Mazda Mx5

Vamos lá dar uma abada nos Porsches, BMWs e Mustangs! [:D]

Agora mais a sério, eu gostei da tabela que puseram com os consumos em AE com e sem a capota aberta.
Apesar de eles no MX-5 terem eles terem escrito que no MX-5 a variação é de 5,4% e eu não perceber como, pois se fizermos as contas com os números que puseram dá cerca de 8%, esses 5 % acabam por ser as diferenças que eu noto no meu a andar sem capota a velocidades a rondar os 100 km/h, onde com a capota fechada ando a rondar os 5,5 l/100 e com ela aberta anda alí pelos 5,8 l/100.

A gargalhada inicial do gajo do MX5 na drag race, diz tudo [:p]

Ora aqui está uma opção que não consigo perceber...já tens dito que gostavas de um MX-5 para 3º carro e em vez de comprares um soft top que seria a experiência completa irias comprar um RF, que não passa de um carro com um tecto de abrir gigante?!

Eu consigo perceber o RF para quem quer um coupe divertido de conduzir, ou para quem não tem garagem e tenha que deixar o carro à mercê dos elementos e que custe deixar um carro com capota de lona 24 horas por dia a “sofrer” na rua, mas para quem quer um descapotável para curtir, a experiência do RF nunca será tão satisfatória como a do soft top.
Eu pelo menos senti isso quando fiz o test drive a um RF, não fiquei com a sensação que estava a conduzir um “verdadeiro” descapotável, até acho que se decidisse que não podia ter um descapotável com capota em lona preferia comprar outro descapotável, tipo um SLK usado do que um RF. Ficava a perder na diversão de condução mas ganharia na experiência de andar descapotável.
Outras vantagens que vejo no Soft-top: mais barato [:D], mais rápido de baixar e subir a capota, menos um mecanismo para avariar, não tem o ruído do vento atrás da cabeça a andar sem capota que o RF tem devido ao “arco” que fica sempre atrás de nós no RF.

Se for 3º carro não caberá na garagem, terá de dormir perto da cozinha ao relento [:D]

Na altura (2018) só fiz TD ao soft, se a ideia avançar terei de fazer TD ao RF! A questão é que mesmo fazendo só 5 000 km ano (se for 3º carro), tenho uma síndrome relacionado com os capotanços! Já vi alguns na auto estrada e não é bonito! Mas tudo depende do negócio.

Especulando, imagina que para o ano consigo um soft 2.0 (usado ou semi novo) por 30k e um eventual RF ser mais caro uns 3k, aí poderei não ver justificação!

A mulher sendo médica, provavelmente poderá compensar comprar novo (15% desconto se isto não tiver mudado). Não vou pedir propostas já, porque estou proibido de mexer na garagem até 2020 [:D]

A gargalhada inicial do gajo do MX5 na drag race, diz tudo [:p]

Olha, esse laranjinha é edição limitada, penso que para PT só virão 10!

Para mim seria too much essa cor [:cool:]

Última edição:
Se for 3º carro não caberá na garagem, terá de dormir perto da cozinha ao relento [:D]

Na altura (2018) só fiz TD ao soft, se a ideia avançar terei de fazer TD ao RF! A questão é que mesmo fazendo só 5 000 km ano (se for 3º carro), tenho uma síndrome relacionado com os capotanços! Já vi alguns na auto estrada e não é bonito! Mas tudo depende do negócio.

Especulando, imagina que para o ano consigo um soft 2.0 (usado ou semi novo) por 30k e um eventual RF ser mais caro uns 3k, aí poderei não ver justificação!

A mulher sendo médica, provavelmente poderá compensar comprar novo (15% desconto se isto não tiver mudado). Não vou pedir propostas já, porque estou proibido de mexer na garagem até 2020 [:D]

Olha, esse laranjinha é edição limitada, penso que para PT só virão 10!

Para mim seria too much essa cor [:cool:]

Já o disse várias vezes, a Mazda diz o mesmo....o RF não acrescenta reforço em caso de acidente/capotar. Aliás os "roll hops" continuam lá (apesar de aparentemente tb não serem grande espingarda)

O RF é um targa, não um verdadeiro descapotável com tecto amovivel, como o SLK. Penso que no NC o tecto recolhia mais.

