Mazda Mx5

Sabes o nivel de alteração no avanço dos teus?
aposto que o 911, tal como os demais, tambem se ajusta ao tipo de combustivel.....
ou pode ser tipo opel dos anos 90 em que tinhas um fusivel para alterar o mapeamento de forma a tirar melhor partido da octanagem.

O 911 98 octanas é o minimo para funcionar .

pmct (ou outro), sei que este tópico não é o mais indicado para aqui colocar esta questão (porque é especificamente dirigido ao Mazda MX-5) mas qual é o teu parecer de utilizarmos gasolina de índice 98 (ou superior) na motorização 1.6i 16v 120cv de um Citroen Saxo Cup/VTS (original), neste caso possui uma taxa de compressão de 10.8. ?

O VW Golf R VI 2.0 TSI 270cv possui uma taxa de compressão de apenas 9.8 e o próprio construtor (no manual) refere que o rendimento máximo só é atingido com índice 98:

Coloco aqui uma foto da tampa do bocal de combustível:

Basicamente é assim .
Se o carro for esperto ( se o software o suportar) , e como as injecçoes sao elecroonicas, o momento da injecçao pode ser ajustado .
Ou seja se o carro for moderno e o fabricante tiver o software prparado , como parece ser o caso, o avanço de injecao é ajustado on the fly , logo se tiveres 98 oftware via knock sensor percebe isso e ajusta a injecçao e ganhas mais uns pozinhos.
NA minha modesta opiniao a menos que tenhas feito uma aposta em que cnsegue baixar 1 decima de sgundao em pista [:)], os ganhos nao compensam o preço da 98 [:p]

Basicamente é assim .
Se o carro for esperto ( se o software o suportar) , e como as injecçoes sao elecroonicas, o momento da injecçao pode ser ajustado .
Ou seja se o carro for moderno e o fabricante tiver o software prparado , como parece ser o caso, o avanço de injecao é ajustado on the fly , logo se tiveres 98 oftware via knock sensor percebe isso e ajusta a injecçao e ganhas mais uns pozinhos.
NA minha modesta opiniao a menos que tenhas feito uma aposta em que cnsegue baixar 1 decima de sgundao em pista [:)], os ganhos nao compensam o preço da 98 [:p]

pmct, ok, obrigado pelo teu comentário/resposta.

Tanta coisa por causa da gota.

Fácil de resolver e calcular.

Basta agradecer ao Sr.Wolfer e usar a fórmula dele.🤣

Volta e meia tem que se ir ao cientifico da coisa,pois de teorias anda a net e este fórum cheios🫣😋😅

Tanta coisa por causa da gota.

Fácil de resolver e calcular.

Basta agradecer ao Sr.Wolfer e usar a fórmula dele.🤣

Volta e meia tem que se ir ao cientifico da coisa,pois de teorias anda a net e este fórum cheios🫣😋😅

Toda a gente gosta de uma boa pinga, até um motor! [:p]

Usar gasolina 95 simples e um erro, especialmente num carro moderno de injeccao directa como o MX-5. Tudo o resto e ok.

é ao contrário... A injeção direta vaporiza melhor o combustível, que leva a temperaturas inferiores na camara de combustão, permitindo assim utilizar menos octanas sem entrar em pré-detonação.

Last edited:
A octanagem dos combustíveis é dos conceitos que mais díficuldades as pessoas têm em compreender, com razão porque não é um assunto preto no branco como alguns fazem querer parecer mas tentam passar por verdade.

Quem sabe a gasolina que o motor deve levar é o fabricante, porque vocês não têm dados suficientes para olhar para a especificação e perceber que gasolina leva.

Esse erro começa logo na TAXA de COMPRESSÃO. Tanta e tanta gente a assumir erradamente que "a partir de taxa de compressão X tem de levar 98" o que é completamente errado. Existe apenas uma correlação entre taxa de compressão e combustível a utilizar que tendencialmente leva a taxa de compressões mais altas a precisar de gasolina com mais octanas, mas não existe um valor fixo, porque um motor precisar de 95 ou 98 depende de vários fatores:

-Taxa de compressão
-Design da camara de combustão
-Tempos de ignição
-Temperatura de funcionamento do motor
-Materiais utilizados no motor (condutividade térmica)
-Diametro do cilindro
-Se é turbo/compressor ou Atmosférico

Para terem uma ideia, o meu carro com taxa de compressão 11.3:1 tem de levar 98, e a minha mota com 12.8:1 leva gasolina 95.

