Mazda Mx5

Eu gosto muito de motores NA e da forma como entregam a potência progressiva e em crescendo e reconheço que os mais rotativos, normalmente acrescentam drama, já andei num Integra alterado que fazia 10.000 rpms.

Mas o tamanho do motor é sempre um factor a considerar, eu tive um 2,5 com 204 cv às 6.000, cortava às 6.800 e tinha uma entrega e altas fantásticas, entre as 4.500 e as 6.500 andava mesmo muito bem (1.250 kg), um motor mais pequeno mais rotativo dificilmente é mais interessante.

Eu gosto muito de motores NA e da forma como entregam a potência progressiva e em crescendo e reconheço que os mais rotativos, normalmente acrescentam drama, já andei num Integra alterado que fazia 10.000 rpms.

Mas o tamanho do motor é sempre um factor a considerar, eu tive um 2,5 com 204 cv às 6.000, cortava às 6.800 e tinha uma entrega e altas fantásticas, entre as 4.500 e as 6.500 andava mesmo muito bem (1.250 kg), um motor mais pequeno mais rotativo dificilmente é mais interessante.

Se o motor da Porsche não fosse bom é que seria de admirar. [:cool:]

Não conheço o de 160 cv, pelo que não tenho opinião, mas é estranho que no mesmo carro, a versão mais potente não seja peremptoriamente melhor.

Mas também não vejo no 1,5 um motor assim tão especial como vocês. O que acho é o conjunto todo, com o que custa, uma fantástica opção.

Qual a parte que não é interessante?

Faixa de rotação linear e utilizável a partir das 1500rpm até às 7500.

Alguns deles a atingirem os 100cv/L nesta altura do campeonato anti-poluição.

Tem uma sonoridade agradável para um 4 cilindros stock.

Os consumos são top, mesmo em incursões em pista.

Portanto, fico sem perceber como é que um bloco destes não é especial quando é bom nestes aspectos todos.

O 2L não tinha pedigree para carro desportivo, tão simples quanto isso. Pior som, sem altas, sem o nervoso lá em cima em curva/contra-curva, com metade do gozo e por isso se viu tanta crítica profissional e amadora a preferir o 1.5.

Era um motor ideal para o que foi feito, para um Mazda 3/6 para fazer AE.

O actual 2L, é um 1.5 com muitos esteróides.....tipo de "clio rs trophy EDC" para cima[:D][:)]

Sim, e um V10 é ainda melhor e um V12 melhor ainda. A questão é essa, que motor até estes preços é que é dá mais gozo que os do MX-5?

Olha! Mudaste de ideias!
O que te fez esquecer os "problemas" que viste no test drive que fizeste ao RF?

Parabéns pela escolha da cor, eu se comprasse numa encomenda à fábrica também era azul que escolhia. [br:)]

Mas no RF talvez colocasse o tecto em preto para fazer algum contraste, mas isso sou eu que ando meio azeiteiro [:D]

Pois foi, fui um troca tintas!

Eu andava metido num restauro há 10 anos. Como sou muito exigente as coisas nunca ficavam como gostaria, o que estava a causar muita frustração, tempo perdido, etc. E acabava por passar o pouco tempo que tenho na garagem em vez de a conduzir.
Parte daí a vontade de comprar um carro novo que possa manter em bom estado como gosto durante muitos anos.

Aqui há umas temporadas comprei um S2000 em bom estado com esse intuito. E adoro-o mas entretanto também surgiu um problema de saúde que acaba por não me deixar usá-lo em viagens de mais de uma hora, devido ao ruído.

Aparece então o MX5 RF. Pequeno, leve, RWD, gosto do conceito. Acabei por relativizar os problemas menores. Depois de umas pequenas alterações (sobretudo coilovers) penso que conseguirei ficar com um carro que me satisfaça a nível de condução e que me permita fazer viagens longas e dessa forma desfrutar do meu tempo livre de melhor forma. Um dos sonhos que tenho é ir a Nurburgring e dar uma volta num carro meu e com o RF conseguirei fazê-lo.

Última edição:
A malta podia era deixar de falar do novo 2.0!

Até eu que não sou acelera e tenho o 1.5 há meia dúzia de dias já quase que me apetece ir encomendar um 2.0! [:D]

A minha mulher se lesse isto matava-me...[:)]

Deixa lá, há mais uma vantagem económica no 1.5... e não, não estou a falar de consumos ! [:p]
O 2.0 convida a mais multas por excesso de velocidade do que o 1.5...:sh)

Digo isto no momento em que o carteiro me acaba de entregar uma carta da "Dirección General de Tráfico - ESPAÑA"... acabo de saber que fui apanhado há cerca de 15 dias, a 120 km/h numa autoestrada em que o limite era 100 km/h ?!? SIM, Limite de 100 km/h numa autoestrada, imaginam ?!?! Ay caramba ! [8b]

Tenho a certeza que, se naquela altura já tivesse o MX-5 que encomendei, não era só a 120 km/h que me teriam apanhado. [:D]

Resultado: Valor 100 €. Como são bonzinhos, fazem a coisa por 50 € (desconto de 50 %) se pagar e calar num prazo de 20 dias.

Falam aí na questão das diferenças de custos de manutenção dos 1.5 vs 2.0... há assim tanta diferença ?

Em manutenção propriamente dita não deve haver muitas diferenças, o 2.0 deve levar um pouco mais de óleo e o diferencial autoblocante também deve mudar o óleo de vez em quando.
Os pneus são de 17" pelo que devem ser ligeiramente mais caros, assim como os discos de travão também são maiores...

Pois foi, fui um troca tintas!

