Mazda Mx5

A maior parte do pessoal que fala da potência (ou falta dela) do MX-5 fala de algo que não conhece, nunca conduziu nenhum, e muito menos o ND, que voltou ao conceito do NA.

O meu 425d tem 218 Cv para 1550kg o que corresponde a uma realção peso/potência de 7,11Kg/Cv.
O ND 1.5 tem 131 Cv para 975 kg, o que corresponde a 7,14Kg/Cv

Para quem nunca conduziu um MX-5 ( aconselho a ler o meu avatar [:p]) pense apenas na massa que preenche o primeiro, e comparem-na com a massa do segundo. Facilmente se percebe que o handling do segundo será sempre melhor.

Last edited:

Sim, e a 25000€ sff. A questão é mesmo essa, é o preço e o conceito do carro. O MX-5 mantem-se fiel ao seu conceito, roadster barato, manutenção a condizer, divertido de conduzir e leve.

Mas eu sou a favor de lançarem uma versão "MX-5 speed", o mesmo 2.0 com uns 180cv, bancos Recaro, suspensão, travões e escape revistos. Só que algo assim no nosso país ficaria por uns 45 000€, o que é um abuso.

Porque que o GT-R pesa 1800kg em vez de uns mais aceitaveis 1500 kg? Porque iria custar o dobro [;)].

Last edited:
A maior parte do pessoal que fala da potência (ou falta dela) do MX-5 fala de algo que não conhece, nunca conduziu nenhum, e muito menos o ND, que voltou ao conceito do NA.

O meu 425d tem 218 Cv para 1550kg o que corresponde a uma realção peso/potência de 7,11Kg/Cv.

Para quem nunca conduziu um MX-5 ( aconselho a ler o meu avatar [:p]) pense apenas na massa que preenche o primeiro, e comparem-na com a massa do segundo. Facilmente se percebe que o handling do primeiro será sempre melhor.

A maioria das pessoas infelizmente não percebe isto. Levam as teorias "quanto mais, melhor" e "antes sobrar do que faltar" demasiado à letra [:D]

Eu tb tive as minhas dúvidas..até o conduzir. É normal... mas curioso que ontem na apresentação do RF o máximo representante Mazda nos States gozou com o facto de varios "peritos" na materia e ressaltou as aspas, terem gozado com a pouca potencia do carro...até que depois fizeram o test-drive...

Como já referiram...são 25000 euros...e por esse preço existem coisas mais potentes...e mais rápidas também...mas aquela ligação entre condutor e carro...se calhar o mais próximo será o Fiesta ST...ou no caso de um atmosférico um Swift Sport...mas de resto...

Agora comparar com carros de 300 cavalos e afins...não tem sentido...nem é essa a ideia.

Por isso medir o Mx-5 pelos palmos...ou seja potência... é um erro.

P.S: O vídeo do car throttle colocado antes também é uma boa referência.

Será que os motores vão ter algum aumento no seu fôlego para compensar o acréscimo de peso?

Fará todo o sentido porque o peso final deverá ir para muito próximo dos 1150kg, e aí pelo menos precisará de mais 10 a 12 cv, para manter as prestações do roadster, o que não me parece muito difícil de conseguir, e nem me admiraria que não estivesse já contemplada uma versão do 1.5L para o RF

Para quem nunca conduziu um MX-5 ( aconselho a ler o meu avatar [:p]) pense apenas na massa que preenche o primeiro, e comparem-na com a massa do segundo. Facilmente se percebe que o handling do segundo será sempre melhor.

Tens de perguntar ao user (creio que anda por aqui) que tem um S2000 e o seu relato da aquisição de um ND 1.5L...é capaz é de não te agradar a opinião[:cool:]

o 1.5 pesa 1050 e o 2.0 1075 se não me engano!

Seja como for, e como só posso avaliar por outros carros que conduzi (nenhum um mx5 seja de que geração for) eu dou lá o bracinho a torcer.....vá lá torçam, mas com cuidado, amanhã ainda é dia de trabalho[:D][:D]

Sim, e a 25000€ sff. A questão é mesmo essa, é o preço e o conceito do carro. O MX-5 mantem-se fiel ao seu conceito, roadster barato, manutenção a condizer, divertido de conduzir e leve.