Depois ainda há aquele mito idiota que a gasolina 98 é "mais energética"... Para efeitos práticos a 95 até é mais "energética" porque tem menos aditivos que a 98, menos aditivos, mais gasolina que é o que realmente faz o carro andar, dai ser impossível um carro que não tem detetor de pré-ignição (e que não está a entrar em pré-ignição) fazer mais potencia em 98 que 95.

o que e é que a injeção direta tem haver?

no comentário em especifico ele mudou o tema para 95 SIMPLES, pessoalmente concordo que um GDI deva sempre levar gasolina com aditivação extra (independentemente da octanagem) de forma a prevenir/minimizar formação de depositos de carbono comuns neste tipo de injeção.
Foi algo que nem partiu das gasolineiras mas sim da pressão de vários fabricantes auto que no caso dos USA deu origem à denominada top tier gasoline.

como é obvio qualquer um pode usar 95 simples em vez de aditivada 95 ou 98, pneus linglong em vez de goodyear, oleo semi galp em vez de motul ester.... os efeitos e resultados é que podem variar.

no comentário em especifico ele mudou o tema para 95 SIMPLES, pessoalmente concordo que um GDI deva sempre levar gasolina com aditivação extra (independentemente da octanagem) de forma a prevenir/minimizar formação de depositos de carbono comuns neste tipo de injeção.
Foi algo que nem partiu das gasolineiras mas sim da pressão de vários fabricantes auto que no caso dos USA deu origem à denominada top tier gasoline.

como é obvio qualquer um pode usar 95 simples em vez de aditivada 95 ou 98, pneus linglong em vez de goodyear, oleo semi galp em vez de motul ester.... os efeitos e resultados é que podem variar.

Desconheço aditivos que removem ou promovam a formação de carvão, mas estou disposto a ser provado errado. Aliás, desconheço de qualquer líquido que seja eficiente a remover carvão por si só. Métodos eficientes só conheço com raspar, maçarico e agora o mais moderno "wallnut blasting".

não ser que haja algum aditivo que promova uma combustão mais eficiente, pois é dessa ineficiencia que resultam as acumulações, mas do que me lembro os aditivos na gasolina é mais a base de detergentes e lubrificantes, caso contrário 95 ou 98 fariam ter mais potencia e melhorar consumos.

Mas como já disse, estou disposto a ser provado errado, sempre aberto a aprender coisas novas :)

Desconheço aditivos que removem ou promovam a formação de carvão, mas estou disposto a ser provado errado. Aliás, desconheço de qualquer líquido que seja eficiente a remover carvão por si só. Métodos eficientes só conheço com raspar, maçarico e agora o mais moderno "wallnut blasting".

não ser que haja algum aditivo que promova uma combustão mais eficiente, pois é dessa ineficiencia que resultam as acumulações, mas do que me lembro os aditivos na gasolina é mais a base de detergentes e lubrificantes, caso contrário 95 ou 98 fariam ter mais potencia e melhorar consumos.

Mas como já disse, estou disposto a ser provado errado, sempre aberto a aprender coisas novas :)

pesquisa por oleos e combustiveis com mais capacidades detergentes, tais como os top tier.....tens muita info pela net incluindo dos fabricantes auto.
e a não é remover, é tentar minimizar a criação de .....

pesquisa por oleos e combustiveis com mais capacidades detergentes, tais como os top tier.....tens muita info pela net incluindo dos fabricantes auto.
e a não é remover, é tentar minimizar a criação de .....

Isso aí eu sei, mas o problema de carvão dos carros de injeção direta, é na parte de trás das válvulas da admissão onde é suposto nem passar combustível, daí eu não perceber como é que os supostos aditivos (neste caso detergentes) extra da 98 vão ajudar. Teria de ser um aditivo que melhorasse a eficiencia de combustão, que penso que não exista ou faria já parte da base dos combustíveis.

Os detergentes utilizados na gasolina são para manter limpo o sistema de combustível principalmente (para não gripares bombas ou entupir injetores).

