Mazda Mx5

Se o fores buscar a Espanha vais pagar o mesmo que te custaria ca depois de todas as taxas a pagar.

Sou gajo para daqui a 3 ou 4 anos ir buscar ao estrangeiro um 2.0 de 184cv pois aí já é capaz de valer a pena em termos financeiros.
Estou é com curiosidade de saber os consumos deste 2.0 numa condução tranquila.

Eu o 2.0 com 160 cv que havia anteriormente não me fascina nada face ao 1.5, acho que o que o custa a mais de o usar/manter não compensa, face ao que o carro dará a mais do que o 1.5 e mesmo eu não sendo acelera, acho decepcionante o antigo 2.0 fazer menos 1.000RPM do que o 1.5.

Por falar em RPM hoje de manhã tive sorte de apanhar uma estrada com umas belas curvas sem trânsito, ia com a capota para baixo e foi uma delicia ouvir o 1.5 em 3ª às 7.000RPM, já tinha saudades de conduzi-lo assim e já começo a conhecer melhor os limites do carro e os meus [:D]
Ando a tentar aprender a fazer ponta-tacão e sinceramente não atino com isso, atrapalho-me todo. [s)]

"Raios parta" o MX-5 que me faz sentir outra vez um puto e me põe um sorriso de orelha a orelha nestes dias. [:cool:]

Finalmente, pequeno contacto com os dois motores 2019.

Destaque total para o 2.0… Que motor. Agora sim. Muito mais rotativo, com melhor sonoridade (com um curioso silvo que mais parecia um supercharger) mas o que impressionou foi a sua flexibilidade. Mesmo em regime baixos e mudanças altas, não se engasga ou atrapalha…Temos sempre motor com resposta limpa, e depois é sempre a subir até a agulha passar as 7000[:cool:]. Estou "apaixonado".
As prestações estão também em excelente nível e ganha rapidamente ritmos pouco amigos da carta de condução. Ao contrário do anterior 2.0, agora há uma diferença bastante clara em termos de prestações relativamente ao 1.5, diria mesmo um fosso.

Mas o revisto 1.5 também surpreendeu. E pode ser a memória a pregar partidas, mas esta unidade está mais "doce" do que o 1.5 que conduzi há um ano, ou algo assim.
O motor parece mais "cheio" a baixos e médios regimes. Fiquei curioso e fui consultar as specs e constata-se que o binário máximo, apesar de ter aumentado apenas 2 Nm é atingido 300 rpm mais cedo, pelo que presumo que a percepção que tive tenha a ver com esta diferença.
Ficou sem dúvida mais agradável de usar.

Fiquei bastante agradado com a motorização. O único problema é que conduzi primeiro o 2.0, e de repente senti falta dos 50 e tal cavalos e 50 e tal Nm de diferença entre os dois blocos.[:D]
Compraria já amanha um 2.0, mas os impostos… jasus. Injustificável.
No entanto o 1.5 daria um excelente "daily" para tomar o lugar do meu swift. Irrita constatar que para dois carros de andamento e specs mecânicas semelhantes (swift sport e mx-5 1.5), o 1.5 da Mazda gaste menos 2 litros aos 100:sh).

Não me surpreende.

A verdade é que o MX5 é um automóvel fantástico e a versão 1,5 cumpre bem, mas é um motor muito pequenino para um desportivo. Já percebi que cada vez que se aflora o tema o pessoal aqui vem logo com a estória dos consumos e que se consegue andar em 6ª às 1.500, etc. tudo bem ! Mas falta músculo, falta caparro, um motor 1,5 atmosférico por melhor que seja não faz milagres.

Acredito na conjugação, novo 2,0 + baixo peso.

O MX5 mesmo na versão 1.5L ronda os 140/145cv para 975kg
Acelera dos 0-100km/h em 7s e nalguns casos até um pouco menos. Faz sem qualquer dificuldade + de 210/kmh reais.
Quantos desportivos com motor a gasolina ate 2.0L derivados da grande produção tem esta performance?

Acelera dos 0-100km/h em 7s e nalguns casos até um pouco menos. Faz sem qualquer dificuldade + de 210/kmh reais.
Quantos desportivos com motor a gasolina ate 2.0L derivados da grande produção tem esta performance?

330i, tens a certeza desses 7 segundos dos 0-100? Foi aferido nalgum trackday ou algo do género?
A Mazda anuncia mais de 8 segundos para o 1.5, os 7s vi para o 2.0.