Mas eu sou a favor de lançarem uma versão "MX-5 speed", o mesmo 2.0 com uns 180cv, bancos Recaro, suspensão, travões e escape revistos. Só que algo assim no nosso país ficaria por uns 45 000€, o que é um abuso.

Porque que o GT-R pesa 1800kg em vez de uns mais aceitaveis 1500 kg? Porque iria custar o dobro [;)].

Não podemos tomar o nosso país como referência, mas é isso mesmo que defendo, o lançamento de uma versão mais "racing"

2017-Mazda-MX-5-Miata-RF-on-stage-rear-view-from-above.jpg

2017-Mazda-MX-5-Miata-RF-on-stage-side-view-character-lines.jpg

2017-Mazda-MX-5-Miata-RF-on-stage-rear-side-view-from-above.jpg

Editei o teu post, porque só pretendo comentar esta parte. As versões mais simples com menos equipamento, têm 975 Kg

Ambos estão certos.
Os 975kg são com a norma DIN, enquanto os 1050 são com a norma EU, que acrescenta 75kg (68kg passageiro + 7kg bagagem)

De qualquer forma, esses 975kg anunciados só mesmo a versão de acesso.
Comece-se a acrescentar equipamento, ou ir para a versão full-extras ou próximo disso, e facilmente existe uma discrepância de 20-30kg, mesmo considerando um carro pequeno como o MX-5

Ambos estão certos.
Os 975kg são com a norma DIN, enquanto os 1050 são com a norma EU, que acrescenta 75kg (68kg passageiro + 7kg bagagem)

De qualquer forma, esses 975kg anunciados só mesmo a versão de acesso.
Comece-se a acrescentar equipamento, ou ir para a versão full-extras ou próximo disso, e facilmente existe uma discrepância de 20-30kg, mesmo considerando um carro pequeno como o MX-5

Não é isso que se lê (e que já foi pesado) nos fóruns da Mazda :p

950kg "wet" na versão essence

975kg "wet" na versão evolve/excellence

Para o 1.5L

Não é preciso lançarem esse modelo. Nos EUA as várias garagens especializadas vão fazer isso, e mtos carros vão ficar maravilhosamente personalizados. Pena não termos essa tendência cá.

Não é preciso lançarem esse modelo. Nos EUA as várias garagens especializadas vão fazer isso, e mtos carros vão ficar maravilhosamente personalizados. Pena não termos essa tendência cá.

Porque essa tendência é ilegal cá...

É preciso sim, a marca bem que podia investir em versões mais desportivas, como os m, amg, rs, nismo, abarth. Na Mazda poderiam ser os "speed" por ex, como já em tempos fizeram. Se o mercado aftermarket dos MX-5 é forte, porque não a própria marca lucrar com o assunto e oferecer de série parte das alterações que a malta quer?

É preciso sim, a marca bem que podia investir em versões mais desportivas, como os m, amg, rs, nismo, abarth. Na Mazda poderiam ser os "speed" por ex, como já em tempos fizeram. Se o mercado aftermarket dos MX-5 é forte, porque não a própria marca lucrar com o assunto e oferecer de série parte das alterações que a malta quer?

Porque o mercado aftermarket é fortíssimo?!?

Porque o mercado aftermarket é fortíssimo?!?

Oh, não disse fortíssimo, mas não acho que seja menosprezável [;)].

Eu sou um acérrimo defensor do 1.5 a 25000€ pois personifica toda a filosofia do modelo de 1989. No entanto, acho que haveria mercado também para uma versão mais focada, ainda que mais cara claro.

Oh, não disse fortíssimo, mas não acho que seja menosprezável [;)].

Eu sou um acérrimo defensor do 1.5 a 25000€ pois personifica toda a filosofia do modelo de 1989. No entanto, acho que haveria mercado também para uma versão mais focada, ainda que mais cara claro.

Eu estou a dizer que é forte[;)]

A quantidade de material, de lojas, das mais variadas nacionalidades, algumas com fabrico próprio é muito boa para um carro que saiu faz 10 meses.

E se for como noutras gerações haverá quem "ofereça" chave na mão NDs já turbinados e devidamente preparados para quem pretende o género.

Mps...

Back