Mazda Mx5

Não sei, não conheço o termo...

Eu também não percebo nada disso, quando alinho a direcção dos carros nunca peço nada, eles põem de acordo com o que a máquina diz, mas estou a ver que o MX-5 é mais "melindroso" nisso e quero arranjar um bom compromisso para o dia-a-dia, sem rebentar com os pneus num instante.

Em relação às relações que colocaste do MX-5 1.5 quero apenas referir que apesar da relação da 6ª ser aparentemente curta (tem um fator 1.000) a verdade é que sendo a relação final da caixa de apenas 2,866 isso faz com que a 6ª seja uma relação longa. Segundo uns cálculos que vi a velocidade máxima teórica do MX-5 1.5 (pneus 195/50x16 e regime de potência máxima às 7.000 rpm) é de 276,9 Km/h.

O MX-5 1.5 atingirá a velocidade máxima em 5ª, provavelmente muito próximo das 7.000 rpm (a este regime dá uma velocidade teórica de 215,3Km/h). Os entendidos na matéria, leia-se proprietários do 1.5, se quiserem podem deixar aqui os seus dados reais.

NOTA: Com a cx de origem (5 vel.) e pneus de origem (215/45x17), a velocidade máxima teórica do ATR era 228,7 Km/h (em 5ª às 7.200 rpm, que era o regime de potência máxima).

Sim, confirmo que é basicamente isso (215 - 7000Rpm) [;)]

O camber é simples....é atingir o valor em que o desgaste dos pneus é uniforme para o uso que cada um lhe dá.

TBvcn1f.jpg

Deveremos ter outro ensaio daqui a pouco ao 2.0 de 184cv, caronline.

Ele mede 1 80m

Há duas semanas a Mazda cedeu-me um e outro durante dois dias para que eu pudesse conhecer em detalhe as diferenças. O que retirei para mim é que o de 184cv canta como o meu 1.5. O de 160cv não canta, e não me encantou [;)]

+50mil km por aqui e não tem mais porque há 3 meses que ando de EV

Mas a amostra de 1.5's com + 50mil km em Portugal, já começa a ser longa[:cool:]

Eu gosto tanto do MX-5 que agora até comprei uma scooter 300cc para "poupar" um bocado o MX-5, vou começar a fazer 60 km por dia tudo por IP e AE e assim levo o MX-5 só para aí metade dos dias, se fosse só Nacional se calhar até não tinha comprado a Scooter pois seria sempre mais divertido ir no MX-5, mas como aquele trajecto é secante faço-o de carro só quando estiver a chover ou frio ou nos dias que está um belo sol e me apetece vir pelo caminho mais longo e com a capota para baixo. [:cool:]

Apesar de a Scooter gastar menos do que o MX-5 nem foi por uma questão financeira pois o que investi na troca de scooter (tinha uma 125) nunca o vou recuperar na poupança de combustível [:D]

Ainda me despertaste a atenção com a situação da scooter eléctrica mas no destino não ia ter como carregar e há dias em que vou fazer mais do que os 60km por isso uma eléctrica fica para a próxima.

Há duas semanas a Mazda cedeu-me um e outro durante dois dias para que eu pudesse conhecer em detalhe as diferenças. O que retirei para mim é que o de 184cv canta como o meu 1.5. O de 160cv não canta, e não me encantou [;)]

Notaste muitas diferenças nas prestações? ou só em altas?

Ora bem, depois de ler as vossa dicas estou a pensar em fazer o seguinte alinhamento às 4 rodas:

Camber: -1
Toe: 0
Caster: 8º (julgo que é o máximo que dá, estou correcto?)

Tenho a suspensão stock e a ideia é ter um compromisso que melhor a condução mas que não me rebente com os pneus a cada 20.000km [:D]

Parece-vos bem para um carro que é daily driver e só pontualmente é que anda com a faca nos dentes?

Notaste muitas diferenças nas prestações? ou só em altas?

O motor 2L de 184cv é claramente de outro campeonato. Repara que nas diversas medições já feitas ele faz sempre mais de 190cv, e respira até às 7500rpm

Desde as 1000rpm percebes logo que estás noutra liga, e nas médias (em quarta ou quinta) sentes sempre que tens binário para pisar a fundo. É claramente o melhor motor que o MX5 alguma vez teve

O motor 2L de 184cv é claramente de outro campeonato. Repara que nas diversas medições já feitas ele faz sempre mais de 190cv, e respira até às 7500rpm

Desde as 1000rpm percebes logo que estás noutra liga, e nas médias (em quarta ou quinta) sentes sempre que tens binário para pisar a fundo. É claramente o melhor motor que o MX5 alguma vez teve

Sabes quanto é que o MX-5 pesa a mais com este novo 2.0?

Voltar
Superior