei se ja passei nessas estradas, mas também já me perdi por lá, o ideal era estar um tempo fixe para ir saindo do carro, como esteve esta semana, se não é um bocadinbo mais chato (tive muito azar quando la andei, jurei voltar so de verão :'( )... mas por outro lado, as curvas ficam mais divertidas!

Boa! Por acaso outro dia liguei la um cabo, e aquilo não carregava quase nada, mas pensei que fosse do cabo. É feitio então...

Gosto do suporte de telemóvel, também fica fixe o plastico de apoio insere-se bem ali...

Boa viagem! o norte tem muito que ver, não sei se ja passei nessas estradas, mas também já me perdi por lá, o ideal era estar um tempo fixe para ir saindo do carro, como esteve esta semana, se não é um bocadinbo mais chato (tive muito azar quando la andei, jurei voltar so de verão :'( )... mas por outro lado, as curvas ficam mais divertidas!

As minhas road trip, não são só para andar de MX5 e fazer nacionais.

Há sempre um road book que inclui os hot spots de cada trajecto e em cada região. Neste caso é todo o Parque do Alvão, Os Lagos e Miradouros do Sabor o Vale da Vilariça e Foz Côa

Voltar
Superior