No RC o tecto recolhia todo [;)]. Mas a estética sofreu com essa opção. O novo RF fica com uma configuração Targa, mas em termos estéticos é muito bem conseguido. Há muito boa gente que o considera mais bonito que Soft Top (eu sou um deles, embora ache ambos lindos). Para mim, vinha um RF porque não tenho garagem. Se tivesse garagem vinha um Soft Top porque é mais leve, o manuseio da capota é exemplar, é menos um mecanismo para uma potencial avaria e - mais importante de tudo - porque o verdadeiro MX-5 é um roadster e não um targa.

Como assim? Falo de capotar com a capota recolhida..

Se olhares bem para todo o tópico, vais ver que já foi repetido várias vezes....aliás desde Março 2016 que não é novidade nenhuma que o RF não iria conferir protecção alguma em condição alguma em caso de acidente algum.

So all the evidence so far suggests that the RF structure has little or no roll over protection value. This is due to the fact it has to be very light weight as it is 'lifted' during roof stowing operation and the roll hoops from the soft top version are retained.....

A malta que se arma em piloto concorda

You might think the RF would preclude the need for an aftermarket rollbar, but it appears that’s not the case (or at least there’s a lot of confusion about it). In fact, the RF’s packaging may prevent the installation of more aggressive rollover protection of the type available for roadsters, yet it isn’t enough by itself to satisfy some event hosts -- in other words, you could be stuck with a Miata you can’t take to your local track day, and that would be just about criminal.

Só vejo dois benefícios ao RF: não há capota para rasgar, insonorização com ela fechada.

No RC o tecto recolhia todo [;)]. Mas a estética sofreu com essa opção. O novo RF fica com uma configuração Targa, mas em termos estéticos é muito bem conseguido. Há muito boa gente que o considera mais bonito que Soft Top (eu sou um deles, embora ache ambos lindos). Para mim, vinha um RF porque não tenho garagem. Se tivesse garagem vinha um Soft Top porque é mais leve, o manuseio da capota é exemplar, é menos um mecanismo para uma potencial avaria e - mais importante de tudo - porque o verdadeiro MX-5 é um roadster e não um targa.

São as mesmas razões que eu referi que via de vantagem no Soft top, mas eu, tal como disse mais atrás, acho que se não pudesse comprar um soft top escolhia outro carro que não um RF, pois a solução "tecto de abrir gigante" não me convenceu plenamente, vejo o RF mais para quem quer um coupe do que propriamente quem quer um descapotável e por acaso também acho o RF bonito. [:cool:]

Estás a dizer que a capota, fechada obviamente, não me dará proteção para os calhaus de várias toneladas que costumam cair nas estradas desta ilha? :D

Não me digas nada, uma vez com um carro alugado pela empresa, depois de umas grandes chuvadas decidi parar o carro debaixo de uma espécie cascata de água que ficou a correr para o meio da estrada, estava a lavar o carro. [:D] E quando disse isso a um madeirense que estava a colaborar connosco ele só me disse: não se esqueça que às vezes vêm pedras no meio da água... E eu disse-lhe logo que eu era mesmo otário pois nem me tinha lembrado disso. :sh)[:D] acabaram-se logo as "lavagens automáticas" de borla para o meu lado. [:D]

Se olhares bem para todo o tópico, vais ver que já foi repetido várias vezes....aliás desde Março 2016 que não é novidade nenhuma que o RF não iria conferir protecção alguma em condição alguma em caso de acidente algum.

A malta que se arma em piloto concorda

Só vejo dois benefícios ao RF: não há capota para rasgar, insonorização com ela fechada.[/QUOTE]

Eu achei foi o ruído com a capota aberta bem mais irritante no RF, aquele arco faz uns ruídos aerodinâmicos mais chatos.

O situação de rasgar a capota é realmente chata, o meu seguro disse-me que que a cobertura de actos de vandalismo cobriam isso, espero nunca ter que confirmar se não se tem chatices para fazer valer isso.

Já agora falando em soft top, vocês limpam as calhas por onde esoa a água da capota? O manual indica onde estão e como fazer essa limpeza? Ou pensam que na revisão os tipos da Mazda fazem essa limpeza? Eu desconfio que não se devem estar para chatear a fazer isso.

Acredito que o meu já deve ter muito lixo lá metido, pelo que gostava de limpar antes de vir o inverno.

E afinal de contas o MX-5 sempre vai para uma pequena Road trip. [kiss]
Estou farto do frio, vou derreter para Sevilha, Cordoba e Granada, depois logo se vê se dá para mais alguma coisa. [:D]

Voltar
Superior