Mazda Mx5

love is in the air....

Não será bem love, porque não consigo apegar-me muito a carros, já passei por uma fase em que os carros para mim não passavam de electrodomésticos, para ir do ponto A para B e de preferência com muita fiabilidade e custos o mais baixo possível, depois comprei o Mini e apesar de ser um simples Cooper D fez-me renascer o gosto pelos carros.
Gostei muito do carro, tinha uma excelente condução, uma direcção muito boa, um volante de pega excelente, uma boa caixa automática e um modo de condução Sport extremamente divertido...comecei a gostar novamente de carros...tinha a pancada de ter um cabrio...e o bichinho do MX-5 picou-me com força e até agora acho que foi uma escolha acertada...mas não passa de um carro! [kiss]
Apesar de neste momento só ter uma scooter 125cc, paixão grande continuo a ter pelas 2 rodas, cada vez que vejo uma BMW RT como a que vendi o ano passado...isso sim mexe comigo e fico nostálgico, mas estou numa fase da minha vida em que não faz sentido ter uma moto e não a usar a 100% para aquilo para que ela foi feita e o cabrio traz alguma da sensação de liberdade que perdi ao vender a moto, por isso menos mal.

Como estamos quase no fim do ano, hoje quando ia a conduzir dei por mim a fazer um balanço deste ano e foi realmente um ano bastante positivo para o meu lado e a conclusão a que cheguei é que o MX-5 acabou por ser mesmo a cereja no topo do bolo a rematar em beleza este ano. [:cool:]

Pah mas é lento... não tem potência... nem se mexe onde está o binário daquilo ....e viste o zeperfs, todos são mais rápidos.

Não tem hipótese.

Quero lá saber do que acham os "entendidos" aqui do fórum! [:D]
Hoje sem passar dos 80km/h cheguei ao destino com um sorriso tão grande como nas vezes em que parei o carro com este a fumegar de ter dado ao litro.[:D]

Agora numa toada mais a sério, a mim surpreendeu-me bem mais a elasticidade e o à vontade que o 1.5 do MX-5 tem a baixa velocidade e baixa rotação e a agradabilidade que ele consegue proporcionar no dia-a-dia, do que o que ele puxa a partir das 5.000 até às 7.500RPM em que o motor realmente mostra aquilo de que é capaz, é que esta parte da condução mais desportiva e divertida, muita gente fala e escreve sobre ela (e que comprovo [kiss]) mas como o motor é, quando roda "no mundo real", em que temos trânsito, semáforos, radares, viagens nas Nacionais, em A.E., etc...não há muitos relatos disso e o carro porta-se muitíssimo bem. [:cool:]

E já agora uma menção honrosa para a caixa, que não me faz ter saudades da caixa auto que eu tanto gosto...

A semana passada houve um encontro do clube mx5 pela zona de Reguengos de Monsaraz, juntaram mais de 50 carros.
Deixo uma foto do NB do meu Pai que é assíduo nestes encontros.
0a9ec371024d92bc2c1fd33c953aedda.jpg

A semana passada houve um encontro do clube mx5 pela zona de Reguengos de Monsaraz, juntaram mais de 50 carros.

Isso não foi o encontro organizado pelo club MX-5 a 8 de Dezembro?
Se o teu pai é assíduo nessas andanças, espero vir a conhecê-lo, era bom sinal! :)

Olá a todos,

ando por este forum desde Agosto passado, altura em que comecei a considerar a compra de um MX-5 e passei por muitas reviews e posts para me convencer que o que ia comprar era bem o que queria.
O test drive foi decisivo... o barulho de escape, o motor "voluntarioso", o ambiente interior com um toque de qualidade e decidi-me.
Tenho desde Setembro um MX-5 1.5 modelo 2018 cinza soft-top.

Já fiz pequenas alterações, essencialmente estéticas ou de utilidade:

• troca da antena pela habitual Stubby
  • protecções inox das embaladeiras
  • upgrade feito por mim do MZD Connect para Android Auto (e Apple Car Play). O processo assusta um bocado para deixar nas mãos das oficinas, especialmente porque poucas têm experiência/paciência na desmontagem do interior.
  • suporte de telemóvel adaptado ao encaixe dos suporte de copos (pelo menos o encaixe serviu para alguma coisa...). Reutilizei um suporte comprado e adaptei com uma peça impressa em 3D para encaixar no lado do passageiro. Já vi recentemente algo do género à venda e não é melhor do que o que fiz.
Se alguém precisar de ajuda com o upgrade do MZD Connect, é só dizer. Custa mais à primeira!

Tenho ainda o botão do travão de mão em alumínio pronto para trocar mas sem coragem para avançar.
Alguém já desmontou um ? parece demasiado apertado para se conseguir desenroscar sem o estragar.

Sou da zona de Oeiras/Cascais.
Vejo por aqui na zona às vezes um ou outro modelo normalmente soft tops, ou Soul Red ou Machine Grey como o meu.
Deixo algumas fotos do meu.
https://photos.app.goo.gl/NY45g6ukzXy8bJQy5
https://photos.app.goo.gl/TYnL1WbZ3U4raUfA8
https://photos.app.goo.gl/b88YTc8wiVQLnAsd9

Nuno

Olá a todos,

ando por este forum desde Agosto passado, altura em que comecei a considerar a compra de um MX-5 e passei por muitas reviews e posts para me convencer que o que ia comprar era bem o que queria.
O test drive foi decisivo... o barulho de escape, o motor "voluntarioso", o ambiente interior com um toque de qualidade e decidi-me.

