Mazda Mx5

Essa velocidade foi com um 1.5?

Brevemente quero ver se vejo isso no meu!

O que me está a fazer "confusão" é a velocidade máxima ser dada em 5ª velocidade, nunca tive um carro em que a velocidade máxima não fosse dada na última relação de caixa.

A fotografia é da net, mas é um 184 cv.

O que me está a fazer "confusão" é a velocidade máxima ser dada em 5ª velocidade, nunca tive um carro em que a velocidade máxima não fosse dada na última relação de caixa.

Isso hoje em dia já vai sendo raro. A grande maioria dos carros "normais" tem a última velocidade mais para o longo para diminuir o regime e, consequentemente, o consumo e decibéis em AE. Mas atenção que esse MX-5 de 184cv atingiu a vel. máx em 6ª (fez 240Km/h de ponteiro às 6.000 rpm) um pouco mais do que vês na foto em 5ª.

O que é mesmo raro hoje em dia é ter um carro que chegue ao red line na última relação.

Última edição:

msantos, olha que 99% dos carros atingem a velocidade máxima em quinta. Os outros 1% sao Ferraris, Porsches e afins

msantos, olha que 99% dos carros atingem a velocidade máxima em quinta. Os outros 1% sao Ferraris, Porsches e afins
Mesmo os carros a gasóleo?
Tenho ideias que uma Megane que tive fazia a velocidade máxima em 6ª e que o Mini também passava dos 200 km/h em 6ª.
No meu antigo QQ e no C-HR nunca tentei ver qual a velocidade máxima, por norma não é coisa que tenha muita vontade de experimentar, mesmo quando tinha moto contam-se pelos dedos das mãos às vezes que passei dos 200, mas por acaso tenho curiosidade em saber o que é que da o MX-5 e qual o comportamento dele a essas velocidades.
Acho que até hoje a velocidade máxima que dei até hoje no Mazda foi 160 km/h em quarta ou quinta velocidade, já não me recordo bem mas julgo que até foi em quarta.

já eu luto para não passar dos 160... e perco!! [:D]

Percebo-te perfeitamente!
Eu também já fui assim, mas para o bem ou para o mal agora estou muito mudado a respeito de velocidades na condução.
Até a minha mulher já comentou que quando me conheceu eu era um “maluco” a conduzir e agora vou calmamente a todo o lado.
Longe vão os tempos em que fazia curvas com uma roda no ar num simples Peugeot 106 1.1 que havia por casa dos meus pais. Ehehehehe

Tal como já foi dito, na maioria dos carros a 5ª (tendo o carro 6 mudanças) é onde a relação de caixa é de 1.000, o que faz com que a 6ª seja mais longa e como tal usada como forma de poupar combustível.
No caso do MX-5 esta relação de 1.000 está presente na 6ª:
2019-03-14_095759.jpg

Última edição:
Aqui fica uma imagem representativa dos valores que o carro tinha antes do alinhamento [:)]

received_314963442517318.jpg

Acabei por colocar

-1.4 camber
Toe 0
Caster max

O carro está ainda melhor a curvar e a frente está excelente agora!

Já tenho as molas eibach montadas e estou à espera das sways.

Última edição:
Mas houve alguns a dizer que não....qualquer crítica ao comportamento do carro sem prévio alinhamento, não tem qualquer validade[:cool:]

Tal como já foi dito, na maioria dos carros a 5ª (tendo o carro 6 mudanças) é onde a relação de caixa é de 1.000, o que faz com que a 6ª seja mais longa e como tal usada como forma de poupar combustível.
No caso do MX-5 esta relação de 1.000 está presente na 6ª:
Ver anexo 147312

O facto de ter uma relação de 1.000 na 6ª velocidade diz-nos apenas que tem uma 6ª velocidade curta (qualquer valor igual ou superior a 1.000 para a última relação é considerado como relação bastante curta). Mas isso por si só não é tudo. Pelo que tenho lido é necessário considerar também a relação final da caixa. Para além disso, o facto de um carro ter um relação de caixa inferior a 1.000 na última relação não implica que a velocidade máxima não seja obtida nessa última relação. Longe disso.

Um exemplo: Como alguns aqui já sabem eu fui proprietário de um Accord Type-R há uns bons anos atrás. A cx do ATR tinha 5 velocidades com as seguintes relações: 1ª 3,285 - 2ª 2.090 - 3ª 1,481 - 4ª 1,071 - 5ª 0,870 - Final 4,266. Ora, como se pode ver a última relação a 5ª tem um fator inferior a 1.000 e, não obstante, a velocidade máxima do ATR era claramente obtida em 5ª velocidade. A 4ª dava cerca de 190 Km/h e a quinta passava para lá dos 230 Km/h [;)].