Eu andava metido num restauro há 10 anos. Como sou muito exigente as coisas nunca ficavam como gostaria, o que estava a causar muita frustração, tempo perdido, etc. E acabava por passar o pouco tempo que tenho na garagem em vez de a conduzir.
Parte daí a vontade de comprar um carro novo que possa manter em bom estado como gosto durante muitos anos.

Aqui há umas temporadas comprei um S2000 em bom estado com esse intuito. E adoro-o mas entretanto também surgiu um problema de saúde que acaba por não me deixar usá-lo em viagens de mais de uma hora, devido ao ruído.

Aparece então o MX5 RF. Pequeno, leve, RWD, gosto do conceito. Acabei por relativizar os problemas menores. Depois de umas pequenas alterações (sobretudo coilovers) penso que conseguirei ficar com um carro que me satisfaça a nível de condução e que me permita fazer viagens longas e dessa forma desfrutar do meu tempo livre de melhor forma. Um dos sonhos que tenho é ir a Nurburgring e dar uma volta num carro meu e com o RF conseguirei fazê-lo.

Acho que vais esquecer bem os defeitos menores do MX-5.
Uma das coisas que gosto nele é precisamente ele permitir fazer viagens grandes com um conforto de bom nível.

Na altura da Páscoa quero ver se vou a Madrid ou Granada e a ideia é ir de carro, preferencialmente no MX-5.
O difícil de convencer a minha mulher não vai ser o conforto mas sim o tamanho da mala, ela gosta de comprar tralhas e no MX-5 não vai caber...eu fico contente que é dinheiro que se poupa! [:)][:D]

O difícil de convencer a minha mulher não vai ser o conforto mas sim o tamanho da mala, ela gosta de comprar tralhas e no MX-5 não vai caber...eu fico contente que é dinheiro que se poupa! [:)][:D]

Estou a pensar adquirir umas malas feitas à medida para maximizar a utilização do espaço disponível. Em princípio estas: https://www.ilmotorsport.de/shop/article_detail.php5?aid=6283

Não sei se já alguém daqui experimentou e pode comentar?

Falam aí na questão das diferenças de custos de manutenção dos 1.5 vs 2.0... há assim tanta diferença ?

Se é significativo ou não depende da perspectiva mas tens várias pequenas coisas que se vão somando:
- Consumos um pouco mais elevados.
- IUC mais caro.
- Bateria específica para funcionar com o sistema regenerativo i-eloop que li custar cerca de $500?
- Pára-brisas com sensores que fica mais caro de trocar (em relação ao 1.5 base).
- A longo prazo mais equipamento passível de falha e que aumenta custos de reparação como o sistema de manutenção de faixa e afins (em relação ao 1.5 base).
- Maior probabilidade de falha da caixa de velocidades. A mesma foi desenhada para o 1.5 e no início tinha dificuldades com o binário extra do 2.0. Muitas partiram. A caixa do 2.0 vai, salvo erro na 5a revisão. Quem sabe se o assunto foi finalmente resolvido ou não.

Última edição:
Em manutenção propriamente dita não deve haver muitas diferenças, o 2.0 deve levar um pouco mais de óleo e o diferencial autoblocante também deve mudar o óleo de vez em quando.
Os pneus são de 17" pelo que devem ser ligeiramente mais caros, assim como os discos de travão também são maiores...

Volante de motor bimassa e bateria, supostamente.

A malta podia era deixar de falar do novo 2.0!

Até eu que não sou acelera e tenho o 1.5 há meia dúzia de dias já quase que me apetece ir encomendar um 2.0! [:D]

A minha mulher se lesse isto matava-me...[:)]

vais à marca dizendo "ah e tal, tenho de ir à revisão" e trocas por um igualzinho, apenas com motor diferente

ela nem ia notar eheheheh

Qual a parte que não é interessante?

Faixa de rotação linear e utilizável a partir das 1500rpm até às 7500.

Alguns deles a atingirem os 100cv/L nesta altura do campeonato anti-poluição.

Tem uma sonoridade agradável para um 4 cilindros stock.

Os consumos são top, mesmo em incursões em pista.

Portanto, fico sem perceber como é que um bloco destes não é especial quando é bom nestes aspectos todos.

O 2L não tinha pedigree para carro desportivo, tão simples quanto isso. Pior som, sem altas, sem o nervoso lá em cima em curva/contra-curva, com metade do gozo e por isso se viu tanta crítica profissional e amadora a preferir o 1.5.

Era um motor ideal para o que foi feito, para um Mazda 3/6 para fazer AE.

O actual 2L, é um 1.5 com muitos esteróides.....tipo de "clio rs trophy EDC" para cima[:D][:)]

O 1.5L é um motor fantástico e entusiasmante. Muitos deles como dizes tem quase 150cv sem qualquer alteração (meu leu por duas vezes e em bancos diferente 146cv) cantam e fazem rotação que é um encanto.

Na classe não existe nada igual

Estou a pensar adquirir umas malas feitas à medida para maximizar a utilização do espaço disponível. Em princípio estas: https://www.ilmotorsport.de/shop/article_detail.php5?aid=6283

Não sei se já alguém daqui experimentou e pode comentar?

Também já pensei em comprar essas malas, mas primeiro tenho que ver se posso tirar férias. [:D]

Para um fim de semana acho que não me fazem falta essas malas mas se estiver a pensar em fazer uma Road-trip de uma semana ou mais aí sim é capaz de dar jeito.

vais à marca dizendo "ah e tal, tenho de ir à revisão" e trocas por um igualzinho, apenas com motor diferente

ela nem ia notar eheheheh

Mas é que ela não ia notar mesmo, até aposto que nem reparava na matricula diferente. [:D]

O pior é que se fosse para trocar já não vinha em branco, tinha que ser um azulinho...[kiss] E aí acho que ela já notava alguma diferença. [:)][:D]

Voltar
Superior