Eu acho que ele acelera rápido dos 0-100 mas não tenho maneira de verificar o tempo, se houvesse uma app no telemóvel para ver isso era porreiro.

Para comparar descapotáveis, o Mini F57 tem um 2.0 com 192 cv e faz os 0-100 em 7,3s e 230 km/h de velocidade máxima.
São mais 61cv do que o 1.5 do MX-5 e mesmo se pegarmos nas performances oficiais da Mazda as diferenças não são muito grandes...
Tirei os dados daqui:

https://www.auto-data.net/en/mini-convertible-f57-cooper-s-2.0-192hp-22760

Não me surpreende.

A verdade é que o MX5 é um automóvel fantástico e a versão 1,5 cumpre bem, mas é um motor muito pequenino para um desportivo. Já percebi que cada vez que se aflora o tema o pessoal aqui vem logo com a estória dos consumos e que se consegue andar em 6ª às 1.500, etc. tudo bem ! Mas falta músculo, falta caparro, um motor 1,5 atmosférico por melhor que seja não faz milagres.

Acredito na conjugação, novo 2,0 + baixo peso.

Tens um tópico inteiro para ler de tudo menos consumos....e recordo que falas de um motor que já não é novo, muitos já passaram largo a barreira dos 50mil km e começam a entrar para o mercado dos usados[:cool:] Como tal consumos é o tema actual

*140cv RWD para menos de 1000Kg sempre fizeram milagres

Mazda Mx5

330i, tens a certeza desses 7 segundos dos 0-100? Foi aferido nalgum trackday ou algo do género?
A Mazda anuncia mais de 8 segundos para o 1.5, os 7s vi para o 2.0.

Eu acho que ele acelera rápido dos 0-100 mas não tenho maneira de verificar o tempo, se houvesse uma app no telemóvel para ver isso era porreiro.

Experimenta tu e no teu carro, faz o teste, e vais ver como e fácil fazeres tempos nos 7.1 ou 7.2 segundos.
O novo 2.0L devera fazer facilmente menos de 6 segundos.
Depois mando-te o resultado do meu!

PS. Mais 60 cv e mais 350 ou 400kg são mais que razão suficiente para "matar" a aceleração e agilidade desse mini. Pensa porque e que na competição o peso é o inimigo numero um dos engenheiros

Última edição:
Experimenta tu e no teu carro, faz o teste, e vais ver como e fácil fazeres tempos nos 7.1 ou 7.2 segundos.
O novo 2.0L devera fazer facilmente menos de 6 segundos.
Depois mando-te o resultado do meu!

PS. Mais 60 cv e mais 350 ou 400kg são mais que razão suficiente para "matar" a aceleração e agilidade desse mini. Pensa porque e que na competição o peso é o inimigo numero um dos engenheiros

Por acaso não me importava de fazer o teste, mas não tenho meio de medir o tempo e acelerar o carro ao mesmo tempo. Mediste o teu como, com alguém ao lado?

Eu sei que o peso nos automóveis é "tudo," a comparação com o Mini foi porque gosto do carro, é descapotável e bem referenciado a nível de ser "desportivo".
Outra coisa interessante é que o Cooper S descapotável mais barato começa 10.000€ mais caro do que o MX-5 1.5 mais barato.
Sinceramente acho preço do MX-5 espectacular para aquilo que oferece.

Para comparar descapotáveis, o Mini F57 tem um 2.0 com 192 cv e faz os 0-100 em 7,3s e 230 km/h de velocidade máxima.
São mais 61cv do que o 1.5 do MX-5 e mesmo se pegarmos nas performances oficiais da Mazda as diferenças não são muito grandes...
Tirei os dados daqui:

Para o Mazda 1,5 a comparação mais próxima é o mini cabrio 1,5. As performances são próximas. O Cooper S apesar de não ter altas nenhumas de jeito é outra loiça.

https://www.auto-data.net/en/mazda-mx-5-rf-1.5-skyactiv-g-131hp-32714

https://www.auto-data.net/en/mini-convertible-f57-cooper-1.5-136hp-22754

O Mazda anuncia 8,3 seg dos 0-100 para o 1,5

Última edição:
Tirei os dados daqui:

Mazda MX5 IV 1.5 vs Mini Cabriolet Cooper S DKG (F57) : Duelo 57347367

A diferença é grande. É maior quanto maior a velocidade.

Mesmo assim preferia o MX5 e chegava-me o 1.5.

Voltar
Superior