Última edição:
O facto de ter uma relação de 1.000 na 6ª velocidade diz-nos apenas que tem uma 6ª velocidade curta (qualquer valor igual ou superior a 1.000 para a última relação é considerado como relação bastante curta). Mas isso por si só não é tudo. Pelo que tenho lido é necessário considerar também a relação final da caixa. Para além disso, o facto de um carro ter um relação de caixa inferior a 1.000 na última relação não implica que a velocidade máxima não seja obtida nessa última relação. Longe disso.

Um exemplo: Como alguns aqui já sabem eu fui proprietário de um Accord Type-R há uns bons anos atrás. A cx do ATR tinha 5 velocidades com as seguintes relações: 1ª 3,285 - 2ª 2.090 - 3ª 1,481 - 4ª 1,071 - 5ª 0,870 - Final 4,266. Ora, como se pode ver a última relação a 5ª tem um fator inferior a 1.000 e, não obstante, a velocidade máxima do ATR era claramente obtida em 5ª velocidade. A 4ª dava cerca de 190 Km/h e a quinta passava para lá dos 230 Km/h [;)].

Sim, com isto não queria dizer que não é possível atingir a velocidade máxima dum carro em 6ª sendo esta mais longa, a relação final da caixa tem um grande impacto nisso.

Era apenas para mostrar como são as relações de caixa do MX-5, em contrapartida do que é comum no mundo automóvel [:p]

De qualquer forma obrigado pelo esclarecimento, acho que não fui muito claro e não quero induzir o pessoal em erro.

Então e que alinhamento aconselham a quem usa o carro todos os dias e que não quer trocar de pneus a cada 20.000km [:D]?

Agora que já fiz mais de 6.000km com o MX-5 estou a a pensar em mandar alinhar o carro.

Então e que alinhamento aconselham a quem usa o carro todos os dias e que não quer trocar de pneus a cada 20.000km [:D]?

Agora que já fiz mais de 6.000km com o MX-5 estou a a pensar em mandar alinhar o carro.

Eu só vou mudar agora, a passar os 40mil, sem alinhar :sh). E no meio ainda estão bons, tanto à frente como atrás.

Diria, tendo em conta que a suspensão está stock:

Camber: entre 1 e 1.2 (4 rodas)
Toe: 0
Caster: Máximo possível (entre 7 e 8º)

Sim, com isto não queria dizer que não é possível atingir a velocidade máxima dum carro em 6ª sendo esta mais longa, a relação final da caixa tem um grande impacto nisso.

Era apenas para mostrar como são as relações de caixa do MX-5, em contrapartida do que é comum no mundo automóvel [:p]

De qualquer forma obrigado pelo esclarecimento, acho que não fui muito claro e não quero induzir o pessoal em erro.

Em relação às relações que colocaste do MX-5 1.5 quero apenas referir que apesar da relação da 6ª ser aparentemente curta (tem um fator 1.000) a verdade é que sendo a relação final da caixa de apenas 2,866 isso faz com que a 6ª seja uma relação longa. Segundo uns cálculos que vi a velocidade máxima teórica do MX-5 1.5 (pneus 195/50x16 e regime de potência máxima às 7.000 rpm) é de 276,9 Km/h.

O MX-5 1.5 atingirá a velocidade máxima em 5ª, provavelmente muito próximo das 7.000 rpm (a este regime dá uma velocidade teórica de 215,3Km/h). Os entendidos na matéria, leia-se proprietários do 1.5, se quiserem podem deixar aqui os seus dados reais.

NOTA: Com a cx de origem (5 vel.) e pneus de origem (215/45x17), a velocidade máxima teórica do ATR era 228,7 Km/h (em 5ª às 7.200 rpm, que era o regime de potência máxima).

Última edição:
Isto das afinações é muito pessoal

As afinações que tenho no meu carro, e que o tornaram (com as sways) perfeito e neutro, são estas:

À frente:
Caster o mais que der, +/-8 graus
Camber -1 grau

Atrás, camber -1.6
Convergência as 4 rodas, 0.07/0.08 graus em cada roda.

Com esta afinação, o carro está neutro e mais estável em auto-estrada.

Isto das afinações é muito pessoal

As afinações que tenho no meu carro, e que o tornaram (com as sways) perfeito e neutro, são estas:

À frente:
Caster o mais que der, +/-8 graus
Camber -1 grau

Atrás, camber -1.6
Convergência as 4 rodas, 0.07/0.08 graus em cada roda.

Com esta afinação, o carro está neutro e mais estável em auto-estrada.

O que tu chamas "convergência" é o mesmo que o pH88 chama de "Toe"?

Voltar
Superior