Isso aí eu sei, mas o problema de carvão dos carros de injeção direta, é na parte de trás das válvulas da admissão onde é suposto nem passar combustível, daí eu não perceber como é que os supostos aditivos (neste caso detergentes) extra da 98 vão ajudar. Teria de ser um aditivo que melhorasse a eficiencia de combustão, que penso que não exista ou faria já parte da base dos combustíveis.

Os detergentes utilizados na gasolina são para manter limpo o sistema de combustível principalmente (para não gripares bombas ou entupir injetores).

Nao e a minha area mas sou um curioso. Concordo que os aditivios ajudam a manter o bomba, injectores, camara de combustao mais limpos. E injectores nos carros GDI sao mais sensiveis. Se um injector esta sujo leva a uma baixa de eficiencia da combustao, mais emissoes e mais lixo para EGR e PCV..

https://innospec.com/wp-content/uploads/2020/09/SAE_19_01_2356.pdf

Tambem e sabido que a grande parte da acumulacao de carvao nas valvulas e admissao advem das EGR e PCV. Qualidade de oleo e qualidade do combustivel esta directamente relacionada com acumulacao de carvao nos injectores, camara de combustao e valvula de admissao:

http://archiwum.inig.pl/INST/nafta-g...2014-04-04.pdf

O melhor e sempre ter gasolina aditivada e mudar o oleo com muito frequencia.. Por outro lado se o mx5 ND do pmct ja tem 200000kms e nao gasta oleo se calhar acumulacao de carvao nao e problema grave nos skyactiv.

Mas depois temos outro problema... O nivel de etanol na gasolina... Se a nossa 98 tiver mesmo 10% de etanol podera ter aditivos menos eficientes porque e sabido que a solubilidade dos aditivos (que possuem cadeias hidrofobicas para solubilizar com os hidrocarbonetos da gasolina e grupos hidrofilicos para se ligarem aos detritos) baixa na presenca do polar etanol.. Alguem sabe se e mesmo verdade que a gasolina 98 tem mais etanol em portugal ou e so publicidade?

Nao e a minha area mas sou um curioso. Concordo que os aditivios ajudam a manter o bomba, injectores, camara de combustao mais limpos. E injectores nos carros GDI sao mais sensiveis. Se um injector esta sujo leva a uma baixa de eficiencia da combustao, mais emissoes e mais lixo para EGR e PCV..

https://innospec.com/wp-content/uploads/2020/09/SAE_19_01_2356.pdf

Tambem e sabido que a grande parte da acumulacao de carvao nas valvulas e admissao advem das EGR e PCV. Qualidade de oleo e qualidade do combustivel esta directamente relacionada com acumulacao de carvao nos injectores, camara de combustao e valvula de admissao:

http://archiwum.inig.pl/INST/nafta-g...2014-04-04.pdf

O melhor e sempre ter gasolina aditivada e mudar o oleo com muito frequencia.. Por outro lado se o mx5 ND do pmct ja tem 200000kms e nao gasta oleo se calhar acumulacao de carvao nao e problema grave nos skyactiv.

Mas depois temos outro problema... O nivel de etanol na gasolina... Se a nossa 98 tiver mesmo 10% de etanol podera ter aditivos menos eficientes porque e sabido que a solubilidade dos aditivos (que possuem cadeias hidrofobicas para solubilizar com os hidrocarbonetos da gasolina e grupos hidrofilicos para se ligarem aos detritos) baixa na presenca do polar etanol.. Alguem sabe se e mesmo verdade que a gasolina 98 tem mais etanol em portugal ou e so publicidade?
Não uso combustiveis aditivados nem tenciono usar nunca
smarta roadster 330 mil km, zero problelas de motor
911 120 mil km este bebé muitas vezes asitivada porque não há 9& simples em todo o lado
mx5 e o que disse acima
l200 640 mil km zero problemas de motor
bmw e46 400 mil km , partiu um turbo os 350 mil (não deve ter nada a ver com o tipo de combustível)
a Maria tem um juke tem 90 mil km idem

Combustível aditivado não tem nenhuma vantagem, change my mind [:p]

Sim a origem é francesa.

Mas Heida é a apelação que se dá no meu cantão do lado alemão.

Do meu lado francês do cantão denomina-se Païen.

Um dia se vieres para estes lados dá um toque.

Volta de heli garantida mais umas vinhaças destes lados.

Back