• upgrade feito por mim do MZD Connect para Android Auto (e Apple Car Play). O processo assusta um bocado para deixar nas mãos das oficinas, especialmente porque poucas têm experiência/paciência na desmontagem do interior.
  • suporte de telemóvel adaptado ao encaixe dos suporte de copos (pelo menos o encaixe serviu para alguma coisa...). Reutilizei um suporte comprado e adaptei com uma peça impressa em 3D para encaixar no lado do passageiro. Já vi recentemente algo do género à venda e não é melhor do que o que fiz.
Se alguém precisar de ajuda com o upgrade do MZD Connect, é só dizer. Custa mais à primeira!

Tenho ainda o botão do travão de mão em alumínio pronto para trocar mas sem coragem para avançar.
Alguém já desmontou um ? parece demasiado apertado para se conseguir desenroscar sem o estragar.

Vejo por aqui na zona às vezes um ou outro modelo normalmente soft tops, ou Soul Red ou Machine Grey como o meu.

Nuno
Há quem diga que os vermelhos andam mais! :d

Bonitas fotos... parabéns e bem-vindo! :)

bem vindo!

Podes dar mais detalhes do que envolve o processo?
é preciso mta bricolage?

Olá a todos,

Nuno

Bem vindo!
Mais uma bela máquina por aqui, curiosamente mais um Soft-top, assim de repente não me lembro se anda aqui pelo fórum algum RF...:confused:

E achas que valeu a pena o Android Auto/Apple Carplay?
Eu estou com muita vontade de meter isso no meu, principalmente desde que o Apple Carplay permite o Google Maps e o Waze, mas ao memso tempo ando um bocado renitente a gastar os duzentos e tal euros pois não tenho feedback de como funciona.
Também senti necessidade de arranjar um soprte de telemóvel mas não queria sacrificar o local do suporte de copos e queria que o visor ficasse mais elevado pelo que encomendei o do MX-5 partes e estou à espera que chegue, o ponto negativo é que implica retirar um pouco o tablier do carro mas espero que não corra mal...

Essa antena é maior que vi até hoje [:D]

Olá a todos

Nuno

@nmborges, compensou o preço para teres optado pelo MY2015 e não teres esperado pelo novo MY2019?
Encomendaste de origem ou aproveitaste um de stock?
Boa sorte com o carro.

Pessoal com a capota de lona, a capota fica muito ensopada depois de estar bastante tempo à chuva e andar um bocado com o carro mas já sem estar a chover?
Pergunto isto, porque esta semana o carro ficou a tarde toda na rua à chuva e depois no regresso a casa já não chovia e quando parei o carro pus a mão na capota e esta estava seca, e eu esperava que estivesse ao menos um pouco húmida, pelo que gostava de perceber se o facto dela estar seca se deve à impermeabilização que fiz ou se é mesmo normal a viagem de 30km ter seco a capota.

Bem vindo!
E achas que valeu a pena o Android Auto/Apple Carplay?
Eu estou com muita vontade de meter isso no meu, principalmente desde que o Apple Carplay permite o Google Maps e o Waze, mas ao memso tempo ando um bocado renitente a gastar os duzentos e tal euros pois não tenho feedback de como funciona.

ficou-me por 175EUR porque acabou por ser só peças.
É um custo alto mas fica-se com uma solução que vai evoluir à medida que os telemóveis (HW e SW) evoluem.
Tenho isto há muito pouco tempo para te dizer se funciona sempre bem. Tenho Android por isso não te sei falar do Carplay mas do que vi é ainda melhor do que o Android Auto (mais Apps e o touch screen funciona).

Sou um grande adepto do Waze por isso ter o Waze no ecran do carro (maior e mais detalhado do que o telemovel) vale muito!
Gosto bastante do SW de navegação do Connect mas não há nada que bata no dia-a-dia um sistema de navegação "online".
O Android Auto era uma das poucas coisas que me interessava no MY2019 mas na pratica continua a ser um extra logo quando comprei o carro, decidi que fazia o retrofit do Android Auto e não pensava mais no assunto.

O processo está todo disponível nos foruns (mazda3revolution.com), desde o firmware a usar, instruções da Mazda, manual de serviço do carro para ter detalhes sobre a desmontagem, etc.
Segui as instruções passo a passo para o upgrade do firmware e depois segui o primeiro video que ponho em baixo.

https://www.youtube.com/watch?v=XpPYKikqIDc&index=3&t=34s&list=FL_QgLnNZacYlXbyo8X-r2-A

https://www.youtube.com/watch?v=jYfH-ikZoUM

A desmontagem faz-se com paciência e algum cuidado. Já tinha instalado uma dashcam no carro (com ligação direta aos 12v) por isso já me tinha aventurado um bocado. Vendo com cuidado o video percebe-se onde fazer força para cada peça, passo a passo. É preciso mais jeito do que força...
O tablier está muito bem construído e os clips mantêm tudo no sitio mesmo depois de desmontado/montado. É difícil vir a ter ruídos parasitas por isto.

Voltar
Superior